Page 1

- The B

akery Book

tortas -

Receitas selecionadas pra vocĂŞ aprimorar as tĂŠcnicas de tortas doces na cozinha

Gustavo Sawada Tarcila Zanatta

1


2


The Bakery Book

TORTAS Gustavo Sawada Tarcila Zanatta PRIMEIRA EDIÇÃO Florianópolis, 2016

3


4


facil

Tarte tatin de pêra...........................................................10 Torta de nutella na tampa................................................12 Torta de bolacha de chocolate........................................14 Torta de pêssego dos sonhos..........................................16 Tortinha de banana.........................................................18 Tortinha de maçã............................................................20 Tortinha de brigadeiro de amarula................................22 Torta de limão..................................................................24

medio

Cheesecake duplo com sorvete......................................26 Banoffe..............................................................................28 Aberta com morango e pêssego......................................30 Torta americana de maçã...............................................32 Tortinha com sorvete e Oreo.........................................34 Torta de chocolate com caramelo..................................36

dificil

História da torta..............................................................06 Dicas..................................................................................08 Receitas de base...............................................................09

Torta recheada de pirulito..............................................38 Fraisier de morango.........................................................40 Cheesecake de frutas amarelas.......................................42 Torta de frutas vermelhas...............................................44

5


6


Ela já nasceu torta> Há algo ainda melhor que montar o doce recheio na massa caprichosa: devorar os dois em forma de torta. Foi na Grécia antiga que a torta surgiu. Ela era uma oferenda que os humanos ofereciam à Deusa Ártemis, divindade ligada às colheitas, à natureza, à caça e à fertilidade, o doce oferecido à deusa grega era redondo, tendo uma ligação com a lua. No Brasil, é um alimento cozido ao  forno, feito com  massa  de  farinha  e recheado com ingredientes salgados ou doces, como a torta holandesa. Em Portugal, “torta” é um bolo enrolado, que no Brasil é conhecido como rocambole. As tortas doces do Brasil são muitas vezes conhecidas como “tartes“, em Portugal. A torta Holandesa, essa delícia que leva biscoito de maisena e chocolate é originária de Campinas, São Paulo e não da Holanda. A receita foi criada por Sílvia Leite, em 1991. Ela era, na época, proprietária de um café no centro de Campinas e deu o nome ‘holandesa’ à torta em homenagem aos bons momentos que viveram na Europa. A história do surgimento da torta explica sua presença nas comemorações de aniversários, já que também era um símbolo de celebração da vida, do nascimento.

7


Dicas

Separamos dicas incríveis que vão fazer a diferença na hora de preparar sua torta! Quando necessário, retorne a essas páginas iniciais e tive suas dúvidas.

Acabamento

Para deixar a crosta dourada e com sabor tostadinho, asse a torta em fogo alto: ajuste o forno para pelo menos 200°C. A reação de Maillard (que dá a cor amarronzada e sabor tostado pela interação entre proteínas e carboidratos) é mais rápida em altas temperaturas. Antes de assar, pincele a torta com gema e creme de leite.

Proporçao ~

Para uma massa perfeitamente dourada e um recheio bem assado, a proporção entre área e volume é essencial. Uma torta muito alta doura antes que o recheio esteja no ponto, enquanto uma muito fina assa rápido demais. O tamanho das fôrmas próprias para tortas dá um ótimo meio-termo.

Ventilaçao ~

Enquanto assa, a torta perde um terço do peso, por causa da água que evapora. Se todo esse vapor ficar preso no interior, a torta vai inchar e deformar, deixando o recheio escorrer. Para liberá-lo é preciso fazer pequenos cortes na superfície.

Arejamento

A manteiga, que basicamente consiste em minúsculas gotas d’água dispersas em uma matriz de gordura, é essencial para a formação dos flocos da massa. Acontece que, com o calor do forno, a água evapora, o vapor gruda na massa e forma bolhas de ar – e é isso o que lhe dá leveza e a deixa mais aerada. No caso das tortas, manteigas com mais água e menos gordura funcionam melhor.

Impermeabilizaçao ~

Parte da água que evapora com o calor do forno penetra no recheio, o que pode deixá-lo muito líquido e umedecer a massa. A solução é misturar um pouco de farinha ou amido de milho ao recheio, para engrossá-lo e impedir que escorra no prato.

Textura

Melhore a textura da massa variando o tamanho dos pedaços de manteiga: do tamanho de amêndoas para formar maiores bolsas de ar; ou menores, do tamanho de ervilhas, para garantir que a gordura fique bem distribuída na massa.

