Shark News 11 - 2018

Page 2

SHARK NEWS

SURF CLUBE DE VIANA DROP

FICHA TÉCNICA

Shark News: o pioneiro e, atualmente, o único jornal de surf em Portugal!

Propriedade Surf Clube de Viana CAR Surf de Viana – Rua Diogo Álvares 4935–161 Darque www.surfingviana.com info@surfingviana.com tel. 258 332 043 / tlm. 962 672 222 Editor João Zamith Redação Luísa Nunes Design Afonso Designers, Lda Fotografia Tó Mané Silvestre Zamith Arménio Belo Gautier Garaux Franz Orsi Surf Clube de Viana Impressão A Aurora do Lima Tiragem 4.000 exemplares Distribuição gratuita © Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do jornal Shark News sem autorização prévia dos editores.

O Surf Clube de Viana (scv) deverá ser o clube de surf mais eclético do mundo, pois atua num vasto leque de áreas, como esta 11ª edição do Shark News vos dará conta. Este ano está a ser muito especial para a família do scv. Destacamos os resultados desportivos alcançados: Marta Paço (Equipa Nacional de Surf Adaptado), Mariana Gonçalves (3º lugar no Mundial de Desporto Escolar) e Ângela Fernandes (3º Lugar no Eurosup); e a reconhecida capacidade organizativa: duas etapas regionais, uma de Surf e outra de Bodyboard; a Finalíssima de Surf Esperanças Feminino; o Europeu de Surf Adaptado; dois Mundiais de Bodyboard; o Luso Galaico; e o Circuito Surfing Viana, composto por quatro etapas. De referir também o êxito do projeto Watersports Enhanced Together (wet), que teve o scv como parceiro-chave, distinguido, recentemente, como “Success Story” pela Direção-Geral para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura da Comissão Europeia. O scv é um agente económico dinâmico que promove a criação de emprego sustentável, contribui para o desenvolvimento da economia local e para a promoção da região como destino turístico. Esta edição destaca o Viana World Bodyboard Championship e o Pro Junior World Championship, que este ano vai coroar, em Viana do Castelo, o próximo campeão do mundo júnior. Iain Campbell, vencedor das últimas edições vianenses, é a grande figura deste jornal. Este atleta de Durban (África do Sul), cidade irmã de Viana do Castelo no âmbito da rede World Surf Cities Network, será também o embaixador das celebrações do Luso Galaico – 20 Anos.

Salientamos testemunhos dos nossos voluntários Marco Ficini (Itália) e Constanze Gessendorfer (Alemanha), ao abrigo do programa European Surfing Volunteer, e apresentamos os voluntários surfistas vianenses que integram a “Geração Z”, programa financiado pelo ipdj. Na seção de destaques do clube, entrevistamos duas atletas de referência: Ângela Fernandes (sup) e Mariana Gonçalves (Surf); e também Loic Santos, que nos apresenta dois projetos inovadores: a LS Boards e o primeiro fato de surf adaptado, desenvolvido no âmbito do mestrado da Escola Superior de Desporto e Lazer (ipvc). O scv encontra-se em plena fase de “crescimento” em resultado do contínuo e profícuo trabalho da sua equipa diretiva, que conduziu a mais um ano de grandes sucessos. A direção do clube também tem contado com o apoio imprescindível dos sócios, parceiros, amigos e família. Bem hajam! Um agradecimento especial à Luísa Nunes e ao Edgar que são os pilares da comunicação e do design do scv. Especial agradecimento à direção do jornal “A Aurora do Lima” pela divulgação das nossas atividades e por ter aceitado (novamente) o nosso desafio de incorporar o Shark News. Vem assistir em direto ao Mundial de Bodyboard! Aguardamos a tua visita! ALOHA! Boas ondas! Melhor surf ! João Zamith — presidente da direção do Surf Clube de Viana

SOMOS SURF! SOMOS CLUBE! SOMOS VIANA! European Week of Sport 23 - 30 September Viana do Castelo - Portugal

2