Page 1

ESCOLA E. B. 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha

Página Publicitária pág. 2 Editorial pág. 3 Inglês 1º Ciclo pág. 4 e ss Atividades pág. 13 e ss Eco-Escolas pág. 43 e ss Crónica pág. 47 Crucigrama… pág. 48 Passatempos… pág. 49

junho 2018 Edição do 3.º Período


2

Pรกgina Publicitรกria

Areal Editores


3 EDITORIAL “VOZES DA ESCOLA” Mais um ano letivo terminou. Com o fechar do Ciclo, felicitações, um estado de euforia ou um estado de disforia surgem associados a um ano de sucesso ou insucesso, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Sucede que a par destes sentimentos, outros contraditórios como inquietações, saudade, nostalgia se instalam nas vidas de alunos, professores, funcionários, pais, encarregados de educação... É normal e é salutar que isso aconteça! Para minimizar estes sentimentos nostálgicos, o jornal deixa, nesta última edição de 2018, o que se faz de melhor na escola. Aqui, partilham-se ideias, multiplicam-se atividades e recursos, contornam-se dificuldades em prol dos alunos, para que se sintam determinados a fazer mais e melhor, a não desistir dos seus sonhos e a querer alcançá-los com tenacidade e espírito crítico! O corpo docente e funcionários da escola, almejando motivar os alunos para as aprendizagens, despoleta múltiplas atividades e estratégias tão díspares, quer em sala de aula, quer fora dela. O desiderato é, sem qualquer dúvida, aumentar os seus níveis de interesse e assiduidade, obviar o abandono escolar e apelar à sua participação, criatividade, autonomia e responsabilidade nas atividades previstas. E a verdade é que muitos querem participar nas atividades e ficam mesmo aborrecidos, quando por imperativos logísticos ou estruturais, tal não acontece. De facto, o conhecimento que enche as páginas dos manuais aumentou e mudou, porém os professores têm consciência disso e sabem que em qualquer escola, mas sobretudo numa escola TEIP como esta, é preciso ir mais longe. O trabalho que se realiza na escola é, pois e também, de generosidade e de afeto! Nesta medida, a missão de alguém que trabalha na escola e para a escola é difundir, de geração em geração, algo de definitivo e eterno como a ESPERANÇA. A escola não pode dizer que não vale a pena lutar. Pelo contrário, quando as dificuldades assolam o espírito dos alunos, deve-se incutir-lhes a ideia de que o esforço tem de ser mais intenso e incisivo. Em aulas teóricas, aulas práticas, no laboratório, no ginásio, em visitas de estudo, em concursos, competições, exposições … os alunos precisam de perceber que existe vida para lá das certezas inflexíveis, opacas, que lhes queiram sugerir. Não há problemas que disponham de uma única solução, não há matérias que não possam ser questionadas. É ao fazê-lo que se pensa e se encontra soluções! É esta a missão do Agrupamento de Escolas da Damaia.

Professora Susana Dias


4

Atividades

Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB1 รguas Livres- 3ยบA e 3ยบC Dia do Pai


Atividades Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB1 Águas Livres- 3ºA , 3º B e 3ºC Trabalhos da EB1 Cova da Moura - 3ºA St. Patrick’s Day May good luck be your friend In whatever you do And may trouble be always A stranger to you! May your pockets be heavy And your heart be light May good luck pursue you Each morning and night!

5


6

Atividades

Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB1 รguas Livres - 3ยบA Trabalhos da EB1 Pedro Himalaia - 3ยบA Easter May good luck be your friend In whatever you do And may trouble be always A stranger to you! May your pockets be heavy And your heart be light May good luck pursue you Each morning and night!


Atividades Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB1 Águas Livres- 3ºC Trabalhos da EB1 Cova da Moura - 3ºA, 4º A, 4º B Mum’s Day

7


8

Atividades

Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB1 Águas Livres- 3ºB e 4º A Mum’s Day Os alunos trabalharam a canção:

"I love mum" I love mum , I love mum. Yes, I do. Yes, I do. And my mum loves me. And my mum loves me. Yes , she does. Yes, she does.


Atividades Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB1/JI Águas Livres - 3ºB e 3º C Trabalhos da Pedro Himalaia – 3º A Pets Singing time: A pet, a pet I want a pet for me Have you got a pet? Yes, I have. So, you're happy.

9


10

Atividades

Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues Trabalhos da EB/JI Pedro Himalaia – 3º A Outside Activities


11

Atividades Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues

My Pen friend Intercâmbio de correspondência entre escolas: Agrupamento de Escolas da Parede e o Agrupamento de Escolas da Damais

EB1/JI Cova da Moura 4ºA

EB1/JI Cova da Moura 4ºB

EB1/JI Águas Livres 4ºB

EB1/JI Águas Livres 4ºA


12

Atividades

Trabalhos enviados pela professora Margarida Rodrigues 4º Ano Graduating Song Two little words Not goodbye It’s the end of the year Graduation is here Our two little words To our Teachers, Moms, Dads, Grandparents and All Thank you, Thank you, Thank you everyone Thank you for all you’ve done

You taught us to read and write You taught us to learn

You told us it’d be alright And how to take our turn

Thank you, Thank you, Thank you everyone Thank you for all you’ve done Thank you, thank you, thank you everyone Thank you for all you’ve done

You helped us to tie our shoes

Learn shapes and colors too There’s so many things you do We just want to say

Thank you, Thank you, Thank you everyone Thank you for all you’ve done Thank you, thank you, thank you everyone Thank you for all you’ve done


Atividades

13

Texto enviado pelo professor Pedro Costa

FUTEBOL JOGOS JUVENIS DA AMADORA Pela primeira vez, a nossa escola participou com uma equipa de futebol feminino nos Jogos Juvenis da Amadora. A nossa equipa chegou à final do Torneio, classificando-se em 2º lugar. Parabéns meninas!

Realizou–se no passado dia 21 de Fevereiro na Escola Fernando Namora a fase local da prova de Basquetebol 3x3. O torneio, integrado na 31ª edição dos Jogos Juvenis Escolares da Amadora, contou com o apoio da Federação Portuguesa de Basquetebol em articulação com o Desporto Escolar, com a organização da escola Fernando Namora, constituindo-se como Encontro Local da Amadora e progredindo as equipas apuradas para o Encontro Regional do Desporto Escolar.

A nossa equipa de infantis femininos teve um excelente desempenho, lutando até à exaustão pela melhor classificação possível e dignificando as nossas cores. As alunas da Pedro D`Orey da Cunha alcançaram o pódio classificando-se em 3º lugar.