8


Massa de Torta Clássica

Colocamos a praticidade em primeiro plano: aqui você encontra as informações básicas necessárias para fazer bases de torta de algumas das receitas dessa edição.

ingredientes>

modo de preparo>

Básicos # Biscoito (quantidade informada pela receita) # Manteiga sem sal (quantidade informada pela receita)

Base 1 . Processe os biscoitos (e outros ingredientes secos) até obter uma farofa fina. 2 . Em seguida, derreta a manteiga e jogue por cima da farofa. Processe até que a massa se forme e depois arrume em torno de toda a forma. 3 . Leve ao congelador até que a massa esteja completamente congelada. Se você quiser desenformar a torta, asse em forno preaquecido a 220˚C por 10 minutos. Se preferir servir na forma, pode montá-la sem assar a base.

Outros # Caso haja ingredientes especiais, basta acrescentar à massa

9


10


Tarte Tatin de Pêra fácil, 20 minutos, 08 porções

Constam que essa torta foi criada acidentalmente por duas irmãs francesas. Tanto faz, acidente ou não: ela é uma delícia.

ingredientes>

modo de preparo>

# 1 massa folhada comprada pronta # 7 pêras # 1 xícara de chá de açúcar cristal # 1/4 de colher de chá decravo em pó # Uma pitada de noz moscada ralada na hora # 2 ramas de canela # 100 gramas de manteiga sem sal

1 . Em uma frigideira de aproximadamente 22cm de

diâmetro, faça uma camada uniforme de açúcar com o cravo, a canela e a noz moscada. 2 . Em seguida, adicione os cubos da manteiga sobre o açúcar. 3 . Limpe, descasque e corte as peras em quatro partes ao longo do comprimento. 4 . Arrume os pedaços na frigideira de modo que todos fiquem bem próximos um do outro. 5 .Tampe a frigideira e leve ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos. 6 . Retire a tampa e termine de cozinhar em fogo médio/ alto por mais uns 20 minutos. 7. Retire um pouco da calda que juntou no processo para que a torta não fique encharcada. 8. Deixe a torta esfriar durante a noite antes de servir. 9. Retire do forno, espere amornar um pouco e então desenforme a torta com a ajuda de um prato.

11


12


Torta de Nutella na Tampa fácil, 5 minutos, 05 porções

Rápida de fazer e precisa de apenas cinco ingredientes. Creme de avelã, morango e pode ser feita na tampa de um pote. Precisa dizer mais?

ingredientes>

modo de preparo>

Base # 300 gramas de biscoito de chocolate recheado # 80 gramas de manteiga sem sal

Base Consulte a receita de base nas páginas iniciais.

Recheio # 100 gramas de creme de leite fresco # 350 gramas de creme de avelã Decoração # Morangos picados

Recheio 1 . Junte o creme de leite com o creme de avelã e leve ao fogo médio apenas até esquentar. 2 . Derrame o recheio por cima da massa e leve à geladeira por aproximadamente 2 horas. 3 . Decore com morangos picados e aproveite!

13


14


Torta de Bolacha de Chocolate fácil, 30 minutos, 05 porções

Prática e gostosa, essa é a melhor torta de bolacha e chocolate da vida!

ingredientes>

modo de preparo>

# 800ml de leite integral # 1 lata de leite condensado # 2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho # Bolacha maria # 400g de chocolate ao leite

1 . Em uma panela, misture o leite com o amido de mi-

lho e o leite condensado. 2 . Leve ao fogo médio até engrossar, mexendo sempre. 3 . Em uma travessa de torta, alterne camadas de creme ainda quente com a bolacha maria. 3 . Finalize com o creme por cima. 4 . Derreta o chocolate ao leite em banho-maria ou no microondas, de 30 em 30 segundos, e jogue por cima da torta. 5 . Leve à geladeira e quando endurecer, está pronto!

15


16


Torta de Pêssego dos Sonhos fácil, 40 minutos, 08 porções

Nessa ótima tima sobremesa a farofinha úmida, junto com o recheio à base de mel e pêssegos em calda, formam uma combinação perfeita!

ingredientes>

modo de preparo>

Base # 150 gramas de biscoito de leite maltado # 75 gramas de manteiga sem sal

Base Consulte a receita de base nas páginas iniciais.

