Issuu on Google+

Abril, Maio e Junho - 2012


PAPAGAIO DE PAPEL O projeto “Papagaio de Papel” tem por objetivo o ensino da bíblia, cidadania e cultura através da confecção e da brincadeira de soltar pipas (ou papagaios de papel). No começo do curso, começamos explicando aos alunos o motivo de soltar pipas: a diversão! E antes de nos divertirmos soltando pipa, nós nos divertiríamos fazendo as nossas próprias pipas. Eles ficaram extremamente empolgados. Com o decorrer das aulas, eles já foram pegando prática e dominando muito bem as técnicas para se construir uma pipa.  No início nós sempre oramos, pedindo a Deus que nos ajude a entender como fazer pipas, pra que Deus nos dê vento (pra gente se divertir soltando pipas), pelas nossas famílias e que tudo aconteça de acordo com a vontade dEle.

Um dia, o Leonan (13 anos), viu minha esposa

(Seilane Polastro, que está grávida de 8 meses) deitada em uma cama aqui no CADI por causa do cansaço da gravidez. Quando eu pedi para alguém orar, ele orou incluindo ela em sua oração, dizendo algo assim: "Deus, abençoe a professora, mulher do professor, pra que ela fique bem!" Foi muito bom ver a iniciativa dele em querer orar e se lembrar dela em sua oração.

Uma outra situação começou com uma pergunta,

feita pelo Mateus (11 anos). Alguém na sala me perguntou com quem eu havia aprendido fazer pipas. Eu disse que foi com meu pai, pois ele não queria ver eu e meu irmão correndo atrás de pipa na rua, por isso ele nos ensinou a fazer as nossas pipas. Quando eu terminei de dizer isso, o Mateus perguntou: "E como é ter um pai pra ensina a fazer pipa em casa?" Naquele momento eu travei... Havia me esquecido da realidade de alguns deles, onde eles moram com as mães, avós e tias, mas longe de seus pais (os abandonaram, ou estão separados). Passando o susto, eu expliquei que era parecido como o que estávamos estava fazendo: alguém que gosta nós explicando como fazer as coisas. Ele deu um sorriso e me disse que "iria prestar atenção pra poder ensinar pro filho dele um dia." Cloi Polastro, professor.

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

2


CURSO DE CABELEIREIRO

Em abril iniciamos o Curso de Cabeleireiro com a professora Beatriz Rosa. Com uma carga horária de 3h30min por semanas as alunas aprendem a lavar, cortar e pintar. Também aprendem sobre ética e comportamento. Além de aprender umas nas outras elas também já estão cortando os cabelos de algumas crianças que participam dos projetos do CADI, assim como de outras pessoas que estejam precisando. O curso estará ainda melhor agora que um padrinho doou o dinheiro para a compra de uma lavatório. Em setembro o curso será encerrado e será aberto nova turma. Parabéns a todas as participantes que tem frequentado assiduamente as aulas com a professora Beatriz.

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

3


MESA BRASIL NO CADI

Em maio o MESA BRASIL realizou uma intervenção nutricional com as crianças participantes do Projeto Jogada Limpa e Papagaio de Papel. Durante a tarde as crianças participaram de uma pequena palestra e depois se divertiram com jogos educacionais. Elas aprenderam sobre os benefícios e malefícios de alimentos.

O evento fez parte do programa “Sustentar” da BAND, e a Presidente do CADI, Maria José Chenk, concedeu uma entrevista a jornalista. A matéria está disponível em www.bandsc.midiacentro.com.br , em “Programas” e “Sustentar”. O vídeo foi exibido no dia 27 de maio, e a participação do CADI está no vídeo “Bloco 2”.

O Mesa Brasil é grande parceiro do CADI-Palhoça com de doação alimentos para os lanches dos projetos e algumas famílias do PAI. Agradecemos aos colaboradores do Mesa Brasil, tanto pela intervenção quanto pelas doações semanais. Agradecemos também ao programa Sustentar pela oportunidade de divulgação.

