Page 1

Consequências das Usinas Nucleares A reportagem, publicada no dia 17/03/2011 na revista Globo Mundo, “Tóquio enfrenta ameaça de blecaute além do risco de contaminação por radiação”, argumenta os acontecimentos ocorridos após o terremoto de escala 9.0 e a Tsunami que matou a centenas de pessoas e destruiu mais de 3000 casas. Entendemos que depois desses desastres naturais, as cidades do Japão foram ameaçadas por grandes apagões, ocasionando a explosão de alguns reatores das Usinas Nucleares de Fukushima. Entende-se por Usina Nuclear, uma instalação industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, usando-se materiais radioativos que através de uma reação nuclear, produzem calor. O calor é usado para gerar vapor, e assim giram as turbinas, produzindo energia elétrica. As centrais nucleares apresentam um ou mais reatores, que são compartimentos impermeáveis à radiação, e em seu interior há varetas com um elemento radioativo (geralmente é urânio).

Usinas Nucleares de Fukushima


Na informação procurada, o núcleo dos reatores de algumas Usinas Nucleares de Fukushima parecem ter derretido parcialmente após a perda da função de resfriamento, ocasionando o aumento da pressão e da temperatura dentro do reator, o que pode provocar o vazamento de material radioativo. O Japão teve que fechar 11 das 54 usinas nucleares após o terremoto, ou seja, áreas das cidades passam três horas por dia sem luz, como parte das medidas determinadas pelo governo.


Foto mostra fumaça subindo de reator 3 da usina de Fukushima, no Japão – (Foto: AP). Os japoneses tentam resfriar parte dos reatores para evitar uma catástrofe nuclear, eles pediram ajuda para os Estados Unidos, os quais responderam positivamente, dizendo que iam ajudar no que eles pudessem, já que se ocorrer a explosão de todos os reatores, vai ser considerada uma consequência mundial, pois a maioria dos países que estão perto do Japão, seriam afetados. Uma das soluções conseguidas foi jogar água do mar nos reatores, para diminuir a temperatura, porém, a radiação impede-os. Depois desse acontecimento do Japão, voltou a discussão sobre as usinas no Brasil, e porque o Brasil precisa de energia nuclear. Na reportagem “Uma guerra nuclear no Brasil” da revista info exame, o autor argumenta: “Para o governo federal é importante, mas os ambientalistas e ONGs, os principais opositores da idéia, argumentam que essa tecnologia é perigosa e cara”. O Brasil não precisa de Usinas Nucleares, pois temos outras fontes de energia como a energia Hídrica, energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. Além de gastar milhões em obras, o Brasil ainda corre o risco da insegurança.


Referências Bibliográficas:

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/03/17/toquio-enfrentaameaca-de-blecaute-alem-do-risco-de-contaminacao-por-radiacao924028201.asp

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energianuclear/usinas-nucleares.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_nuclear

Júlia Pina e Vanessa Lamas 1B

Usinas Nucleares  

Resumo crítico sobre o acidente nuclear no Japão

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you