Issuu on Google+

O Barroco Centro Universitário Senac Bacharelado em Design de Moda - Estilismo Laboratório de Criação III Bruna Gomessárie Tamara Nascimento


Conceito Barroco é o nome dado ao estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente. Considerado como o estilo correspondente ao absolutismo e à Contrarreforma, distingue-se pelo esplendor exuberante.


Características

O homem se vê colocado entre o céu e a terra, consciente de sua grandeza mas atormentado pela ideia de pecado e, nesse dilema, busca a salvação de forma angustiada. Os sentimentos se exaltam, as paixões não são mais controladas pela razão, e o desejo de exprimir esses estados de alma vai se realizar por meio de antíteses, paradoxos e interrogações. Essa oscilação que leva o homem do céu ao inferno, que mostra sua dimensão carnal e espiritual, é uma das principais características da literatura barroca.


Características Antropocentrismo. Linguagem hiperbólica, paradoxal e culta. Tensão entre corpo e alma. Arte e arquitetura rebuscada em evidência.


O Barroco no Brasil • O poema Prosopopeia, Bento Teixeira marca o Início


O BARROCO NA MODA


Referências Bibliográficas • http://www.soliteratura.com.br/barroco/ (Acesso em 13/03/2014). • http://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco (Acesso em 13/03/2014).


Merci!


Apresentação