Page 3

PORTUGUÊS Leia atenciosamente os fragmentos extraídos da obra Noções de coisas de autoria de Darcy Ribeiro para responder as questões de 1 a 4: 1. “O que nós chamamos de civilizados é gente desgarrada, há décadas, há séculos, desde que saíram de suas tribos originais.” Assinale a alternativa que apresenta o significado do termo em destaque: a) desacompanhada.

b) livre.

c) precipitada.

d) desnaturalizada.

e) desaparecida.

2. “Às vezes, até penso que quem sabe mesmo é o povo, ou as pessoas que não sabem nada. Mas cada um se vira com o pouco que sabe para ganhar a vida.” Diante desta afirmativa, conclui-se que: a) A sabedoria do povo serve apenas para ganhar a vida. b) Mesmo sem sabedoria, o povo ganha a vida. c) O povo se vira para ganhar a vida com muita sabedoria. d) O povo não se vira com sabedoria para ganhar a vida. e) O povo, com a pouca sabedoria que possui, luta para ganhar a vida. 3. “Reclamo é contra a destruição insensata das terras, é contra a poluição das águas e contra o envenenamento dos mares...” Assinale a alternativa que apresenta o significado do termo em destaque: a) irreversível.

b) inconsciente.

c) incontrolável.

d) inconstante.

e) inviável.

4. “Infelizmente, os povos do mundo ainda guerreiam demais. Tudo guerra suja. Não há guerra limpa.” Assinale a alternativa correta, em relação ao processo de formação da palavra em destaque: a) Derivação Prefixal. d) Derivação Parassintética.

b) Derivação Sufixal. e) Composição por Justaposição.

c) Derivação Prefixal e Sufixal.

5. Indique a alternativa em que todas as palavras tem em sua sílaba tônica, uma vogal nasal: a) contrato, manteiga, considerou, intercedeu. d) lesma, mostro, como, modo.

b) criança, amar, renovado, antes. e) vinha, morrido, muito, aceitam.

c) inconstante, doença, saindo, segundo.

6. No vocábulo guerreiam, temos: a) um ditongo decrescente oral. d) um ditongo crescente oral.

b) um tritongo nasal. e) um ditongo crescente nasal.

c) um tritongo oral.

7. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente: a) primazia, bainha, anestesico, fluido. d) periodico, graudo, genero, mister.

b) paises, alguem, rubrica, cateter. e) vitoria, adoravel, anestesico, saido.

c) farao, diario, cigarro, tatu.

8. Aponte a alternativa grafada corretamente: a) gozo – pobreza – fertilizas – cafezal. d) gozo – burgueza – defeza – rapidez.

b) buzina – riquesa – colonizar – catalizar. e) azar – rezina – analizar – burgueza.

c) gozo – chineza – turqueza – franceza.

9. Assinale a frase correta, quanto ao uso dos porquês: a) Eis o porque da minha decisão. d) Mas porque não veio ontem?

b) Não sei por que discutimos. e) Não respondi por que não sabia.

c) Não fui ao passeio porquê estava febril.

10. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do período a seguir: Assistir ________ espetáculo fez-me muito ________ naquele dia. Acho que eu estava ____________ revoltada com as situações ____________ passara durante o dia. a) o – mau – meio – porque. d) ao – mal – meio – por que.

b) ao – mal – meia – por quê. e) o – mal – meia – porque.

11. Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego da crase: a) Fez tudo às pressas e foi ao colégio. b) Mariana preparou um bife à milanesa. c) Tenho compromisso hoje às treze horas. d) Eles se referem à criança que adormeceu. e) Graças à Deus está tudo bem.

c) o – mal – meia – por que.

Prova do Ifs. Integrado  

A prova do ifs integrado.

Prova do Ifs. Integrado  

A prova do ifs integrado.

Advertisement