14

Atividades

Texto enviado pelo professor Pedro Costa

TORNEIO DE FUTEBOL

Realizou-se no passado dia 14 de Junho o Torneio de Futebol que teve uma grade adesão por parte dos alunos da nossa escola. O torneio teve como objetivo proporcionar momentos de prazer e alegria a todos os alunos que gostem de jogar futebol, independentemente das capacidades de cada um e proporcionar também competições salutares de carácter lúdicodesportivo, onde obrigatoriamente todos tenham lugar e possam participar. Constituem ainda objetivos desta atividade a implementação de valores sóciodesportivos e de boas relações inter-pessoais entre todos os intervenientes. Parabéns a todas as equipas participantes.


Atividades

15

Atividades da Biblioteca Atividade Internet Segura, realizada na BE da POC, no âmbito do Dia da Internet Segura. A atividade foi dirigida às turmas de 5º ano, 4º B e 7º B. A BE recebeu o autor João Ferreira Oliveira, nas BE da EB1/JI Águas Livres e da EB 1 Padre Himalaia, e autora Isabel Alçada na BE da POC.

No âmbito das comemorações do Dia do Patrono da nossa escola, Professor Pedro d’Orey da Cunha, foram realizados vários concertos na biblioteca pelos alunos de Educação Musical.

No âmbito da Semana da Leitura, foi realizado o concurso de leitura expressiva para o 3º ciclo.

No dia 22 de Fevereiro, os alunos do 4º ano da PH/POC assistiram a uma sessão sobre poluição luminosa, na biblioteca, ministrada pelo Dark Sky Ranger. No dia 13 de março, os alunos do 3ºA da EB1/JI Cova da Moura, vieram à nossa biblioteca participar na Oficina O mistério do amor e das borboletas, da Marina Palácio.


16

Atividades

TURMA DE ACOLHIMENTO UM DOS PROJETOS MAIS IMPORTANTES NA NOSSA ESCOLA!

Chegam! Entram receosos, mãos trémulas, contidos nas palavras, muita vergonha no falar e espanto imenso no olhar. A sala da Turma de Acolhimento exerce fascínio e apela à descoberta e ao questionamento. Cruzam o olhar com outros que já experienciaram as mesmas emoções. Sentam-se, procuram saber quais os livros, os manuais por onde vão reger o seu aprender. De novo o espanto! Não há manuais?! Como se aprende assim?! Ah! E a borracha que tanto deixa marcas nas folhas, apaga-se, escreve-se e torna-se a reescrever. Uns dizem que é preciso, que foi assim que aprenderam, que gostam e querem ficar. Que é preciso saber falar aquela língua, dominar os saberes noutro paradigma, com a mudança a rondar. Stora podemos fazer um bolo? Ensinas-nos a fazer um pudim? Trocaste as alfaces, não foi? E as abóboras onde as vamos colocar? E ficam. E aprendem! E chegam em setembro, novembro, janeiro ou abril. Trazem estórias, inseguranças e receios daquele mundo novo Tornam-nos seus confidentes, seus conselheiros Guardadores das memórias e do brilho dos olhares Criam laços, raízes e enleiam quem chega depois O aconchego da sala/turma feita casa e colo Refúgio onde suavizam as saudades Partilhadas em diferentes gestos, emoções e línguas maternas Acreditam e descobrem que são capazes Basta querer crer E ficam e sonham em voar pelas palavras feitas em português. E sorriem! Em cada conquista sorriem e fazem sorrir e sonhar. Belisanda Tafoi


Atividades

17

Eco-Espaço A Câmara Municipal da Amadora promove ações no âmbito da Educação Ambiental, como contributo para formação integral das crianças e jovens do concelho da Amadora. Estas ações incluem vários temas e atividades, nomeadamente: Resíduos, Água, Energias Renováveis, Alterações Climáticas, Ambiente e Cidadania, Qualidade do Ar, Consumo Sustentável, Mobilismo Sustentável, Biodiversidade e Conservação, Mar, Visitas de Estudo, Comemoração das Efemérides e Ações de Formação. Diversas turmas do 5º ao 9º ano da escola participaram em várias atividades promovidas pelo Eco-Espaço. O balanço das mesmas foi positivo. O jornal deixa, mais uma vez, um registo fotográfico das atividades nas quais os nossos ilustres alunos participaram!


18

Atividades

SuperTMatik de Português

Uma das atividades mais apreciadas na nossa escola e que já faz parte da tradição!

Alunos apurados para a final do SuperTMatik de Português, no dia 18 de abril 5º ano: Diogo Sebastião (5º B); Emília Lopes (5ºI) 6º ano: Tiago Correia (6º B); Luís Ribeiro (6º E); 7º ano: Jorge Albino (7ºB); Carolina Costa (7ºD); 8º ano: Sandra (8ºD); Rodrigo (8ºB); 9º ano: Ricardo (9º D); Edmilson (9ºA). A final online foi realizada a 17/05/18.


Atividades

19

Entrega de prémios do Grupo Disciplinar de Português

Os diplomas/prémios dos concursos de leitura expressiva, de ortografia e do SuperT foram entregues na 4ª feira, dia 30 de maio, no intervalo das 9h45m, na Biblioteca. Eis os vencedores! Concurso de leitura expressiva: 5º ano - Emília Lopes (5º I ) - professora Maria Duarte; 6º ano - Tiago Casaleiro (6ºC) - professora Maria Duarte; 7º ano - Inês Serra (7º F) - professora Ana Mafalda Almeida; 8º ano - Sandra Costa (8ºD) - professora Susana Dias; 9º ano - Marta Sousa (9º D) - professora Carla Mariano. Concurso de ortografia (2º Ciclo): 5º ano – Sofia Santos (5º I ) - professora Maria Duarte; 6º ano - Santiago Magalhães (6º D) - professora Maria Duarte. Concurso de ortografia (3º Ciclo): 8º ano - Rodrigo Santos (8º B) - professora Dulce Santos. Quanto ao concurso SuperT, entregaremos os diplomas de participação aos alunos: 5º ano - Emília Lopes (5º I); Leonor Morais (5ºB); 6º ano - Tiago Correia (6ºB); Luís Ribeiro (6º E); 7º ano - Jorge Albino (7º D); Carolina Costa (7º D); 8º ano - Mariana Moniz (8º B); André Santos (8º C); 9º ano - Ricardo Couto (9ºD); Edmilson Fonseca (9ºA).


20

Atividades

Texto enviado pela professora Ana Sofia Henriques DIA NACIONAL NARIZ VERMELHO A nossa escola está inscrita no DIA NACIONAL NARIZ VERMELHO, que é comemorado no dia 1 de junho. Esta ação foi dinamizada pelos alunos da turma D do 8º ano, que irão às turmas do 1º Ciclo, fazer a divulgação do projeto. Durante a última semana de maio, irão estar à venda produtos solidários, cujos valores variam entre os €2 e os €5. O valor que se conseguir juntar será entregue na totalidade à Operação Nariz Vermelho, de modo a continuar levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço, de forma regular e com uma equipa de profissionais com formação específica. No dia 1 de junho, a escola vestiu-se com uma peça de roupa encarnada e colocou o nariz vermelho.

