Issuu on Google+

Curiosidades O Nordeste Brasileiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil. Essa região conta com belas praias, uma cultura rica e diversificada, uma extensa costa litorânea e pontos turísticos famosos no mundo todo. A costa litorânea do nordeste do Brasil tem cerca de 3.338 km, por onde se espalham paisagens de tirar o fôlego. O nordeste é composto por nove Estados, são eles: Bahia (BA), Ceará (CE), Pernambuco (PE), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Rio Grande do Norte (RN), Maranhão (MA), Paraíba (PB) e Piauí (PI). Oito das nove capitais são banhadas pelo mar e estão diretamente envolvidas no circuito turístico nordestino

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HELDER FIALHO DIAS

Lecy Barbosa

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HELDER FIALHO DIAS

Diretora

Domingos Eduardo Professor de Geografia

Tatiana Tavares Professora da Sala de Informática

Rita de Cássia Alessandra Silva Richardson Machado Tainá Equipe 2º. Ano do CIII Estamos também na Web! escolahelderfialhodias.blogspot.com.br

Belém – Pará 2013


naturais. Há também o turismo histórico-cultural, com cidades de arquitetura da época colonial (Recife, Olinda, Salvador, entre outras).

Região Nordeste A região nordeste do Brasil é a terceira maior região (por extensão territorial, cerca de 1.558.196 km²) do país, constituída por nove estados: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).

Atividades Econômicas O Relevo O relevo nordestino é remontado basicamente pelo Planalto da Borborema, localizado a leste, uma das principais causas pela secura do sertão, já que o planalto impede a chegada de chuvas a região, causando grandes estiagens, a Bacia do Rio Parnaíba, a oeste, e algumas elevações, como as chapadas e os planaltos, um exemplo é a Chapada de Diamantina. Ao litoral vemos as planícies.

Clima O clima é quente na maior parte do ano, atingindo facilmente mais de 30ºC no verão. O clima semiárido domina todo o sertão nordestino, caracterizado pelas poucas chuvas e baixa umidade. O clima tropical também é muito difundido, encontrado na região litorânea da região com chuvas bem definidas. O clima equatorial úmido é encontrado esparsamente em algumas partes do Maranhão, lugar onde costuma ter alta pluviosidade.

Nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo. Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. Presença de indústrias, nas grandes cidades, de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (pólo petroquímico de Camaçari) e tecelagem. Na área de tecnologia, podemos destacar o Porto Digital do Recife (maior polo tecnológico do país), com ênfase na produção de softwares.

Hidrografia - Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio Piranhas-Açu e rio Una. - Usinas Hidrelétricas: Sobradinho, Afonso, Três Marias e Xingó

Paulo

Turismo As cidades litorâneas possuem uma ótima infraestrutura turística (aeroportos, hotéis, pousadas, parques, etc.). As praias se destacam pelas belezas

O povo e seus costumes A cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários ritmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião). Não podemos deixar de mencionar também a beleza da literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré. Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumbameu-boi e as micaretas.



Folder rita nordeste