Recheio # 10 metades de pêssego enlatado # 50 gramas de gema de ovo # 70 gramas de clara de ovo # 200 gramas de nata # 2 colheres de sopa de mel # 1/4 colher de chá de sal # 90 gramas de açúcar mascavo # 15 gramas de farinha de trigo Cobertura # 90 gramas de açúcar mascavo # 80 gramas de farinha de trigo # 50 gramas de manteiga sem sal cortada em pedaços de 1,3 cm

Recheio 1 . Disponha as metades cortadas dos pêssegos (viradas para baixo) no fundo da massa da torta. 2 . Em uma tigela média, misture os ovos, a nata e o mel, até que eles se homogenizem. 3 . Acrescente o sal, o açúcar mascavo e a farinha. Mexa a mistura até que ela fique uniforme. 4 . Despeje a mistura sobre os pêssegos. Cobertura 1 . Coloque o açúcar, a farinha e a manteiga em uma tigela. 2 . Com as pontas dos dedos e o mais rápido que conseguir, trabalhe a manteiga nos ingredientes secos até que a misture se assemelhe a uma areia grossa. 3 . Disponha por cima dos pêssegos. 4 . Asse por 45 minutos, ou até o recheio borbulhar. 5 . Coloque uma assadeira debaixo da forma da torta para não sujar o forno, caso o recheio escorra para fora. 6 . Deixe a torta esfriar durante a noite antes de servir.

17


18


Tortinha de Banana fácil, 20 minutos, 05 porções

Banana é uma fruta que todo mundo tem em casa. Essa tortinha gostosa não é muito doce e pode ser servida quentinha ou fria.

ingredientes>

modo de preparo>

Massa # 2 xícaras de farinha de trigo # 1 xícara de açucar de confeiteiro # 2 ovos # 1 gema # 100 gramas de manteiga sem sal

1 . Em um recipiente, peneire a farinha e o açúcar de

Recheio # 4 bananas picadas # 150 gramas de chocolate meio amargo picadinho # 1 colher de café de canela # 2 colheres de sopa de açúcar cristal

confeiteiro. 2 . Em seguida, com a manteiga bem gelada e cortada em cubinhos, adicione aos ingredientes secos e com as pontas dos dedos desmanche os cubinhos, formando uma farofinha.

3 . Adicione os ovos e a gema e misture ate que tudo fique homogêneo e a massa não grude mais na mão. 4 . Deixe descansar na geladeira por aproximadamente 1h30. 5 .Depois que a massa descansou, molde elas nas forminhas desejadas ou em uma forma grande.

6 . Misture a banana, a canela, o açúcar e o chocolate e despeje na passa. 7 . Faça tiras fininhas de massa para cobrir a tortinha. 8 . Pincele ovo em cima pra ficar douradinha e leve ao forno pré aquecido a 180˚C por aproximadamente 35 minutos, dependendo do tamanho da sua forma, se for em uma maior deve demorar uns minutos a mais.

19


20


Tortinha de Maça ~

fácil, 30 minutos, 08 porções

Essa tortinha ganha todo charme quando servida quentinha, passada no açúcar com canela e uma bola de sorvete de creme.

ingredientes>

modo de preparo>

Recheio # 3 maçãs pequenas sem casca e picadas # 1/2 colher (chá) decanela em pó # 1/2 xícara (chá) de açúcar # 3/4 xícara (chá) de água # 1 colher (sopa) cheia de amido de milho # Suco de 1/2 limão

Recheio 1 . Coloque as maçãs picadas, a água, o açúcar, a canela em pó e o suco de limão em uma panela, cozinhe por aproximadamente 10 minutos, ou até as maçãs ficarem macias. 2 . Dissolva o amido de milho em 1/2 xícara de água e acrescente na panela, cozinhe por mais 2 minutos. 3 . Reserve até esfriar.

Base # 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo # 1/3 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente # 1 colher (chá) rasa de fermento químico em pó # 5 colheres (sopa) de água # 1 pitada de sal # 1 pitada de açúcar

Base 1 . Misture todos os ingredientes e amasse com a mão, caso fique grudando nos dedos acrescente mais um pouco de farinha de trigo. A massa não deve ficar muito seca. 2 . Em uma superfície enfarinhada abra a massa até ficar bem fina, corte retângulos de 15x10cm ou do tamanho que preferir. 3 . Passe clara de ovo nas bordas para colar bem, coloque o recheio no meio e feche as bordas com cuidado apertando com os dedos. 4 . Depois aperte as bordas com um garfo e frite em óleo quente até dourar.

