Page 1

ROTEIRO PARA RELATÓRIO DE ESTÁGIO 1 Profa. Me. Suzi Reis – reis.suzi@gmail.com

APRESENTAÇÃO DO ESTAGIÁRIO – quem ele(a) é? Em qual semestre está? É bolsista de IC? Atua em algum laboratório? Razões porque está fazendo letras/inglês? Email, telefones para contato; apresentação da professora regente e da escola em que está atuando; DESCRIÇAO E INFRA-ESTRUTURA DA ESCOLA 1. Quais as condições gerais do edifício e das salas de aula? 2. Como está organizado o espaço da sala de aula? (são somente mesas e as cadeiras? Existe alguma decoração especial para a faixa etária? Quem a realiza?) 3. As salas de aula são espaçosas? Encontram-se em boas condições ou degradadas? E como os alunos as percebem? Tem algum posicionamento frente à situação? 4. Quais os recursos disponíveis (TV, DVD, retroprojetor, biblioteca, cozinha, computadores, etc..)? 5. Há uma sala de vídeo? Há um laboratório de informática? Quais os critérios para a sua utilização? 6. Quais espaços nas escolas os alunos preferem freqüentar? Qual (is) atividade(s) realiza(m) nele(s)? SUJEITOS E RELAÇÕES HUMANAS 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

8. 9. 10. 11.

Os estudantes interagem entre si? São elogiados ou penalizados por essas interações? Qual é o numero médio de alunos por turma? Há alunos portadores de necessidades especiais nas turmas? Como é a reação dos outros alunos com relação aos portadores de necessidades? Entendem as diferenças? Criticam? Todos os alunos se dedicam à mesma atividade simultaneamente? Os alunos se oferecem rápida e voluntariamente para dar respostas nas discussões? A dinâmica de trabalho do/a professor(a) suscita a cooperação ou a competição? Em que situações uma e outra são estimuladas? Como o professor concebe ensinar/aprender uma língua estrangeira? As atividades desenvolvidas no cotidiano da sala de aula proporcionam autonomia ou dependência dos/as alunos(as) em relação a/o professor(a) e a escola? A turma é heterogênea ou homogênea? Se for heterogênea, qual é o critério de agrupamento dessas diferenças? Quais os materiais expostos nas paredes e/ou estantes? Há personagens nesses materiais? Quais são? O conteúdo das aulas é relacionado com a sociedade? O/A professor(a) consegue estabelecer relações do conteúdo lingüístico com situações reais de uso da linguagem na sociedade?

Material adaptado de Fighera, A. ( 2007)


DISCIPLINAS E AUTORIDADE ESCOLAR 1. Quem decide onde os alunos devem sentar? O professor ou o aluno? 2. Como os alunos expressam atenção e adesão à autoridade no dia-a-dia escolar? 3. São estabelecidas regras aplicadas à mobilidade dos/as estudantes pela sala e escola? Como são controladas? Quais são as sanções ao descumprimento das regras? Quem determina as regras? Os alunos? A professora? Ambos? 4. Quais as situações disciplinares que mais se repetem? 5. Há apoio específico de técnicos (psicólogos, assistente social, orientador educional?) RELAÇÃO ESCOLA-COMUNIDADE 1. Conforme o projeto político pedagógico da escola, como é abordada a relação escolacomunidade? 2. A escola participa de projetos como escola aberta, amigos da escola, etc? qual(is)? Qual é o envolvimento dos professores, dos alunos, da equipe diretiva, dos pais, alunos e funcionários nesses projetos? Quem delibera o planejamento, a organização e a avaliação dos mesmos? 3. Há alguma comissão independente (associação de pais, COM, etc) para que as demandas ou reinvidicações de pais e estudantes possam ser ouvidas? 4. Quais as ações comuns ( projetos, festas, mutirões para reparos da estrutura física, etc) entre essa comissão e a equipe diretiva? 5. Como a comunidade escolar e a comunidade em que a escola se insere concebem a importância do ensino da LE?

