Issuu on Google+


B

EDITORIAL

asta olhar ao redor para ver que ele está em todo lugar. Perambulando em barzinhos, baladas, filas de cinema ou até mesmo no supermercado, o jeans é peça eleita em qualquer das temporadas e amado pela grande maioria dos habitantes do planeta. Não tem como negar sua praticidade, beleza e a pegada gostosa no corpo. O jeans combina com o espírito contemporâneo de juventude, liberdade e ousadia e está sempre na moda. Nesta edição da Denim Mania, você vai saber mais sobre esse valioso tecido azul, suas tendências, lavagens e modelos que vão estar em alta na estação, além de conhecer de perto uma fábrica de confecção jeanswear que funciona a todo vapor há 27 anos no Ceará, a Kiev Jeans. Além disso, a Denim Mania bate um super papo com a itgirl Francini Covelli, apresentadora de TV apaixonada por moda, que não dispensa o denim no seu dia a dia. No decorrer das páginas, você vai se deparar com uma deliciosa coleção jeanswear, cheia de charme e sensualidade, estrelada pelos belos modelos Beatriz Guanabara e Renato Favaro. A Denim Mania foi produzida no capricho para você curtir cada página e ficar por dentro de tudo no mundo do jeans. Aproveite nossas dicas e arrase por aí.

03


08

A fรกbrica da Kiev Jeans de portas abertas

14 32

Vitor Amaral e a sua moda

Tudo sobre a lavagem do seu jeans

36

Francini Covelli

num super papo com a gente

04


A equipe Kiev se divertiu durante a produção do editorial

34

A onda masculina pegou de vez

16

Sonhos e encantos do inverno 2011

Revista Denim Mania by Kiev Jeans Diretora geral

Archelly de Souza Ribeiro

52

Estilo e produção de moda

Homens: pernas à mostra!

54 Looks para

arrasar neste inverno

Vitor Amaral

Realização e projeto gráfico

ag:focus Modelos

Beatriz Guanabara Francini Covelli Renato Favaro Make up

Corcina Leite Eduardo Ferreira Fotógrafo

Igor Barbosa Colaboradores

Anastácio Jr. Erika Lima Priscila Medeiros Impressão

Halley S.A Gráfica e Editora É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos ou ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização dos editores.

05


O melhor presente é ter com quem contar Jeans

Zezinho Cavalcante

anos

Em maio de 2010, a fábrica da Kiev Jeans mudou-se de Fortaleza para Pacatuba. Segundo o prefeito do município, Zezinho Cavalcante, desde então, a cidade só tem a agradecer. “A Kiev gerou mais empregos que o esperado e isso é muito bom, pois faz circular mais dinheiro na região e aumenta o padrão de vida dos habitantes”, completa o vice-prefeito Paulo Neto.

P a u lo N et o

Outro grande apoiador da Kiev, e com quem a mudança pôde acontecer, é Renato Rodrigues, engenheiro civil e subcontrolador executivo da prefeitura da cidade, que contribuiu significativamente na vinda da Kiev para lá. “É gratificante investir em uma empresa que traz tantos benefícios à Pacatuba”, comenta Renato. 06

27

Renato Rodrigues


07


Sintonia azul denim

08


De uma pequena fábrica com apenas 5 funcionários, a Kiev Jeans tornou-se um batalhão, ou melhor, uma grande família. Hoje, composta por cerca de 300 pessoas, possui duas unidades industriais: uma em Fortaleza e outra em Pacatuba. Fomos aos dois locais para conhecer de perto como tudo funciona.

09


Zulene Almeida

É com ela mesmo

Mais adiante, encontramos uma figura sem igual. Rápida e habilidosa, Maria Cosmo dá conta do acabamento nos cós de várias bermudas enquanto conversa com a gente. Sem errar! Para ela, o segredo do negócio é ter sintonia com a máquina e gostar do que faz. Dá para perceber que ela põe mesmo em prática o que diz. Bem humorada, a instrutora de produção contou que para entrar na Kiev teve de fazer um teste. Cinco pessoas já o tinham feito e nenhuma delas conseguiu passar. “Quando chegou a minha vez, vi que a máquina não estava bem regulada. Então, pedi para o mecânico que desse um jeito no rolo, na serrilha, para que pudesse escorrer mais”, lembra. Depois de 11 anos, ela diz, em meio a risos, ainda não ter recebido o resultado do seu teste. Afinal, nem precisou, não é, Maria?

