Page 1

Fique Ligado na

(

House Organ Junho 2012 Ano I n° 01

)

Faculdades Integradas Ipitanga

Crédito: Arquivo Pessoal

MEC avalia curso de jornalismo da Faculdade Unibahia Por Deo Nascimento A presença do MEC na Instituição foi fazer uma auditoria no curso de Comunicação Social devido à nota baixa obtida no último Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) em 2009. O Enade é aplicado anualmente aos alunos formandos das Instituições de ensino superior do país. A cada ano ele avalia um grupo especíco de curso de graduação. Tendo como objetivo aferir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições. Com essa avaliação aquelas que não atingem as exigências do MEC podem sofrer penalidades como corte de vagas e até fechamento do curso. Para a coordenadora do curso de comunicação da Unibahia a Professora Cristiane de Paula a visita é de grande importância no processo de avaliação do projeto pedagógica. O processo de avaliação é feito a partir das propostas metodológicas que são enviadas ao MEC, “Vericam se existe a SINCO, se existe amostra, se existe Auê, as agências, se os alunos tem consciência do seu papel enquanto formadores de opinião, se os professores participam das reuniões, enm, toda essa interação”, pontua a coordenadora. Outro momento signicativo para Cristiane Paula foram os elogios recebidos pelos avaliadores. “Os avaliadores apontaram que há muito tempo não vistam uma Instituição em que os alunos têm tanto senso crítico e consciência do seu papel enquanto formadores enquanto jornalistas,” relatou Paula. A comissão também avaliou o quadro dos professores e sua metodologia de ensino. A professora Gabriela Lacerda que ministra as disciplinas Assessoria de Imprensa e Jornalismo Digital I participou da reunião e arma a importância dessa avaliação. “Vejo essa importância do MEC de acompanhar e cobra das instituições, ensino, serviço e estrutura de qualidade, tudo para que o aluno tenha uma formação exemplar que lhe dê base para seguir a prossão que escolheu atuando com competência”, arma Lacerda.

Professora Gabriela Lacerda ressalta a importância do MEC na instituição

Conheça mais sobre o Enade Para o MEC, a nota de qualicação recebida através do Enade esta diretamente relacionada com a credibilidade do diploma universitário no mercado de trabalho. Provando ao aluno que adquire o melhor desempenho em cada área, receba bolsa de mestrado ou doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Serão avaliados pelo Enade este ano alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, Os alunos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão nanceira, logística, marketing e processos gerencias. A área de comunicação social poderá ser organizada em subgrupos que permitam a avaliação de componentes especícos do setor. Além dos alunos concluintes em 2012 os estudantes do penúltimo semestre também passarão pelo exame nacional.

Veja ainda nesta edição:

Coordenadores dos cursos da Unibahia avalião semestre 2012.1 e falam sobre os planos para os próximos - Por Keyti Souza.

Namoro na faculdade pode ajudar ou atrapalhar os estudos? Você concorda? Por Maíra Lima.

Acesse nosso Blog: fiqueligadonaunibahia.wordpress.com


Fique Ligado na Unibahia

Ano I n o 01

Lauro de Freitas, BA, Junho 2012

2

EDITORIAL - Talita Ribeiro

Informar para nós conhecermos melhor Toda a equipe do “Fique Ligado na Unibahia”, está muito feliz com o lançamento deste House Organ, nós tivemos um objetivo muito claro a seguir: informar os alunos, professores e funcionários da Unibahia sobre o que está acontecendo dentro à instituição. No mês passado, o curso de comunicação social com habilitação em jornalismo recebeu a visita do MEC, você sabia?! Nosso repórter Deo Nascimento, foi atrás da notícia e estampa a capa do nosso informativo. Foram muitas situações que aconteceram durante este semestre de 2012.1, eventos, formaturas, greves, feriados. Em m teve de tudo um pouco. Mas como será que nossos coordenadores avaliaram nesta unidade?

Crédito: Arquivo Pessoal

A repórter Keyti Souza bateu um papo com os gestores e nós conta tudo. Já na parte de comportamento, a repórter Maíra Lima levanta a polêmica: Namoro na faculdade, ajuda ou atrapalha? Nossa edição foi feita especialmente para você, nós acreditamos que é informando que acabamos nos conhecendo melhor! Boa leitura! Talita Ribeiro

COMPORTAMENTO Namoro na faculdade: Ajuda ou atrapalha?! Por Maíra Lima

Na Unibahia existem vários exemplos de casais que se conheceram dentro da instituição e que são também colegas de classe. Porém a existência de um relacionamento tão próximo e tão constante não atrapalha no rendimento acadêmico? Para Renata Oliveira, 21 anos e Jorge Antônio de 26, cursam o 6º semestre de Engenharia de Produção (EP), o casal está junto há dois anos. Jorge diz que o namoro é tranqüilo e que não interfere nas atividades acadêmicas e nem no convívio com outros colegas. Renata discorda da armação do namorado e ressalta que algumas vezes já matou aula para namorar “Já saímos da sala para não atrapalhar o professor”.