DESPEDIDA Em maio nos despedimos do querido Pr. Murf e sua esposa Janete. Esse casal maravilhoso ajudou muito o CADI no projeto de Pastoreio realizando visitas e participando dos cultos nas casas e no prédio do CADI. Agora de volta aos Estados Unidos eles se preparam para trabalhar em Portugal. Agradecemos a todo empenho e amor demonstrado.

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

4


NOVAS SALAS As novas salas do CADI estão quase finalizadas. Pintura, instalação elétrica e móveis estão ok. Agora temos montadas:

- Uma sala de aula: onde já estão acontecendo as aulas de reforço escolar e o Papagaio de Papel; - Uma sala de professores; - Uma sala de costura que no segundo semestre retornará com os projetos. O desafio agora é da colocação das divisórias para fechar as salas. É o CADI crescendo. Agradecemos ao padrinho e as equipes de voluntários que nos ajudaram com trabalho e investimento financeiro.

FORRO NO 2o ANDAR

Visando o bem estar das crianças o CADI investiu na colocação de forro no 2o andar do prédio. Com isolamento térmico e maior claridade o salão, sala de aula e sala de corte de cabelo estão muito mais bonitas e confortáveis. Agradecemos em especial a um padrinho que nos ajudou financeiramente para que este objetivo fosse cumprido.

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

5


BRECHÓ DO CADI Foi realizado nos dias 07 e 08 de junho um Brechó Social no bairro São Sebastião e na semana seguinte na própria sede do CADI. Foram dias de muito movimento e boas vendas. Agradecemos a todos que se envolveram doando materiais, emprestando e auxiliando nas vendas.

BRECHÓ REFLITA O Reflita, Ministério de Missões da Primeira Igreja Batista de Florianópolis, colocou em seu brechó alguns itens que o CADI possuia e foram vendidos. Isso resultou em um valor investido nos projetos do CADI. Agradecemos a todos os envolvidos.

ACOMPANHAMENTO FAMILIAR

O projeto de acompanhamento

Realizamos semanalmente estudos bíblicos

familiar busca cumprir o propósito de sinalização do

na casa de duas famílias cujas crianças estão

Reino de Deus, oportunizando que a comunidade

inseridas no PAI, além de mais duas famílias com

conheça a Cristo através das ações de pastoreio e

estudos esporádicos. 

acompanhamento pelo CADI, com foco na missão

integral, crendo que somente com o

vínculo com famílias e aprendemos sobre a Bíblia.

Esse é um momento que criamos maior

comprometimento da Palavra de Deus é possível a transformação da comunidade. 

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

6


GRUPO COM MENINAS

Grupo de Meninas é realizado com

meninas entre 10 e 14 anos e tem como objetivo promover um espaço de interação, abordando assuntos relevantes para a idade, como cultura e cidadania, dentro dos princípios cristãos.

Durante esses meses realizamos diversas

atividades, focando principalmente, questões de autoestima e intimidade com Deus e com o próximo.

Realizamos no início de junho uma

atividade sobre oração, como participação do 14º Mutirão de Oração pelas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Mostramos que existem crianças que moram em outras cidades do Brasil que vivem numa situação parecida com a delas, ou até mesmo pior.

Como parte da atividade elas receberam o

nome de crianças que participam de projetos da

Visão Mundial no nordeste do Brasil e comprometeram-se a orar por elas.

Foi um momento muito especial, pois elas se

comoveram com a história das outras crianças e durante a atividade, as meninas resolveram escrever uma carta para as crianças dos projetos dizendo que estavam orando por elas. O grupo com meninas ocorre todas as quintas no período da tarde sob a liderança da Missionária Francelise.

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

7


GRUPO COM MENINAS v£tL woxx. roorwx 11.

.e*

Oeo«) Jl u

-

"** *W?

Vc

^^&

G^c

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

8


CAFÉ COM GRAÇA No dia 03 de junho realizamos o primeiro Café com Graça do ano. Contamos com a presença de cerca de 60 pessoas da comunidade. Foi realizado um culto, onde foi apresentado o pequeno Iago, filho de Camila, família que participa do Acompanhamento Familiar. A ministração do culto foi feita pelo amigo do CADI Euclides Libino. Após a cerimônia foi servido um deliciosos café onde famílias, convidados e integrantes do CADI tiveram um bom momento de compatilhar.