E

m um enorme galpão na Pacatuba vemos 145 pessoas por trás de máquinas, trabalhando com todo gosto. Estamos na fábrica onde são confeccionadas todas as peças da Kiev Jeans, cerca de 1.300 ao longo do dia. É um trabalhão e tanto. Mas ninguém parece exausto ou enfadado. Pelo contrário. O espírito da fábrica é leve. Ali está um povo tranquilo, de simpatia tímida, mas muito chegado a uma boa conversa. Logo de cara, somos recebidos por Zulene Almeida. Mais que gerente de produção, ela é como uma verdadeira mãe: põe ordem na casa, orienta os funcionários, resolve desentendimentos. Para ela, não tem tempo ruim. Vai lá e faz o que é preciso. Há 13 anos na Kiev, ela começou como costureira. “Foi onde eu tive mais condições de dar uma vida melhor às minhas filhas, à minha família. A Kiev é tudo pra mim”, declara. Ela nos diz que a empresa faz questão de dar oportunidades a seus funcionários, muitas vezes tirando costureira da máquina para ser supervisora.

10

Maria Cosmo

Sintonia fina


11


Assis Freire e Rovanildo Freire

De pai pra filho Neste emaranhado de máquinas, o lado humano pulsa mais forte. O espírito de cooperação e amizade cercam a fábrica. “Aqui todo mundo é amigo, não tem ninguém intrigado com ninguém”, registra Zulene. Na Kiev, a inclinação não é apenas investir em tecnologia, mas também no bem-estar dos funcionários, na sua qualidade de vida. Na Kiev da Itaoca, em Fortaleza, as coisas funcionam da mesma forma. Tudo de bom que o Sr. Assis Freire obteve em seus 23 anos de Kiev, seu filho Rovanildo herdou também. “Ele me pediu pra que eu lhe arranjasse um emprego, aí eu vi que aqui era bom e trouxe ele pra cá e nisso já são 9 anos”, conta o pai com satisfação. Os dois moram praticamente

12

na empresa, retornando à Cascavel, litoral leste do Ceará, nos fins de semana. É nesta sede que as peças da Kiev recebem todo o acabamento que precisam para ficar ainda mais especiais. Aviamentos como rebites, passantes, zíperes, fechos, etiquetas, dentre muitos outros, são fixados com agilidade e destreza pelo pessoal daqui. Concentrados, eles fazem tudo com muita atenção, para obter um resultado final impecável. Margarida Teixeira é costureira da Kiev há 24 anos e tem experiência de sobra. “É quase uma segunda família”, relata. Com tanto tempo na empresa, não poderia ser diferente.


Edmarques Silva

O super-amigo

Margarida Teixeira

Há longas datas

E quem já não tem tanto tempo assim de estrada, mas se sente em casa é o Edmarques Silva, há 7 anos embalando as compras das revendedoras Kiev na loja situada no mesmo endereço da sede de acabamentos. Ele diz que em um ambiente de trabalho não pode faltar harmonia e amizade. Pelo visto, leva mesmo isso a sério, pois se dá bem com todo mundo, falando até mesmo de amigos que ele fez na Kiev que vai levar por toda a vida.

Equipe Kiev

13


Vitor Amaral

Mãos que fazem moda Há 3 anos e meio, o estilista cearense desenha para a Kiev Jeans e fala um pouco sobre essa história de transformar riscos em tendências.