Vamos todos "meter o nariz nesta causa”!


21

Atividades

Texto enviado pela professora Dulce Santos e poemas enviados pela professora Susana Dias Certas Palavras Certas palavras não podem ser ditas em qualquer lugar e hora qualquer. Estritamente reservadas para companheiros de confiança, devem ser sacralmente pronunciadas em tom muito especial lá onde a polícia dos adultos não adivinha nem alcança. Entretanto são palavras simples: definem partes do corpo, movimentos, actos do viver que só os grandes se permitem e a nós é defendido por sentença dos séculos. E tudo é proibido. Então, falamos. Carlos Drummond de Andrade, in 'Boitempo' As palavras e as suas consequências Na minha mais sincera opinião, acho que toda a gente devia ter mais cuidado com certas palavras que usamos. As palavras tanto podem ser negativas como positivas, mas o grande problema é que todos dizemos que vamos pensar nisso, mas na primeira oportunidade vamos estar a ofender ou a gozar com alguém, sem lembrar do que falámos que íamos tentar mudar. Por exemplo, uma pessoa depressiva pode piorar muito o seu estado quando ouve algo negativo sobre si mesma. Outro exemplo mais conhecido por nós: os famosos. Obviamente que os famosos recebem milhares de mensagens positivas, mas também existem comentários negativos que podem magoar. Não é por alguém ser conhecido por pessoas do mundo inteiro que não tem sentimentos e que merece receber as mensagens que às vezes recebe. Com tudo isto quero dizer que com uma palavra podemos evitar uma guerra, discussões entre amigos e família ou até mesmo o fim de um namoro, basta usar o tom certo e as palavras corretas.

Daniela Neto, 8º A

As Palavras São como um cristal, as palavras. Algumas, um punhal, um incêndio. Outras, orvalho apenas. Secretas vêm, cheias de memória. Inseguras navegam: barcos ou beijos, as águas estremecem. Desamparadas, inocentes, leves. Tecidas são de luz e são a noite. E mesmo pálidas verdes paraísos lembram ainda. Quem as escuta? Quem as recolhe, assim, cruéis, desfeitas, nas suas conchas puras? Eugénio de Andrade


22

Atividades

Textos enviados pela professora Maria João Teotónio A Copa do Mundo FIFA de 2018 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2018 será a vigésima primeira edição deste evento desportivo, um torneio internacional de futebol masculino, organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorrerá na Rússia, anfitriã da competição pela primeira vez. Com onze cidades-sede, o campeonato será disputado entre 14 de junho e 15 de julho. A edição de 2018 será a primeira realizada no Leste Europeu e a décima primeira realizada na Europa, depois de a Alemanha ter sediado o torneio pela última vez no continente em 2006. Esta edição da Copa do Mundo, juntamente com a Universidade de verão de 2013 e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que também foram realizados em território russo, são os primeiros eventos desportivos de importância mundial realizados no país desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1980. A FIFA escolheu a Rússia por causa do aumento do interesse da população russa no futebol, graças a investimentos financeiros no desporto, do aumento da importância da Primeira Liga Russa e a migração de jogadores estrangeiros para o país, além da ascensão económica da Rússia após a dissolução da União Soviética em 1991. Os outros países que se candidataram à sede da competição foram a Inglaterra e as candidaturas conjuntas de Holanda/Bélgica e Portugal/Espanha. Vagner Fortes, 6º E

Copa do Mundo FIFA de 2018

2018 FIFA World Cup / Чемпионат мира по футболу 2018 Russia 2018 Dados Participantes

32

Organização

FIFA

Anfitrião

Rússia

Período

14 de junho – 15 de julho

Ultimate Fighting Championship (UFC) Ultimate Fighting Championship Razão social

Ultimate Fighting Championship Campeonato de Luta de Elite

Tipo Indústria

Privada

Fundação

12 de novembro de 1993 (24 anos)

Promoção de artes marciais mistas

O Ultimate Fighting Championship (UFC) é uma organização de MMA que produz eventos ao redor de todo o mundo. Tem a sua base atualmente nos Estados Unidos. O primeiro evento promovido pelo UFC ocorreu em Denver, Colorado. A proposta do evento era identificar a arte marcial mais efetiva, numa luta entre competidores de diferentes tipos de luta, incluindo jiujitsu brasileiro, boxe, wrestling, muay thai, judo, karaté, tae kwon, entre outras. Em eventos subsequentes, passaram a adotar-se técnicas efetivas de mais de um tipo de luta, que se iniciou com o famoso lutador Marco Ruas, criando um novo estilo de luta que hoje conhecemos como artes marciais mistas. Com um acordo de televisão a cabo e expansão para Canadá, Europa, Austrália, Oriente Médio, Ásia, Brasil e novos territórios nos Estados Unidos, o UFC foi ganhando popularidade. Márcio Santos 7º A


Atividades

23

Textos enviados pela professora Maria João Teotónio Neymar

Neymar da Silva Santos Júnior, mais conhecido como Neymar Jr. ou Neymar, é um futebolista brasileiro que atua como ponta-esquerda. Atualmente, defende o Paris Saint-Germain e a Seleção Brasileira. Salário: 36,8 milhões EUR (2017)Tendência Nascimento: 5 de fevereiro de 1992 (idade 26 anos), Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil Altura: 1,75 m Filho: David Lucca da Silva Santos Irmã: Rafaella Santos Pais: Neymar da Silva Santos, Nadine Santos

Amigos: Lionel Messi Cristiano Ronaldo Bruna Marquezin Vagner Fortes, 6º E

Cristiano Ronaldo Nome completo: Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro Naturalidade: Funchal Data de nascimento: 5 de fevereiro de 1985. Situação atual do jogador: É um futebolista português que atua como extremo-esquerdo ou avançado. Atualmente, defende o Real Madrid e a Seleção Portuguesa. Clube onde iniciou a carreira: Clube de Futebol Andorinha de Santo António.. Clubes por onde passou: Clube Desportivo Nacional, Sporting Clube de Portugal, Manchester United. Prémios: Em 2007, Ronaldo tornou-se o primeiro jogador a vencer todos os quatro prémios principais da PFA e da FWA. Foi o primeiro jogador a ganhar o Prémio FIFA Ferenc Puskás, em 2009, atribuído ao melhor golo do ano. Ronaldo marcou esse golo a 40 metros da baliza do F.C. Porto num jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, enquanto jogava pelo Manchester United. Vagner Fortes, 6º E


