Issuu on Google+

Planos Francieli Thays Lopes (francielithays@hotmail.com) Nathalia Christina Lobo Silva (nacallsv@hotmail.com) Tatiana da Silva Sousa (tatianasousadesign@gmail.com)

RESUMO O objetivo do trabalho é analisar os tipos de planos existentes no filme 8 mile, pensando e buscando entender o que o autor quis passar quanto ao posicionamento das câmeras em relação aos personagens.

Palavra – chave: Analisar, Planos.

ABSTRACT The objective is to analyze the types of plans available in film 8 miles, thinking and trying to understand what the author wanted to pass on the positioning of the cameras in relation to the characters.

Keywords : Analyze, Plan.

1. INTRODUÇÃO Segundo http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_(cinema) Plano, em cinema, é” um trecho de filme rodado ininterruptamente, ou que parece ter sido rodado sem interrupção. [1] É, portanto, um conjunto ordenado de fotogramas ou imagens fixas, limitado espacialmente por um enquadramento (que pode ser fixo ou móvel) e temporalmente por uma duração. [2] Fotogramas, planos, cenas e seqüência constituem uma hierarquia de unidades do produto, tanto para o planejamento e realização quanto para a recepção e análise do seu significado.” (Wikipédia, a enciclopédia livre.) Podendo ser dividido em

O plano na filmagem: Esse plano começa com a câmera e termina quando ela é desligada, é a captação de uma seqüência de imagens em diferentes ângulos, velocidades entre outros o que forma os planos.


Planos na montagem: É quando são selecionados e em algumas vezes retirados planos indesejáveis para a formação de outros dando origem a uma seqüência coerente. Planos no filme:É a escolha já montada do que se foi desejado pelo autor, de acordo com as necessidades do filme.

2. REFERENCIAL TEORICO – CONCEITUAL Tipos de plano: quanto à distância entre a câmera e o objeto filmado (enquadramento) 

Plano geral: mostra uma paisagem ou um cenário completo.

Plano de conjunto: mostra um grupo de personagens.

Plano médio: mostra um trecho de um ambiente, em geral com pelo menos um personagem em quadro.

Plano americano: mostra um único personagem enquadrado não de corpo inteiro (da cabeça até a cintura, ou até o joelho).

Primeiro plano: mostra um único personagem em enquadramento mais fechado que o plano americano (em muitas situações, o primeiro plano é considerado sinônimo de close-up).

Plano próximo, grande plano ou close-up (ou apenas close): mostra o rosto de um personagem.

Plano detalhe: mostra uma parte do corpo de um personagem ou apenas um objeto.

quanto à duração 

Plano relâmpago: dura menos de um segundo, correspondendo quase a um piscar de olhos.

Plano-sequência: é um plano tão longo que se pode dizer que corresponde a uma sequência inteira do filme.

Entre esses dois extremos, pode haver planos mais curtos (com duração de uns poucos segundos) ou mais longos (durando um ou vários minutos). Mas é claro que a percepção de um plano como curto ou longo depende não apenas de sua duração, mas também do que acontece no decorrer do plano.

quanto ao ângulo vertical


Plongê (do francês plongée, "mergulhado") ou Picado: a câmara está posicionada acima do seu objeto, que é visto, portanto, em ângulo superior. No exemplo mais simples, filma-se um personagem colocando-se a câmara acima do nível de seus olhos.

Contra-plongê ou Contra-picado: a câmara colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a cena de baixo para cima (por exemplo, abaixo do nível do olhar do personagem).

Zenital (ou plongê absoluto): a câmara é colocada no alto do cenário, apontando diretamente para baixo. Seu nome provém da palavra zênite, que é o ponto central do céu quando olhamos diretamente para ele.

Contra-zenital (contra-plongê absoluto): a câmara aponta diretamente para cima.

quanto ao ângulo horizontal 

Frontal: é o plano em que a câmara filma o personagem ou objeto de frente.

Lateral (ou de perfil): o personagem é visto de lado.

Traseiro: o personagem é visto por trás.

Plano de 3/4: ângulo intermediário entre o frontal e o lateral (assim chamado porque mostra aproximadamente 3/4 do rosto do personagem).

Plano de 1/4: ângulo intermediário entre o lateral e o traseiro.

quanto ao movimento 

Plano fixo: é aquele em que a câmara permanece fixa, sobre o tripé ou outro equipamento adequado, ainda que haja movimento interno no plano, de personagens, objetos, veículos, etc.

Panorâmica: é o plano em que a câmara, sem se deslocar, gira sobre seu próprio eixo, horizontal ou verticalmente.

Travelling: é o plano em que a câmara se desloca, horizontal ou verticalmente, aproximando-se, afastando-se ou contornando os personagens ou objetos enquadrados, sendo para isso utilizado algum tipo de veículo (carrinho), sobre rodas ou sobre trilhos, ou com a câmara na mão ou ainda com algum tipo de estabilizador.

