Page 2

NOROESTE

Temperatura do quarto indica melhora no sono

Quem prefere dormir com o arcondicionado gelado pode não saber o quanto esse hábito traz benefícios à saúde. A temperatura baixa do quarto ajuda a ter uma boa noite de sono. Segundos estudos, os quartos devem ter entre 15 e 19 graus para um indivíduo dormir melhor. Se a temperatura estiver acima de 23 as pessoas tendem a ficar agitadas e se mexerem mais durante a noite. A temperatura do corpo oscila no período de 24 horas, sendo mais baixa durante o repouso prolongado, nos períodos da noite e madrugada. Como o sono geralmente bate quando a temperatura corporal está caindo, então, um quarto mais frio auxilia a adormecer mais rápido e melhor. Ter uma boa noite de sono ajuda também a perder peso, especialmente em um quarto gelado. Na medida em que a pessoa se refresca e dorme, acontece a liberação do cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Nas noites em que isso não acontece, há redução dos padrões considerados saudáveis de sono: nestes casos, o indivíduo tende a acordar com níveis de cortisol altos, desencadeando períodos de tensão, ansiedade e aumento súbito de apetite. Outro estudo nesta área afirmou que dormir em um quarto com pouco mais de 18 graus pode ajudar a prevenir algumas doenças metabólicas, como a diabetes. Os participantes da pesquisa não só queimaram mais calorias enquanto estavam acordados como também dobraram a quantidade de gordura boa, diminuindo o risco de doenças deste tipo, como obesidade, pressão alta e alterações de colesterol.

Como aliviar

SEXTA-FEIRA, 08 DE JUNHO DE 2018

2

Como limpar seus ouvidos sem cotonete

Você já deve ter sido avisado sobre quão perigosos são os cotonetes para seus ouvidos. Não é para menos, na verdade, este instrumento pode causar um acúmulo de fósforo no canal auditivo, ou pior, pode machucar seriamente o tímpano ao usá-lo. Os especialistas geralmente recomendam deixar os cotonetes de lado, pelo menos para a limpeza rotineira das orelhas, mas, então, qual é a melhor maneira de limpá-las? A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que você nem precisa se preocupar tanto com esse hábito, pela simples razão de que o ouvido tem a capacidade de se “autolimpar”, então só precisa limpar o ouvido do lado de fora. Nenhum líquido ou agente externo deve ser inserido, a menos que seja parte do tratamento recomendado por um especialista. Existem casos específicos em que se produz cerume excessivo ou infecções que exigem limpeza urgente, mas em circunstância alguma as pessoas com essa condição devem fazer a limpeza por conta própria. Você deve procurar um especialista, que usará ferramentas e substâncias específicas para fazer a limpeza manual. Apesar da recomendação acima, existem métodos que você pode usar para dar uma limpeza básica aos seus ouvidos. Recomendam-se a umidificação de um pano e massagem circular em sua orelha para limpá-lo, mas sem inserir o pano dentro do canal auditivo. Complementando, se você sentir o bloqueio de cera, é sugerido tentar colocar, com muito cuidado, algumas gotas de glicerina, peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida - deve ajudar a eliminar a obstrução no canal do ouvido.

enxaqueca

Quem sofre constantemente de enxaqueca e não consegue ter alívio dos incômodos com remédios tradicionais pode apostar em métodos menos tradicionais, mas possivelmente bastante eficientes para combater as dores através da acupressão. Ela consiste na pressão sobre pontos específicos do corpo para tratamentos terapêuticos, semelhante à acupuntura. A técnica, criada na China, não substitui consultas médicas e não oferece curas, mas tem função analgésica e pode fornecer alívio momentâneo de forma natural. Para praticar a acupressão em casa, basta pressionar e massagear os pontos determinados por um período entre 5 e 10 minutos,

sem remédios

até obter alívio dos incômodos. Pressione o ponto que fica no centro do rosto, especificamente entre as sobrancelhas, no encontro entre o início da testa e o fim do nariz. Outros dois pontos que, quando pressionados, aliviam a enxaqueca, estão localizados na parte interna das sobrancelhas, próximas ao fim do nariz. Pressione ainda a região da parte de trás da cabeça, onde começa a coluna vertebral, de ambos os lados. Vale ainda pressionar e massagear a região acima das orelhas, nos dois pontos das têmporas, onde inicia o cabelo. Na parte de fora das mãos, entre os dedos indicador e polegar, fica outro ponto que, se pressionado, alivia dores de cabeça e reduz a tensão muscular.

Especial Noroeste Saúde  
Especial Noroeste Saúde  
Advertisement