Page 4

12. Assinale a frase em que o adjetivo está no grau superlativo relativo de inferioridade: a) Você foi a pessoa menos agradável que eu conheci. b) Os pesquisadores são inteligentíssimos. c) Esta poltrona é menos confortável que a outra. d) Não sou a mais apressada de minha turma. e) Aquela mulher é podre de rica! 13. O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto: a) À moda estão voltando as saias-balão. b) As aulas serão dadas às sextas-feiras. c) Há muitos beijas-flores naquele lugar. d) Os vice-diretores estarão reunidos amanhã. e) Os amores-perfeitos estão brotando. 14. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do período abaixo: Para você _______ ao museu é preciso que _______ à direita quando ________ praça da Independência. a) vir – vire – vir.

b) vir – virar – ver.

c) vir – vire – ver.

d) vir – vires – ver.

e) vir – vire – veres.

15. O adjetivo está empregado na função de advérbio em: a) Não apreciava os filmes muito violentos. b) Ao abrir a porta, viu claro tudo que acontecia. c) Preparou um terno muito claro para a recepção. d) Ela vestia roupão claro nas noites quentes. e) Um claro incomodava a visão daquela moça. 16. Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta ideia de adversidade: a) Não só gosto de Inglês como também de Francês. b) Escutamos seu chamado e voltamos imediatamente. c) Não foi ao teatro e nem ao encontro dos amigos. d) Providenciou o discurso e garantiu os resultados. e) Queria estar às oito no teatro e seu irmão desistiu de ir. 17. Assinale a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: a) As crianças voltaram logo para casa. b) A secretária do Conselho chegou atrasada à reunião. c) Executaram as novas obras durante o verão. d) Estava alegre com o resultado do exame. e) Empossaram o novo Secretário de Cultura. 18. Observe as orações: “Fala-se em nova guerra”, “O jardim estava todo florido”, “Ontem fez um tremendo calor naquele ginásio”. O sujeito se classifica, respectivamente, como: a) simples, indeterminado, simples. d) inexistente, inexistente, inexistente.

b) indeterminado, simples, inexistente. e) oculto, simples, inexistente.

c) indeterminado, inexistente, simples.

19. Assinale a alternativa correspondente ao período que apresenta predicativo do sujeito: a) Como o povo anda entusiasmado! b) Naquele parque não faltam diversões. c) A professora soube hoje da sua aprovação. d) Eles prometeram que voltariam para casa. e) Surpreendeu ao chefe o novo funcionário. 20. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: “Como ____________ meses que a loja não funcionava, não ____________ máquinas ______________ para agilizar o atendimento ao público. a) faziam – haviam – suficientes. d) faziam – havia – suficiente.

b) fazia – havia – suficientes. e) fazia – havia – suficiente.

c) fazia – haviam – suficientes.

Prova do Ifs. Integrado  

A prova do ifs integrado.

Prova do Ifs. Integrado  

A prova do ifs integrado.

Advertisement