Issuu on Google+

AFRIKA WA YESU maio | 2014

sukawalker@gmail.com • Caixa Postal 67 • beira • sofala • Moçambique

Inhaminga, 05 de junho de 2014

Q

ueridos amigos, É com muita alegria que escrevo essa carta no meu querido e recém consertado computador! Muito obrigada pela paciência na espera de notícias! Creio que a maioria recebeu minhas duas cartas enviadas em formato diferente e sei que muitos têm orado por nós durante esse tempo! Muito obrigada!

(Se você não recebeu a carta sobre a situação política de Moçambique e deseja recebê-la, envie-me um email e eu a encaminharei. Não irei postá-la online, mas posso enviar como anexo no seu email.)

Para ofertas no Brasil, deposite em: Conta Pessoal e Ministerial Banco Bradesco Titular: Susana Luisa Walker Agência 0215 Conta Poupança 1000159-5 Conta do Projeto Alfabetizando Moçambique Banco Bradesco Titular: Ester Silva Walker Agência 627 Conta Corrente 105860-6

Para ofertas fora do Brasil, envie para: Susana Walker - c/o MAPS Program CFNI - PO BOX 769 000 Dallas/TX - 75376 Cheques devem ser feitos para: CFNI (MAPS Program) Memo: for Susana Walker Tax Deductible

Muitos são os planos do coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá. Provérbios 19.21 Graças a Deus, estamos em Inhaminga com uma nova turma de alunos. Apesar de termos dispensado os alunos do Curso Bíblico Básico (de 6 meses) devido ao perigo na região em março, a situação acalmou o suficiente para continuarmos com os planos do Curso de Liderança. Temos uma turma muito forte de 27 alunos. A maioria já fez o curso de seis meses e tem trabalhado como líder em sua igreja local. São muito abertos, receptivos e cheios de perguntas, desejo de aprender e crescer em Deus. Como já têm uma base na Palavra e um certo tempo de experiência, suas perguntas são muito profundas e relevantes… algumas vezes bem desafiantes! Para mim, tem sido um grande privilégio ensinar a matéria “O Ministério da Palavra”, um curso baseado no livro com o mesmo nome, escrito por Watchman Nee. Victor, um dos professores brasileiros, está ensinando “O Caráter do Líder” e, entre a primeira e a

SUKA NEWS / 01


segunda aula de cada dia, não tem como os alunos não sofrerem um forte impacto da Palavra e da responsabilidade de serem transformados! Dos alunos do Curso Bíblico de 6 meses, 14 foram transferidos para a Escola de Nacala e vão concluir o curso lá. Os demais foram convidados a voltar no ano que vem. Felipe, outro professor brasileiro, também mudou-se para Nacala para continuar lecionando lá.

VISITA ROMENA

T

rês pastores romenos que vivem em Chicago foram um presente de Deus para nós no início de março! Um deles, George, havia visitado Moçambique há alguns anos e trouxe o irmão Luigi, um pastor, mestre da Palavra que ensinou sem parar durante os dez dias que passou conosco. Além de abençoar os líderes do norte, alunos da escola bíblica de Inhaminga (logo antes da escola fechar) e as igrejas com uma palavra muito sólida, eles abençoaram muitos líderes com bicicletas, Bíblias e ainda nos deram um equipamento completo para mostrar o filme de Jesus que pode ser carregado nas costas! INCRÍVEL!! (veja fotos ao lado)

IGREJA EM CAIA

L

ogo depois da visita deles, tivemos que sair de Inhaminga por alguns dias devido à situação política e aproveitamos para visitar duas igrejas em Caia, vila a cerca de 90 km daqui. Encontramos uma igreja extremamente avivada e vibrante, um pouco afastada da vila, cheia de jovens sedentos pela Palavra e por Deus! Iremos amanhã fazer uma Conferência de Jovens com eles. Orem por nós!!!

SUKA NEWS / 02

PÁSCOA EM MUNHONHA

D

urante o fim de semana de Páscoa fomos visitar uma vila chamada Munhonha! Entre mostrar o filme de Jesus (com o novo equipamento), fazer evangelismo de casa em casa e ensinar a igreja, nossa equipe de cinco integrantes foi usada ao máximo durante aqueles dias. A igreja que nos recebeu tem cerca de 7 jovens que passaram pelo Curso Bíblico e, apesar de muito simples, são muito motivados e nos acompanharam em todos momentos. Alguns pontos altos da visita foram: • Uma mulher desistiu de receber o tratamento do curandeiro após ouvir Simona pregando o evangelho e, depois de orar para ser curada, levantou e começou a trabalhar em menos de uma hora! • Ensinamos sobre a Páscoa e sobre a Ceia e ceiamos com a igreja! • Uma ex-curandeira permanece firme em Jesus, depois de receber o evangelho através de uma equipe que os visitou há uns seis meses. • Dois dos ex-alunos dessa área vieram para o Curso de Liderança!


