Page 1

Problema: Trote aos serviços de emergência – Samu, Bombeiros, Polícia Público Alvo: Sociedade Civil, Alunos da Estácio. Objetivo da campanha: Mobilizar a sociedade a não passar trote.

IBaseado nestes dados:

Trotes 2010 Ciops: Mais de 25% das chamadas atendidas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) são trotes, de acordo com as estatísticas de 2010. O órgão atendeu, cerca de seis milhões de ligações. De acordo com o coordenador do órgão, todas as ocorrências são atendidas em até 12 minutos, mas esse tempo poderia ser reduzido não fosse o problema. “Enquanto atendemos um trote, uma ocorrência real espera na linha e um minuto para quem precisa de socorro é muita coisa”, alerta o Coronel Fernando Ávila. Durante o mês de férias escolares em 2010, período em que as crianças ficam em casa, foram 182,1 mil trotes registrados. Samu: O Samu 192 recebe, em média, 2.700 chamadas diárias. Mas, desse total, aproximadamente, 67% (1.800 a duas mil ligações) são trotes e chamados indevidos. O primeiro é uma informação falsa, que gera deslocamentos desnecessários das ambulâncias, enquanto o segundo trata de informações verdadeiras, mas que não são do perfil de atendimento do Samu. A incidência de trotes diários chega a 38 - 47% das ligações (mil a 1.400 ligações/dia). Trotes 2011 Ciops: As centrais telefônicas de Segurança e de Saúde recebem em Fortaleza quase cinco mil trotes por dia. A Coordenadoria Integrada de Operações de Seguraça (Ciops) é a unidade que atende às ocorrências policias, por exemplo, e soma todo dia uma média 17 mil telefonemas, mas 3,5 mil chamados são brincadeiras de mau gosto. Samu: Já o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um dos meios de salvar dias na cidade, tem três mil ligações diariamente e 1,2 mil são trotes. Ou seja, 60% são trotes, uma realidade que contribui para que o atendimento, realizado na Capital com a ajuda de apenas 14 ambulâncias, seja ainda mais demorado e a produção das equipes médicas prejudicada. Trotes 2012 Ciops: Duas em cada dez ligações feitas à Polícia Civil do Ceará em 2012 foram trotes. São cerca de 19 mil ligações e 4 mil trotes por dia, em média. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) está localizada no Bairro Meireles, em Fortaleza, e todas as ligações feitas ao 190 são direcionadas para o Ciops. A cada dez ligações recebidas, duas


são trotes. Em 2012 a média foi de 4 mil trotes por dia, o que significa que a Central funcionou praticamente dois meses do ano só para atender ocorrências falsas. Em 2012, o número de trotes chegou a 1.373.004 em Fortaleza. Samu: Nos dois primeiros meses deste ano foram registradas 3.510 chamadas no 192, sendo que 43% das ligações foram totes. Os trotes são comuns em todas as cidades onde o serviço funciona e trazem sérios transtornos, já que provocam o deslocamento desnecessário das equipes, tomam tempo e até podem acarretar atrasos no atendimento de necessidades reais. Em janeiro e fevereiro o Samu registrou 1.533 trotes, a maioria feito por crianças. Durante o último carnaval, o Samu de Fortaleza registrou 50% de trotes nas ligações. Punições são previstas em lei Crime Quem passa trote ao Ciops comete dois tipos de crime: comunicação falsa de crime e interrupção ou pertubação de serviço telefônico. A pessoa pode pegar de um até três anos de detenção. Obs: Os trotes são pedidos de socorro mentirosos, que vão desde um exagero intencional da situação real do paciente até a inexistência do doente. Os principais autores são crianças e adolescentes. Outro tipo de chamado indevido é aquele em que a pessoa liga para brincar, tentar manter conversa de contexto sensual ou obsceno ou apenas proferir palavras de baixo calão. O comportamento distorcido acaba atrapalhando o tempo de resposta de chegada de uma ambulância ao local de uma solicitação real. Curiosidade: O recordista em todo o Brasil é Porto Alegre, onde 78% das ligações são falsas. O trote é visto como uma diversão, geralmente feito em grupos. Vimos que os trotes ocorrem geralmente em horários específicos, como 11 h, meio dia ou ainda 17h00min, levando a crer que são passados de telefones públicos no horário da entrada e saída de crianças do colégio. Mas não são apenas crianças responsáveis por essa estatística, pois se vê muito trote com teor obsceno, sugerindo ser de maiores de 16 anos. IIPara solucionar esse problema nós sugerimos a inovação, o inesperado. Usamos um teor retrô nas peças, com um título forte e a informação de punição para quem passa trote. Nossa campanha é a melhor, porque ela foge de todas as outras usadas,pelo diferencial.