Denim Mania: Vitor, esboça pra gente a sua trajetória pelo mundo da moda. Vitor Amaral: Desde muito cedo já gostava de desenhar. E ao longo do tempo as oportunidades foram surgindo. Em 2001, fui selecionado para participar dos novos talentos do Dragão Fashion. E nos anos seguintes, participei do evento como convidado. Procurei me especializar na área cursando Design de Moda na Faculdade Católica do Ceará. DM: Como surgiu o convite para trabalhar na Kiev Jeans? VA: Foi através do estilista Anastácio Jr., um amigo que já trabalhava na Kiev. Ele me chamou pra trabalhar com ele e aí deu tudo certo! DM: Durante o ano, são feitas quantas coleções? VA: Cinco coleções: veranito, verão, alto verão, preview de inverno e inverno. DM: No que você se baseia para criar as coleções da Kiev? VA: Na necessidade dos clientes e no que é tendência no mundo e produtos de oportunidades. DM: Quais tendências você irá abordar nesta coleção? VA: Uma tendência mundial que é a dança. Tudo dentro do estilo Kiev. Produtos com rendas, cristais, jeans diferenciados e tecidos fluidos. DM: Defina a Kiev em uma frase. VA: Uma grande família! DM: Criação é um processo difícil. O que te ajuda e te inspira na hora de criar? VA: Eu faço muita pesquisa, procuro as tendências atuais, observo o que estão usando na rua, vejo revistas, viajo... Enfim, quando se trata de moda tudo é referência. DM: Quantas peças são produzidas por coleção? VA: São 180 modelos, chegando a uma produção de 50 mil peças no total, a cada coleção. DM: O que esperar dessa nova coleção? VA: A Show Girls esbanja sensualidade à flor da pele, o que tem tudo a ver com o espírito de liberdade transmitido pelo jeans. Ela vai inspirar o consumidor a buscar suas conquistas, seu prazer e sua liberdade.

14


02


16


2011 uma o n r e v in z para o s dançarinas a r t s n a e J ria ls, a Kiev irada nas lendá nho com as r i G w o leção Sh e sedução, insp olva-se nesse so o c a u s Com e. Env canto u n q e o e p d é e ra atmosfe cabaré da bell ção. ta de ara a es e divas p s e õ ç odu belas pr

17


18


19


20


21


22


23


24


25


26


27


28


29


30


Agradecimentos: Bete Cunha Tapetes e Carpetes e D贸lmen Cal莽ados. 31


Lavado a sério T

exturas

diferenciadas,

efeito

surrado

e

desenhos abstratos são alguns dos resultados

que podem ser obtidos no jeans graças a um processo de beneficiamento do tecido

chamado lavagem. Depois de prontas e antes

de irem para o acabamento, as peças seguem para

lavanderias especializadas, onde ganham um tratamento adequado para cada finalidade. Conheça mais sobre essa técnica que deixa o seu jeans cheio de estilo.

32


Por dentro da lavanderia:

Stone washed: Consiste na lavagem com

amaciar a peça.

desgastado do jeans, principalmente nas

nas regiões da peça que sofrem maior desgaste.

Bigodes: Efeito que simula marcas do tempo

pedras pome que conferem um aspecto

Os bigodes podem ser lixados à mão, feitos a

costuras.

Fast pin: As prensas fast pin promovem

laser ou na prensa, numa máquina a 180° C.

efeitos localizados na peça, onde logo após

é aplicado resina, resultando em texturas e

“O jeans é considerado atemporal, mas, a cada estação, surgem lavagens e beneficiamentos diferenciados, o que renova sempre o visual desse tecido. Para acertar, invista nas lavagens mais escuras, limpas e mais estonadas, com efeito manchado, puído ou com carinha de velho. Enfim, a moda está bastante democrática e não há quem possa resistir a tanto conforto e variedade de peças. Um bom jeans nunca sai de moda!”

relevos em 3D.

Used: Produtos químicos são aplicados sobre o jeans com uma pistola. A ação química resulta em um efeito desgastado, surrado.

Resinado: A resina aplicada ao jeans faz com que sua superfície fique bastante similar ao couro, o chamado leather denim, ocasionando um maior conforto na peça, além de um toque agradável.

Laser: Obedecendo ao molde elaborado

por um programa de computador, o laser é emitido por uma máquina, desgastando o jeans da forma desejada.

Detonado: O efeito é obtido por manuseio

de esmeril, dando picotes na peça antes de lavar.

