Page 2

NOROESTE

2

SEXTA-FEIRA, 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Os planos do

Conecta Educação

O Programa Conecta Educação, que visa uma construção coletiva do conhecimento, tem como objetivo implementar o GAFE – Google Apps For Education, capacitar os professores no uso do Google Classroom e acompanhar a realização de projetos com o uso da Tecnologia Educacional junto as escolas da rede municipal, estadual, federal e particular de Santa Rosa. Ele foi realizado em 2017 pela Agência de Desenvolvimento (AD) de Santa Rosa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a 17ª Coordenadoria Regional de Educação e continuará em 2018. Além de proporcionar o avanço na utilização da tecnologia nas escolas, a AD mantém planejamento e alinhamento constante, com a equipe da Secretaria de Educação de Santa Rosa. Desta forma acompanha-se a realidade da educação na cidade e se organizam as ações a serem feitas para que a utilização da tecnologia em sala de aula seja mais

eficaz para alunos e professores. Os professores também continuarão a utilizar Khan Academy, uma ferramenta que está revolucionando o aprendizado, através de conteúdos disponíveis online, nos quais o professor consegue trabalhar o aprendizado híbrido e personalização do aprendizado do aluno, focando nas dificuldades individuais de cada estudante, podendo ser utilizado por professores e alunos gratuitamente. O presidente da AD, Felipe Diesel destacou que “o programa foi muito bem aceito e avaliado positivamente pelos participantes, na edição de 2017 e que em 2018 será realizado, no mínimo, o que foi feito no ano passado, mas almejando a ampliação em tudo o que for possível”.

Preparando a criança

As férias foram maravilhosas, mas as manhã e tardes de brincadeira e horários flexíveis estão com os dias contados. Isso porque já é hora de começar a preparar os filhos para o retorno à escola de forma gradual e com certa antecedência. Segundo especialistas, nesse período é importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada aos horários das atividades escolares. Uma semana antes, é recomendável reduzir o tempo da criança na internet ou na frente da TV e começar, de maneira gradual, a colocar o filho para dormir mais cedo, por exemplo. Em algumas famílias, há também uma grande flexibilidade quanto ao tempo de uso do tablet ou da televisão, horário de dormir e de tomar banho, entre outras coisas. Por isso, nesses dias, é preciso retomar as regras e os combinados que elas deverão seguir quando as aulas começarem. Outra dica é ligar para os amigos ou encontrá-los dias antes do começo do ano letivo. Os pais também podem conversar com a criança sobre as novidades e as expectativas para o novo ano letivo.

Especial Volta às Aulas  
Especial Volta às Aulas  
Advertisement