Page 1

CADERNO DE QUESTÕES CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO.

01. Ao receber este caderno de provas verifique se contém um total de 50 questões, assim distribuídas: DISCIPLINA QUESTÕES PORTUGUÊS 01 a 20 CONHECIMENTOS GERAIS 21 a 30 MATEMÁTICA 31 a 50 Caso contrário, solicite imediatamente ao fiscal da sala, outro caderno completo. Não serão aceitas reclamações posteriores. 02. Confira seus dados impressos no CARTÃO RESPOSTA antes de preenchê-lo, qualquer divergência informe ao fiscal de sala, imediatamente. 03. Cada questão consistirá de 5 (cinco) alternativas de múltipla escolha, das quais somente uma deverá ser marcada. 04. Após certificar-se de que a resposta é definitiva, faça a marcação no CARTÃO RESPOSTA. 05. Marque as respostas com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, conforme o modelo: 06. Não serão permitidas rasuras no CARTÃO RESPOSTA. 07. Não é permitida qualquer espécie de consulta. O candidato que usar de meios fraudulentos será excluído do Processo Seletivo. 08. Você terá 4 horas para responder a todas as questões e fazer as marcações no CARTÃO RESPOSTA. 09. A correção das provas será efetuada levando-se em conta EXCLUSIVAMENTE o conteúdo do CARTÃO RESPOSTA. 10. Ao término da prova, chame o fiscal da sala para devolver todo o material da prova. 11. Certifique-se que está levando todos os seus pertences. 12. O candidato só poderá deixar o recinto após 1h do início da prova. 13. O candidato só poderá sair levando seu caderno de questões faltando 1 hora para o término previsto das provas. 14. Os 3 (três) últimos candidatos só poderão deixar o local de provas juntos. ASSINATURA DO CANDIDATO:_____________________________________________

P R O C E S S O S E L E T I V O 2 0 1 1

IFS


PORTUGUÊS Leia atenciosamente os fragmentos extraídos da obra Noções de coisas de autoria de Darcy Ribeiro para responder as questões de 1 a 4: 1. “O que nós chamamos de civilizados é gente desgarrada, há décadas, há séculos, desde que saíram de suas tribos originais.” Assinale a alternativa que apresenta o significado do termo em destaque: a) desacompanhada.

b) livre.

c) precipitada.

d) desnaturalizada.

e) desaparecida.

2. “Às vezes, até penso que quem sabe mesmo é o povo, ou as pessoas que não sabem nada. Mas cada um se vira com o pouco que sabe para ganhar a vida.” Diante desta afirmativa, conclui-se que: a) A sabedoria do povo serve apenas para ganhar a vida. b) Mesmo sem sabedoria, o povo ganha a vida. c) O povo se vira para ganhar a vida com muita sabedoria. d) O povo não se vira com sabedoria para ganhar a vida. e) O povo, com a pouca sabedoria que possui, luta para ganhar a vida. 3. “Reclamo é contra a destruição insensata das terras, é contra a poluição das águas e contra o envenenamento dos mares...” Assinale a alternativa que apresenta o significado do termo em destaque: a) irreversível.

b) inconsciente.

c) incontrolável.

d) inconstante.

e) inviável.

4. “Infelizmente, os povos do mundo ainda guerreiam demais. Tudo guerra suja. Não há guerra limpa.” Assinale a alternativa correta, em relação ao processo de formação da palavra em destaque: a) Derivação Prefixal. d) Derivação Parassintética.

b) Derivação Sufixal. e) Composição por Justaposição.

c) Derivação Prefixal e Sufixal.

5. Indique a alternativa em que todas as palavras tem em sua sílaba tônica, uma vogal nasal: a) contrato, manteiga, considerou, intercedeu. d) lesma, mostro, como, modo.

b) criança, amar, renovado, antes. e) vinha, morrido, muito, aceitam.

c) inconstante, doença, saindo, segundo.

6. No vocábulo guerreiam, temos: a) um ditongo decrescente oral. d) um ditongo crescente oral.

b) um tritongo nasal. e) um ditongo crescente nasal.

c) um tritongo oral.

7. Assinale a alternativa em que todos os vocábulos devem ser acentuados graficamente: a) primazia, bainha, anestesico, fluido. d) periodico, graudo, genero, mister.

b) paises, alguem, rubrica, cateter. e) vitoria, adoravel, anestesico, saido.

c) farao, diario, cigarro, tatu.

