Page 1

Anotações do Aluno

uvb

Aula Nº 3 – Sistemas de Informações Gerenciais Objetivos da aula: Na aula passada, vimos a definição de Sistemas e sua importância. Nesta aula, vamos aplicar a Teoria de Sistemas em empresas. Definiremos Sistema de Informações, Sistema de Informações Gerenciais e estudaremos a importância desses conceitos.

Introdução

As várias partes da empresa podem ser consideradas subsistemas, pois, vistas isoladamente, obedecem à mesma definição. As empresas estão, a todo o momento, tomando decisões, pois sua sobrevivência, atualmente, requer que os executivos estejam sempre analisando a situação para decidir que rumo tomar. Uma empresa pode aumentar suas atividades, pode fechar, ser vendida para outro grupo ou diminuir seu tamanho. É de bom senso imaginar que esse tipo de decisão só pode ser tomado, com base em informações.

Faculdade On-Line UVB

Organização, Sistemas e Métodos

Uma empresa pode ser considerada um sistema porque ela é um conjunto de elementos que interagem e têm um objetivo.

Aula 03 - Sistemas de Informações Gerenciais

Na última aula, vimos a Teoria de Sistemas.

14


Anotações do Aluno

uvb Por exemplo, imagine que uma empresa recebe informações de que suas vendas caíram. Em decorrência dessa informação, ela precisa tomar alguma decisão. Talvez diminuir o preço do produto ou investir para melhorar a qualidade. Veja que ela toma uma decisão baseada em informações vindas de algum lugar. É o que vamos estudar nesta aula.

1. Sistema de Informações Vamos ver duas definições importantes: dados e informação. Na linguagem comum, dado e informação podem ser confundidos, mas, na Teoria da Informação, não. Dados são fatos isolados, brutos e sem um significado.

Se você se pesa três vezes e percebe que seu peso está diminuindo, isso é uma informação, pois tem um significado e serve de alerta para que você pense em tomar alguma atitude. Um Sistema de Informação (SI) é um sistema que transforma dados em informação. Por exemplo, se você tem o hábito de ir aos supermercados e anotar os preços dos produtos em um caderno, você tem um sistema de informações. Os preços são os dados. Quando você analisa o caderno e vê que determinado supermercado está subindo muito os preços, você tem uma informação: o supermercado X está muito caro. Você transformou Faculdade On-Line UVB

Organização, Sistemas e Métodos

Por exemplo, você se pesa em uma farmácia e observa o valor registrado na balança. Isso é um dado.

Aula 03 - Sistemas de Informações Gerenciais

Informação é o dado trabalhado de forma a ter um significado dentro de um contexto e uma utilidade.

15


Anotações do Aluno

uvb dado em informação. Uma empresa pode ter vários sistemas de informação: Sistema de Informações Gerenciais, Sistemas de Informações Contábeis, Sistemas de Informações da Qualidade etc. Nesta aula, estudaremos os Sistemas de Informações Gerenciais.

2. Sistema de Informações Gerenciais Os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) transformam informações em decisões.

Assim é nas empresas. Como foi dito anteriormente, uma empresa pode decidir ampliar suas atividades baseada em informações obtidas que favorecem essa ampliação. É o SIG que decide sobre essa questão. Se ele não for bem elaborado, as empresas podem tomar decisões equivocadas, prejudicando seu futuro.

3. Importância de um SIG O SIG pode dar às empresas as seguintes contribuições: - Reduzir custos operacionais; - Aumentar a produtividade;

Faculdade On-Line UVB

Organização, Sistemas e Métodos

Esse sistema, que é composto por você, sua família, caderno, calculadora etc., é um sistema de informações gerenciais, pois entrou uma informação e saiu uma decisão.

Aula 03 - Sistemas de Informações Gerenciais

Por exemplo, se você é o chefe de sua família e um filho seu chega com a informação de que o supermercado X está muito caro e o Y está abaixando os preços, você pode decidir não comprar mais no X e comprar no supermercado Y.

16


Anotações do Aluno

uvb - Melhorar a qualidade; - Melhorar o fluxo de informações; - Aprimorar o processo decisório. O SIG tem várias áreas funcionais. Essas áreas, com exemplos de possíveis informações que elas podem fornecer, são: Administração de marketing – informa o grau de satisfação do cliente; Administração da produção – fornece o índice de produtividade no processo de produção; Administração financeira – o capital disponível para negociar pagamentos; Administração de materiais – a quantidade de matéria-prima em estoque; Administração de recursos humanos – estatística de faltas e atrasos; Administração de serviços – estatística de utilização do serviço de pósvenda; Gestão empresarial – lucratividade da empresa.

Como pode ser observado, os rumos de uma empresa podem ser profundamente alterados em razão de decisões com base no Sistema de Informações Gerenciais.

Faculdade On-Line UVB

Aula 03 - Sistemas de Informações Gerenciais

– modificar ou retirar um produto ou serviço do mercado; – alterar o preço do seu produto ou serviço; – trocar de fornecedor de matéria-prima; – contratar novos funcionários; – melhorar a qualidade de seu produto ou serviço; – outros tipos de decisão.

Organização, Sistemas e Métodos

Em razão dessas informações, uma empresa pode tomar decisões do seguinte tipo:

17


Anotações do Aluno

uvb

Síntese Nesta aula, você estudou a aplicação da teoria de Sistemas em uma empresa. Aprendeu o que é Sistema de Informação (SI), Sistema de Informações Gerenciais (SIG) e sua importância. Será que você achou o SIG importante mesmo? Você acha que uma empresa pode passar sem ele ? Na próxima aula, estudaremos a Evolução das Organizações e você vai tirar essa dúvida.

Referências

Faculdade On-Line UVB

Aula 03 - Sistemas de Informações Gerenciais

Organização, Sistemas e Métodos

OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, Organização e Métodos: uma abordagem gerencial. 16. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

18

Curso de Sistema de Informação - aula 3  
Curso de Sistema de Informação - aula 3  

Curso de Sistema de Informação - aula 3

Advertisement