Page 4

O que é Ortodontia? Quando consultar um

coloproctologista?

O

coloproctologista é um cirurgião especializado no tratamento das doenças do cólon (intestino grosso), reto e ânus. Para sua formação, é necessário, além da Faculdade de Medicina, realizar Residência Médica em Cirurgia Geral e, após, Residência Médica em Coloproctologia. Este especialista é apto a realizar cirurgias que variam de pequeno a grande porte para o tratamento das patologias colorretais e anais, além de colonoscopia para diagnóstico e tratamento das doenças do cólon e do reto. Muitos pacientes ainda têm dúvidas, diante de tantas especialidades médicas, sobre qual especialista deve ser procurado quando há sintomas anais e intestinais. Segundo o coloproctologista Fernando Zanchet (foto), este especialista deve ser consultado na presença dos seguintes sintomas: alteração do hábito intestinal, dor ou distensão abdominal, presença de sangue nas fezes, desconforto ou sangramento anal, ardência ou coceira anal, diarreia crônica e histórico familiar de câncer colorretal. As principais patologias tratadas no dia-a-dia do Coloproctologista são: doença hemorroidária, fístula anal, fissura anal, verrugas anais (condilomas), cisto pilonidal, prolapso retal, doença diverticular, doença inflamatória intestinal, constipação, pólipos do intestino, câncer do cólon, do reto e do ânus, entre outras. Fernando comenta que, nos últimos anos, os tratamentos e cirurgias das doenças colorretais evoluíram muito. “Apesar de as técnicas cirúrgicas serem modernas e evoluídas, o ideal é começar o tratamento o quanto antes para evitar complicações futuras”, lembra o especialista. Zanchet afirma que a melhor maneira de se obter um diagnóstico correto e um tratamento adequado é através de uma avaliação com um especialista. Lembra também que, há 2 meses, aconteceu a Campanha Setembro Verde, realizada pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia, de conscientização do câncer colorretal, o único tipo de câncer que pode ser prevenido. Todas as pessoas, a partir dos 50 anos de idade, devem realizar a colonoscopia para prevenir o câncer. Em alguns casos, pessoas com fatores de risco para o câncer colorretal, a colonoscopia deve ser realizada mais cedo.

A

ortodontia é a especialidade odontológica responsável pela correção e alinhamento dos dentes e ossos dos maxilares que se encontrem em posições inadequadas. O ortodontista é o dentista que se especializou e estuda para prevenir e tratar problemas causados pelo crescimento e desenvolvimento da face, posicionamento dentário e outros problemas relacionados. Para recomendar o tratamento adequado, o ortodontista leva em conta a avaliação clínica do paciente. Mas, o tratamento ortodôntico vai além da estética afinal, quando se tem dentes desalinhados, fica mais difícil realizar uma higiene bucal adequada e isso pode acarretar também em outros problemas, como a dor de cabeça e má postura. Sendo assim, a ortodontia também possui um papel importante na sua saúde bucal. Existem alguns fatores que podem ser determinantes no seu diagnóstico, e você pode perceber alguns desses problemas por conta própria, e assim, obter uma noção maior da sua necessidade de um tratamento ortodôntico. Os mais fáceis de identificar são:  Dentes desalinhados - também conhecidos como dentes apinhados, ocorrem pela falta de espaço na arcada dentária para acomodar todos os dentes;  Dentes separados - chamados de diastemas, são as falhas ou espaços existentes entre os dentes, que acabam por não preencher todo o espaço da boca; Mordida cruzada - podendo ser inferior ou superior, a mordida cruzada se caracteriza por dentes superiores se projetando à frente dos inferiores ou vice-versa.

O que é Invisalign?

Com um tratamento virtualmente invisível e higiênico, o sistema Invisalign utiliza uma abordagem inovadora para endireitar os dentes de forma eficaz. Invisalign é a alternativa quase invisível aos aparelhos ortodônticos convencionais, porque ao invés de movimentar os dentes por meio de peças coladas aos dentes do paciente, o Invisalign utiliza jogos de moldeiras sequenciais removíveis, chamadas de alinhadores, que são feitos sob medida para cada etapa do tratamento. Tudo que você tem que fazer é usar esses alinhadores, feitos de um plástico praticamente invisível, para gradualmente mover os seus dentes para a posição ideal. Dr. Mateus Pires da Silva Especialista em Ortodontia - CRO 18.757

Especial Saúde  
Advertisement