5. Se preferir passe no açúcar com canela.

21


22


Tortinha Brigadeiro de Amarula fácil, 120 minutos, 12 porções

Essa tortinha de brigadeiro destruidora de regimes tem um ingrediente a mais que faz do sabor inimaginável! Você só vai descobrir se fizer.

ingredientes>

modo de preparo>

Massa # 3 colheres (sopa) cheias de manteiga # 1 gema # 2 colheres (sopa) de leite # 1/2 xícara (chá) de açúcar # Uma pitada de sal # 2 xíxaras (chá) de farinha de trigo

Massa 1 . Amasse tudo até que solte dos dedos, embale e reserve na geladeira por 15 minutos. 2 . Pegue porções da massa e forre o fundo e as laterais de pequenas forminhas de tortinha ou empada, não deve ficar grossa 3 . Faça furos com um garfo para que não forme bolhas ao assar e leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Asse até dourar, pode levar de 20 a 30 minutos. 4 . Espere esfriar um pouco e desenforme com cuidado, pois a massa é delicada.

Recheio # 1 lata de leite condensado # 1 colher (sopa) de manteiga # 1/2 barra de chocolate meio amargo # 1 caixinha de creme de leite # 8 colheres (sopa) de amarula Brigadeiros # 1 lata de leite condensado # 1 colher (sopa) de manteiga # 1/2 barra de chocolate meio amargo # Chocolate granulado

Recheio 1 . Em uma panela, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate meio amargo. Leve ao fogo e cozinhe até dar ponto de brigadeiro, soltando do fundo da panela. 2 . Desligue o fogo e acrescente a caixinha de creme de leite, misture bem e reserve na geladeira até esfriar. 3 . Após isso, acrescente a Amarula e mexa até incorporar bem ao brigadeiro. Coloque novamente na geladeira por pelo menos 30 minutos. Brigadeiros 1 . Misture tudo em uma panela (exceto o granulado) e cozinhe até dar ponto de brigadeiro, soltando do fundo da panela. 2 . Espere esfriar, coloque na geladeira até ficar firme e enrole pequenos brigadeiros, passe pelo chocolate granulado e use para decorar as tortinhas.

23


24


Torta de Limao ~

fácil, 60 minutos, 12 porções

Essa torta com os três tipos de limão juntos fica ainda mais gostosa que a tradicional: tem o melhor de cada um deles em sua preparação.

ingredientes>

modo de preparo>

Base # 150 gramas de biscoito de leite maltado # 75 gramas de manteiga sem sal

Base Consulte a receita de base nas paginas iniciais.

Recheio # 2 latas de suco de limão (Aqui use 3 tipos: o limão cravo, o tahiti e o siciliano) # 2 latas de leite condensado # 2 latas de creme de leite sem o soro Cobertura # 3 claras # 1/2 xícara de açúcar cristal

Recheio 1 . Bata todos os ingredientes do recheio do liquidificador. 2 . Cubra a torta com o recheio (vai sobrar um pouco que você pode usar como mousse). 3 . Leve para gelar até endurecer (cerca de 8 horas). Cobertura 1 . Faça o merengue suíço juntando as claras com o açúcar na tigela da batedeira. 2 . Leve para banho-maria mexendo sem parar e até o açúcar derreter.

3 . Volte para a batedeira e bata por 10 minutos em velocidade média até ficar branco e fofo. 4 . Decore sua torta com o merengue e raspas de limão por cima.

5. Sirva gelado.

25


26


Cheesecake Duplo com Sorvete medio, 40 minutos, 08 porções

A alegria vem em dobro com esse cheesecake: uma camada cremosa, outra refrescante. É de comer com os olhos fechados e sorriso bobo.

ingredientes>

modo de preparo>

Base #150 gramas de biscoito de leite maltado # 75 gramas de manteiga sem sal

Base Consulte a receita de base nas paginas iniciais.

Massa # 500 gramas de cream cheese # 150 gramas de acucar # Raspas de 1 limao tahiti # 50 ml de leite # Suco de 1/2 limao # 1/2 colher de sopa de extrato de baunilha # 1 colher de sopa de farinha de trigo # 3 ovos

Massa 1 . Bata todos os ingredientes, exceto os ovos, até que tudo se misture. 2 . Em seguida, acrescente os ovos, um a um, batendo levemente a cada adição. Assim que a mistura estiver homogênea, pare de bater. 3 . Forre a parte de fora da forma com papel alumínio para evitar que a água do banho maria entre na torta. Despeje a massa na forma. 4 . Arrume a forma do cheesecake dentro de outra, maior, e complete com água quente até a metade da altura da torta. 5 . Cubra tudo com papel alumínio e asse em forno preaquecido a 180˚C por aproximadamente 2 horas. Depois de uma hora dentro do forno, retire o papel alumínio para dourar. 6 . Quando o cheesecake estiver firme, retire do forno e deixe esfriar completamente em cima do forno. Leve à geladeira apenas quando estiver frio. Montagem 1 . Quando o cheesecake estiver gelado, coloque o sorvete de frutas vermelhas por cima, alisando bem. 2 . Leve ao congelador até a hora de servir.