IIITítulo da Campanha: Trote. Desligue essa ideia.


Texto: Quem passa trote aos serviços de emergência comete dois tipos de crime: comunicação falsa e interrupção ou perturbação de serviço telefônico. A pessoa pode pegar de um até três anos de detenção.

Anúncio para revista (21 x 28 cm) – Peça de fundo branco, com a palavra “TROTE” em caixa alta, na cor branca, com fundo vermelho. Mais um texto “DESLIGUE ESSA IDEIA” em caixa alta, na cor preta com fundo rosa. A imagem de um telefone retro, dando a ideia de que trote é algo do passado. Mais um texto “Não atrapalhe quem precisa de ajuda” na cor preta. Última informação da página contém a punição para quem passa trote. São três anúncios, cada um com um telefone diferente.

Busdoor (2,90 x 2,30 m) – Peça com fundo branco, a primeira peça com imagem de um telefone antigo a esquerda, a outra imagem com um telefone antigo a direita. Com a palavra “TROTE” em caixa alta, na cor branca, com fundo vermelho. Mais um texto “DESLIGUE ESSA IDEIA” em caixa alta, na cor preta com fundo rosa. Mais um texto: “Não atrapalhe quem precisa de ajuda” na cor preta.


Outdoor (9 x 3 m) – Peça com fundo branco, apenas um fone com o fio bem longo na cor preta, posicionado do lado direito da imagem. Com o texto “TROTE” em caixa alta, na cor branca, com fundo vermelho. Mais um texto “DESLIGUE ESSA IDEIA” em caixa alta, na cor preta com fundo rosa, poisicionado do lado esquerdo.

Panfleto (A5) - – Peça de fundo branco, com a palavra “TROTE” em caixa alta, na cor branca, com fundo vermelho. Mais um texto “DESLIGUE ESSA IDEIA” em caixa alta, na cor preta com fundo rosa. A imagem de um telefone retro, dando a ideia de que trote é algo do passado. Mais um texto “Não atrapalhe quem precisa de ajuda” na cor preta. Última informação da página contém a punição para quem passa trote.


Cartaz (A3) - Peça de fundo branco, com a palavra “TROTE” em caixa alta, na cor branca, com fundo vermelho. Mais um texto “DESLIGUE ESSA IDEIA” em caixa alta, na cor preta com fundo rosa. A imagem de um telefone retro, dando a ideia de que trote é algo do passado. Mais um texto “Não atrapalhe quem precisa de ajuda” na cor preta. Última informação da página contém a punição para quem passa trote.


Banner ( 0,90 x 1,20m) - Peça de fundo branco, com a palavra “TROTE” em caixa alta, na cor branca, com fundo vermelho. Mais um texto “DESLIGUE ESSA IDEIA” em caixa alta, na cor preta com fundo rosa. A imagem de vários telefones coloridos mostrando vivacidade e chamando atenção visual, com os fones virados para baixo, reforçando o texto “ DESLIGUE ESSA IDEIA” Mais um texto “Não atrapalhe quem precisa de ajuda” na cor preta. Última informação da página contém a punição para quem passa trote.


IVNossa campanha vai funcionar, porque o título “TROTE. DESLIGUE ESSA IDEIA” juntamente com imagens de telefones antigos, remetem que o trote é algo do passado, fora de uso. A tipografia usada em ‘TROTE” foi a Bodoni. A tipografia usada em “DESLIGUE ESSA IDEIA” foi a Bodoni. A tipografia usada em “Não atrapalhe quem precisa de ajuda” foi Courier new (negrito/bold) A tipografia usada em “Quem passa trote aos serviços de emergência comete dois tipos de crime: comunicação falsa e interrupção ou perturbação de serviço telefônico. A pessoa pode pegar de um a três anos de detenção” foi foi Courier new. Usamos o tom sobre tom, vermelho como cor quente e chama atenção do público feminino. usamos o rosa, chamando a atenção de crianças e o preto do texto chamando atenção masculina. Vermelho nos desperta algo agressivo, dominante, atenção. Rosa nos remete a afeição. Preto representa autoridade, respeito.

