Page 175

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Semioquímicos na Agricultura Principais pesquisadores José Roberto Postali Parra (Coordenador), José Maurício S. Bento, Paulo Henrique G. Zarbin, Antônio Euzébio Goulart Santana, Eraldo Lima Principais linhas de pesquisa O INCT de Semioquímicos na Agricultura, tem como grande desafio reduzir a utilização de agroquímicos, preservando o meio ambiente para uma agricultura sustentável. O tema a ser pesquisado é multidisciplinar compreendendo estudos de química de voláteis de insetos e de plantas, criação artificial e estudo de biologia e comportamento de insetos e integração com outros métodos de controle de pragas agrícolas. O objetivo do grupo, formado por pesquisadores de diferentes estados brasileiros e do exterior, é diminuir a dependência externa desenvolvendo bases tecnológicas para a identificação, síntese e uso de semioquímicos (insetos e plantas) na agricultura brasileira. Paralelamente o Instituto pretende contribuir para o equilíbrio regional desta área no Brasil, com ênfase à formação de recursos humanos e de jovens pesquisadores. Resumo dos resultados e perspectivas Os resultados obtidos pelo INCT de Semioquímicos na Agricultura, neste primeiro ano de pesquisas, apontam para soluções de problemas que afligem o agronegócio brasileiro. Poderia ser citado, como exemplo, o caso do ‘greening’ em citros, cujas pesquisas desenvolvidas com seu vetor o psilídeo Diaphorina citri, mostram que voláteis aqui estudados podem solucionar este problema que ameaça dizimar a citricultura brasileira. Esta pesquisa inclusive está em vias de gerar uma patente em colaboração com o Fundo de Defesa da Citricultura - Fundecitrus e o Instituto Valenciano de Investigaciones Agrarias da Espanha. Também os resultados obtidos para a broca-da-cana-de-açúcar, Diatraea saccharalis, que objetivam a identificação e síntese de um feromônio sexual para esta praga, com vistas à utilização de controle biológico para seu controle, demonstra o avanço das pesquisas. Portanto, dentro dos objetivos do INCT de Semioquímicos na Agricultura, a formação de uma rede e de recursos humanos de alto nível poderá também contribuir para a manutenção da qualidade e avanço da ciência brasileira.

174

Principais publicações Nava, D.E.; Gomez-Torres, M.L.; Rodrigues, M.D.; Bento, J.M.S.; Haddad, M.L.; Parra, J.R.P. 2010. The effects of host, geographic origin, and gender on the thermal requirements of Diaphorina citri (Hemiptera: Psyllidae). Environmental Entomology, 39(2):678-684. Bergmann, J.; Gonzales, A.; Zarbin, P.H.G. 2009. Insect Pheromone Research in South America. Journal of the Brazilian Chemical Society, 20: 1206-1219. Lima, Eraldo R.; McNeil, Jeremy N. 2009. Female sex pheromones in the host races and hybrids of the fall armyworm, Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae). Chemoecology, 19: 29-36. Parra-Pedrazzoli, A.L.; Leal, W.S.; Vilela, E.F.; Mendonça, M.C.; Bento, J.M.S. 2009. Synthetic sex pheromone of citrus leafminer in Brazlian citrus groves. Pesquisa Agropecuária Brasileira 44: 676-680.

Contatos ESALQ/USP Caixa Postal 09 Depto de Entomologia e Acarologia 13418-900 Piracicaba SP Tel. 19-3429-4199 Fax. 19-3429-4120 E-mail inctsa@esalq.usp.br Homepage http://www.esalq.usp.br/inctsa

Sede INCT Semioquimicos na Agricultura

Equipamento do INCT Semioquimicos na Agricultura

livroinct2010  

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho Presidente do CNPq 1

livroinct2010  

Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho Presidente do CNPq 1

Advertisement