Page 1

Como proteger seu pen drive e HD externo de vírus O pen drive e o HD externo são dispositivos extremamente essenciais e úteis na vida de muitas pessoas, incluindo na minha. Costumo carregar meu pen drive para todo local que vou, seja faculdade, trabalho ou qualquer outro lugar. Porém, penso um milhão de vezes antes de conectá-lo em PCs alheios por causa de um "pequeno" detalhe: os 'maledetos' vírus!

O pen drive deveria se chamar "vírus drive" ou "pen vírus"... eita dispositivo para pegar vírus, viu! Já ouvi gente dizendo que apareceu vírus no pen drive sem ao menos ter conectado-o em um computador, ou seja, o vírus brotou lá!

Mas, agora falando sério, há muito tempo adotei um método que, pelo menos pra mim, sempre deu certo, no entanto, queria primeiro fazer alguns testes na prática para depois postar aqui.

Este método, até agora, tem sido bem funcional - não peguei um vírusinho sequer neste tempo - e gostaria de compartilhar a dica com vocês.

Protegendo o pen drive e HD externo contra vírus/malwares Importante! Você deverá formatar seu dispositivo. Portanto, faça um baclup completo dos seus documentos e arquivos presentes no mesmo.


1º Passo - Formatando Plugue o pen drive na máquina e vá até a unidade dele em seu disco local. Clique com o botão direito do mouse sobre a unidade dele e escolha Formatar. Na janelinha que será aberta defina sistema de arquivos como NTFS e clique em Iniciar para começar a formatação.


2º Passo - Criando nova pasta Logo após o término da formatação, abra a unidade do seu pen drive e crie uma nova pasta lá com o nome que desejar.

OBS: Esta nova pasta será o diretório em que você guardará todos os seus documentos de agora em diante.

Volte em Meu Computador e clique novamente com o direito do mouse sobre a unidade do seu dispositivo, porém, selecione Propriedades agora.


3º Passo - Configurando

Na janela que abriu clique na guia Segurança e depois no botão Editar.

Na pop-up que abrir selecione a opção Negar no item Controle Total. Todas as opções doNegar serão marcadas, é normal.


Ainda nesta janela, selecione agora a opção Permitir no item Ler & Executar. Mais duas opções serão marcadas permitidas, somente a opção Gravar deve estar setada como Negar. A configuração deve estar exatamente como na imagem abaixo.

Depois de configurar clique em Aplicar e OK em todas as janelas abertas para salvar e fechar.


4º Passo Entre na unidade do seu pen drive. Clique com o direito do mouse na nova pasta que você criou (como explicado no 2º Passo) e selecione Propriedades.

Clique na guia Segurança e depois no botão Editar.


Marque a opção Permitir no item Controle Total. A opção Modificar será marcada automaticamente.

Clique em Aplicar e OK em todas as janelas.

Pronto!

Faça o teste Tente criar ou copiar qualquer pasta ou arquivo para a raiz do pen drive ou do hd externo, não na nova pasta, na raiz do dispositivo e veja o resultado.

Quando o vírus tentar ter acesso e infectar o seu aparelho ele será barrado pois não conseguirá permissão para se alojar lá.


Sempre que você precisar copiar ou criar qualquer arquivo em seu dispositivo, faça isso na nova pasta que você criou anteriormente.

Conclusão Claro, isso pode não funcionar 100% com todos os vírus, afinal, vírus é vírus! Você pode negar a gravação de dados na nova pasta também, porém, nesse caso você não poderá copiar nada para lá. Deverá ser apenas uma medida preventiva quando não necessitar de mover as coisas para o seu dispositivo.

É sempre aconselhável que você desative o autorun da máquina com o AutorunFix e imunize o dispositivo com alguma ferramenta alternativa, como USB Doctor, Panda USB Vaccine,USBFix, dentre outros tantos.

Como proteger seu pen drive e HD externo de vírus  

Como proteger seu pen drive e HD externo de vírus

Como proteger seu pen drive e HD externo de vírus  

Como proteger seu pen drive e HD externo de vírus

Advertisement