LAYOT Cada peça e o comentário de cada lei da Gestalt.

Uma imagem equilibrada, pois é formada de texto chamativo, imagem chamativa e informação localizada no inferior. Não é uma imagem tensa, não nos incomoda olhar,muito pelo contrário é agradável aos olhos devido ao uso de cores. A proximidade do título em tom sobre tom, com a imagem do telefone. E o texto no final contendo alguma informação. O alinhamento está centralizado, bloco de texto, imagens e mais um bloco de texto distinto do primeiro. Repetimos a mesma tipografia para que fique um projeto consistente. O contraste ficou por conta do título e do texto de informação, chamando a atenção dos olhos desde o início até o fim do folheto.


Uma imagem equilibrada, pois é formada por cores tom sobre tom, mensagem curta e apenas uma imagem. Não é uma imagem tensa, não nos incomoda olhar,muito pelo contrário é agradável aos olhos devido ao uso de cores. A proximidade dos textos separados em blocos, e apenas uma imagem. O alinhamento está centralizado, alinhado à direita e imagem a esquerda. Repetimos a mesma tipografia para que fique um projeto consistente. O contraste ficou por conta do da imagem sozinha ao lado e o texto de outro.


Uma imagem equilibrada, pois é formada por cores tom sobre tom, mensagem curta e apenas uma imagem. Não é uma imagem tensa, não nos incomoda olhar,muito pelo contrário é agradável aos olhos devido ao uso de cores. A proximidade dos textos e apenas uma imagem. O alinhamento está alinhado à direita, centralizado e imagem colocada do lado direito. Repetimos a mesma tipografia para que fique um projeto consistente. O contraste ficou por conta do da imagem na cor preta com o fundo branco.


Uma imagem equilibrada, pois é formada de texto chamativo, imagem chamativa e informação localizada no inferior. Não é uma imagem tensa, não nos incomoda olhar,muito pelo contrário é agradável aos olhos devido ao uso de cores. A proximidade do título em tom sobre tom, com a imagem do telefone. E o texto no final contendo alguma informação. O alinhamento está centralizado, bloco de texto, imagens e mais um bloco de texto distinto do primeiro. Repetimos a mesma tipografia para que fique um projeto consistente. O contraste ficou por conta do título e do texto de informação, chamando a atenção dos olhos desde o início até o fim do folheto.


Uma imagem equilibrada, pois é formada de texto chamativo, imagem chamativa e informação localizada no inferior. Não é uma imagem tensa, não nos incomoda olhar,muito pelo contrário é agradável aos olhos devido ao uso de cores. A proximidade do título em tom sobre tom, com a imagem do telefone. E o texto no final contendo alguma informação. O alinhamento está centralizado, bloco de texto, imagens e mais um bloco de texto distinto do primeiro. Repetimos a mesma tipografia para que fique um projeto consistente. O contraste ficou por conta do título e do texto de informação, chamando a atenção dos olhos desde o início até o fim do folheto.


Uma imagem equilibrada, pois é formada de texto chamativo, imagem chamativa e informação localizada no inferior. É uma imagem tensa por intercalar tom sobre tom e o colorido no meio da peça. A proximidade do título em tom sobre tom, com a imagem dos telefones. E o texto no final contendo alguma informação. O alinhamento está centralizado, bloco de texto, imagens e mais um bloco de texto distinto do primeiro. Repetimos a mesma tipografia para que fique um projeto consistente. O contraste ficou por conta do título e do texto de informação, em contraste com o colorido dos telefones.

Campanha contra o trote aos serviçoes de emergência taynara pessoa e nohara sales  
Campanha contra o trote aos serviçoes de emergência taynara pessoa e nohara sales  
Advertisement