27


28


Torta Banoffee médio, 60 minutos, 12 porções

Banana e doce de leite é o tipo da combinação que dá água na boca. Agora, em formato de torta geladinha, só pode dar em coisa boa!

ingredientes>

modo de preparo>

Base # 150 gramas de biscoito # 180 gramas de manteiga sem sal

Base Consulte a receita de base nas paginas iniciais.

Massa # 170 gramas de chocolate 70% cacau # 500 ml de leite # 450 gramas de doce de leite # 6 gemas # 40 gramas de amido de milho # 2 a 3 bananas cortadas em rodelas Chantilly # 500 gramas de creme de leite fresco ou de lata (bem gelado e sem o soro) # 4 colheres de sopa de açúcar

Recheio 1 . Derreta o chocolate em banho maria e pincele-o sobre a massa da torta. 2 . Para fazer o creme, esquente o leite com o doce de leite. Enquanto isso, misture o amido de milho com as gemas em outra tigela. 3 . Assim que a mistura do doce de leite estiver quente (não precisa ferver), jogue por cima das gemas e misture bem. 4 . Volte toda a mistura à panela e leve ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando o creme ferver, continue mexendo bem por 3 minutos. Retire do fogo, transfira para outra tigela e bata com a batedeira até amornar e cubra com plástico filme em contato. 5 . Leve o creme à geladeira até gelar por completo. Montagem 1 . Quando o creme de doce de leite estiver gelado, bata mais um pouco com a batedeira para deixá-lo bem leve e, então, recheie a torta, alisando bem. 2 . Arrume as rodelas de banana por cima do creme. 3 . Finalize a decoração da torta com chantilly. Bata o creme de leite fresco com o açúcar até o ponto de chantilly. 4 . Decore com raspas de chocolate e aproveite cada pedaço!

29


30


Torta Aberta com Morango e Pêssego médio, 40 minutos, 06 porções

Em formato de galette, conhecida como torta rústica na França, essa maravilha pode ser servida quente ou gelada, acompanhando de sorvete.

ingredientes>

modo de preparo>

Massa # 2 xícaras de farinha de trigo # 2 pitadas de sal # 1/4 de xícara de açúcar cristal # Raspas de 1 bahia # 160 gramas de manteiga sem sal, cortada em cubos e gelada # 1/4 de xícara de suco de laranja # 1/4 de xícara de nata ou creme de leite sem o soro

Massa 1 . No processador, misture a farinha de trigo com o sal, o açúcar, as raspas de laranja e a manteiga gelada e cortada em cubos. 2 . Processe até que a mistura se pareça com uma areia úmida. 3 . Acrescente o suco de laranja e a nata e processe novamente para que a massa se forme. 4 . Abra a massa num formato circular entre duas folhas de papel manteiga com aproximadamente 0,5cm de espessura. 5 . Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Recheio # 1 caixa de morangos # Pêssegos # 2 gemas # 1 pitada de sal para pincelar as bordas

Montagem 1 . Retire a massa da geladeira e arrume as frutas picadas no centro, formando as bordas com as mãos. 2 . Leve ao congelador por 20 minutos e preaqueça o forno a 220˚C. 3 . Pincele as bordas da galette com duas gemas batidas com uma pitada de sal e polvilhe com açúcar cristal. 4 . Asse a galette por aproximadamente 40 minutos ou até que as bordas estejam douradas.

31


32


Torta Americana de Maça ~

médio, 30 minutos, 04 porções

Com uma bola de sorvete para deixar tudo ainda mais perfeito, a autêntica torta de maçã americana para servir com sorvete!

ingredientes>

modo de preparo>

Massa # 3 xícaras + 1/3 de farinha de trigo # 3 colheres de sopa açúcar # 1 pitada de sal # 1/2 colher de chá de canela # 300 gramas de manteiga sem sal gelada # 1 gema # 80ml de água bem gelada

Massa 1 . Misture os secos no processador. Quando estiver homogêneo, distribua a manteiga em cubos sobre a farinha e processe até obter uma farofa úmida e com pedaços visíveis de manteiga. 2 . Adicione a gema, feche o processador e processe novamente, desta vez acrescentando a água aos poucos até que a massa se forme por completo. 3 . Divida a massa em duas partes, sendo a primeira parte 2/3 do total e a segunda parte, 1/3 restante. Abra ambas entre folhas de papel manteiga num formato redondo e leve as massas à geladeira para descansar por 2 horas.

