Page 1

PLANTIO ONLINE IMPLEMENTAÇÃO

»1

PROJETO PLANTIO ONLINE Este ano, no Dia da Árvore, a ARISP inovou, com a criação da ação de Plantio Online, uma ferramenta onde cada clique significa uma árvore plantada. A ação foi apoiada e divulgada pela RARES-NR – Rede Ambiental de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores do Brasil. Criamos um QR Code para ficar disponível nos cartórios com o objetivo de promover acesso rápido ao link, para aqueles que desejarem plantar uma árvore. A ação só foi possível, graças a parceria entre ARISP e Green Farm CO2Free

ACESSE O QR CODE, CLIQUE E PLANTE UMA ÁRVORE. A AÇÃO É GRATUITA E TEM PATROCÍNIO DA ARISP E GREEN FARM CO2 FREE


PLANTIO ONLINE AÇÃO

»2 A ação do Plantio Online é gratuita e ficará disponível em nosso site por tempo indeterminado. As árvores da ação Plantio Online já estão sendo plantadas na Floresta dos Registradores e em diversas ações socioeducativas com a participação de centenas de crianças e jovens.

Além da ação de Plantio Online, a ARISP encaminhou para todos os seus associados, em todo o Estado de São Paulo, sementes de árvores nativas para serem distribuídas entre os funcionários e usuários dos cartórios. Esta ação de distribuição de sementes ocorre desde 2015 e com a ação deste ano já distribuímos cerca de 500 mil sementes de árvores nativas como: Ipês, paineiras, cedro rosa, urucum, aroeira e outras.


ARISP TRABALHANDO PARA O MEIO AMBIENTE

»3 A ARISP é consciente sobre sua abrangência no Estado de São Paulo, em áreas cujas atividades econômicas e culturais são distintas. Busca assim estabelecer ações capazes de gerar Sustentabilidade através da participação efetiva na conscientização por soluções inovadoras que possam conduzir a um futuro mais equilibrado e justo para todos, neutralizando os impactos negativos que suas atividades possam produzir ao meio ambiente. Ações educativas e de capacitação devem transformar seus funcionários, fornecedores, clientes e o público geral em multiplicadores da melhoria ambiental, social e humana. Foi pensando nisso que a ARISP firmou, desde 2015, parceria com a Green Farm CO2 Free, o maior empreendimento de sustentabilidade compartilhada do mundo, localizada no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Lá fundamos a Floresta dos Registradores, área de 43 mil m² de mata nativa, responsável

por neutralizar as emissões de GEEs dos mais de 300 cartórios de registro de imóveis do estado de São Paulo, além de parceria em outros importantes projetos de preservação da biodiversidade, como o CAAS – Criatório Conservacionista de Animais Silvestres, Banco de Sementes e Viveiro de Mudas, Criação de Alevinos para repovoamento dos rios, Projeto Modelo SAF – Sistema Agroflorestal, para aprendizagem de pequenos agricultores da região e Educação Ambiental para cerca de 4 mil crianças e jovens de diversas instituições de ensino do país, que visitam a Green Farm todos os anos.


ENTENDENDO OS PROJETOS EM PARCERIA GREENFARM & ARISP

»4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL A Green Farm CO2 Free recebe, anualmente, uma média de 4 mil crianças de diversas instituições de ensino do país, que participam de atividades voltadas a Educação Ambiental. C.R.A.S. A Green Farm mantém parceria com o CRAS Centro de Reabilitação de Animais Silvestres que recebe diversas espécies de animais vindos de maus tratos ou das mãos de caçadores e traficantes de animais. Na maioria das vezes, os animais são resgatados pela polícia ambiental, recebem atendimento e tratamento veterinário, são reabilitados e reintroduzidos na natureza. C.C.A.S. O Criadouro Conservacionista de Animais Silvestres reproduz espécies de animais ameaçados de extinção, visando a reintrodução na natureza. Dentre as espécies que são reproduzidas no C.C.A.S. em risco eminente de extinção estão a Anta (Tapirus terrestris), o Mutum-de-Penacho (Crax fasciolata) e a Arara-Azul-Grande (Anodorhynchus hyacinthinus). S.A.F. No Sistema Agroflorestal, diversas culturas são produzidas debaixo das árvores da floresta, como: café, palmito, pimenta do reino, mate, cacau, canela, frutíferas nativas, etc. Para suprir a necessidade de madeira para

construção de casas e cercas e evitar a derrubada da floresta, uma área do lote é reservada para o plantio do eucalipto e debaixo dessas árvores, também são plantadas diversas culturas intercaladas. O entorno da Green Farm é ocupado por assentamentos de terra, por isso, foi criado um Sistema Modelo, uma escola, pois ensiná-los a real importância da floresta para manter a qualidade e a fertilidade do solo, a qualidade e abundância de água e o papel de cada um dos animais silvestres, seja na polinização, na dispersão de sementes, no controle natural de pragas, etc., é como formar um grande time de protetores da natureza. A Green Farm doa às famílias dos assentamentos que participam e visitam o projeto, mudas de diversas culturas prontas para o plantio consorciado com a floresta. Certeza de colheitas o ano todo, de produtos orgânicos de altíssima qualidade. VIVEIRO DE MUDAS A Green Farm CO2 Free possui um viveiro de mudas com capacidade de produção de 300.000 mudas de espécies nativas e frutíferas. Conta ainda, com um programa de coleta, identificação e seleção executado por especialistas e técnicos, garantindo a formação de um importante banco de germoplasma (que identifica os indivíduos de melhor desenvolvimento e multiplica esta genética).


A ARISP NEUTRALIZA 480 TCO2e

»5

A ARISP NEUTRALIZOU DESDE 2016, 4.000 tCO2e DE TODAS AS SERVENTIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO COM A FLORESTA DOS REGISTRADORES. As ações de sustentabilidade implementadas nos Cartórios, resultam em uma redução de 32% nas emissões de gases do efeito estufa (GEE) este ano.


PARCEIRIA GREEN FARM CO2 FREE

»6

FLORESTA DOS REGISTRADORES No último ano, 584.679 créditos de biodiversidade de 75 espécies diferentes foram gerados no projeto, sendo 34.333 mudas florestais de 23 espécies, 319 animais silvestres de 47 espécies, 27 animais silvestres de 4 espécies ameaçados de extinção e 550 mil peixes de espécie nativa geraram créditos de biodiversidade para o projeto. Existem ainda outros 3.719 de 76 espécies que iniciaram seu monitoramento e podem vir a gerar créditos em um futuro próximo.

Profile for SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA - ARISP

Plantio Online  

Plantio Online  

Advertisement