8. Aponte a alternativa grafada corretamente: a) gozo – pobreza – fertilizas – cafezal. d) gozo – burgueza – defeza – rapidez.

b) buzina – riquesa – colonizar – catalizar. e) azar – rezina – analizar – burgueza.

c) gozo – chineza – turqueza – franceza.

9. Assinale a frase correta, quanto ao uso dos porquês: a) Eis o porque da minha decisão. d) Mas porque não veio ontem?

b) Não sei por que discutimos. e) Não respondi por que não sabia.

c) Não fui ao passeio porquê estava febril.

10. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do período a seguir: Assistir ________ espetáculo fez-me muito ________ naquele dia. Acho que eu estava ____________ revoltada com as situações ____________ passara durante o dia. a) o – mau – meio – porque. d) ao – mal – meio – por que.

b) ao – mal – meia – por quê. e) o – mal – meia – porque.

11. Assinale a alternativa incorreta quanto ao emprego da crase: a) Fez tudo às pressas e foi ao colégio. b) Mariana preparou um bife à milanesa. c) Tenho compromisso hoje às treze horas. d) Eles se referem à criança que adormeceu. e) Graças à Deus está tudo bem.

c) o – mal – meia – por que.


12. Assinale a frase em que o adjetivo está no grau superlativo relativo de inferioridade: a) Você foi a pessoa menos agradável que eu conheci. b) Os pesquisadores são inteligentíssimos. c) Esta poltrona é menos confortável que a outra. d) Não sou a mais apressada de minha turma. e) Aquela mulher é podre de rica! 13. O plural dos nomes compostos está correto em todas as alternativas, exceto: a) À moda estão voltando as saias-balão. b) As aulas serão dadas às sextas-feiras. c) Há muitos beijas-flores naquele lugar. d) Os vice-diretores estarão reunidos amanhã. e) Os amores-perfeitos estão brotando. 14. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do período abaixo: Para você _______ ao museu é preciso que _______ à direita quando ________ praça da Independência. a) vir – vire – vir.

b) vir – virar – ver.

c) vir – vire – ver.

d) vir – vires – ver.

e) vir – vire – veres.

15. O adjetivo está empregado na função de advérbio em: a) Não apreciava os filmes muito violentos. b) Ao abrir a porta, viu claro tudo que acontecia. c) Preparou um terno muito claro para a recepção. d) Ela vestia roupão claro nas noites quentes. e) Um claro incomodava a visão daquela moça. 16. Embora todas as conjunções sejam aditivas, uma oração apresenta ideia de adversidade: a) Não só gosto de Inglês como também de Francês. b) Escutamos seu chamado e voltamos imediatamente. c) Não foi ao teatro e nem ao encontro dos amigos. d) Providenciou o discurso e garantiu os resultados. e) Queria estar às oito no teatro e seu irmão desistiu de ir. 17. Assinale a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: a) As crianças voltaram logo para casa. b) A secretária do Conselho chegou atrasada à reunião. c) Executaram as novas obras durante o verão. d) Estava alegre com o resultado do exame. e) Empossaram o novo Secretário de Cultura. 18. Observe as orações: “Fala-se em nova guerra”, “O jardim estava todo florido”, “Ontem fez um tremendo calor naquele ginásio”. O sujeito se classifica, respectivamente, como: a) simples, indeterminado, simples. d) inexistente, inexistente, inexistente.

b) indeterminado, simples, inexistente. e) oculto, simples, inexistente.

c) indeterminado, inexistente, simples.

19. Assinale a alternativa correspondente ao período que apresenta predicativo do sujeito: a) Como o povo anda entusiasmado! b) Naquele parque não faltam diversões. c) A professora soube hoje da sua aprovação. d) Eles prometeram que voltariam para casa. e) Surpreendeu ao chefe o novo funcionário. 20. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do seguinte período: “Como ____________ meses que a loja não funcionava, não ____________ máquinas ______________ para agilizar o atendimento ao público. a) faziam – haviam – suficientes. d) faziam – havia – suficiente.

b) fazia – havia – suficientes. e) fazia – havia – suficiente.

c) fazia – haviam – suficientes.


