Issuu on Google+

Programa de CompetĂŞncias para a Vida PIEF de Reguengos Monsaraz I (2Âşciclo) 2012/2013


O Banho do bebé faz parte dos cuidados de higiene Nas primeiras vezes é natural ter um pouco de receio em manusear o bebé

Sinta-se calmo, pois com a água morna o seu bebé vai relaxar. Este pode tornar-se um momento privilegiado de interação entre a mãe/pai e o bebé


A preparação do espaço é muito importante para que o banho seja um momento reconfortante e de satisfação para todos!


A banheira deve estar sobre uma mesa ou bancada. Não aqueça demasiado o espaço ambiente, este deverá estar a 24ºC ou 25ºC

Prepare a toalha e coloque-a na proximidade da banheira. O mesmo deve fazer com o óleo de banho e o shampoo Coloque, junto da toalha a fralda e a roupa pela ordem que a vai vestir


Comece por colocar a água fria dentro da banheira De seguida coloque um termómetro (ou coloque a mão no fundo da banheira) e deite água quente – deverá ficar a 37ºC Por uma questão de segurança a água dentro da banheira deve ficar com cerca de 10cm de altura.


Se o bebĂŠ estava a dormir e acordou com remelas nos olhos, pegue numa compressa pelas pontas.


Una as quatro pontas da compressa sem tocar nas restantes partes. No centro da compressa (parte oposta à que seguramos) coloque soro fisiológico (sem tocar com o frasco).


Comece pelo olho menos sujo. Passe a compressa pelo olho de fora para dentro. Cada compressa só passa no olho uma única vez. Se não ficar bem limpo, use outra e volte a limpar. Repita no outro olho, sempre com uma nova compressa até ficar limpo.


Dispa o bebĂŠ.


Retire a fralda e se tiver os genitais sujos limpe-o com toalhitas (no caso das meninas no sentido de frente para trås para evitar infeçþes)


Antes de o colocar na banheira ĂŠ importante segurar sempre bem o bebĂŠ, com o polegar e o indicador no local da axila


Coloque gradualmente o bebé na água, começando pelos pés.


Lembre-se, a cabeรงa deve estar sempre mais alta e ser sustentada no antebraรงo.


Lave os olhos do bebĂŠ com os dedos no sentido do exterior para o interior. Volte a molhar a mĂŁo e lave todo o rosto.


Molhe a cabeça do bebé. Coloque um pouco de shampoo na mão (ajuda o frasco ter doseador) e esfregue suavemente o cabelo. Com a mão em forma de concha leve água de forma a tirar a espuma.


Coloque um pouco de óleo (não alimentar) na água. Molhe o corpo do bebé e em seguida lave-o com um gel de banho para bebé. Retire o produto com água.


Rode o bebé sobre a mão, sem perder o contacto e vireo de costas para baixo (mantendo sempre a cabeça mais elevada).

Lave agora a parte de trás do bebé, como fez anteriormente.


Volte a virar o bebé com cuidado, rodandoo sobre o antebraço. Lave agora a zona dos genitais (Nas meninas, da frente para trás. Nos meninos arregace o prepúcio cuidadosamente).


Depois deste processo que deve demorar cerca de 3min. o banho está concluído. O bebé deve ser retirado da água e colocado na toalha.


Deite o bebé numa toalha seca e limpa. Com gestos suaves e pressão leve comece por secar a cabeça. Limpe com cuidado a totalidade do corpo.


Tenha em especial atenção as zonas de pregas: Axilas; Zona Púbica (limpa da frente para trás); Entre os dedos dos pés.


Pegue na fralda (a primeira coisa a ter Ă  mĂŁo) e abra-a de forma a obter um plano horizontal


Levante a parte posterior do bebĂŠ pelas pernas e coloque a parte de trĂĄs da fralda debaixo do bebĂŠ


Puxe por entre as pernas no bebé a parte de cima da fralda no sentido do tronco do bebé. (Nos meninos deixe o pénis virado para baixo) (Se o bebé tiver ainda o coto umbilical, limpe-o com álcool a 70º)


Ajeite a fralda de forma a que fique direita e centrada


Descole as partes laterais da parte de trĂĄs e cole na parte da frente da fralda. NĂŁo a deixe demasiado larga ou apertada.


Se a fralda for muito alta, faça uma dobra na cintura. O bebÊ estå pronto a vestir a roupa desejada (meias, body e restante roupa a desejo)



Banho bebé