III COES

Page 199

consequências do sexo sem o uso adequado do preservativo, desde uma gravidez precoce, IST e até mesmo VIH/SIDA. As ações de prevenção e promoção à saúde direcionada aos adolescente e jovens devem ser enfatizadas enquanto estratégia de enfrentamento a vulnerabilidade desse grupo, à infecção pelo VIH, outra IST e à gravidez precoce (Ministério da saúde, 2011c). O uso de esquetes teatrais durante as palestras/rodas de conversa, enfatizando cotidiano adolescente, permitiu um ambiente leve e descontraído, garantindo o interesse, participação e cumplicidade, estabelecendo um espaço de reflexão sobre a sexualidade, no sentido de contribuir com a diminuição dos comportamentos de risco e aumento da proteção, na geração de competências, atitudes e posturas adequados. O uso de ferramentas capazes de gerar um comportamento reflexivo e crítico da realidade em educação em saúde, sem determinismos (Ministério da saúde, 2011). A educação em saúde deve formar cidadãos capazes de modificar o seu meio, permitindo a visão das questões norteadoras, melhorando a percepção de si enquanto ser dotado de potencialidades e vulnerabilidades, no aspecto biopsicossocial, promovendo assim a prevenção como prática primordial para a garantia da saúde humana (Franco, 2005).

Considerações finais Concluiu-se que as atividades da ação “Juventudes, sexualidades e prevenção de IST, VIH/SIDA”, utilizando a esquetes teatrais, permitiram aos jovens e adolescentes: 1. Um espaço de geração de conhecimentos e informações, baseadas na interdisciplinaridade, voltadas ao estabelecimento de competências; 2. Uma oportunidade de discutir sobre temáticas relacionadas à sexualidade de jovens e adolescentes, nem sempre fáceis e que a maioria dos jovens tem

197


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.