Page 1

Pessoas, serviços e produtos comprometidos com a sua saúde.

SAÚDE

em foco

Publicação bimestral da Farmácia Sensitiva

02 EDIÇÃO Nº

MAIO JUNHO

2013

ESSÊNCIAS FLORAIS O potencial energético das flores FITOTERAPIA Plantas e nutrientes que tratam os transtornos da ansiedade HOMEOPATIA Gelsemium, desejo de ficar só, tranquilo e em paz

Ansiedade Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história.


02 em SAÚDE foco MAIO JUNHO

EDITORIAL

DIRETORA TÉCNICA

MÁRCIA APARECIDA GUTIERREZ FARMACÊUTICA | CRF - SP 12880

vila mariana

Tel.: (11) 5089 6646 Rua Joaquim Távora, 1524 CEP 04015-014 vila madalena

Tel.: (11) 3031 0222 Rua Luminárias, 211 CEP 05439-000

www.sensitiva.com.br

O potencial energético das flores Foto: site www.sxc.hu

Para esta edição escolhemos um tema frequente e contemporâneo – ANSIEDADE. Diante de situações estressantes o organismo reage e são percebidos sintomas físicos como palpitação e sudorese e sintomas psíquicos. Quando estes sintomas se tornam frequentes mesmo diante de situações do cotidiano algo pode estar fora do equilíbrio. A medicina convencional trata os transtornos da ansiedade com substâncias eficazes, porém apresentando um grande número de sintomas indesejáveis e que dificultam, muitas vezes, a adesão ao tratamento. A busca por terapias complementares e que possam tratar de forma mais suave tem sido um desejo do paciente. Esta publicação pretende mostrar como diferentes racionalidades terapêuticas podem auxiliar os pacientes diagnosticados com transtornos da ansiedade. Desejamos um ótimo outono a você!

ESSÊNCIAS FLORAIS

2013

A

ansiedade é um dos comportamentos mais relacionados com as doenças psicossomáticas. Métodos que minimizem este tipo de comportamento certamente ajudarão na prevenção de inúmeras doenças que tenham origem nos fatores emocionais.

Impatiens

O sistema Floral desenvolvido por Bach conta com 38 diferentes flores e destas, quatro poderiam ser pensadas para a intervenção no comportamento ansioso. São elas Impatiens, White Chestnut, Cherry Plum e Beech. Impatiens: ajuda aquietar a alma e desenvolver empatia, delicadeza de sentimentos e paciência angelical. Leva a aceitação do ritmo dos outros e do desenrolar dos acontecimentos.

A Terapia Floral faz parte de um campo emergente de terapias vibracionais, de características não invasivas. As essências florais, feitas a partir de White Chestnut: ajuda o indivíplantas silvestres, flores e árvores do duo a recuperar o repouso mental, campo, tratam as desordens da pera paz interior e, consonalidade e não das sequentemente, a condições físicas. Elas clareza de ideias e a As essências têm o propósito de consciência dos seus harmonizar o corpo florais harmonizam sentimentos. etério, emocional e o corpo etéreo, Cherry Plum: faz o mental. indivíduo encorajar-se emocional e O potencial energétie acreditar ser capaz mental. co das flores é o que de lidar com os desafundamenta essa terafios da vida, superanpia. As flores colocadas na água imdo a tensão e os medos extremos. primem nela padrões que corresponBeech: ajuda os que são críticos e dem a níveis da consciência. intolerantes a se abrir e elevar seu Os florais de Bach foram desenvolvipotencial de conhecimento e autodos pelo médico inglês Edward Bach conhecimento e, consequentemente, nos anos de 1930. Ele nasceu em Moa colocar-se no lugar do outro para seley, na Inglaterra em 1886. Em toda adotar uma atitude mais compreensua obra Dr. Bach tentou mostrar siva e tolerante. como a saúde e a enfermidade estão intimamente ligadas com a maneira que uma pessoa vive e a necessidade PRESCRITOR de fazer mudanças no estilo de vida. Ao longo das últimas décadas outros sistemas florais foram desenvolvidos em diferentes países utilizando flores e plantas regionais.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ARTIGO

