Issuu on Google+


HEMOCITOPOESE processo de formação, maturação e liberação no organismo das células sanguíneas

(Moore, 2004)


Hematopoiese   Durante o sétimo mês de vida intra-uterina, a medula óssea se torna o local principal de hematopoiese e permanece durante a vida adulta.   No adulto, um volume aproximado de 1,7L de medula contém 1012 células hematopoiéticas.

(Junqueira & Carneiro, 2004)


Medula Óssea   Tecido encontrado no interior dos ossos, que contém célulastronco que dão origem aos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas, componentes renovados continuamente pela medula óssea.

(Junqueira & Carneiro, 2004)


Populações celulares hematopoiéticas  

A medula óssea é constituída de três populações principais:

Células-fonte hematopoiéticas Células progenitoras comprometidas Células em amadurecimento


Diferenciação esquemática das células hematopoéticas

Junqueira & Carneiro, 2004.


Células-fonte hematopoiéticas:  

Capazes de auto-renovação.


Células-fonte hematopoiéticas:  

Capazes de auto-renovação.

  Produzem dois outros tipos de células: células-fonte mielóide e linfóide, que se desenvolvem em progênies celulares distintas.


Células-fonte hematopoiéticas:  

Capazes de auto-renovação.

  Produzem dois outros tipos de células: células-fonte mielóide e linfóide, que se desenvolvem em progênies celulares distintas.   Difícil identificação (0,05% do total das células hematopoiéticas). No transplante de medula óssea, somente 5% das células-fonte normais são necessárias para repopular toda a medula óssea.


Células-fonte hematopoiéticas:  

Capazes de auto-renovação.

  Produzem dois outros tipos de células: células-fonte mielóide e linfóide, que se desenvolvem em progênies celulares distintas.   Difícil identificação (0,05% do total das células hematopoiéticas). No transplante de medula óssea, somente 5% das células-fonte normais são necessárias para repopular toda a medula óssea.   Não podem ser identificadas através da sua morfologia, mas podem ser reconhecidas por marcadores de superfície celular específicos (ckit e Thy-1).


Aula sobre Hematopoiese