24

Atividades

Textos enviados pela professora Maria João Teotónio DIREITOS HUMANOS São os direitos básicos de todos os seres humanos. São direitos civis e políticos (exemplo: direitos à vida, à propriedade privada, liberdade de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar no governo do seu estado, podendo votar e ser votado, entre outros, fundamentados no valor liberdade; direitos económicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde). Mariana Seidi, 8º D

Lil Pump Gazzy Garcia nasceu em Miami Gardens, Flórida, a 17 de agosto de 2000. É conhecido artisticamente como Lil Pump, é um rapper e compositor americano. Pump começou a sua carreira em 2016, enviando canções ao site SoundCloud e conseguiu o feito de cerca de 100 milhões de streams na plataforma. Juntamente com o rapper Smokepurpp, Garcia participou na turnê No Jumper, além de atuar no Rolling Loud Festival. Pump é conhecido pela canção "Gucci Gang", que alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. Em 6 de outubro de2017, lançou o seu primeiro álbum, Lil Pump. Em julho de 2017, Pump anunciou na sua conta do Twitter que estava a produzir o seu álbum de estúdio e o lançamento ocorreria em agosto. Apesar de não ter sido lançado no mês previsto pelo artista, Pump lançou "Gucci Gang". A canção entrou, em 8 de novembro de 2017, na terceira posição da Billboard Hot 100 dos Estados Unidos. Em 6 de outubro de 2017, lançou a sua primeira mixtape comercial, Lil Pump, com a participação de Smokepurrp, Gucci Mane, Lil Yachty, Chief Keef, Rick Ross e 2 Chainz. Márcio Santos, 7º A


Atividades

25

Textos enviados pela professora Maria João Teotónio Casamento Real O Príncipe Harry e a atriz norteamericana Meghan Markle casaram-se no sábado (19 de maio) na Capela de São Jorge, no castelo de Windsor. Meghan torna-se na mais nova plebeia a tornar-se membro da realeza britânica.

Após a polémica provocada pela ausência de seu pai Thomas Markle, Meghan entrou sozinha na capela, acompanhada por dez crianças que fizeram pares de damas de honra e pajens, entre eles o príncipe George e a princesa Charlotte, filhos do príncipe William e de Kate Middleton. Com a ausência de Thomas (pai de Meghan), o príncipe Charles – pai de Harry e William – levou Meghan até o altar. Seguindo a tradição iniciada com a princesa Diana, em 1981, Meghan decidiu não pronunciar a palavra "obedecer" dos tradicionais votos de casamento. Em inglês, os votos tradicionais para a mulher costumam citar "love, cherish and obey" (amar, cuidar e obedecer, em português). Meghan disse apenas "love and cherish" (amar e cuidar). Feminista, Meghan defende a igualdade de direitos entre homens e mulheres e é representante da ONU Mulheres, Formada em comunicação, ela também manteve por três anos um blogue sobre estilos de vida chamado "The Tig", dedicado a assuntos femininos. Depois do casamento na capela, os agora duque e duquesa de Sussex, deixaram a igreja e entraram numa carruagem aberta para saudar as milhares de pessoas que acompanharam a cerimónia em écrans gigantes. Márcio Santos, 7º A

Lotada de celebridades, a emocionante cerimónia misturou elementos tradicionais e modernos. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja Anglicana, tomou os votos matrimoniais dos noivos, que passaram grande parte da cerimónia de mãos dadas. Michael Curry, o bispo presidente da Igreja Episcopal dos EUA, fez um sermão sobre o amor e citou o ativista negro Martin Luther King. A cerimónia teve diversos momentos emocionantes, como o sermão do bispo americano Michael Curry e a versão da música "Stand By Me" cantada por um coro gospel.


26

Atividades

Textos enviados pela professora Carla Mariano Pelo mar chegámos ao Museu de Marinha A Adriana Correia (9.º D), a Raquel Moura (8.º A) e o Tomás Monge (9.º D), alunos da Escola Básica 2, 3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha, participaram no Concurso Literário – Dia da Marinha 2018, organizado pelo Museu de Marinha. O mote era «O mar». No dia 10 de maio, recebemos a excelente notícia de que o júri do concurso distinguira, pela qualidade e originalidade, o soneto com decassílabos heróicos, da autoria do Tomás Monge. Envelhecer…O que é isso? É estar a morrer? Não sei, mas vou aproveitar. A vida corre-me nos olhos. O que é que eu faço? Sinto-me um inútil. Mal consigo andar. Tenho cabelos brancos e o corpo enrugado. É triste de ver um homem envelhecer. Nada posso fazer. Fico às voltas pela casa, sem nada para fazer. Que triste é ver um homem a envelhecer! Fábio Marques, n.º 6, 9.º E (texto produzido numa aula de Português – 7.º ano, em 2015/16)

Mar Português Mar, que na fria e doce praia vergas Perante a poderosa e grande lua! Que a tristeza na areia fina enterras tu, com essa atitude horrenda e crua! Mar, foste mesmo tu por ela eleito! Prevejo então ver em ti grande espanto tanta calma transmites a meu peito, nesse poderosíssimo teu canto. Meu magnânimo, eterno e belo mar! Porquê? Diz-me! Porquê? Mar português! Tu, oh! meu mar, que me obrigas a chorar. Minha amada tu tinhas de levar. Rogo então que me leves de uma vez! Tu, magnânimo, eterno e cruel mar… Tomás Alexandre Couto Monge Escola Básica 2, 3 Professor Pedro D’Orey da Cunha – Agrupamento de Escolas da Damaia A cerimónia de entrega dos prémios decorreu, no dia 17 de maio, e foi com orgulho que se ouviu no Pavilhão das Galeotas, no Museu de Marinha, o nome do Tomás, o nome da nossa escola e do nosso agrupamento. O soneto lá está exposto, no Pavilhão das Galeotas, juntamente com os textos premiados e distinguidos, bem perto de importantes embarcações e a escassos passos do hidroavião Santa Cruz, pilotado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho na célebre travessia do Atlântico Sul.