CONHECIMENTOS GERAIS 21. Do ponto de vista demográfico, o Brasil pode ser definido como um país: a) Povoado e populoso. b) Povoado, pois a densidade demográfica é muito baixa. c) Populoso, pois a densidade demográfica é elevada no interior. d) Povoado porque a população absoluta se concentra na faixa litorânea. e) Populoso, dado o grande contingente demográfico. 22. O petróleo está associado a: a) Rochas sedimentares e detritos orgânicos. b) Rochas sedimentares e detritos orgânicos marinhos depositados em mares rasos e em lagoas recentes. c) Rochas metamórficas e restos vegetais alterados por temperatura e pressão elevadas. d) Rochas sedimentares e detritos orgânicos continentais depositados em grandes pântanos atuais. e) Rochas cristalinas e detritos orgânicos depositados em mares profundos. 23. Para construir um meio ambiente saudável no Brasil é fundamental: a) Diminuir a reciclagem de papel, através da coleta seletiva e processamento em usinas. b) Reduzir as tarifas de importação de papel. c) Diminuir os impostos para produtos que usem papel reciclado. d) A existência de grande diversidade animal e vegetal. e) A consciência cidadã e mudanças no atual modelo de sociedade. 24. Um dos fenômenos mais discutidos e polêmicos da atualidade é a globalização. Marque a alternativa que indica impacto negativo desse fenômeno: a) Aumento da mão-de-obra desqualificada que desacelera a migração. b) Crescimento demográfico nos países subdesenvolvidos. c) Desenvolvimento econômico nos países do norte. d) Fenômeno da exclusão social nos chamados países periféricos. e) Aumento da oferta de emprego e queda dos salários. 25. “A pesquisa científica e a produção de tecnologia avançada são cada vez mais importantes na diferenciação entre países. Isto porque estamos na era dos computadores e dos robôs, ou seja, da substituição do trabalho humano por máquinas”. (VESENTINI, 1991, volume 3, pág. 57). Marque a alternativa que contém os países mais avançados em termos de desenvolvimento científico e tecnológico. a) Japão, Afeganistão e Canadá. d) Paquistão, Argentina e Suécia.

b) EUA, Japão e Alemanha. e) França, Espanha e Portugal.

c) EUA, Japão e Brasil.

26. Assinale a alternativa que contém atividades humanas com menor poder de alteração da biosfera: a) Silvicultura e agricultura sustentável. c) Agricultura intensiva e mineração. e) Lazer e queimadas.

b) Indústria química e reciclagem do lixo. d) Urbanização e construção de represas nas zonas rurais.

27. “A bacia do Pacífico é a extensão natural de seus domínios. Durante a Segunda Guerra Mundial, essa ideologia expansionista foi posta em prática, com a ocupação territorial de grande parte do litoral e do Sudeste Asiático, além da Oceania. A partir da década de 1970, o expansionismo territorial foi substituído por um expansionismo financeiro e industrial: volumes crescentes de capitais foram aplicados e grande número de suas transnacionais instalaram-se em pontos estratégicos de diversos países da região”. (VESENTINI, 2009) O texto acima melhor se aplica ao seguinte país: a) Alemanha.

b) China.

c) Coréia do Sul.

d) Estados Unidos.

e) Japão.

28. A degradação do meio ambiente sempre esteve presente ao longo da História da Humanidade, mas, nos dias atuais, os acidentes ambientais são cada vez mais impactantes, gerando algumas reações por parte da população em geral e do poder público em particular. Assinale a alternativa correta sobre a solução para esse aumento da degradação ambiental: a) Os níveis de poluição são mais elevados nos países desenvolvidos e nas antigas economias socialistas que não se preocupam devidamente com a questão ambiental. b) O aumento da poluição decorre essencialmente do comportamento inadequado da população dos países subdesenvolvidos. c) Nas grandes cidades industrializadas dos países desenvolvidos a poluição é quase nula em função do eficiente e constante monitoramento dos governos locais. d) Os únicos produtos usados na agricultura que não poluem as águas são os agrotóxicos que podem ser usados indistintamente na zona rural e) Hoje se faz necessário uma revisão da matriz energética baseada nos combustíveis fósseis.