Mais Dicas

Para Renata Oliveira, 21 anos e Jorge Antônio de 26, cursam o 6º semestre de Engenharia de Produção (EP), o casal está junto há dois anos. Jorge diz que o namoro é tranqüilo e que não interfere nas atividades acadêmicas e nem no convívio com outros colegas. Renata discorda da armação do namorado e ressalta que algumas vezes já matou aula para namorar “Já saímos da sala para não atrapalhar o professor”. Durante a reportagem, nossa equipe observou também que o curso de Engenharia de Produção lidera o ranking de estudantes que se envolvem afetivamente dentro da faculdade. Ao questionar essa observação com os professores, alguns demonstraram surpresa, pois dizem que não dar para perceber tudo que acontece com os alunos e relatam também que não tiveram problemas nas aulas por conta desta questão. Segundo Luís Simão, professor de Desenho Técnico e Metrologia, alguns rapazes do curso sempre estão se relacionando com moças da instituição, porém desconhece os casos dentro da mesma turma. “Se tem eles disfarçam muito bem, pelo menos na minha aula, é tudo tranqüilo”, falou. Expediente Faculdades Integradas Ipitanga Informativo Unibahia

Diretora-Presidente e Geral Ana Maria B. Santos Soares

Coordenadora do Jornal Itamar Ribeiro

Diretora Acadêmica Dilma Carvalho

Diagramação e Jornalista Responsável Talita Ribeiro

Textos Deo Nascimento, Maíra Lima e Keyti Souza

Crédito: Ilustração (Google)

Manter um relacionamento no período de uma graduação é considerado complicado para muitos já que é difícil conciliar tantas atividades em um curto prazo de tempo. Algumas pessoas acham que não há problema nenhum em namorar, estudar e trabalhar ao mesmo tempo, basta organizar cada coisa em seu devido lugar e com jeitinho tudo dará certo. Há ainda aquelas que simplicam ainda mais as coisas e começam a namorar com alguém da mesma faculdade ou até da mesma turma.


Fique Ligado na Unibahia

Lauro de Freitas, BA, Junho 2012

Ano I n o 01

3

Unibahia

Coordenadores dos cursos fazem balanço do semestre Por Keyti Souza

Faltando pouco menos que uma semana para o termino do semestre letivo de 2012.1, os coordenadores dos cursos da Unibahia fazem um balanço do semestre avaliando a participação dos alunos em eventos, o tema do semestre “Educação, cultura e política” e dão uma prévia das propostas para o segundo semestre. A frente da coordenação do curso de Ciências Contábeis desde janeiro deste ano, o professor Luiz André Aguiar, que atua há oito anos como professor na Unibahia, se diz satisfeito com nova experiência e com os alunos e programas realizados no primeiro semestre. “Como toda atividade nova é um período de experiência, de aprender, mas também já tenho algo para ensinar”. Segundo o professor, 2012.1 foi importante para a revitalização do curso de Ciências Contábeis, que vinha perdendo alunos. O ponto alto do semestre foi a realização do programa de extensão Declare Aqui, realizado pelos alunos da Unibahia sob coordenação dos professores. O objetivo do programa foi prestar atendimento e consultoria na declaração de imposto de renda da comunidade de Lauro de Freitas. ”O programa foi um sucesso, em sete dias de plantão, sempre à tarde, atendemos mais de 60 pessoas. Foi a primeira experiência e pretendemos repetir todos os anos” completa o professor. O veterano professor Alexandre de Brito, à frente do curso de engenharia desde 2010, também aprovou o semestre e pontuou o aumento do número de alunos, o que o levou a fazer modicações na grade curricular para tender as demandas do próprio mercado local. Apesar de não terem realizado eventos no primeiro semestre, já que a Semana de Engenharia acontece apenas uma vez por ano, Alexandre já se adiantou ao falar sobre o tema do semestre. “Educação, cultura e política é o tema que norteia a nossa vida como cidadãos e como prossionais e é de suma importância que os alunos entendam que a educação é continuada e que a política a gente precisa ter uma maior participação para melhorar o nosso país”, explica.

Coordenadora Cristiane Paula afirma que este semestre foi muito produtivo para as turmas de Jornalismo e Relações Públicas

Para a coordenadora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, Cristiane Paula, o semestre foi bastante movimentado com a realização de eventos como a Mostra de Comunicação, que trouxe prossionais da área como forma de incentivar os alunos a serem empreendedores, paralelo às palestras foram realizadas ocinas; o RP em Ação, com o objetivo de discutir questões mais especícas da prossão de Relações Públicas, com a presença do Delegado do Conselho Federal de Relações Públicas da Bahia, Elieser Cunha; Marketing Político abordando especicamente o tema do semestre; e nalmente a SINCO, que passou por uma nova reformulação. “Conseguimos excelentes resultados nesse semestre, com a participação dos alunos, não apenas nos eventos, mas em outras questões como as Agências Experimentais, a rádio que está voltando. Eu acredito que houve um envolvimento maior dos alunos, talvez porque estão pesquisando mais sobre o curso e percebendo que a rádio é para os alunos, o laboratório e as agências também”, completa a coordenadora, feliz com os resultados do semestre. No geral, os coordenadores dos cursos da Unibahia avaliam o semestre como satisfatório, principalmente pela participação dos alunos e pelos eventos já realizados. De acordo com eles, os alunos se envolveram mais nos assuntos da faculdade e principalmente, na execução de atividades que pusessem em prática a prossão.

Não esqueçam de acessar nosso blog e car por dentro de TUDO que acontece na Unibahia! É muito fácil de encontrar nossa plataforma, basta digitar o seguinte endereço: queligadonaunibahia.wordpress.com

Fique ligado na Unibahia  

Informações de jornalismo da unibahia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you