Acesse a página www.sensitiva.com.br/ prescritor


SAÚDE 02 em foco MAIO JUNHO

MATÉRIA DE CAPA

2013

Ansiedade é uma reação normal

Foto: iStockPhotos

A

ansiedade é uma reação normal, dita bio-adaptativa. Ou seja, é uma resposta do corpo a algum tipo de estresse externo; por exemplo, diante de uma ameaça, o organismo deve reagir aumentando seu ritmo para que este possa se preparar para a fuga. O ritmo cardíaco aumenta, há contração de vasos periféricos para que se concentre sangue em áreas vitais, a respiração aumenta sua frequência. A ansiedade se torna patológica quando o corpo reage excessivamente a um estímulo ou quando ela ocorre mesmo na ausência de estímulo deflagrador. Os transtornos de ansiedade mais comuns são:

Em contato com os outros o paciente tem tremores, sudorese, enrubescimento, dificuldade de concentração (“branco na cabeça”), palpitações e sensação de desmaio. Pode começar cedo na vida da pessoa e se torna evidente no início da vida adulta.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG) – estão presentes na maioria

É o ataque de pânico, um conjunto de manifestações de ansiedade com início súbito, rico em sintomas físicos e com duração de cerca de 10 minutos. São sintomas típicos: sensação de sufocação, morte iminente, taquicardia, tontura, sudorese, sensação de perda do controle e alterações gastrointestinais. A primeira linha de tratamento recomendada para a maioria dos transtornos de ansiedade incluem antidepressivos e terapia cognitivo-comportamental. Aproximadamente 50% -65% dos pacientes com transtornos de ansiedade se beneficiam desses tratamentos. No entanto, muitos pacientes continuam a sofrer sintomas significativos, evidenciando a

dos dias e por longos períodos, de muitos meses ou anos. O sintoma principal é a expectativa apreensiva ou preocupação exagerada, mórbida. A pessoa está a maior parte do tempo preocupada em excesso. Sofre com sintomas de inquietude, cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular, insônia e sudorese. Transtorno de ansiedade social (FS)

Os sintomas ocorrem em situações nas quais a pessoa é observada pelos outros. Situações típicas compreendem: escrever, assinar, comer e fazer uma apresentação na presença dos outros.

Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

São pensamentos, imagens e impulsos que ocorrem de modo repetitivo, intrusivo, usualmente associado com ansiedade. O paciente não consegue controlar apesar de reconhecer ser anormal. As compulsões costumam se elaborar em rituais com atos relacionados à limpeza, verificação e contagem. Transtorno de pânico (TP)

necessidade de mais opções ou complementos aos tratamentos convencionais. Tratamentos não convencionais (medicina e terapia complementar) tem se mostrado eficazes no auxílio a estes pacientes com baixa incidência de efeitos adversos e proporcionando mais acolhimento de suas queixas. A medicina complementar consiste no uso de fitoterápicos e nutrientes enquanto a terapia complementar inclui intervenções como acupuntura, quiropraxia e massagem terapêutica.Técnicas de auto-ajuda incluem Tai chi,Yoga e meditação, enquanto modificação no estilo de vida envolve uma alteração na dieta, exercícios e diminuição no consumo de álcool, café e tabaco. A massagem é a mais popular das terapias complementares no tratamento da ansiedade. Um estudo recente demostrou sua efetividade no tratamento da TAG. Os pesquisadores estudaram 68 paciente que foram submetidos à massagem terapêutica, termoterapia e seções de relaxamento por 12 semanas. Todos os três tratamentos resultaram em ganhos significativos para qualidade de vida do paciente e diminuição dos índices utilizados para qualificar o transtorno. Também a acupuntura vem sendo estudada com complementar no tratamento dos diferentes transtornos da ansiedade e sua efetividade vem se comprovando. A aromaterapia (prática de prescrever óleos essenciais isolados de plantas por inalação, massagem ou uso interno) é uma das práticas complementares mais difundidas no tratamento da ansiedade. Uma recente revisão sistemática concluiu que a aromaterapia foi em geral segura e efetiva na redução dos sintomas da ansiedade. O trabalho demostrou que os altos níveis de ansiedade pareciam responder melhor a aromaterapia do que os transtornos moderados. Mudança no estilo-de-vida e a participação em programas de ajuda devem fazer parte da dinâmica do paciente na busca do melhor tratamento.

PRESCRITOR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ARTIGO

Acesse a página www.sensitiva.com.br/ prescritor


02 em SAÚDE foco MAIO JUNHO

A

ansiedade é um sentimento de medo, preocupação e inquietação, resultado da sensação de que algo ruim vai acontecer e que traz consequências sociais deletérias.

