Page 1

Universidade Federal de Campina Grande CCT – DDI Professora: Grace Sampaio Aluno: Ekibening Taiuan Dos Santos Figueira Matricula: 110210142 Disciplina: Fotografia

Relatório

Campina Grande PB - Março de 2014


Manuseio Descrição

Mostrar o movimento da primeira ação do uso do barbeador elétrico, que é a abertura da tampa que proteje as lâminas.

Enquadramento: Em ambas as fotos (foto 1 e foto 2) a intenção foi mostrar a posição das mãos e dos braços na execução da tarefa, com o intuito de enfa zar o processo de abertura do barbeador elétrico. Luz: Em ambas as fotos (foto 1 e foto 2) a luz está a 45º e o rebatedor na parte superior para a foto 1 e para a foto 2 o rebatedor está a direita da câmera

Foto 1: Posicionamento da mão para retirada da tampa.

Foto 2: Retirando a tampa.

Obje vo: - No enquadramento de ambas as fotos o objeto fica próximo ao canto esquerdo e o aparece todo o antebraço do usuário com a intenção de mostrar a posição dos braços, as pegas e movimento feito - Na luz, a posição de 45º é para a maior incidência ser em cima das mãos, o rebatedor em cima (figura 1) é para dar mais ênfase a o movimento de pegar; o rebatedor na direita da câmera e para deixar em ênfase todo o movimento feito.


Descrição

Foto 3: Ligando o barbeador.

Foto 4: Desligando o barbeador.

Mostrar o movimento de ligar (figura 3) e desligar (figura 4) o movimento rotatório das lâminas

Enquadramento: em ambas as fotos (foto 3 e foto 4) foi u lizado o centro da foto como foco da ação de ligar e desligar o barbeador elétrico, deixando uma margem não muito grande e cortando a foto após o punho. Luz: Em ambas as fotos foram u lizadas uma luz a 45º com rebatedor na parte superior. Obje vo: - no enquadramento de ambas as fotos a ação está localizada no centro da foto com o intuito de que ele seja o foco da atenção, foi deixada uma margem considerável e o local de corte foi após o punho pois o movimento, na ação de ligar, é apenas no dedo polegar. - na luz a posição de 45º é para melhorar as visualização do movimento do dedo e o rebatedor na parte superior é para que a sombra encontrada no centro da mão diminua.


Cenário Material: - Rolo de adesivo branco fosco. - Mesa quadrada de polipropileno branco. - Placa de alumínio. - Folha de isopô.

A folha de adesivo foi presa em uma janela que fica perpendicular a porta, que por sua vez é a fonte de luz. O adesivo foi desenrolado por cima da mesa até encostar no chão. O efeito de fundo infinito foi causado com o adesivo em cima da mesa e preso na janela.


Analise Estrutural Tem o obje vo de mostrar as partes existentes, que são o corpo, as lâminas e a tampa das lâminas. Com a luz a 45º e o rebatedor desviando a luz para a parte superior do barbeador e enquadrando todas as partes de forma que ficasse óbvio a ordem de montagem.

Foto 5: Foto da análise estrutural feita em sala

Foto 6: Foto da análise estrutural feita em casa

Foto 7: Foto de como foi feita a foto de análise estrutural.

Na reprodução desta foto em casa (figura 6) houve uma dificuldade no posicionamento da luz, pois a mesma vinha do reflexo do prédio vizinho e além disso o tempo estava nublado, dificultando ainda mais o processo. A presença de rebatedores é constante, tanto pra impedir a incidência de luz em alguns certos pontos quanto para conduzir a luz para outros (figura 7)


Encaixe Mostrar a parte de encaixe ar culado das lâminas com o corpo. Com a luz posicionada a 90º, o foco no centro da imagem e o enquadramento do encaixe bem no meio para enfa zar e dar destaque ao que é de mais importante nessa foto, o sistema de encaixe.

Foto 8: Foto do encaixe feito em sala

Foto 9: Foto do encaixe feita em casa

Foto 10: Foto de como foi feita a foto de encaixe

De todas essa foi a mais complicada de encontrar a luminosidade ideal (foto 9), usando apenas um rebatedor para impedir o excesso de luz e buscando uma imagem com o macro bem definido (foto 10).


Textura Mostrar as diferentes texturas existentes no produto, ou seja, facilitar a visualização dos diferentes materiais do barbeador elétrico. Com a luz posicionada a 45º e um rebatedor perpendicular à luz, fazendo com que fique fácil a visualização dos materiais u lizados, o aço e o polímero.

Foto 11: Foto da textura feita em sala.

Foto 12: Foto da textura feita em casa.

Foto 13: Foto de como foi feita a foto de textura.

Em um momento em que a luz tava favorável foi capturada (foto 12) com o auxílio de um tubo de linha que sustentava o barbeador no momento em que o rebatedor era posicionado a 180º do objeto (foto 13).


Detalhe Técnico Mostrar de forma prá ca como é o layout, a organização das lâminas e das suas partes. Com a luz posicionada a 90º e o enquadramento do produto no centro da foto, a intenção era mostrar todas as peças que compõe as lâminas sem a necessidade de desmontar.

Foto 14: Foto de detalhe técnico feita em sala.

Foto 15: Foto de detalhe técnico feita em casa.

Foto 16: Foto de como foi feita a foto de detalhe técnico.

Para encontrar uma harmonia entre a luminosidade e o macro e ter um resultado sa sfatório (foto 15) foi preciso o uso de alguns acessórios, uma caixa de óculos e fita crep para deixar o barbeador na altura apropriada para a u lização do ‘’super macro’’ da câmera (figura 16).

Trabalho  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you