Atividades

27

Textos enviados pela professora Ambrosina Silva Salut ! Mon voyage a été à Madrid, du 19 au 29 juillet avec ma mère et mes parents. Le 19 juillet, je me suis levée à 19h30 pour prendre l’avion, direction Madrid. Mon voyage a été très spécial et inoubliable. L’hôtel c’était une 5 étoile. Nom : Matias Prénom : Catarina N.º 7 Classe : C Année : 8ème Coucou! J’ai voyagé avec ma famille à Punta Umbria. Nous sommes partis à 10 heures du matin. Nous sommes allés en voiture. Pendant les vacances, j’ai fait du football et je suis allée à la plage. J’ai aussi mangé de la paella. Le voyage a été génial. J’ai aimé beaucoup Punta Umbria. Nom : Lourenço Prénom : Mariana N.º 16 Classe : C Année : 8ème Salut! Je suis allée à Paris avec ma famille et mes amis. Nous sommes partis de l’aéroport à 6 heures du matin. Nous avons vu la Tour Eiffel et nous sommes allés à un restaurant très chic. Le voyage a été inoubliable. Nom : Machado Prénom : Ana Sofia N.º 3 Classe : C Année : 8ème Bonjour ! Je vais raconter mon voyage à Algarve. Je suis allée avec ma mère, mon père, ma sœur, mon oncle, ma tante et ma cousine. Je suis partie en voiture à huit heures du matin. Nous sommes allés à la plage et à la piscine tous les jours, parce qu’il faisait chaud. J’ai mangé à de bons restaurants et cafétérias. J’ai vu des plages très belles. Ce voyage a été super ! Nom : Monteiro Prénom : Beatriz N.º 5 Classe : C Année: 8ème


28

Atividades

Semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais A Semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais decorreu no Agrupamento da Damaia durante a semana de 16 a 20 de abril e contou com a colaboração dos professores do Departamento e a participação dos alunos desde o 1º ao 3º Ciclo. Esta iniciativa já se vem repetindo por vários anos e privilegia a boa relação entre alunos, professores e toda a comunidade educativa, para além do conhecimento e das novas aprendizagens adquiridas. Foram várias as atividades desenvolvidas, no âmbito das disciplinas de Matemática, Ciências Naturais e Físico-química : -Exposição “Comemoração do dia da Terra” na Biblioteca e outros trabalhos relativos às disciplinas envolvidas; -Jogos de estratégia que decorreram no Centro de Recursos e envolveram alunos do 1ºciclo, 2ºciclo e 3º ciclos e que permitiram pôr em prática estratégias de jogos conhecidos ou desenvolver aprendizagens de novos jogos; -Concurso “Par ou Impar” que decorreu no Centro de Recursos e envolveu alunos do segundo e terceiro ciclo e pôs em destaque o raciocínio e o cálculo mental dos alunos; -Venda de Plantas de várias espécies a que a comunidade escolar aderiu em grande número tendo-se revelado um sucesso e levando cor e alegria a muitas famílias; -Equipa da Dark sky Rangers que permitiu ver o sol de “outra maneira” e observar os movimentos registados na sua superfície; -Laboratórios Abertos de Ciências Naturais e Físicoquímica com realização de experiências levadas a cabo pelos alunos do 3º Ciclo que se transformaram em pequenos cientistas e com grande entusiasmo e dedicação “meteram as mãos na massa” e fizeram a apresentação dessas experiências aos alunos de 2º Ciclo e de 1º Ciclo. A todos um muito obrigado pelo empenho e dedicação e ficamos à espera de mais para o próximo ano. Coordenadora de Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, professora Fernanda Gomes


Atividades Semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais FEIRA DAS PLANTAS

A semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais decorreu mais “um clássico” da escola, Feira das Plantas, nos dias 17 e 18 de abril. A feira teve uma forte adesão, toda a comunidade escolar se rendeu às cores e aromas das plantas que recriaram um mundo que, muitas vezes, na azáfama do dia a dia, só existe no nosso imaginário! Parabéns professoras Antónia Ramos, Fátima Abreu, Dora Silva e Regina Guedes pela dinamização deste evento colorido!

JOGOS MATEMÁTICOS

29


30

Atividades

Semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Na semana do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, decorreu mais uma edição dos famosos LABORATÓRIOS ABERTOS! Ao longo dos dias 17, 18 e 19 de abril os nossos alunos, desde os mais pequenos aos “graúdos” aventuraram-se numa espiral de experiências que os deixou atordoados com tantos malabarismos que podemos fazer com as ciências! Nos laboratórios de ciências viram um vulcão a “explodir” em terra e em água, geiseres, candeeiros de lava, estudaram o coração (e até mexeram num coração verdadeira de porco, aqui entre os leitores do jornal, ouviram-se muitos ai ai ai…tenho medo, que horror e..depois…ah tão giro, quero mexer outra vez!!!) e ah…não foi esquecido o ambiente, os nossos aprenderam a separar resíduos e foram alertados para os perigos da contaminação dos solos e da água! No final, deixaram uma mensagem... Na disciplina de Físico-Química, foram três dias intensos com uma série de atividades experimentais, que contaram com excelentes monitores das turmas de 9º ano, além do 8º D e 8º F. Todos os alunos e professores que participaram nesses intensos três dias adoraram as atividades que foram repletas de surpresas e de enorme aprendizagem e partilha entre todos. Os monitores mostraram que a físico-química é super divertida e usando materiais lá de casa e alguns pozinhos mágicos da química, fizeram uma pasta de dentes de elefante, latas que se amachucavam por efeito da pressão e serpentes do Faraó, que causaram medo no início, mas que foram logo desmistificadas, porque eram bolinhas de açúcar com bicarbonato de sódio queimadas! Com fórmulas ultrassecretas, que só experts conhecem, fizeram slime e massinhas de modelar para delírio das crianças e dos adultos, que também colocaram as mãos numa mistura maluca para ficarem super zen e afastarem o stress. E houve magia!! Mensagens secretas para os amigos, leite psicadélico, um copo com água virado ao contrário que não entorna e bolinhas de pingue-pongue que ficavam em suspensão! Uau! Todos os alunos e professores participantes nesta atividade ficaram com o gostinho de quero mais e esperam poder repeti-la no próximo ano, com mais surpresas e novidades! Um muito obrigada a todos os participantes e colaboradores. Os professores de Ciências Naturais e Físico-Química


Atividades Semana das Humanidades (24 abril a 4 de maio)

