Page 1


Vida de Tratador: Um amor alĂŠm das malhadas


Capa e Ilustrações: Tarcisio Candido e Sandro Neves

Fotos: Sandro Neves

Revisão: Professora Cíntia Cerqueira Cunha

Contato: renatavendramini@yahoo.com.br


ESPAÇO RESERVADO PARA FICHA CATALOGRÁFICA.


UNIVERSIDADE DE UBERABA RENATA CASTRO VENDRAMINI FERREIRA

Vida de Tratador: Um amor além das malhadas

UBERABA-MG 2009


UNIVERSIDADE DE UBERABA RENATA VENDRAMINI

Vida de Tratador: Um amor além das malhadas

Livro-Reportagem apresentado como parte do Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção do título de bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade de Uberaba, sob a orientação da professora mestre Cíntia Cerqueira Cunha.

UBERABA - MG 2009


UNIVERSIDADE DE UBERABA RENATA CASTRO VENDRAMINI FERREIRA

Vida de Tratador: Um amor além das malhadas

Livro-Reportagem apresentado como parte dos prérequisitos para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade de Uberaba, submetida à aprovação da banca examinadora composta pelos seguintes membros:

______________________________ Profª mestre Cíntia Cerqueira Cunha

______________________________ Prof º

______________________________ Prof º

Uberaba, 11 de dezembro de 2009.


Ao

professor

e

jornalista

Raul

Os贸rio Vargas,

pelo

profissionalismo e valoriza莽茫o dos trabalhos de hist贸ria oral.

seu

exemplo

de


Agradecimento Antes de tudo quero agradecer a Deus por ter iluminado a minha mente, me permitindo escrever esta obra até o fim, sem deixar que a insegurança atrapalhasse. Devo muito além que obrigada à minha querida orientadora e amiga, Cíntia Cerqueira Cunha, que esteve comigo em todos os momentos relacionados a este trabalho, me ouvindo, me acalmando, me mostrando o quanto sou competente e, acima de tudo, acreditando no meu potencial enquanto acadêmica e escritora. Aos meus pais e minha irmã, ofereço minha eterna gratidão por apostarem nas ideias que tive em cada etapa do projeto de história oral que segui para desenvolver meu livro e pelos subsídios, inclusive, financeiros que me deram sem fazer quaisquer tipos de questionamento. Em especial, agradeço ao meu grande amigo, ex-diretor do curso de Comunicação Social da Universidade de Uberaba, Raul Osório Vargas, que me deu a sugestão de escrever uma história que fugisse dos padrões comuns... Aos meus entrevistados, Oreste, Eurípedes Sousa e Arlindo Messias Silva e familiares, pela paciência que tiveram comigo em todos os nossos encontros e ensaios fotográficos... Aos meus colegas Sandro Neves e Tarcísio Cândido pela disposição em me auxiliar com a parte fotográfica de todo o material editado. Para finalizar, muito obrigada aquelas pessoas que, mentalmente ou fisicamente, estiveram perto de mim, incentivando as ideias aplicadas em todo o conteúdo por mim escrito.


A história que eu queria contar Desde adolescente tinha a vontade de escrever um livro que contasse a história de pessoas simples, que não têm tanta voz perante a sociedade. O contato que sempre tive com os tratadores de gado nas idas e vindas às fazendas de meu avô também influenciou na escolha de escrever sobre a vida deles. Algumas conversas que tive com o ex-diretor do curso de Comunicação Social da Uniube, Raul Hernando Osório Vargas, me convenceram que falar sobre esses profissionais poderia resultar em um belo trabalho de história oral a despertar interesse não só de um público específico. Então, encorajada por ele e amparada pela minha orientadora, Cíntia Cerqueira Cunha, dei início à tão sonhada obra. A cada frase escrita era como se estivesse ao lado deles, durante as inúmeras conversas que tivemos nas fazendas. Me peguei lembrando das risadas, expressões faciais e gestos de carinho que Oreste, Eurípedes e Arlindo tiveram quando relatavam suas vidas. No final, acabei me tornando amiga deles, a ponto de ouvir confidências mais que particulares, desabafos, insatisfações e demonstrações de sentimento. A experiência que ganhei ao conhecer e literalmente participar da vida destes tratadores de gado é indescritível. Inclusive, acredito que foi a melhor que já tive em todos os meus trabalhos de faculdade. A convivência com cada um deles foi fundamental para este ganho. As histórias orais que compõem esta obra mostram muito além de como é o dia a dia dos profissionais da zona rural; mostram a dura realidade de grande parte dos trabalhadores desvalorizados na sociedade, levando o leitor a pensar sobre o assunto.

Renata Vendramini


Sumário

Apresentação

12

Capítulo I

15

Capítulo II

35

Capítulo III

55

Conclusão

68

O autor

70

Livro-reportagem - Vida de Tratador: Um amor além das malhadas  

Esse livro-reportagem foi apresentado pela aluna Renata Vendramini como exigência para conclusão do curso de Comunicação Social habilitação...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you