Zoom: é um movimento aparente de aproximação (zoom in) ou de afastamento (zoom out) em relação ao que é filmado, provocado por uma manipulação das lentes da câmara, sem que a câmara em si execute qualquer deslocamento ou rotação.


3. MATERIAIS E METODOS O filme a ser analisado é o 8 mile – Rua das Ilusões Jimmy "Rabbit" (Eminem) é um rapaz branco que mora numa vizinhança negra separada do resto da cidade de Detroit pela estrada 8 Mile, que dá nome ao filme. Seu maior sonho é conquistar um lugar no mundo do rap, território dominado pelos chamados "afro-americanos". Uma luta que não será nada fácil. Como também nada é fácil na sua própria vida. Sua mãe Stephanie (Kim Basinger), prefere viver à sombra de outros homens - sempre fracassados que prestar atenção ao filho. E ainda há uma irmã menor que precisa ser protegida e cuidada. Os problemas são muito grandes para o pequeno trailler onde a família mora. Certo dia, durante uma disputa de rappers - onde sobem ao palco dois candidatos de cada vez, que têm de improvisar longas letras diante de uma platéia frenética - Jimmy "trava" totalmente, e não consegue exibir seu talento. Fica marcado na comunidade como covarde. Sua única saída agora é tentar uma revanche, ajudado pelos amigos, Future (Mekhi Phifer), DJ Iz (De´Angelo Wilson), Sol (Omar Benson Miller) e Cheddar Bob (Ewan Jones) Onde analisaremos quais tipos de planos dos citados acima se encontram presente no filme e qual o objetivo do autor com isso.

4. DISCUSSÃO E ANALISE DOS RESULTADOS Quanto a distancia Geral

O autor tenta mostrar de um angula “maior” o local onde ele morava.


Nessa imagem é inserido o local onde acontecem reuniões de rapprs onde há disputas, musicas etc. De conjunto

Momento em que o ator principal sobe no palco, onde o autor quis mostrar o desprezo geral das pessoas, por não acreditar que um branco fosse capaz de cantar rap.


Momento em que os amigos estão reunidos no estacionamento conversando e fazendo rimas, o autor quis mostrar um momento de descontração entre os amigos. Medio

Minutos antes de entrar no show onde o autor foca o rosto do ator mostrando a sua reação de medo diante da apresentação que ele teria que fazer.


O autor quis mostrar a decepção do ator com relação a sua mãe.

Momento em que o autor foca no personagem principal cantando com um amigo.


Primeiro plano

Momento antes do show onde ele se olha no espelho tentando se preparar para sua apresentação, imagem que busca mostrar o seu nervosismo. Clouse – up

Reação do ator diante de uma discussão entre sua mãe e o namorado , onde o autor tenta mostrar o desprezo por tal situação.


Dethalhe

Maneira que ele segura o microfone na hora da apresentação, onde o autor quis mostrar nervosismo e e seu desespero diante daquela situação.

Quanto a duração; Relâmpago

Cidade enquanto ele está dirigindo.


Quanto ao ângulo – Vertical: Plongê

Momento em que ele usa da cidade para escrever suas rimas, momento em que o autor quis dar um ar de curiosidade sobre o que está escrita no papel.


Contra – Plongê

Momento em que ele pula do teto da casa para se salvar, onde o autor quis mostrar o medo a sensação de estar no alto, o perigo

Zenital

Momento onde após a sua Irmã ter presenciado uma briga ele a leva para o quarto e a consola, o autor quis mostrar a pureza da conversa e o amor entre os dois.


Quanto ao ângulo – horizontal Frontal

Momento em que a mãe dele se encontra chorando após uma discussão, o autor buscou mostrar nessa cena o sentimento de culpa da mãe.


Lateral

Momento de reflexão antes de sua apresentação, o autor coloca ele contra ele mesmo onde é questionada a sua capacidade. Traseiro

Momento em que ele vai embora após não conseguir se apresentar, onde é retratado a sua decepção.


De ¾

Sensação de incapacidade e raiva diante do publico e das vaias.

Quanto ao movimento Fixo

Carro parados, momento em que ele entra em uma briga por causa de um amigo.


Travelling

Mostra-o conversando com um amigo enquanto ele vai pegar o ônibus, o autor quer mostrar ele em relação ao lugar que ele vive.


Zoom

Momento em que ele olha o seu oponente em mais uma disputa de rappers, onde agora se nota o medo do oponente.

5. CONSIDERAÇÔES FINAIS Analisando o filme podemos perceber que nem todos os planos estão inseridos em um único filme, e que o autor estuda casa situação e tenta mostrar o que de algum modo vai intrigar quem assiste, fazendo com que ela se interesse pelo que assiste e entenda.


BIBLIOGRAFIA < http://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_(cinema) >. Acesso em 20 jan.2013.


Artigo