31


32

Atividades

Semana das Humanidades (24 abril a 4 de maio) A Semana das Humanidades pretende ser um tempo de partilha formativa, de exposições, de oferta cultural, de memórias e de generosidade. Esta é um tempo que se quer enriquecido por cada pessoa, vivido por todos e lembrado pelo futuro. A Educação Moral e Religiosa Católica, a Geografia, a História e a História e Geografia de Portugal sentem que, na Semana das Humanidades, demonstram à comunidade aquilo que as distingue e identifica. Foi nosso desejo que entre trabalhos de alunos, projetos, ideias, convites, palestras, filmes, objetos e outros símbolos que percorreram a Semana das Humanidades todos se sentissem parte da mesma, integrados neste conceito que nos abarca e que nos faz participantes na Vida. Entre as diversas atividades proporcionadas pela Semana das Humanidades vou destacar a Conferência de Domingos Abrantes dedicada aos alunos do 9º ano. A forma clara, autêntica e emotiva como Domingos Abrantes nos contou episódios do seu quotidiano, passados nos anos do Estado Novo, permitiu-nos recuar ao século passado e perceber as diferenças entre aquilo que foi viver numa ditadura e o que é viver numa democracia. Também ficámos a saber como foi a sua infância, as dificuldades que as famílias passavam para alimentar, vestir, calçar e educar os filhos, que demasiadamente cedo, eram postos a trabalhar, e como essa vivência foi determinante para criar uma consciência social sobre a Vida, a sua dignidade e justiça. Depois, Domingos Abrantes conduziu-nos pela sua consciência política e explicou como, por acreditar e defender ideias contrárias ao regime, teve de viver na clandestinidade, ser torturado pela PIDE e privado de liberdade. No fim, explicou-nos como foi conhecer a democracia e como nós somos privilegiados por vivermos neste regime que nos permite pensar por nós, concordar, discordar, criticar, colaborar, votar… Deixou-nos, ainda, um importante conselho: sermos cuidadosos com este bem, o da Liberdade. Quem já viveu com e sem este valor, sabe como pode ser frágil, por isso é uma responsabilidade conjunta, a sua manutenção e saúde!!

Sem Liberdade não há verdadeira Humanidade! Prof. Cláudia Ferreira


Atividades

33

Semana das Humanidades (24 abril a 4 de maio)

A Semana das Humanidades decorreu entre os dias 24 de abril e 4 de maio. Aliando a História, a Geografia e a Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) às vertentes lúdica e cultural, realizaram-se diversas atividades pedagógicas, nomeadamente: “Lanche das Humanidades”; Testemunhos de Abril; Visualização do filme “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros; Conferência de Domingos Abrantes; Olimpíadas da História; Exposição Re(Liga-te) – As Religiões – Caminho para a Liberdade; Exposição de trabalhos dos alunos. Estas atividades contaram com a colaboração dos professores de História e Geografia de Portugal, História, Geografia, EMRC e, ainda, com os professores de outros grupos disciplinares que se disponibilizaram a interromper ou a substituir as suas aulas por atividades dinamizadas neste âmbito. Também os alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas da Damaia participaram, de forma empenhada, nas atividades desenvolvidas. Para a exposição de trabalhos elaborados pelos alunos e para a realização das Olimpíadas da História contou-se com a colaboração da BE/CRE. O Departamento de Humanidades manifesta, deste modo, o seu agradecimento a todos os que contribuíram para a concretização da Semana das Humanidades. Uma semana que ficará na História! Mafalda Antunes


34

Atividades

Atividades em sala de aula

Durante aproximadamente dois meses, as turmas do 6ºB, C e D pesquisaram poemas de poetas portugueses para os apresentarem em formato de recital. Assim, e com muito êxito, todos os alunos sem exceção participaram com muita vivacidade e muito empenho. É tão bom ver crianças felizes, na realização de tarefas simples e ao mesmo tempo muito pedagógicas! Professora Maria Duarte


Atividades

35

Amadora Educa 2018 – 1 de junho de 2018 Texto enviado pela professora Susana Dias O AmadoraEduca chegou no dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança no Parque Fonte das Avencas, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora, em parceria com os doze Agrupamentos de Escolas, que reúne todas as escolas e alunos da Amadora. Destinado à comunidade educativa, bem como à comunidade em geral, o AmadoraEduca é realizado no âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos e pretende promover a troca de experiências, a partilha de conhecimentos e saberes, com o objetivo de se estabelecerem redes de comunicação e de trabalho integrado entre as várias escolas da rede pública do Município dos diferentes graus de ensino.


36

Atividades

Amadora Educa 2018 – 1 de junho de 2018 Texto enviado pela professora Susana Dias Foi um dia bem animado para alguns alunos das turmas B, C, e E do 8º ano da nossa escola, acompanhados pelas professoras Susana Dias, Ana magano, Ambrosina Silva e pela dinamizadora, a professora Ana Pereira . Realizaram diversas atividades relacionadas com o espaço ambiental envolvente, como escalada, rappel, jogos tradicionais, e arvorismo (passeios em trilhos instalados), além de ateliês de experiências, mostra de oferta formativa, workshops temáticos, dança, ginástica, música e insufláveis. Um programa para todos “miúdos e graúdos”. A animação foi garantida, como podemos ver através da reportagem fotográfica.


Atividades

37

Atividade dinamizada pela professora Susana Dias

As alunas da professora Susana Dias: - Beatriz Monteiro, e Inês Pires do 8º C; - Beatriz Marques, Sandra Costa e Rita Ventura do 8º D e Íris Afonso do 8º E participaram no Concurso “Uma Aventura… Literária 2018”, na modalidade de Texto Original, promovido pela Editorial Caminho. No dia 30 de maio, a professora entregou o diploma de participação e parabenizou as suas alunas pelos seus textos de grande qualidade.


38

Atividades

Texto enviado pela professora Neusa Cid

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SESSÃO SOBRE DOENÇAS CARDIOVASCULARES No dia 25/05/18, foi dinamizada, pelo centro de saúde da Damaia, uma sessão sobre “Prevenção de Doenças Cardiovasculares. Segundo o Sistema Nacional de Saúde (SNS), as doenças cardiovasculares (cardio = coração; vasculares = vasos sanguíneos) afetam o sistema circulatório, ou seja, o coração e os vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares). As doenças cardiovasculares (DCV) são de vários tipos, sendo as mais preocupantes a doença das artérias coronárias (artérias do coração) e a doença das artérias do cérebro. As DCV mais comuns são o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte do miocárdio. Apesar de todos os progressos realizados na área, as doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte na Europa. Só em Portugal, cerca de 35 000 portugueses morrem anualmente devido a este tipo de doenças. O SNS estima que uma alimentação adequada pode reduzir em 50% o peso destas doenças. Os principais fatores de risco associados a estas doenças são: açúcar elevado no sangue (diabetes); colesterol elevado (hipercolesterolemia); triglicerideos elevados (hipertrigliceridemia); pressão arterial elevada (hipertensão arterial); excesso de peso e obesidade; hábito de fumar; abuso de bebidas alcoólicas; pouco exercício físico (sedentarismo). Estas doenças podem ser prevenidas através de ações, tais como: praticar atividade física regular (pelo menos 30 minutos, 5 vezes por semana); ter hábitos alimentares saudáveis (comer mais fruta, vegetais, fibras e peixe e reduzir o consumo de gorduras, açúcar e sal) e controlar o seu peso.


