Page 1

Edição especial realizada por: Tânia Silva Maria Roberto


Be creative

Este artigo apela à criatividade no seio da nacionalidade, tentamos sempre defender que o que é português é bom e talvez supera muitas ideias, empresas e concepções estrangeiras. Estamos tão fixados que não temos nada para oferecer mas temos o intuito de demonstrar o contrário. Podia até não ser os melhores 10 criativos portugueses mas sim os 20, 30...

Não desprezar as nossas raízes neste país cheio de história, mas sim fortalecê-las e demosntrar que temos valor e algo diferente para mostrar ao mundo. As personalidades que estão presentes neste artigo são alguns excelentes exemplos da visão que queremos transpôr.

2


Be creative

top 10

3


Be creative

10º

Moda Luís Sanchez & João Branco

4


5


6


Esta dupla merece ser reconhecida pela sua criatividade nesta área . Os seus esboços são concebidos a partir dos contos de fadas tornando assim estes estilistas originais, irrereventes, nunca esquecendo as suas raízes ao introduzir a cultura lusitana nas suas criações.

O design das peças de cada coleção está sempre associada a uma personagem ou história de fantasia conhecida por todos nós ou criada por esta dupla de estilistas. A história criada é dividida em capítulos e cada capítulo dá origem a uma coleção. O objectivo desta dupla é criar peças que sejam sempre intemporais, independentemente da época da coleção.

A Storytailors cruza a alfaiataria tradicional com o imaginário dos contos de fadas para obter a sua principal artéria criativa, valores que João Branco e Luís Sanchez agora canalizam em todas as suas coleções.

7


Be creative

9ยบ

Entretenimento Daniel Oliveira

8


9


“Eu posso tomar partido, fugir das polĂŠmicas. Estou ali para mostrar simplesmente o melhor daquela pessoa."

10


Apresenta-se como um apresentador que é capaz de ir até Marte para conseguir uma entrevista, persistente que o leva até aos mais inacessíveis. É considerado um dos melhores profissionais devido a ser completo e competente e como entrevistador o melhor da actualidade.

Dizem que ele é um “extraordinário comunicador” e que o programa “Alta Definição” é uma referência da televisão actual, sendo considerado o programa mais verdadeiro da televisão portuguesa.

Muitos entrevistados afirmam que sentiam que falavam com um parente muito próximo, que embora não se conhecendo de lado nenhum pertencia à família. Provocar uma tal sensação só pode, mesmo, definir um excelente entrevistador.

11


Be creative

8Âş

Gastronomia JosĂŠ Avillez

12


13


14


Considera a cozinha tradicional portuguesa riquíssima sendo a sua grande fonte de inspiração. O conhecimento, a técnica e a inovação permitiu-lhe aperfeiçoar essa cozinha, no sentido de melhorar e não de transformar, e obter resultados extraordinários.

José Avillez destaca-se pelo rigor da técnica e pela vontade insaciável de criar e de ir mais além. Para ele, a cozinha expressa diferentes momentos de conhecimento, de aprendizagem e de reflexão, e comunica não só o evoluir da técnica, mas também a maturidade, a personalidade e a alma do seu criador.

É um dos mais conceituados chefs de Portugal. O seu tipo de cozinha, caracterizada como tecnoemocional já lhe valeram diversos prémios internacionais, incluindo o "Chef d'Avenir“ e”Restaurante Revelação do Ano"

15


Be creative

Música Dead Combo

16


17


18


Porquê os Dead Combo? Primeiro porque são um caso de grande genialidade musical. Segundo porque conseguiram pegar no clássico e transforma-lo, trazendo de volta as guitarras apaixonadas de uma Lisboa meio perdida na evolução tecnológica.

Origem: a idéia de fazerem uma parceria para a gravação de um tributo a Carlos Parede considerado o maior gênio da guitarra portuguesa

O Duo consegue recriar um ambiente perdido, que actualmente deambula apenas pelo fado mas não sabe bem como se recriar. Os Dead Combo voltaram a trazer vida a esse ambiente que estava algo parado.

19


Be creative

6ยบ

Arte Joana Vasconcelos

20


21


22


A sua arte apela aos nossos sentidos, sentimentos e envolve-nos na cena: grande parte das suas obras são para ser tocadas. Fá-lo de uma forma única e muito pessoal, como numa manta de retalhos onde se entrelaçam, como se nunca tivessem vivido uma sem a outra.

As suas peças reconciliamnos com a nossa história, a nossa tradição, a nossa “identidade” porque conseguem conciliar o que aparentemente é inconciliável.

É conhecida pelas suas apropriações de objectos em série e recurso ao trabalho manual. Parece ter um prazer malandro em contradizer as tradições e peculiaridades do nosso país. Ela choca os amadores de Arte pura com tampões higiénicos suspensos num gigantesco lustre ou com as colheres de plástico que desenham imensos corações, no qual a força é influenciada pelos tradicionais Corações de Portugal.

