Page 1

Capa (esse texto nรฃo serรก impresso)


Pรกgina propositalmente em branco


O Instituto Cultural Afro-brasileiro Identidade Brasil, iniciou suas atividades em 2005, para atuar na área de preservação e difusão da Cultura Popular e Afro-brasileira. Seus projetos de pesquisa e documentação, além de dar origem à parte do material que compõe o acervo do instituto, trazem conhecimentos que são levados ao público por meio da realização de eventos, palestras, exposições, documentários e artigos para revistas e sites.


"Precisamos descobrir o Brasil! Precisamos desesconder o Brasil, mostrá-lo para nós mesmos e para o mundo. Precisamos entender o Brasil: em lugar de conceitos rígidos, noções líquidas; em lugar da reta, a curva." Célio Turino - Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura


SUMÁRIO

· Pg. 04

Apresentação

· Pg. 06

Programação

· Pg. 10

Diferencial

· Pg. 12

Público Alvo

· Pg. 14

Plano de Comunicação

· Pg. 16

Proposta de Patrocínio

· Pg. 18

Contrapartidas


APRESENTAÇÃO


O projeto Circuito Cultural do Recôncavo abrange arte, educação, responsabilidade social e cultural, visando organizar exposições, oficinas e um tour cultural, durante a 1ª quinzena de Agosto de 2009, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Tem como principal objetivo oferecer, facilitar e qualificar a fruição artística assim como capacitação de mediadores, facilitando o acesso de jovens às atividades culturais e permitindo vivenciar o fazer artístico. Suas ações têm a cultural como instrumento de construção de identidade e meio pedagógico, fortalecendo a comunidade. Sua execução acontecerá no mesmo período da Festa da Nossa Senhora da Boa Morte. Apropriando-se dos valores e da essência dessa festa, o Circuito promove a Cultura do Recôncavo Baiano através da arte e artesanato, ressaltando sua relação com a Cultura Africana.


PROGRAMAÇÃO

Exposição Sob o tema "Mãe me Conta sua História", a exposição reúne as obras de 20 artistas e artesãos do Recôncavo com a proposta de contar a história da Cultura Africana aqui no Recôncavo. Local: Ordem Terceira do Carmo Período: 1 a 16 de Agosto


Tour Cultural Roteiro que abrange as principais ruas históricas de Cachoeira, além de pontos turísticos, e visita à 11 ateliês da região, que abrem suas portas. Dessa forma o publico terá a oportunidade de visitar os artistas em seus ambientes de trabalho, adquirir objetos de arte popular e conhecer a riqueza da cidade. Local: Região central Período: 1 a 16 de Agosto


Oficinas

Serão três oficinas ministradas pela Yalorixá Maria Helena A. Vale, com o objetivo de trazer à tona o universo mitológico africano, com suas histórias, danças e ritmos, além de promover a desmistificação das religiões afrobrasileiras. Local: Bairro do Rosarinho Dias: 3 a 7 de Agosto Numero de oficinas: 3 (dança, percussão e história) Duração: 3 horas Número de inscritos por oficina: 10


DIFERENCIAL


O diferencial do projeto é a junção de uma manifestação única e riquíssima culturalmente com uma ação inédita no Recôncavo.

O Circuito acontecerá no mesmo período da Festa da Nossa Senhora da Boa Morte, que é o mais representativo documento vivo da religiosidade brasileira, que mistura símbolos católicos e elementos afro-brasileiros. A festa é organizada pela Irmandade da Boa Morte, fundada em 1820, que é única no mundo com suas características e preserva as tradições africanas daquela época até os dias de hoje. Cachoeira é uma das principais cidades do Recôncavo Baiano, localizada às margens do rio Paraguaçu. Desde 1971 foi tombada pelo IPHAN como Cidade Monumento Nacional e foi titulada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, por seu passado histórico e acervo arquitetônico no estilo barroco. Ela é berço manifestações únicas no Brasil.


PÚBLICO ALVO


1- Local Os primeiros dias do Circuito serão dedicados principalmente aos estudantes, educadores, formadores de opinião e moradores das cidades de Cachoeira, São Félix e Salvador.

2- Turista Segundo dados do Governo da Bahia, 78% das pessoas que participam da festa são brasileiras destacam-se trabalhadores do comércio e funcionários públicos - e o restante são de estrangeiros vindo, em sua maioria, dos EUA.


PLANO DE COMUNICAÇÃO


- Através da Secretaria de Educação, o Circuito será divulgado nas escolas da cidade que serão convidadas a prestigiá-lo por meio de visitas monitoradas.

- Cartazes serão afixados em restaurantes, pousadas e hotéis da cidade

- Distribuição dos programas e folders em bibliotecas públicas, escolas, e estabelecimentos comerciais.

- Envio de release para mídia (impressa e internet) local e de Salvador

- Página na internet com mapa do Circuito


PROPOSTA DE PATROCÍNIO


O Circuito Cultural do Recôncavo é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, possibilitando que o Patrocinador do projeto possa deduzir 100% do valor investido no Imposto de Renda (com base no lucro real), dentro dos percentuais permitidos pela legislação.

Valor aprovado pelo MinC: (Pronac 079270)

R$ 144.680,00


CONTRAPARTIDAS


Cota de Patrocínio:

Patrocínio Exclusivo: Além das contrapartidas previstas nos itens de A a E

a) 1 "vaga" em cada uma das oficinas para o patrocinador b) 10% dos convites do coquetel de abertura (10 convites) c) Menção do patrocínio em mídia (impressa, falada, televisiva e internet) - mídia espontânea d) Ao termino do Circuito, a exposição poderá ser montada em algum espaço indicado pelo Patrocinador. e) Inclusão da logomarca da empresa no programa do circuito, banner, cartaz e identificadores.

a) No coquetel de abertura, haverá um espaço reservado para um lounge da Empresa Patrocinadora (decoração e organização do espaço serão de responsabilidade da empresa) b) Titulação como o Patrocinador apresentando o Circuito.


Instituto Cultural Afro-brasileiro

Rua Terra Roxa, 70 - TatuapĂŠ SĂŁo Paulo / SP - CEP: 03305-010 Fone: (11) 2092-9924 E-mail: identidadebrasil@uol.com.br Site: www.identidadebrasil.com.br Skype: Identidade Brasil

Presidente: Rosangela A. Cordaro Fone: (13) 9784-2892


Créditos Fotografias: Rosangela Cordaro Ilustração de Capa: Billy Oliveira Projeto Gráfico: Tatiana Aline Tormente Texto: Fatima Fernandes e Tatiana Aline

I Circuito Cultural do Recôncavo  

Apresentação de projeto com proposta de patrocínio