Recheio # 2 maçãs verdes # 1 maçã fuji ou argentina # 180 gramas de frutas vermelhas congeladas # Raspas e suco de 1 limão # 1 xícara de açúcar # 2 colheres de chá de canela # 1/2 colher de chá de gengibre em pó # 1/4 de colher de chá de cravo em pó # 1/4 de colher de chá de mostarda amarela em pó # 1/4 de colher de chá de noz moscada ralada na hora # 2 colheres de sopa de amido de milho ou fécula de batata

Montagem 1 . Corte as maçãs em quatro partes iguais e fatie-as finamente. Misture todos os ingredientes do recheio e reserve. 2 . Enquanto isso, arrume a maior parte da massa em uma forma de torta e leve-a ao congelador por 20 minutos. 3 . Com a menor parte da massa, prepare o trançado que vai cobrir a torta: corte fatias de aproximadamente 1cm com um cortador de pizza. 4 . Intercale cada fatia em cima de outro papel manteiga e leve ao congelador por 20 minutos. 5 . Ponha o recheio na torta e adicione alguns cubos de manteiga por cima.Cubra-a com o trançado de massa, depois pincele cada tirinha com uma gema e polvilhe açúcar cristal para caramelizar. 6 . Asse a torta em forno pré-aquecido a 200˚C por aproximadamente 40 a 50 minutos.

33


34


Tortinha com Sorvete e Oreo médio, 20 minutos, 12 porções

Essa tortinha de chocolate leva uma massa base e serve para quase todas as tortas de chocolate, além de ser super crocante.

ingredientes>

modo de preparo>

Massa # 1 e 3/4 xícara de farinha # 1/4 de colher de chá de sal # 1/2 xícara e 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro # 150 gramas de manteira sem sal gelada em cubos # 6 colheres de sopa de cacau em pó # 3 GEMAS # 2 colheres de sopa de água gelada

1 . Em um processador, junte a farinha, o sal, o açúcar, o

cacau e a manteiga. Processe até que fique parecendo uma areia de praia molhada. 2 . Acrescente as gemas e processe por mais 30 segundos, e se a massa não se formar, coloque a água gelada e processe novamente. 3 . Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga com uma espessura de aproximadamente 5 milímetros e leve para descansar na geladeira por 24 horas ou por pelo menos 2 horas. 4 . Com a ajuda de um cortador de biscoito de 13 cm, corte a massa e cubra mini forminhas de torta com a massa. Retire o excesso e coloque no congelador por 20 minutos. 5 . Retire do congelador, cubra com pedaços de papel manteiga e em seguida com bolinhas de cerâmica ou feijões para a massa não subir. 6 . Leve para a assar por 15 minutos a 200 graus. 7 . Retire as bolinhas e o papel manteiga e volte para o forno por mais 10 minutos. 8 . Retire a massa e deixe esfriar. 9 . Pique 8 biscoitos OREO, misture com o sorvete de sua preferência (eu usei o de flocos) e cubra as tortinhas com o sorvete. 10 . Volte para o congelador e na hora de servir, acrescente um pouco de calda de chocolate por cima.

35


36


Torta de Chocolate com Caramelo médio, 40 minutos, 08 porções

Sabe uma sobremesa tão, mas tão irresistível que chega a ser indulgente? Pois assim é essa torta. Cremosa, marcante e única.

ingredientes>

modo de preparo>

Base # 3/4 de xícara de avelã # 250 gramas de biscoito de chocolate (sem o recheio) # 6 colheres de sopa de manteiga sem sal

Base Consulte a receita de base nas paginas iniciais.

Recheio de caramelo salgado # 1 e 1/4 de xícara de creme de leite fresco ou nata # 1 colher de chá de flor de sal # 2 xícaras de açúcar cristal Ganache de chocolate # 350 gramas de chocolate amargo picado (70% cacau) # 1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco ou nata

Caramelo salgado 1 . Em uma panelinha, leve o creme de leite fresco ou a nata para ferver junto com a flor de sal. 2 . Enquanto isso, ponha o açúcar em outra panela alta e larga. Espere o açúcar derreter em fogo médio/ baixo até chegar a uma cor âmbar. 3 . Quando o açúcar chegar na cor âmbar, acrescente o creme de leite aos poucos e mexa sem parar, até que o caramelo se forme e a mistura esteja homogênea. 4 . Em seguida, derrame o caramelo sobre a torta e espere esfriar completamente. Ganache de chocolate 1 . Coloque o chocolate picado no processador e reserve. Enquanto isso, leve o creme de leite fresco ou a nata para ferver e, assim que ferver, jogue sobre o chocolate. Processe até ficar homogêneo. Montagem 1 . Quando o caramelo estiver bem durinho, coloque a ganache por cima e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. 2 . Na hora de servir, salpique um pouco de flor de sal por cima da torta e aproveite cada pedacinho!

