Issuu on Google+

(capa do cd que estรก com o prof. Fabrizio Di Sarno.)


Projeto Ultra Movimento: Cubismo Principais Artistas: Pablo Picasso, Georges Braque, Juan Gris. Artista Escolhido: Juan Gris Obra Escolhida: The Garden

As principais características do Cubismo são: extrema geometrização e desconstrução da imagem, figuras sem perspectivas tridimensionais, crítica aos desenhos acadêmicos e, posteriormente a introdução de colagens sob as pinturas. O Cubismo pré-analítico criado Paul Cézanne e o posterior analítico, aprimorado por Picasso e Braque, tiveram forte influência da arte africana, principalmente das máscaras.

Juan Gris era um grande admirador e discípulo de Pablo Picasso e, via nele um mestre do qual valia a pena imitar. Em 1912, Juan Gris começou a expor suas primeiras obras já considerada cubista, quatro anos antes havia conhecido Pablo Picasso em Madrid. Com suas técnicas de colagens e a utilização de cores em suas obras, deu ao cubismo um novo sentido e uma nova perspectiva sobre o movimento. Quando Pablo Picasso e Georges Braque abandonam o Cubismo e partem para novos horizontes artísticos, Juan Gris se vê sozinho e responsável por levar à diante o movimento cubista, sendo assim, ele cria um novo estilo de pintura e uma nova vertente ao movimento, dando origem então ao Cubismo Sintético.

Tentamos com essa composição, capturar e expressar ao máximo a essência da obra escolhida de Juan Gris. A obra se trata de um jardim, sistematicamente geométrico e desconstrutivo. Apresentam espirais dando alusão a um possível corre mão de uma escada, dessas de metal que por vezes encontramos em jardins de inverno, por isso, a utilização de uma combinação de acordes crescentes no início da música. Há luz e escuridão sob a tela, respectivamente o dia e a noite. Há também linhas verticais como se fossem cordas dentro do braço de um violão, e uma pequena fragmentação das mesmas que podemos interpretar como partituras.

Era comum nas obras de Juan Gris e Picasso a imagem fragmentada do violão e suas respectivas linhas horizontais.


Procuramos usar instrumentos acústicos para maior fidelidade com a obra. Utilizamos 2 violões com 2 pontos de vistas diferentes da mesma imagem, buscando ao máximo a essência do cubismo, de que todas as dimensões estão inseridas sob o mesmo plano. As percussões são referências à arte africana, da qual o cubismo teve forte influência no início do movimento. A composição conta com acordes consoantes e dissonantes; os consoantes, sob uma forma melódica e agradável ao ouvir, referem-se à luz, à claridade e ao dia, por isso, o complemento também do canto dos pássaros; Já os acordes dissonantes, aqueles que dão certa tensão aos ouvidos, é a representação da noite, da escuridão, do vazio. As vozes por sua vez, representam os ventos e o canto das criaturas das trevas.

Curso: Música – Segundo Semestre Nátali Mesquita – n. 27 Carlos Eduardo Scalet – n. 6 Diego Angelini – n. 8 Kaue Fanti Dueñas – n.21


The Garden – Juan Gris


Projeto ultra - Cubismo