29. A partir da Constituição de 1988 e das macrorregiþes estabelecidas pelo governo brasileiro, Ê correto afirmar: a) O território da Fernando de Noronha transformou-se em um novo estado da região Nordeste. b) Com a divisão do Estado do Mato Grosso, surgiu o Estado de Tocantins. c) A região Nordeste passou a incorporar os estados de Fernando de Noronha e do Amapå. d) Surgiram três novos estados: Amapå, Tocantins e Roraima. e) O estado do triângulo surgiu do desdobramento do Estado de Minas Gerais. 30. Sobre a atual distribuição do poder econômico na escala mundial Ê correto afirmar: a) A liderança dos Estados Unidos permanece inabalåvel e incontestada. b) A globalização permitiu livre transporte de mercadorias e de doenças, como Ê o caso da gripe suína e da gripe aviåria. c) Ainda se registra uma clara divisão geopolítica dos países em primeiro, segundo e terceiro mundo. d) Verifica-se o domínio da globalização econômica, apesar da recente crise financeira. e) Os países emergentes são antigas åreas de economia planificada que hoje se encontram industrializadas e apresentam grandes reservas minerais.

MATEMĂ TICA Com base nos fragmentos abaixo retirados do livro “Noçþes de Coisas" de Darcy Ribeiro, responda as questĂľes 31 e 32. “Universo ĂŠ muito variado. A Terra ĂŠ pouco maior que VĂŞnus, mas muitĂ­ssimo maior que Marte e que MercĂşrio. JĂĄ Saturno tem massa de quase cem Terras. E JĂşpiter ĂŠ trezentas vezes maior. Tudo isso, entretanto, ĂŠ ninharia. O Sol ĂŠ trezentas e trinta vezes maior que a Terra e ocupa, ele sozinho, 99,9% da massa do sistema solar. Os planetas todos, como se vĂŞ, sĂŁo titiquinhas diante do Sol. SĂŁo cisquinhos que se desprenderam dele e perambulam por aĂ­. 31. A fração equivalente ao percentual citado no fragmento acima corresponde a:

a)

, 

b)

,

c)



,

d)



 

e)

,



32. O nĂşmero de subconjuntos do conjunto formado pelas letras nĂŁo repetidas dos planetas citados correspondem a: (Obs.: Considerem as letras do conjunto todas minĂşsculas.) a) 9.216 subconjuntos

b) 65.536 subconjuntos

c) 8.192 subconjuntos

d) 16.384 subconjuntos

e)32.768 subconjuntos

33. Colocando os elementos do conjunto da segunda questĂŁo em ordem alfabĂŠtica, cada letra estĂĄ associada a um nĂşmero natural, sendo a letra “aâ€? correspondendo ao nĂşmero 1, a segunda letra igual ao nĂşmero 2, a terceira igual a 3 e assim por diante. Com base no enunciado, o valor numĂŠrico da expressĂŁo abaixo corresponderĂĄ a:

v – n – o – uv + j a) 41

b) -14

c) 26

e

d) -58

e) -128

34. De acordo com o enunciado da questĂŁo trinta e trĂŞs, qual o valor da SOMA abaixo: SOMA = a) 5 + 9√13

b) -5 √13



+

   

–

   

c) -5 + 9√13

d) 5√13

e) -3√13

35. Sabendo-se que os coeficientes de cada termo da função g(x) = ax + x + o correspondem de acordo com o enunciado da questão trinta e três. Então, o quadrado da soma das raízes dessa função Ê igual a: 2

a) 36

b)20

c) 23

d) 100

e) 64

36. Com base no enunciado da trigÊsima quinta questão, a função intercepta o eixo das ordenadas no ponto: a) A (6, 0)

b) B (0, 8)

c) C (6, 1)

d) D (6, 8)

e) E (8, 0)

37. Num armazĂŠm foram empilhadas algumas caixas que formaram o monte mostrado na figura a seguir. Se cada caixa pesa 35000g, quanto pesa o monte com todas as caixas? a) 455 kg b) 490 kg c) 525 kg d) 550 kg e) 650 kg


38. Um aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia de Sergipe levou para tirar algumas dúvidas com o professor de matemática um relatório com os planos que uma companhia telefônica oferece: tarifa mensal fixa de R$ 16,50 gratuidade em 10 horas de ligações por mês R$ 0,04 por minuto que exceder às 10 horas. Em julho, o pai desse aluno usou o telefone por 15 horas e 17 minutos, minutos, e em agosto por 9 horas e 55 minutos. Qual a despesa do pai desse aluno com telefone nesses dois meses? a) R$ 45,68