37


38


Torta Recheada de Pirulito difícil, 40 minutos, 04 porções

A massa dessa tortinha, levemente folhada, fica divina com a geleia! Você vai adorar compartilhar docinhos tão delicados e inesquecíveis.

ingredientes>

modo de preparo>

# 500 gramas de farinha de trigo # 130 gramas de manteiga sem sal gelada # 130 gramas de açúcar cristal # 1 pitada de sal # Raspas de 1 limão # 2 gemas # 2 a 4 colheres de sopa de água # 1 ovo para pincelar # Geleia de frutas vermelhas para rechear

Massa 1 . Em uma tigela, misture a farinha com o açúcar cristal e o sal. 2 . Acrescente a manteiga sobre a mistura de farinha e misture um pouco. Incorpore o mais rápido que conseguir, até que se forme um farelo. 3 . Adicione as raspas do limão e as duas gemas. Em seguida, forme a massa e acrescente a água aos poucos. 4 . Quando a massa se formar, coloque a massa entre duas folhas de papel manteiga e abra-a com 0,5cm de espessura. Depois, leve à geladeira por 2 horas. Montagem 1 . Retire a massa da geladeira e use um cortador de biscoitos para cortar vários círculos de massa. 2 . Separe apenas metade dos círculos de massa e corte um pequeno círculo no centro deles. Reserve esses pedacinhos. 3 . Em seguida, quebre um ovo em uma tigela e passe um pouco de clara nas bordas do círculo de massa. 4 . Arrume um pouquinho de geleia no centro da massa, posicione a ponta de um palito de churrasco e depois feche com a parte de massa aberta por cima. 5 . Utilize um palito de dente para pressionar todo o redor da tortinha. Passe mais clara e posicione o pedaço de massa sobre ela para finalizar. 6 Repita o processo até ter todas as tortinhas montadas. 7 . Leve as tortinhas ao congelador por 20 minutos e enquanto isso preaqueça o forno a 220˚C. 8 . Retire do congelador e pincele o ovo batido sobre o topo das tortinhas. Asse as tortinhas até dourarem, polvilhe com açúcar de confeiteiro e aproveite!

39


40


Fraisier de Morango difícil, 120 minutos, 12 porções

Essa sobremesa é daquelas para ser servida em família depois daquele almoço ou jantar bem especial. O sucesso é garantido.

ingredientes>

modo de preparo>

Base de pão de ló # 2 ovos # 1/3 de xícara de açúcar cristal # 1/2 xícara de farinha de trigo # 1 colher de sopa de amido de milho

Base 1 . Bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Peneire a farinha e o amido de milho sobre a mistura e incorpore até obter uma massa homogênea. 2 . Com a massa na forma com papel manteiga, asse em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 10 minutos.

Calda # 1/3 de xícara de água # 1/3 de xícara de açúcar # 1 colher de sopa de kirsh Recheio # 1 litro de leite integral # 125 gramas de açúcar + 125 gramas de açúcar # Raspas de uma fava de baunilha # 12 gemas # 80 gramas de amido de milho # 500 gramas de mascarpone ou cream cheese # 50 gramas de açucar refinado Cobertura de gelatina # 250ml de água quente # 1 pacote de gelatina de morango # 12 gramas de gelatina incolor # 80ml de água fria

Calda 1 . Leve a água e o açúcar ao fogo até que a mistura ferva. Desligue e deixe esfriar. Acrescente o Kirsh e reserve. Recheio 1 . Na panela, coloque o leite e adicione a fava de baunilha. 2 . Acrescente 125g de açúcar e mexa. Leve para ferver. Num recipiente à parte, acrescente os outros 125g de açúcar nas gemas. Misture e incorpore a maisena. 3 . Assim que o leite ferver, acrescente-o aos poucos na mistura de gemas. Coe a mistura e leve ao fogo médio. 4 . Coloque em um recipiente, cubra com plástico filme e leve para geladeira. Quando o creme de confeiteiro estiver gelado, adicione todo o mascarpone com os 50g açúcar e bata até obter um creme fofo e homogêneo. Cobertura de gelatina

1 . Prepare conforme a embalagem do produto. Montagem

1 . Coloque os morangos cortados ao longo da forma com a base. Adicione o creme até a borda e sirva a gelatina por cima. Leve a geladeira por 8h. Retire e decore.

