Take 32

Page 36

Exemplo paradigmático de um filme que tem como pano de fundo a Fórmula 1 que consegue mesclar na justa medida as corridas de automóveis com um enredo interessante, Grand Prix continua a ser um dos filmes mais marcantes relacionados com a modalidade que tantos fãs tem angariado junto dos aficionados de automobilismo. Existe toda uma preocupação em abordar temáticas relacionadas com o quotidiano dos pilotos, as suas superstições, as relações pessoais, a relação destes com os media, a diferente abordagem que cada um tem aos fenómenos que envolvem este desporto e o vício dos pilotos pelo perigo, sempre tendo como pano de fundo um conjunto restrito de personagens.

O GRANDE PRÉMIO Título original: Grand Prix Realização: John Frankenheimer Elenco: James Garner, Eva Marie Saint, Yves Montand Ano: 1966

Logo de início somos apresentados a uma corrida no circuito de Monte Carlo, onde personagens como Jean-Pierre Sarti (Yves Montand), Pete Aron (James Garner), Nino Barlini (Antonio Sabàto) e Scott Stoddard (Brian Bedford) disputam o campeonato de Fórmula 1 de 1966. Nessa corrida, somos apresentados a várias qualidades do filme, entre as quais um trabalho de fotografia assertivo e uma boa edição, com os veículos a avançarem furiosamente, enquanto somos apresentados a um vasto conjunto de ângulos e movimentos de câmara que incrementam a narrativa, quando inesperadamente nos deparamos com um acidente que envolve os veículos de Stoddard e Aron.

36


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.