Page 1


Philips Philanthropy by Design

Através do que é conhecido como filantropia estratégica, muitas empresas têm oferecido os seus conhecimentos, meios técnicos ou até mesmo produtos, voluntariamente para ajudar a resolver questões sociais e ambientais específicas em comunidades carenciadas um pouco por todo o mundo

Philanthropy by Design é uma iniciativa da Philips que se ocupa do desenvolvimento de soluções significativas e sustentáveis para as camadas mais frágeis da população mundial. Chulha, desenvolvida por Stefano Marzano (CEO e Director Criativo da Philips Design) e a sua equipa, é um exemplo concreto desta iniciativa e de como esta está a ser aplicada na zonas rurais da Índia.


problema

Em 2007, foi abordada a questão da poluição do ar causada pelo cozinhar em fornos abertos que utilizam biomassa como combustível O objectivo era combater problemas respiratórios e morte de mulheres e crianças que ainda cozinham no interior das suas habitações queimando madeira.

Para isso, a superfície do prato foi tornada um canal de comunicação com quem. O colectivo de designers trabalhou com entidades locais e pessoas envolvidas no problema, incluindo o utilizador final, de forma a criar um forno que: - Queime o biocombustível eficientemente e conduza o fumo para o exterior da habitação através de uma chaminé - Estimule a formação de empreendedores locais para a sua produção e distribuição utiliza, indicando as porções de cada "família" de alimentos exigidas para cumprir aquele regime.


problema

O total de mortes relativos à poluição do ar devido à queima de combustíveis sólidos ascende às 1619000 por ano. A Índia regista 25%: cerca de 500000 das vítimas são mulheres e crianças.


pesquisa

Para chegar a uma solução realmente eficiente, foi necessário fazer um estudo aprofundado deste caso. Para tal, recorreu-se a: - observação (particularmente das mulheres que cozinham) - entrevistas informais à população - a workshops com todas as partes interessadas, para debate e proposta de ideias


solução

No fim desta fase de análise, chegaram-se às seguintes directrizes para o projecto: - fácil de usar e manter; - adequado ao contexto; - flexível (no que toca aos materiais que consome); - capaz de transmitir valor; - de fácil arrumação.


chulha

Dois modelos: - 'Saral' , com duplo forno com uma caixa quente. Preço: 9 a 11 Euros. - ‘Sampoorna’, apresenta-se como uma solução mais sofisticada. Preço de 13 a 15 Euros. Construídos em módulos, facilitando o seu transporte e montagem, bem como a fácil troca de peças, em caso de estrago.


testes e feedback

Ambas as versões do fogão se mostram bem mais eficientes do que o método tradicional, tanto no consumo de combustíveis na sua capacidade de aqueciment/ cozedura. Os gazes nocivos foram reduzidos drasticamente. A população mostra-se muito contente com a sua utilização, ressalvando a redução de fumos e até o seu aspecto.


vantagens

Torna a cozinha dentro de casa mais saudรกvel, mais limpa e mais rรกpida. - simples de usar e de manter; - produzido e distribuido localmente; - relativamente barato; - capaz de responder a vรกrios hรกbitos culinรกrios.


prémios

Prémio Bronze IDEA (Industrial Design Excellence Award)

INDEX:Award, na categoria home


ergonomia social do design  

ergonomia social do design

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you