Page 1

Fotos de sonhos, do cérebro direto para o computador Universo Físico : http://scienceblogs.com.br/universofisico/2008/12/fotos-desonhos-do-cerebro-direto-para-o-computador.php

São Paulo, 15 de Abril de 2011

Amanda Silva Nicole Reis 1º A

Resumo Crítico Japão inventa um programa capaz de vermos os sonhos direto no computador O Japão criou um novo software capaz de “ler” uma imagem simples gerada na mente de uma pessoa. O processo é feito por uma Ressonância Magnética e posteriormente querem ‘escanear’ a nossa imaginação.

Esse estudo foi feito para analisar os sonhos a partir das atividades neurônicas. A cabeça é colocada em uma maquina de fMRI (“Imaginador por ressonância magnética funcional”).


Tal máquina funciona emitindo um campo magnético que provoca uma resposta magnética das moléculas que carregam o oxigênio pelo sangue, as hemoglobinas. A resposta da hemoglobina ao campo magnético muda se ela está carregando oxigênio ou não.A resposta da hemoglobina ao campo magnético muda se ela está carregando oxigênio ou não. Os neurônios em atividade gastam mais oxigênio. Assim, registrando o contraste do fluxo de sangue com ou sem oxigênio,o fMRI observa em quais áreas do cérebro os neurônios estão mais ativos.

Quando esses neurônios quando ativados em certa região do cérebro significa que a pessoa esta vendo certa categoria genérica de objetos, ou seja, as imagens vistas anteriormente.


Os estudos foram feitos entre pesquisadores japoneses e americanos e em março deste ano, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, conseguiram dar um passo adivinhando imagens específicas. Primeiro, os pesquisadores registraram imagens de fMRI de voluntários enxergando uma série de figuras. Em seguida, mostraram aleatoriamente aos mesmos voluntários um grupo de novas figuras, usando um programa de computador para comparar as primeiras imagens de fMRI com as da nova série. Os pesquisadores conseguiram adivinhar que figuras os voluntários tinham visto. Os pesquisadores reproduziram em computador a imagem que os voluntários tinham na mente quando viam as figuras. Primeiro, o voluntário era submetido a diversas imagens relativamente simples, com apenas dez pixels de altura por dez de largura. Cada pixel podia ser apenas preto ou branco, para simplificar o todo. Enquanto os voluntários iam observando cada uma das imagens, o aparelho de ressonância magnética passava o tempo todo analisando os padrões de atividade no cérebro - especificamente na região responsável pela interpretação dos estímulos enviados pela visão. Plugado ao aparelho de ressonância estava um computador, que usava as correlações entre imagens e atividade cerebral, para calibrar um padrão - de forma a "aprender" que partes do cérebro se ativavam para representar cada um dos pixels das figuras apresentadas ao voluntário. Por fim, chegava a parte realmente empolgante: imagens eram apresentadas ao voluntário, e o computador tentava, usando só os dados vindos da ressonância recriar as imagens observadas.


Um dos autores do estudo, Yukiyasu Kamitani disse que à medida que a resolução das máquinas de fMRI aumenta, também vai melhorar a resolução da imagens extraídas da mente. Com a mesma técnica, sua equipe planeja captar estímulos sensoriais como cores. Outro próximo passo seria reconstruir imagens de sonhos. Na reportagem da New cientist, um especialista sugere que no futuro essa tecnologia permitirá publicitários “escanearem” os desejos das pessoas.


Uma reportagem japonesa sugere que a invenção pode ser útil para artistas e designers expressarem sua imaginação, pois assim se esquecerem de seus projetos terão uma forma de lembrar. Essa pesquisa já é sensacional somente pelo fato da tal técnica de "combinação linear de imagens" ter funcionado para decodifcar a rede de neurônios. O sucesso sugere que, até certo ponto, o próprio cérebro usa essa técnica para processar o estímulo visual. Tentando imitar o cérebro, aprendemos mais sobre ele.

Referência Bibliográfica: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL921081-5603,00JAPONESES+RECRIAM+IMAGEM+VISTA+POR+VOLUNTARIO+LENDOA+N O+CEREBRO.html

Colégio Nossa Senhora Aparecida

RESUMO CRÍTICO Japão inventa um programa capaz de vermos os sonhos direto no computador


Imagens dos sonhos  

imagens dos sonhos pelo computador

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you