Cerca de 6,8 milhões de americanos sofrem de transtorno de ansiedade generalizada. Não há dados oficiais no Brasil, mas estima-se que uma em cada quatro pessoas apresenta algum sintoma de ansiedade, mesmo que leve ou moderado. Muitos pacientes sofrem com os efeitos colaterais, comportamentais e físicos que acompanham frequentemente o tratamento. Assim, não é surpreendente que haja um grande interesse em encontrar tratamentos naturais eficazes anti-ansiedade com um menor risco de efeitos adversos ou dependência.

Suplemento nutricional e fitoterapia apresentam menor risco de efeitos adversos ou dependência.

Revisões científicas recentes tem apontado a suplementação nutricional e a fitoterapia como estratégias terapêuticas eficazes para o tratamento de estados de ansiedade sem o risco de efeitos secundários graves.

Plantas como Maracujá (Passiflora incarnata), Kava-kava (Piper methysticum), Valeriana (Valeriana officinalis), Erva-de-São João (Hypericum perforatum) Ginkgo biloba e Camomila (Matricaria recutita) em combinações como aminoácidos como L-lisina, L-arginina, L-triptofano, L-fenilalanina e L-tyrosine além da suplementação de minerais como magnésio e selênio tem se mostrado eficientes no tratamento dos sintomas da ansiedade e de suas perturbações. Kava-kava (Piper methysticm)

Gelsemium, desejo de ficar só, tranquilo e em paz

A

homeopatia é uma medicina integrativa, também usada no tratamento da ansiedade e seus distúrbios. O tratamento homeopático clássico é personalizado e o medicamento é selecionado individualmente de acordo com a semelhança de sinais e sintomas do paciente. O objetivo é de dessensibilizar o organismo para as alterações físicas e mentais provocadas pela doença. Doses mínimas utilizadas em homeopatia são obtidas por dinamização, o processo desenvolvido por Hahnemann para preparar medicamentos através de diluições sequenciais agitadas, em volumes relativamente pequenos. Pacientes diagnosticados com manifestações de ansiedade devem ser investigados quanto aos sintomas particulares e peculiares que podem definir um medicamento específico, porém diferente para cada paciente. Estudos recentes tem buscado esclarecer o efeito promissor do medicamento homeopático Gelsemium sempervirens em diferentes manifestações de estado de ansiedade. Gelsemium sempervirens

Kava-kava é uma preparação feita a partir da planta Piper methysticum que contém seis princípios ativos (kavalactonas) que se ligam aos receptores de GABA (neurotransmissor),aos receptores de dopamina e aos receptores opiáceos. Reduz os impulsos nervosos para os músculos e serve como um relaxante muscular. De todas as ervas ansiolíticos, Kava-kava é a mais estudada e também a que demonstra ter os melhores resultados contra ansiedade leve e transtornos de ansiedade. Em um estudo em 1997, pacientes com ansiedade receberam o extrato de kava-kava por 25 semanas, e em comparação com o placebo, estes pacientes tinham reduzido significativaPRESCRITOR mente a ansiedade. Estudos MAIS INFORMAÇÕES clínicos posteriores confirmaSOBRE ESSE ARTIGO Acesse a página ram que kava-kava é um fitowww.sensitiva.com.br/ terápico eficaz em substituição prescritor aos benzodiazepínicos.

São sintomas cobertos por este medicamento: Desejo de ficar sozinho, tranquilo, em paz. Prefere a solidão, não quer falar, e não suporta ninguém perto de si, ainda que em silêncio. É sensível, nervoso, excitável, irritável. Tem medo da morte e perdeu a coragem. Tem sonolência e é preguiçoso. Há nele fraqueza, lassidão, torpor, embotamento e tremores por todo o corpo. Lento, por vezes parece embrutecido. Uma emoção súbita, um susto, medo ou má notícia desencadeia tremores, diarréia. A aproximação de qualquer acontecimento pouco habitual – ir ao teatro, um encontro, um exame – desencadeia diarreia. Fica apreensivo quando tem que aparecer em público. Insônia por emoção, medo, aprePRESCRITOR ensão ou susto. Insônia MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE ARTIGO dos intelectuais. EmotiAcesse a página www.sensitiva.com.br/ vo. Melhora quando se prescritor movimenta. Raciocínio algo incoerente. Os seus pensamentos não são claros. Falta de concentração.

Foto: wikipedia - kenpei

HOMEOPATIA

Plantas e nutrientes que tratam os transtornos da ansiedade

Foto: iStockPhotos

FITOTERAPIA

2013

Saúde em Foco - Ansiedade  

Edição 02 - Maio-Junho 2013

Advertisement