23


Be creative

5ยบ

Hip Hop Samuel Mira

24


25


26


Gravou as suas músicas em casa, com recurso a um vasto arquivo de samples recolhidos de discos, vídeos pornográficos, telenovelas e chamadas telefónicas, privadas ou não, Sam The Kid transpôs a barreira que até então o limitara ao subúrbio do hip hop desbravando caminho até ouvidos atentos à música

Na sua música, o storytelling atinge níveis abismais, em virtude da carga introspectiva presente, a que se aliam agudas descrições sensoriais e de tempo-espaço, o que, tudo junto, resulta num hiper-realismo altamente estimulante para os sentidos. É impressionante o grau de minucidade, quase neurótico com que vemos, cheiramos ou tocamos o “quadro” que nos é descrito, como se efectivamente estivéssemos naquele local, envolvidos pelo seu ambiente, a presenciar as pessoas que o ocupam, as suas vozes e gestos, as luzes, as cores, o ruído, o silêncio, tudo.

27


Be creative

4ยบ

Moda Sandra Correia

28


29


30


O mundo da cortiça é tradicionalmente masculino e foi por isso que decidiu apostar em fazer algo muito diferente, criativo e inovador com a pele de cortiça. Deu uma alma diferente à cortiça, deu-lhe uma alma feminina, num lado mais feminino do negócio, criando a marca Pelcor.

Assente na ideia de “criar o melhor para os melhores”, a colecção concebida com a cortiça da Pelcor, matériaprima nacional por excelência, resultou na criação de peças inspiradas nos símbolos nacionais e ideia de “portugalidade”.

Tem marcado muitos pontos graças à forte aposta na inovação de produtos, na geração de valor para as suas empresas e para o País e na afirmação da capacidade empresarial feminina, levando o nome de Portugal a todo o globo com produtos únicos, genuínos, inovadores e de valor acrescentado.

31


Be creative

3ยบ

Street Art Alexandre Farto

32


33


Gosto de dar um rosto Ă cidade e de dar poder a pessoas comuns."

34


Vhils, é um pintor e graffiter conhecido pelos seus "Rostos" esculpidos em paredes, sendo difícil ficar indiferente às suas intervenções. De berbequim nas mãos, ouvidos tapados e cara protegida os retratos que crava nas paredes procuraram humanizar espaços abandonados ou em ruínas, criando uma relação com quem passa.

Dá vida e alma às mais variadas cidades, transformando locais, geralmente em ruínas, em poemas visuais urbanos.

Este artista, a partir das suas raízes no grafitti e na street art tem vindo a explorar novos caminhos dentro da ilustração, animação e design gráfico, misturando o estilo vectorial com o desenho à mão livre, aliado a formas contrastadas e sujas. As suas peças de rua são facilmente identificáveis, pois esculpe grandes rostos e skylines de cidades no próprio revestimento da parede, que lhe serve de suporte

35


Be creative

2ยบ

Cinema Manoel de Oliveira

36


37


38


Os filmes de Manoel de Oliveira são um dos mais prestigiados produtos de exportação nacional, e o próprio Oliveira uma das mais importantes marcas portuguesas na área da cultura, reconhecido, elogiado e premiado no estrangeiro. Admirado e celebrado no meio artístico, cultural e intelectual português, nacionalmente continua a ser ignorado e impopular.

Homem repleto de cultura clássica, rompe convicções em cada um de seus filmes. cria um universo frio e elegante cheio de símbolos e índices perdidos.

Só se consagrou quando outros realizadores da sua geração já tinham atingido a idade da reforma ou morrido. Hoje tem 102 e ainda continua a filmar. Goste-se ou não da sua obra e dos seus filmes, aplaudam-se alguns dos filmes e rejeitem-se outros, ele é um fenómeno único no mundo.

39


Be creative

1Âş

Literatura JosĂŠ Saramago

40


41


"S贸 se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

42


Foi escritor, argumentista, poeta, jornalista, dramaturgo, roteirista e inspiração. Sim, inspiração. Ele foi simplesmente o homem responsável pelo reconhecimento internacional da língua portuguesa. Uma verdadeira inspiração.

Saramago é consciência e maestro nos seus seus romances, na ficção e poesia.A sua letra rítmica dança entre os parágrafos que quase nem existem, assim como as vírgulas e pontos As obras de Saramago transportanos para um mundo paralelo em que podemos criticar-nos, avaliar-nos.

A vida que se ausentou da sua forma física, habita nas páginas dos seus livros, estando assim imortalizado através das suas obras e nos corações de seus leitores.

43


Be creative

FIM Não perca a edição de fevereiro!

44

Be Creative  

os 10 melhores criativos

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you