PRINCIPIOS E OBJETIVOS DA ESCOLA 1. O que o projeto político-pedagógico revela sobre a filosofia da escola, seus objetivos e projetos? 2. Quais são as especificidades da área de língua inglesa/literatura diante desses objetivos? 3. Como se organizam as áreas de conhecimento (disciplinas, áreas, blocos temáticos, etc)? 4. As áreas de conhecimento dialogam? Em que situações? Há reuniões para planejamento coletivo? ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1. O que a observação das aulas, cadernos de alunos e livros didáticos permitem afirmar sobre: a) As atividades de leitura? b) As atividades de produção e compreensão? c) As atividades de estudo da gramática? d) As concepções de ensino/aprendizagem, de linguagem adotada pelo professor(a) e) As concepções teóricas de texto, leitura, produção oral e escrita, gramática, gêneros? Material adaptado de Fighera, A. ( 2007)


f) Quais atividades são exemplares dessas concepções? g) O professor adota livro didático? Qual? h) Essa é a única referência utilizada para o planejamento das aulas? Quais são os gêneros textuais presentes no livro? i) Quais gêneros são explorados em sala de aula? Os gêneros textuais que não constam no livro são apresentados aos alunos por meio de outros materiais ou recursos didáticos? Quais? j) O professor disponibiliza folhas mimeografadas, xerocadas ou selecionadas de revistas ou jornais? Com qual finalidade? Qual é o conteúdo desses materiais? k) Na maioria do tempo, qual é o recurso ou material mais utilizado para a aprendizagem? Há materiais de complemento? Quais? l) Com que freqüência os alunos trabalham em grupo? Que experiência resulta esse tipo de trabalho ( por exemplo, murais, exposições, materiais? Essas produções são apresentadas a comunidade? Ou ficam só no âmbito da escolar?) m) Como os alunos respondem ao chamado para trabalhos individuais? n) Os conteúdos desenvolvidos em sala de aula são contextualizados sóciohistoricamente? o) Há estímulos à aprendizagem através da pesquisa? Como ela acontece? p) O/a professor/a problematiza ou relaciona os conhecimentos abordados com a realidade? Como você percebe isso? q) Existe o aproveitamento dos conhecimentos que os alunos trazem de suas vivências? Como se dá esse aproveitamento? r) Os alunos tem tempo livre após o término das suas atividades? Se positiva a resposta, o que esse aluno faz durante esse período? s) È incentivado em sala de aula trabalhos em duplas ou em grupo? Como os alunos se comportam nessas situações? t) Qual (is) tipo(s) de atividades é (são) realizada(s) em grupos? Como são organizadas? u) Qual é o papel/postura do professor durante as atividades em grupo? v) Que tipos de materiais são utilizados para a aprendizagem da LI? (textos? Livros?, vídeos, internet, etc?) w) A partir da análise do material didático e das aulas, é possível perceber qual é a concepção de linguagem, de ensino e de aprendizagem adotada pelo professor(a) regente? AVALIAÇÃO 1. Como é feita a avaliação das tarefas e da aprendizagem da LI na escola? 2. Qual a metodologia (procedimentos, valores, instrumentos de avaliação) de avaliação adotados (as) pelo(a) professor(a)? 3. A avaliação tem um momento especifico, no mês ou bimestre? Tem valor ou peso maior que os trabalhos realizados na sala de aula? 4. Avaliação é entendida como produto ou processo? 5. Como os alunos percebem a avaliação? O que eles comentam, como se comportam quanto a esse tema?

Material adaptado de Fighera, A. ( 2007)


6. Em que circunstâncias os alunos são elogiados? Qual é a repercussão para ele e para os outros? 7. Quais conhecimentos são avaliados? ( leitura, produção oral, escrita, ou apenas gramática?) AVALIAÇÃO FINAL DO ESTAGIÁRIO - Avaliação quanto a experiência de estágio 1, a importância dessa inserção na escola, quais ações/temas/posturas foram surpreendentes? Quais ações/temas/ posturas foram decepcionantes? Quais ações foram realizadas pelo estagiário para colaborar com a prática docente do professor regente? Houve avaliação e critica colaborativa para com o trabalho do professor regente? Como se estabeleceu a relação professor-regente, estagiário e orientador?

Material adaptado de Fighera, A. ( 2007)


Roterio para relatório de estágio 1  

tópicos e questões que podem orientar a elaboração do relatório de estágio 1

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you