Issuu on Google+

JORNAL BALAMINUTI ARTE NA ESCOLA NÚMERO 1 – JORNAL 1 – ANO 2014 Produção e Edição: M. Suzaneide da S. Nunes

O que é arte ? A arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música que é capaz de nos fazer felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade

IMPORTÂNCIA DA ARTE

A Arte é extremamente importante para o desenvolvimento global do Ser Humano, devendo ser trabalhada com liberdade e seriedade desde cedo em sala de aula. Fazer Arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos. Auxilia, por exemplo, na facilidade (ou não) da expressão escrita, uma vez que esta requer muita imaginação. Falando-se em imaginação, fala-se também na capacidade de lidar com situações difíceis, de improvisar e muito mais. Por isso, a Arte deve ser incentivada e ter seu espaço em toda escola pois desperta a capacidade de criação, nos alunos que colocarão em prática sua sensibilidade artística nas aulas programadas pelo currículo escolar.


PROFESSORA DA ESCOLA BALAMINUT TRABALHA O ARTISTA ROMERO BRITO COM ALUNOS DOS 5º ANOS COM INTERDISCIPLINARIDADE NA AULAS DE LINGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA A Arte de Romero Brito na Aula de Língua Portuguesa e Artes As crianças se identificam com as pinturas de Romero Britto, pois seu estilo adota traços que lembram um desenho infantil. O artista produz pinturas com figuras e formas geométricas, demonstrando uma incrível habilidade no equilíbrio das cores vibrantes. Trabalhar Romero Britto propicia o desenvolvimento da criatividade e o potencial em todas as áreas do conhecimento. É uma arte que valoriza o pensamento produtivo e criativo. Tem tudo a ver com o gosto de crianças e adolescentes.

Quando se coloca para os alunos a riqueza das cores , formas e vida que há na arte de Romero Britto há inúmeras possibilidades de despertar e motivar não somente para a aula de artes com releituras e criatividade como estudo em Língua Portuguesa e Matemática. São novos mundos e novos horizontes em que os alunos vão participando de um momento importante para a arte brasileira que se torna muito apreciada e conhecida também fora do Brasil

Percebendo como tornar suas obras interessantes através de momentos lúdicos, a professora M. Suzaneide .dos 5º Anos “A, B e C” levou para a sala de aula a história e a arte de Romero Britto. Foi um momento favorável em que as várias releituras de Romero Britto A professora M. Suzaneide, após ter motivado e explorado com os alunos os trabalhos de releitura do Romero Britto, na escola, estudando e identificando traçados, formas, cores e motivos, desenvolveu em sala de aula atividades de artes, de Língua Portuguesa e Matemática, percebendo que as atividades de alfabetização se tornam, também, com a riqueza do letramento um enriquecimento de conhecimentos e cultura.


Em Língua Portuguesa, diversos gêneros literários, os alunos trabalharam com:a biografia do artista,e interpretação de texto, reconstrução de frases, após uma minuciosa exploração da trajetória de Romero Britto no desenvolvimento de seus trabalhos. Conteúdos de gramática como:substantivos próprios;numerais;antôn imos;

Na matemática, através de dados colhidos no texto biográfico, os alunos resolveram situações – problemas envolvendo operações complexas de adição. Em artes foi possível desenvolver habilidades manuais, visuais, afetivas e a autonomia na exploração do fazer artístico.


Romero Britto Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA ( Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha. Estudou em escolas públicas, aos 17 anos, ingressou na Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito. Quando chegou aos EUA para trabalhar, tentou mostrar sua arte em galerias famosas.

Suas telas começaram a ser requisitadas, e tornou-se predileto entre as celebridades. Seu estilo pop de expressar cores vivas e traços fortes em suas telas chegou ilustrar diversas campanhas publicitárias, incluindo uma peça da vodka Absolut. Muitos especialistas o criticam por ser um autor de obras de grande apelo comercial. A textura de suas telas é similar à da gráfica. O artista mora em Miami com sua esposa norte-americana. Nos 445 anos da cidade de São Paulo, o artista doou a escultura “Beach Ball”, instalada no terminal Tietê.

"Escola: um lugar onde é possível aprender, se divertir e ser feliz" 1ª EDIÇÃO JORNAL BALAMINUTI ARTE NA ESCOLA PROFESSORA M. SUZANEIDE DA SILAVA NUNES / PROF. DE ARTE COLABORAÇÃO : COORDENADORES RAQUEL E JOSESTELA APOIO: DIRETORA FABIANA PORTIERO BIOGRAFIA: ROMERO BRITO


Jornal balaminuti arte na escola