FORMATURA - MÚSICA Na ocasião do Café com Graça foi realizada também a formatura das crianças do Projeto de Flauta Doce e Canto Coral. As crianças realizaram uma bela apresentação e em seguida receberam seus diplomas. Parabéns aos formandos: • Aksonlin Pereira • Camila de Freitas Basgeston • Carla Kauane Rockenbach • Daniela Cardoso Pelentir • Gabriel Natã de B. Lopes • Nicoli Carvalho Manes • Robson F. Roberto • Schauana Salvador • Vinicius Carvalho Manes • Vinicius M. Escobar • Vitor Mateus Lucas de Lima • Wilson Luiz Machado Júnior

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

9


Do

ARKANSAS para FREI DAMIÃO Durante dois dias contamos com a presença de um grupo de adolescentes e adultos da Casa Batista para Jovens (um tipo de orfanato) do Arkansas - Estados Unidos. Essa visita foi especial pois este é foi o local onde nosso amigo voluntário Ronaldo Greenwich morou em sua infância e adolescência. Foram dias muito especiais para as crianças do CADI e do Colégio Frei Damião. O grupo realizou trabalhos de recreação, contação de histórias, falou e demonstrou o amor de Deus por cada um dos pequenos. Eles ainda ensinaram basebol e futebol americano e realizaram visitas a algumas famílias do Programa de Apadrinhamento Infantil (PAI). Casa Batista para Jovens do Arkansas (ABCHomes) é uma agência sem fins lucrativos da Convenção Batista do estado do Arkansas. Através da proteção infantojuvenil e de serviços de aconselhamento, ABCHomes pretende ser o principal fornecedor para crianças e famílias em crise, no Arkansas. Desde a sua fundação, em 1894, ABCHomes administra as necessidades de alguns dos estados mais vulneráveis. Hoje, ABCHomes fornece um lar seguro e protegido para uma média de 320 crianças e jovens a cada ano, bem como fornece cerca de 2.300 sessões de aconselhamento por ano. Agradecemos a todos os presentes, e saibam que vocês fizeram a diferença.

FORMATURA - MÚSICA

Saiba mais sobre eles: http://abchomes.org/

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

10


CADI NA ÁFRICA

Dia 27 de junho embarcaram para Beira Moçambique - África, 9 integrantes do Reflita, m i n i s t é r i o d a P r i m e i r a I g re j a B a t i s t a d e Florianópolis. Dentre os participantes estão integrantes da diretoria, professores, voluntários e padrinhos do CADI. Durante um mês eles permanecerão em Moçambique realizando trabalhos com recreação e contação de histórias para crianças, atividades esportivas, principalmente futebol, com

adolescentes e jovens, palestras e visitas a mães e orfãos vítimas da AIDS, auxílio técnico no Instituto Bíblico de Sofala, dentre outros. Será um tempo de muito aprendizado e dedicação da equipe que estará também representando o CADI-Palhoça. Acompanhe o diário de viagem em: www.reflita.pibfloripa.org.br ou www.facebook.com/reflitapib

DE MULHER PRA MULHER Um vez por mês é realizado no CADI um encontro com mães da comunidade. Nesses encontros são discutidos assuntos como prevenção de acidentes domésticos, violência doméstica, educação de filhos, etc.

pra mulh

Dia 26 de junho 11- 14h

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça


Nos colocamos a sua disposição para eventuais esclarecimentos e te desafiamos a ser um PADRINHO ou PARCEIRO MULTIPLICADOS. Assim, com o seu apoio, as ações do CADI podem ser ampliadas e alcançar mais crianças e suas famílias.

Um grande abraço,

Equipe CADI - Palhoça.

CADI - Centro de Assistência e Desenvolvimento Infantil. (Endereço para correspondências) Rua Vitor Meireles, 424 - Jd. Eldorado - Palhoça/SC CEP 88.133-370 Fone: (48) 3344-0271 Home Page: www.cadi-palhoca.org.br E-Mail: contato@cadi-palhoca.org.br Sede dos Projetos: Rua das Palmeiras, SN - Frei Damião - Palhoça - Santa Catarina

PARCEIROS

www.

.com.br

Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral - Palhoça

12


CADI em Foco