41


42


Cheesecake de Frutas Amarelas difícil, 60 minutos, 08 porções

Essa receita de cheesecake é leve e combina muito com o verão por conta das frutas amarelas e o geladinho do creme de ricota e cream cheese.

ingredientes>

modo de preparo>

Base de pão de ló # 4 ovos # 2/3 de xícara de açúcar cristal # 1 xícara de farinha de trigo # 2 colheres de sopa de amido de milho

Base 1 . Bata os ovos com o açúcar até formar um creme fofo e esbranquiçado. Peneire a farinha e o amido de milho sobre a mistura e incorpore até obter uma massa homogênea. 2 . Asse em forno preaquecido a 180˚C por cerca de 50 minutos.

Calda # 1/3 de xícara de água # 1/3 de xícara de açúcar # 1 colher de sopa de licor

Calda 1 . Em uma panela, junte o açúcar e a água. Esquente em fogo baixo e, assim que ferver, transfira a calda. 2 . Quando esfriar, adicione o licor e guarde na geladeira.

Creme de maracujá # 1/2 xícara de suco de maracujá # 2 colheres de sopa de gelatina em pó # 250 gramas de creme de ricota # 300 gramas de creamcheese # 1 xícara de açúcar refinado # 1 xícara de creme de leite fresco # Pêssegos em calda para rechear

Creme de maracujá 1. . Junte o suco peneirado com a gelatina e leve para amornar em fogo baixo. 2 . Enquanto isso, bata o creme de ricota, o cream cheese e o açúcar até obter uma mistura homogênea. Adicione a mistura do maracujá e bata mais um pouco. 3 . Em outra tigela, bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly e adicione 1/3 ao creme. Acrescente o restante e incorpore delicadamente até misturar por completo. Montagem

1 . Corte o bolo ao meio. 2 . Arrume folhas de acetato ao redor da forma e colo-

que um pouco do creme nas bordas de todo o fundo. 3 . Arrume a fatia do bolo e pincele-a com a calda de licor. Adicione o creme de maracujá ao redor dessa camada. 4 . Faça uma camada com fatias de pêssego em calda e complete com mais creme.Leve à geladeira por 4 a 8 horas. Decore com polpa de maracujá.

43


44


Torta de Frutas Vermelhas difícil, 30 minutos, 08 porções

Sabe aquela receita que você faz e come sem parar? É essa. Você vai querer fazer, comer um pedaço e distribuir o restante!

ingredientes>

modo de preparo>

Massa # 250 gramas de farinha de trigo gelada # 1 pitada de sal gelado # 1 e 1/2 colher de sopa de açúcar gelado # 125 gramas de manteiga gelada # 30 de água gelada (se precisar) # 1 ovo gelado

Massa 1 . Peneire a farinha, o sal e o açúcar juntos e coloque no refrigerador por 15 minutos. Corte a manteiga gelada em cubos pequenos e volte para a geladeira até utilizar. 2 . Acrescente a manteiga sobre a mistura de farinha e misture para que os pedaços não grudem. Incorpore o mais rápido que conseguir, até que se forme um farelo. 3 . Acrescente o ovo e amasse formar a massa. 4 . Faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate para que fique mais fácil na hora de abrir. 5 . Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1h ou até 48h. Quando for usar, abra em tampo enfarinhado. 6 . Coloque a metade da massa na e leve para a geladeira por 30 minutos. Abra o restante da massa e corte no formato que desejar. Coloque os pedaços em uma assadeira e leve por 30 minutos para a geladeira.

Recheio # 100 gramas de açúcar # 2 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho # 2 colheres de chá de raspas de limão # 1 pitada de sal # 2 colheres de sopa de suco de limão taiti # 500 gramas de frutas vermelhas congeladas # 1 ovo para pincelar

Montagem

1 . Em um bowl grande, misture o açúcar, o amido de milho, as raspas de limão, o sal e o suco de limão. 2 . Adicione as frutas vermelhas já descongeladas e drenadas. Misture novamente. Deixe descansar 15 minutos. 3 . Tire a massa que está na geladeira e coloque o recheio. Cubra o recheio com a massa cortada. 4 . Pincele com um ovo batido e asse em forno preaquecido a 260°C, durante cerca de 45 minutos. Sirva ainda quente com uma bola de sorvete de baunilha.

45


Notas

46


Notas

47


Notas

48


49


50


51


52

Livreto Tortas (disciplina Tipografia Aplicada - Design UFSC)  

Livreto de receitas desenvolvido para a disciplina de Tipografia Aplicada do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina. Ness...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you