Page 1

Plano Diretor Relat贸rio | 2011


Palavra do Presidente

E Claudio Luiz Lottenberg

Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein

Chamamos a atenção para os dois principais marcos apresentados neste documento: a revitalização do sexto pavimento do Edifício Jozef Fehér e a inauguração do Edifício Reynaldo André Brandt.

ste relatório que lhes chega às mãos contém o resumo da evolução do Plano Diretor neste ano de 2011. Chamamos a atenção para os principais marcos nesse ano: a revitalização do sexto pavimento do Edifício Jozef Fehér e a inauguração do Edifício Reynaldo André Brandt. A revitalização do sexto pavimento do Edifício Jozef Fehér beneficiou diretamente os pacientes da Unidade de Transplantes de Medula Óssea, Oncologia e Hematologia. A reforma permitiu a revitalização de 28 leitos, os quais foram imediatamente disponibilizados para uso. Já a inauguração do Edifício Reynaldo André Brandt trouxe uma série de benefícios para todos os públicos que frequentam o Hospital. A conclusão desta obra possibilitou a transferência física de todos os departamentos administrativos para o terceiro andar do edifício, o que torna possível o aumento de leitos e a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes. Permitiu ainda a criação de ambientes idealizados para favorecer o bem-estar de nossos colaboradores. Em nome da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, agradeço profundamente a todos os senhores pelos atos de altruísmo, confiança e visão, fundamentais na realização desse importante passo para nossa Instituição.

Claudio Luiz Lottenberg Presidente


Edifício Jozef Fehér

28 novos leitos para Oncologia e Hematologia

U

Uma obra que exige esforço, cuidado e concentração.

ma das etapas do Plano Diretor para 2011 previa reestruturar o sexto pavimento do Edifício Jozef Fehér. A obra de revitalização do andar foi planejada levando-se em consideração todas as características ambientais necessárias para minimizar o risco de exposição do paciente oncológico, especialmente na seleção de materiais com formatos geométricos simples e que, obrigatoriamente, deveriam ser de fácil limpeza e manutenção. Também foram aprimorados projetos como o de fornecimento de água tratada, a fim de evitar a transmissão de bactérias, e o de filtragem absoluta da ventilação, proporcionando uma purificação ideal do ar nos apartamentos e corredores. O resultado deste projeto é um ambiente seguro para os pacientes, que podem circular com segurança inclusive nos corredores do andar. Nos quartos, os pacientes ganharam conforto com a ampliação dos ambientes. No dia 30 de setembro de 2011 a obra foi inaugurada, entregando 28 novos leitos para a Unidade de Transplante de Medula Óssea, beneficiando pacientes oncológicos e hematológicos.


Plano Diretor 2011

Obras da construção do Edifício Reynaldo André Brandt em dezembro de 2010.

Qualidade de vida dos colaboradores A entrega do Edifício Reynaldo André Brandt marcou uma nova etapa no atendimento aos pacientes e na organização de serviços internos

A

inauguração do Edifício Reynaldo André Brandt aconteceu em agosto de 2011, um importante passo previsto no Plano Diretor devido à sua relevância estratégica. O Edifício foi construído com base nos conceitos de sustentabilidade estabelecidos pelo Green Building Council e nos conceitos de humanização do Planetree, permitindo a ampliação em 47 mil metros quadrados, construídos para acomodar pacientes, médicos e colaboradores. O complexo, de quatro andares e cinco níveis subterrâneos, reuniu uma série de serviços e departamentos internos. O quarto andar trouxe novos espaços, como um jardim com praça de convivência, uma sala de ginástica para os colaboradores e ainda 18


Edifício Reynaldo André Brandt

Edifício Reynaldo André Brandt em dezembro de 2011.

consultórios médicos destinados à Pediatria. O Centro Administrativo, ocupando o terceiro andar, permitiu centralizar em um mesmo ambiente os departamentos que, anteriormente, estavam espalhados pelos diversos prédios e unidades do Hospital. Ao reuni-los em um só local, otimizou-se o tempo e os processos de trabalho. No segundo andar está a nova farmácia hospitalar. Ela é responsável pelo armazenamento, dispensação e preparo dos medicamentos utilizados pelos pacientes no Hospital. Passou de 600 metros quadrados para 1.500 metros quadrados, triplicando a capacidade de armazenagem e, acima de tudo, ampliando a segurança do paciente em função do novo espaço de manipulação. Com as novas instalações, a farmácia já está preparada

para atender os 700 leitos previstos pelo Plano Diretor. O andar ainda trouxe a nova área do laboratório do Hospital, realocada a fim de triplicar a capacidade produtiva na realização dos exames solicitados. No primeiro andar estão algumas áreas como a do novo velório, uma sala ampliada para descanso, um consultório dentário para os colaboradores e o novo refeitório. Com um aumento de 300 para 500 lugares, servindo cerca de 5.200 refeições por dia, o novo refeitório trouxe maior conforto para aqueles que utilizam esse importante benefício. Completando o Edifício, cinco níveis subterrâneos de estacionamento já foram totalmente disponibilizados. A entrega desses níveis permitiu alcançar as quatro mil vagas de estacionamento previstas no Plano Diretor.


Plano Diretor 2011

28 LEITOS PARA ONCOLOGIA E HEMATOLOGIA Entrega dos 28 leitos da Unidade de Transplante de Medula Óssea, beneficiando pacientes oncológicos e hematológicos.

↑NOVO REFEITÓRIO

NOVO LABORATÓRIO O novo laboratório ocupa a maior parte do segundo andar do Edifício Reynaldo André Brandt. As novas instalações centralizaram toda consecução de exames, tornando o processo mais ágil.

Um espaço amplo com 500 lugares, onde são servidas 5.200 refeições todos os dias.

← NOVA FARMÁCIA

A entrega da farmácia permitiu uma ampliação do setor de 600 metros quadrados para 1.500 metros quadrados, tornando-a preparada para atender os 700 leitos previstos pelo Plano Diretor.

JARDIM E PRAÇA DE CONVIVÊNCIA No alto do Edifício Reynaldo André Brandt, uma praça foi construída para oferecer aos colaboradores um ambiente de tranquilidade.

↑ CENTRO ADMINISTRATIVO

Antes espalhados pelos prédios e unidades, os setores administrativos foram todos alocados no terceiro andar do Edifício Reynaldo André Brandt, liberando os antigos espaços para a construção de novos leitos.


Próximos passos do Plano Diretor

Rumo à etapa final

Em 2012, o Plano Diretor deverá iniciar sua fase final.

O

Plano Diretor chega ao fim de 2011 com um saldo bastante positivo. Neste ano, mais duas obras foram entregues, incluindo a maior parte do aumento de leitos previstos e as quatro mil vagas de estacionamento — ­­­­ antes eram 1.250 vagas —, ampliando a capacidade de atendimento aos pacientes e o conforto na recepção de visitantes ou pacientes de passagem mais rápida. Dos três edifícios previstos, um ainda será construído. Os próximos passos que levarão à construção deste novo edifício já estão em análise e o Plano Diretor, em breve, entrará em sua fase final.


www.einstein.br

HIAE - Plano Diretor 2011  

Relatório das atividades realizadas em 2011 a partir do Plano DIretor do Hospital Israelita Albert Einstein.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you