One wash: Lavagem simples realizada para

s

n a e J v e i K s n Lavage

Priscila Medeiros, estilista e produtora de moda.

One wash, bigode lixado, Resinado, detonado e used.

fast pin e used.

Stone wash, fast pin,

bigode a laser e used.

33


Do guarda-roupa deles para o nosso

P

por Erika Lima

ode até parecer estranho sair de casa com a roupa do namorado, mas já virou uma febre. O importante é ter uma boa dose de criatividade e muito estilo para usar uma peça boyfriend, tendência do momento. Largos e muitas vezes com aparência velha e surrada, os shorts boyfriend já ganharam as passarelas e o estilo das mais variadas celebs! Em um país como o nosso, principalmente aqui em Fortal City, onde as temperaturas vão a mil, eles sempre são uma ótima opção, por que além de super confortáveis e estilosos, são peças coringa que podem ser usadas de múltiplas formas: tudo vai depender da sua criatividade e ousadia. Se você deseja um visual trendy, aposte na combinação boyfriend + xadrez ou t-shirt + oxford ou salto nas alturas. Vale incrementar com acessórios de peso (caveiras, pedras, maxi-braceletes). Se a intenção for um visual mais contemporâneo, invista na combinação boyfriend + camisa de renda ou seda + ankle boots, podendo

34


também incrementar o look com joias de aroma mais clássico (pérolas, quartzo e turmalinas). Item indispensável nessa estação, o short boyfriend vai das produções mais básicas às mais ousadas. Quem manda é o seu estilo.

Erika Lima é estilista, designer de joias e blogueira apaixonada por moda, música, fotografia e arte moderna.

35


36


Beleza sem carão FRANCINI COVELLI

Dona de um sorriso lindo e uma simpatia gratuita, a garota-propaganda da Kiev Jeans fala à Denim Mania sobre sua convivência com a moda.

Denim Mania: Qual a sua relação com a moda? Francini Covelli: É uma relação diária, gostosa e intensa. Moda pra mim é aquela que se adapta ao meu corpo, que me faz ter estilo e personalidade. Que me faz olhar no espelho e dizer “Tô bonita, viu?” [risos]. A gente precisa estar com o astral elevado para as conquistas do dia a dia e a moda ajuda a ter autoconfiança. DM: A sua parceria com a Kiev Jeans tem quanto tempo? Como você se sente representando a marca? FC: Nossa relação já existe há 3 anos. Amo representar uma marca que investe em qualidade e que tem ótimos profissionais do mercado. DM: Você costuma dar palpite nos seus looks ou deixa a encargo do figurinista? FC: Palpite? Muitos! Sempre acabo completando o visual com meus saltos e acessórios. Mas, claro, os estilistas estão sempre de olho na maneira como estou usando e me perguntando o que faz parte do meu gosto pessoal. DM: Quais as peças–chave que não podem faltar no seu guarda–roupa? FC: Vestidos! Sou louca por eles. Em segundo lugar, vêm as calças jeans. DM: Defina a Kiev Jeans em três palavras. FC: Estilo, juventude e sucesso. DM: O que te motiva a usar e representar a marca? FC: Tudo o que eu uso é porque gosto e com minhas roupas não é diferente. Eu uso Kiev não apenas por representar a marca, mas também por gostar muito dela. Eu visto e assino embaixo. São modelos que estão em alta e a cada desfile já fico querendo ter a coleção inteira. DM: Como você fica por dentro das tendências da moda? FC: Estou sempre em contato direto com profissionais do mundo da moda. Além disso, aprendo muito com as matérias do programa