b) R$ 131,10

c) R$ 45,60

d) R$ 29,98

e) R$ 29,18

39. Na figura temos dois quadrados. O maior tem lado m + n e o menor lado n. Qual é a área da região em cinza? 2

a) m + mn b) n 2 c) m - nm d) 2m + n 2 e) 2mn + n

m+n m

40. Um texto ocupa 12 páginas de 45 linhas cada uma, com 80 letras (ou espaços) em cada linha. Para torná-lo torná mais legível, diminui-se para 30 o número de linhas por páginas e 40 para o número de letras (ou espaços) por por linha. Nas novas condições, o número de páginas ocupadas pelo texto será: a) 24

b) 32

c) 18

d) 36

e) 12

Sabe se que a cozinha tem a forma de um quadrado, com lado de 4,4 m, 41. Uma quitinete possui uma cozinha, um quarto e um banheiro. Sabe-se o quarto tem a forma de um retângulo com dimensões 3m e 4,5m e o banheiro tem área igual à metade da área da cozinha. A área 2 total desse apartamento, em m , é de: a) 42,54

b) 37,70

c) 37,72

d) 42,80

e) 37,50

42. Identifique a função cuja parábola cruza o eixo das abscissas em dois pontos distintos e tem a concavidade voltada para cima: 2

a) f(x) = x - 6x + 10

2

2

b) f(x) = - x - 6x - 9

2

c) f(x) = x - 6x + 8

2

d) f(x) = 2x - 6x + 8

e) f(x) = x - 6x + 9

2

43. O vértice da parábola definida pela função y = x - 6x + 5 está localizado no (a): a) 1º quadrante

b) 2º quadrante

c) 3º quadrante

d) 4º quadrante

e) na origem

44. Uma pessoa quer plantar árvores na frente e na lateral de um terreno, que têm medidas 60 m e 168 m. Como Com são árvores que ficam de grande porte, quando adultas, e por razões estéticas também, a pessoa quer que as árvores fiquem à máxima distância uma da outra ou e igualmente espaçadas. Quer plantar árvores nos cantos também. Cada árvore deverá ser plantada a quantos qu metros de sua vizinha? a) 8 m

168

b) 12 m c) 10 m

60

d) 11 m e) 9 m 45. A soma dos números inteiros maiores ou igual a -5 que satisfazem a inequação a) -7

b) -8

c) -9

>

, sendo o conjunto U= , é:

d) -10

e) 8

46. Para manter seu preparo físico, um atleta caminha 10 km em direção ao sul, partindo de um ponto A. Depois 6 km em direção leste les e, finalmente, 2 km em direção norte, parando em um ponto B. A distância, em linha reta, do ponto B ao ponto A, em km, é: A a) 8 km b) 9 km c) 10 km d) 18 km e) 2 km

10 Km B 6 Km

2 Km


47. Quanto corresponde o valor de   na figura abaixo: a) 10

P

(

 

+ 15)

b) 0,02    d) 

M

c)

e) 0,01

(x + 30) Q

48. Julgue as sentenças abaixo, (V) de verdadeira ou (F) de falso: I. II. III. IV. V.

Dois ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes. 0 A medida do complemento do ângulo de medida θ corresponde a 180 – θ. 0 0 0 90 – 45 40’ corresponde a 44 20’. Dois ângulos são consecutivos quando têm o mesmo vértice. 0 0 Um ângulo mede 50 . Podemos afirmar que o seu suplemento é um ângulo de 40 .

De acordo com os itens acima, podemos afirmar que: a) b) c) d) e)

Apenas as afirmações I e III são verdadeiras. Apenas as afirmações I, II e III são verdadeiras. Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras. Apenas a afirmação II é verdadeira. Apenas as afirmações IV e V são falsas.

49. Capri Caprichoso, aluno da Escola Lavai dois, após mudar para uma nova casa, mandou o seguinte e-mail para seu amigo Sorriso: Sorriso, Estou comunicando a você o meu novo endereço. Rua das Rosas Vermelhas, nº @@ Adivinhe o número de minha casa. Vou dar algumas dicas: 4 2 O número é formado por dois algarismos. O algarismo das dezenas é 8 (oito) e o das unidades é a raiz positiva da equação x – 6x – 27 = 0. Aguardo sua visita. Um grande abraço, Capri Caprichoso Então, o número da casa de Capri Caprichoso é: a) 80

b) 81

c) 82

50. Se f(x) = ax + b, f(1) = 2 e f(2) = 5, então o valor de a a) 3

-1

b) 3

-b

d) 83

e) 84

d) 3,5

e) 2

é:

c) 0,02

Prova do Ifs. Integrado  

A prova do ifs integrado.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you