Atividades

39

Texto enviado pela Drª Filipa Nigra

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE SESSÃO SOBRE COMPORTAMENTOS DE RISCO – PROJETO “ESCOLHER VIVER”, dinamizada por Johnson Semedo O Projeto Escolhe Viver apoiado pela ABBVIE é uma iniciativa dirigida aos estudantes do ensino secundário que visa prevenir comportamentos de risco, como o alcoolismo, o consumo de drogas e as infeções sexualmente transmissíveis. O projeto adota uma pedagogia positiva, simples e atrativa, pretendendo mostrar as vantagens de viver uma vida sem amarras ou vícios. O Johnson Semedo juntou-se a esta iniciativa fazendo sessões nas escolas do Concelho da Amadora, e este ano letivo esteve presente em 10 escolas do Concelho. No Agrupamento de escolas da Damaia esta sessão decorreu no dia 9 de maio e abrangeu alunos do 5º, 7º e 8º anos de escolaridade. Nestas sessões deu o seu testemunho de vida e falou sobre o seu percurso e como ele próprio escolheu viver! Não pises o risco. Escolhe Viver!


40

Atividades

Texto enviado pela professora Neusa Cid

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE PROJETO SOBE O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares. No ano letivo 2017/2018 o Agrupamento de Escolas da Damaia aderiu ao projeto. Este foi um projeto conjunto do PES, BE/CRE; JI Aguas Livres, turma prof. Fátima Teixeira, Clube da Fotografia e Conselho de Turma do 8ºC, com a colaboração do Centro de Saúde da Damaia, Direção da Escola e professoras Ana Cristina Fonseca, Rosa Santos e Susana Ramalho. No âmbito do Projeto SOBE, foram realizadas várias iniciativas que visavam alertar a comunidade educativa para a importância da saúde oral, nomeadamente: • Peça de Teatro: “Osvaldo o Dente Malvado”, destinado à turma do JI/Águas Livres da prof. Fátima Teixeira e dinamizada pela turma do 8º C, sob a orientação das profs. Neusa Cid e Georgina Luís e com a colaboração de todo o Conselho de Turma. • Sessão sobre Saúde Oral destinada à turma do 8º C e dinamizada pela Drª Ana Guerra e Enfermeira Helena Capelão do Centro de Saúde da Damaia. • Elaboração de poemas alusivos à importância do sorriso, na disciplina de Inglês, turma 5º H, sob a supervisão da professora Ana Magano.


Atividades Texto enviado pela professora Neusa Cid

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE PROJETO SOBE Abordagem de vocabulário relacionado com a saúde oral e a sua importância, na disciplina de Francês, turma 8º B, sob a supervisão da prof. Ambrosina Silva; • Realização de textos sobre a importância da Saúde Oral e da utilização das pastas de dentes, na turma 8º C, na disciplina de Educação para a Cidadania, sob a supervisão da prof. Luísa Diogo e correção dos mesmos nas disciplinas de Ciências Naturais e FísicoQuímica, sob a supervisão das profs. Neusa Cid e Georgina Luís. • Correção dos textos na disciplina de Português, sob a supervisão da professora Susana Dias. • Atividades experimentais dinamizadas pela turma 8º C e dirigida a alunos do JI das Águas Livres sobre a importância da utilização de pasta de dentes e elixires; • Apresentação do livro, a toda a comunidade escolar. A equipa agradece a todos os participantes a concretização do projeto!

41


42

Atividades

Texto enviado pela professora Neusa Cid

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE PROJETO GERAÇÃO SAUDÁVEL A Geração Saudável é um projeto de Promoção e Educação para a Saúde Pública, desenvolvido pela Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas (SRSRA) da Ordem dos Farmacêuticos (OF), que tem como objetivos primordiais contribuir para a promoção da saúde dos jovens nas escolas, educar e estimular a adoção de estilos de vida saudáveis, alertar para a ocorrência de possíveis patologias, dar a conhecer a importância da prevenção em saúde e integrar os diversos profissionais de saúde, estabelecendo uma colaboração mútua na educação dos jovens. As formações são ministradas num autocarro pedagógico adaptado, dividido em duas partes distintas, sendo uma delas composta por um anfiteatro e outra destinada à projeção de filmes educacionais e jogos didáticos associados às temáticas do projeto, perspetivando uma formação interativa e dinâmica. Este ano letivo foram abordadas as temáticas da Diabetes e Uso Responsável do Medicamento destinadas a alunos do 2º Ciclo.


Atividades Texto enviado pelas professoras Neusa Cid e Rosa Santos

PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE E ECO-ESCOLAS Caminhada pela Saúde e pelo Ambiente No dia 8 de junho realizou-se uma caminhada pela saúde e pelo ambiente na nossa escola. Esta iniciativa foi dinamizada pela equipa do Eco-Escolas e PES. A turma do 8º F construiu cartazes que aludiam à prevenção de doenças cardiovasculares e aos benefícios da realização de uma atividade física, os quais foram afixados na escola. A esta iniciativa juntaram-se várias turmas do 5º ao 8º ano de escolaridade e, foram recolhidas grandes quantidades de resíduos que estavam a “poluir” o ambiente da nossa escola. Com a ajuda de todos a nossa escola ficou mais limpa e bonita! Foi dinamizada, também, uma campanha contra os incêndios com a distribuição de pulseiras verdes e afixação de cartazes feitos por alunos do 5°ano. A organização deste evento agradece a todos os participantes pois foram incansáveis na recolha de resíduos, houve um burburinho de que algumas turmas até fizeram um concurso para ver qual a turma que recolhia mais resíduos! Estas atitudes demonstram a vertente humanista que caracteriza a nossa escola. A todos um muito obrigado!

43


44

Atividades

Texto enviado pela professora Rosa Santos

ECO-ESCOLAS

Dia Mundial dos Oceanos Em 2008, durante uma Cimeira da Terra, ficou decidido pelas Nações Unidas que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos. Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também, fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos. Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas. As comemorações deste ano foram dedicadas essencialmente à luta contra a poluição pelo plástico. Sabias que 80% da poluição dos oceanos provem das pessoas que estão em terra? E que oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos em cada ano, prejudicando a vida selvagem mas igualmente a pesca ou o turismo. Atualmente, a ONU estima que a poluição por plásticos custa, em cada ano, a vida a um milhão de aves marinhas e a 100 mil mamíferos. Os plásticos não se decompõem no oceano. Partem-se em pedaços cada vez mais pequenos. Aos pedaços de plásticos com dimensão igual ou inferior a 5 mm chama-se microplásticos. Os plásticos de maior dimensão podem afetar os peixes e a vida selvagem por sufocamento, ingestão ou aprisionamento. Os microplásticos podem ser ingeridos e retidos pelos animais filtradores, tais como, os bivalves. E, também, já foram encontrados no interior do organismos de muitos outros seres vivos. OS contaminantes presentes na água podem aderir à superfície dos microsplásticos. Mas tu podes fazer a diferença com estas simples medidas: - Evita produtos com microsferas de plástico; - Usa sacos de compra reutilizáveis; - Escolhe pratos reutilizáveis e talheres de metal; - Evita palhinhas de plástico; - Escolhe alimentos não embalados ou aqueles em que as embalagens são biodegradáveis; - Leva contigo uma garrafa de água reutilizável; E recicla os resíduos de plástico!