CONFERÊNCIA DE JOVENS NO NORTE

P

assamos 10 dias de maio no Norte, promovendo um Treinamento de Líderes de Jovens e uma Conferência Regional de Jovens, na vila de Ribaue! Que lugar lindo! Que povo receptivo e hospitaleiro! E como Deus é perfeitamente fiel, sempre! Apesar do salão da igreja não ser grande suficiente para os cerca de 160 jovens, eles se “ensardinhavam” ali durante as longas horas de ensino, sem reclamar e com muito interesse de ouvir a Palavra! Durante o louvor e adoração, ou após a Palavra, não podíamos circular

APOIO AOS DESABRIGADOS

R

ecebemos apoio, através de nossos líderes, para socorrer os desabrigados pelos conflitos aqui em Inhaminga. Todos os moradores da área onde os conflitos aconteceram tiveram que fugir de suas casas, que foram em sua maioria queimadas com tudo o que possuíam. Alguns conseguiram levar algumas roupas e pertences. Eles passaram a viver no meio do mato (literalmente) em situação extremamente precária, numa época de chuvas, mosquitos cheios de malária, frio e mato bem alto. Construíram pequenos abrigos, mas sofreram muito! Todos os dias levávamos crianças com malária para o hospital. Distribuímos plástico (para cobrirem os abrigos e não se molharem), mantas, esteiras e, por fim, mosquiteiros! Durante os dias mais críticos, oferecemos almoço para as crianças todos os dias, encorajando-as a saírem do mato para um local amplo, limpo e agradável para brincar! Apesar de ser longe do ideal, essa pequena ajuda os abençoou muito e eles receberam com muita alegria!

no meio deles para orar individualmente e impor as mãos como temos costume, mas o Espírito Santo não é limitado e tocou muitos durante esses momentos. Uma jovem testemunhou que foi curada enquanto adorava! Outros compartilhavam nos grupos pequenos o que Deus tinha falado em seus corações durante aqueles momentos! Saímos de lá certos de que a Palavra foi sólida e ficou firmada no coração deles! Cremos que cooperamos com Deus no levantar de uma nova geração nessa nação!

Uma pequena igreja foi gerada a partir dessas visitas e várias pessoas tem sido salvas! Nosso campus também foi aberto para que algumas séries da escola que antes operava na região dos conflitos continuassem. Todos os dias ouvimos o som maravilhoso de seus gritos e risos nos intervalos das aulas! É incrível a resiliência desse povo, a capacidade de começar do zero, de continuar a viver em situações muitas vezes inconcebíveis para nós! Eu os admiro muito! Por favor continuem orando por Moçambique. A situação está cada vez pior! Nessa semana o cessar fogo foi cancelado e os confrontos têm sido diários. O líder da oposição, que com muito custo conseguiu se candidatar, não pode sair do esconderijo para as campanhas pré-eleição por risco de morte. Nossa principal oração é para que as eleições possam acontecer da forma mais justa possível e a paz e democracia sejam estabelecidas! No meio disso tudo também oramos pela proteção e cuidado do povo que é pego em meio aos conflitos!

SUKA NEWS / 03


EDUCAÇÃO

A

s crianças continuam a aprender na Escolinha da Casa Esperança, no Apoio Escolar da Casa Esperança e na Igreja! Os desafios são vários, mas nos alegramos em ver alguns progressos. Esses são projetos contínuos e constantes! Eu, Paulo e muitos outros da equipe, trabalhamos bastante para que eles continuem com excelência e contamos com as orações e contínuo apoio dos irmãos!

FUTURO

C

omo podem notar pelas fotos e notícias, há muito acontecendo em nossas vidas e no ministério em Moçambique! É nesses momentos, quando paramos e olhamos para trás, que percebemos o quanto Deus tem sido fiel, como Ele tem nos dado energia, saúde e inúmeras oportunidades para sermos suas mãos e pés. Em meio a todos esses projetos e acontecimentos, Paulo e eu temos planejado nosso casamento, que acontecerá em setembro em Jundiaí/SP, onde nossos pais moram! É bem interessante pensar na celebração em meio a tudo que vivemos aqui! Mas estamos com muita expectativa de compartilhar esse dia com pessoas queridas e estamos contando os dias! Temos conversado com nossos líderes e aos poucos está se tornando mais claro o que faremos juntos no ano que vem. Por enquanto, podemos compartilhar que continuaremos vivendo em Inhaminga! Falaremos mais sobre outros planos na próxima carta; mas, por favor, orem por nós sobre isso! Muito obrigada por todo apoio e carinho e pelas orações que podemos sentir apesar da distância! À serviço dEle, Com muita alegria,

À esquerda, de cima para baixo: 1. Família desabrigada recebendo apoio essencial! 2. Paulo ensinando na Conferência de Ribaue. 3. Calebe foi bombeiro no Dia do Trabalho na Casa Esperança. 4. Aprendendo o “i” no Apoio Escolar. 3. Casamento de Jocine e Glória - cresceram no Grupo de Jovens de Inhaminga. Veja mais fotos no Facebook!


2014 05 Suka News