que apresento, o Intencidade. A gente sempre está falando sobre esse assunto. Adoro! [risos] DM: Qual é o seu estilo? FC: Costumo não me rotular. Estou sempre atenta ao que é lançado no mundo como tendência atual, mas procuro sempre me vestir de acordo com o local que vou. Elegante ou casual, tudo vai depender da situação. DM: Como é a sensação de desfilar e modelar? FC: Nossa, é incrível! Sinto uma emoção enorme quando abro o desfile e vem aquela fumaça, as luzes... O carinho das pessoas me contagia. Posso falar com certeza que são momentos muito felizes na minha vida! Desfilar com roupas lindas e confortáveis é uma maravilha. Só não consigo fazer o “carão” de modelo! [risos] DM: Agora a gente quer que você dê 4 dicas de moda que você aplica no seu dia a dia. FC:1. Não é por que uma roupa ficou linda na Giselle Bündchen que ela vai cair bem em você. Adapte a moda ao seu estilo e ao seu corpo. 2. Na hora de comprar, invista em peças menos estampadas. Assim, você terá mais possibilidades de usar e combinar com outras. 3. A cada estação, uma nova cartela de cores é lançada no mercado. Mesmo assim, aposte no preto. Acho que é clássico, elegante e ainda por cima emagrece. 4. Moda engloba tudo. Um bonito salto pode mudar o visual, uma maquiagem, um brinco legal. Existe um mix de combinações que podem fazer a diferença em você. Leia sobre moda, consuma moda, mas seja você, tenha o seu estilo.

37


38


39


40


41


42


43


44


45


46


47


48


49


50


ho com carin

Francini li C ovel

51


Para o inverno,

bermudas por Anastรกcio Jr.

52


Q

uando

pensamos

em

e dão uma linguagem mais esporte e

que vem à cabeça é o frio,

estão mais leves e com aspecto amaciado,

inverno, a primeira coisa que remete a proteger-se

dele, cobrir o corpo. Porém,

isso não acontece por aqui. Nosso inverno chega acompanhado de uma brisa tropical

e junto dela vêm as bermudas, que a cada estação, seja inverno ou verão, vêm

ocupando total espaço no guarda-roupa

urbana à peça. Os jeans dessa estação

azuis mais intensos, blue / black, ou mais claros com efeitos rasgados, destruídos,

puídos, vulcanizados ou com aplicações de pigmentos. Teremos ainda misturas

de linhas de até três cores, mas sempre coordenadas tom sobre tom.

masculino. O inverno 2011 dá destaque

a variados modelos e padronagens. Os

detalhes ficam por conta dos apetrechos, como

botões,

zíperes,

bordados

e

aplicações em tachas e metal. O estilo

utilitário militar segue ainda com força nos bolsos cargo e nos martingales.

Influenciada pela skinny, as peças clássicas ajustadas

O estilista cearense Anastácio Jr. está neste

o gancho mais largado e perna afunilada,

de marcas locais, além de trabalhar sua

apresentam

pernas

mais

lembrando os anos 60. Outras vêm com

mercado há 11 anos e hoje assina o estilo

que são chamadas de carrots (cenoura)

marca homônima.

53


No clima da estação Produza looks estilosos com a coleção de inverno 2011 da Kiev Jeans e espalhe charme pelas ruas da cidade.

Estampas de bicho Elas estão super em alta nesta estação,

mas fuja do exagero.

54


T-shirts Peça coringa do guarda-

roupa feminino, elas casam perfeito com tudo que é

tipo de jeans. Ouse nas

produções, indo do casual ao elegante com esta peça.

Tonalidades As cores da estação

variam nos tons de cinza,

azul, vermelho e marrom.

Use e abuse da cartela de cores da temporada.

55


Flower Power Lindas e delicadas, as flores

continuam mostrando sua

força no inverno 2011. Alguns fashionistas apostam nas

sobreposições, mas também

teremos blusas, saias e

vestidos cheios de flores. Ache a estampa ideal para a sua

silhueta e invista na tendência.

Aposte na ousadia A gola V é um decote que valoriza tanto o

perfil feminino quanto o

masculino e deixa o visual

ousado. Para compor uma produção mais casual, invista neste detalhe.

56


Estilo casual As camisas polo, coringa do guarda-roupa deles, aparecem em cores

vibrantes e contrastantes. Os bordados na lateral superior vieram um

pouco maiores para a

temporada, assim como a polo de manga longa.

57


Utilitário Nos dias ensolarados, as

bermudas cargo dão um

ar descontraído ao visual.

O modelo é prático e está com tudo neste inverno.

58



Revista Kiev 27 anos