Exposição de biodiversidade na Biblioteca Escolar: trabalhos realizados por alunos do 5º e 8º anos.


45

Atividades Texto enviado pela professora Rosa Santos

ECO-ESCOLAS

O que fazer nas últimas aulas do 2º período?!? Lanche!! Mas, no final, analisando o que cada um trouxe, verificámos duas situações: não é nada saudável e resulta num saco cheio de resíduos. Foi aí que surgiu o desafio: Lanche saudável e sem resíduos, será possível??? No dia 8 de Junho, o 7ºG conseguiu superar o desafio! Para isso precisaram de comida caseira, chá, fruta, guardanapos de pano, talheres e copos reutilizáveis, jogos tradicionais e … boa disposição! O lanche pouco saudável e que gera muuuuuuiiiiitos resíduos!

Lanche Pouco Saudável

Lanche Pouco Saudável gera muitos resíduos

Lanche Saudável

Lanche Saudável gera poucos resíduos Turma 7ºG Prof. Carla Piedade Eco escolas PES


46

Atividades

Texto enviado pela professora Rosa Santos

ECO-ESCOLAS

Chá e os seus Benefícios

No dia 13 de junho realizou-se a atividade “Chá e os seus Benefícios”, durante conselho Eco-Escolas. Ao longo do ano letivo, as turmas de 6º ano realizaram trabalhos sobre diversos tipos de chá e os seus benefícios. Esta atividade culminou com um lanche dinamizado pelos professores do conselho Eco-Escolas, durante o qual foram degustados vários tipos de chás, informando os participantes na atividade, acerca das propriedades e benefícios de cada tipo de chá.


Crónica

47 Uma escola cultural

A visão da escola tem necessariamente mudado, nas últimas décadas, dadas as inúmeras exigências pedagógicas, institucionais, ministeriais e programáticas e, sobretudo, devido ao facto de termos um público, cada vez mais heterogéneo, ao nível cultural, cognitivo e emocional. A premissa crucial é melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Contudo, este desiderato final, só será atingido, quando nós, professores trabalharmos de forma concertada, com base nas metas das suas disciplinas ou áreas curriculares. Atividades avulsas criadas individualmente não promovem mais-valias nas aprendizagens dos alunos. É preciso articulá-las com os conteúdos programáticos, as metas, competências e capacidades de cada disciplina. E é isso que tentamos fazer na nossa escola! Deste modo, desenvolvem-se laços de identidade coletiva, hábitos de trabalho, pesquisa e de entreajuda, que ganham nova dimensão quando são pensados e realizados com amor e muita vontade. Desenganem-se aqueles que pensam que pelo facto de a nossa escola se situar nos subúrbios de Lisboa, na Damaia, que os nossos alunos não são capazes de nos surpreender com a sua curiosidade e espírito crítico. São extremamente criativos, quando lhes são apresentados projetos de carácter dinâmico. Para dar resposta às metas e aos objetivos estratégicos do Projeto Educativo e cumprir as orientações do Conselho Pedagógico, as atividades que integram o PAA são ancoradas no currículo e planeadas de forma articulada, possuindo, tanto quanto possível, uma natureza ampla e interdisciplinar. Por exemplo, será mais enriquecedor para todos se um mesmo conteúdo puder ser explorado nas suas várias facetas, de acordo com várias componentes do currículo. A cultura inter e multisdisciplinar faculta a socialização, a discussão de diferentes saberes, pois os alunos têm a possibilidade de integrar as suas cosmovisões individuais do mundo, de acordo com o seu conhecimento referencial da vida. Podemos exemplificar e ter várias perspetivas das várias temáticas, ou até mesmo integrá-las, se as levarmos à discussão em sala de aula e, sobretudo, fora dela. Com as atividades do PAA, partilham-se conhecimentos e surgem novos conhecimentos, através das manifestações culturais, que muitos dos nossos alunos só poderão atentar através das manifestações culturais apresentadas na e pela escola. Procuramos sempre a riqueza decorrente da existência de diferentes culturas no espaço escolar. Para que haja uma parceria entre a cultura e a educação, deixamos de lado alguns estereótipos ainda vagando na mente de alguns educadores e alunos e procuramos novas metodologias. É isso que a nossa escola tenta construir, pois a cultura é o elemento essencial no processo de ensino-aprendizagem e nós ensejamos inseri-la em contexto escolar, nos currículos escolares, nos projetos e outras atividades pedagógicas, para que haja uma socialização salutar e indispensável entre discente e docente e para que todas as culturas possam ter um espaço próprio no ambiente escolar, sejam elas costumes, práticas, maneiras de ser, rituais, normas de comportamento, música, arte, ciência, literatura…


48 Crucigrama enviado pela professora Fernanda Gomes

Crucigrama…

1 - Sólido geométrico com uma única superfície curva. 2 - Sólido que só tem uma aresta e um só vértice. 3 - Sólido que tem duas bases circulares. 4 - Nome do sólido que só tem superfícies planas. 5 - Triângulo com os lados iguais 6 - Operação em que o resultado é o quociente. 7 - Nome do 2 e do 5 no produto 2x5=10. 8 - Figura geométrica com cinco lados. 9 - Nome do 3 e do 4 na soma 3+4=7 . 10 - Figura geométrica com três lados. 11 - Elemento absorvente da multiplicação. 12 - Figura geométrica com seis lados. 13 - Triângulo com dois lados iguais.

Os caminhos do Manuel Solução: O Manuel pode seguir 6 caminhos diferentes. (2 escolhas possíveis no primeiro obstáculo e 3 escolhas possíveis a seguir: 2 x 3 =6) O caracol e a parede Solução: Serão necessários 3 dias. (1º dia: sobe 3 metros; 2º dia: começa a 2 metros de altura e termina a 5 metros de altura; 3º dia: começa a 4 metros de altura e termina a 7 metros de altura.)


49 Passatempos… Parece que as linhas horizontais estão tortas? Ilusões de ótica O cérebro é maravilhoso!

Ilusões de ótica São plantas… ou são restos…

Vários barcos… ou uma ponte….


Edição: Neusa Cid e Susana Dias

Colaboradores: Direção Alunos Professores Do Agrupamento de Escolas da Damaia

Paginação: Luís Coelho, Neusa Cid e

Susana Dias Revisão: Neusa Cid e Susana Dias

JUNHO 2018

3ª edição jornal vozes da escola junho 2018  

School Newspaper

3ª edição jornal vozes da escola junho 2018  

School Newspaper

Advertisement