Page 1

Livreto

de Receitas Delicie-se com as 10 melhores receitas de Bacalhau Ă Portuguesa do Concurso.

Sempre o seu melhor


Sobre o Concurso Gastronômico Verdemar O 2º Concurso Gastronômico Bacalhau à Portuguesa é bem português mesmo: sabe conquistar como ninguém! Os laços entre Portugal e Brasil vão além do descobrimento. Na linguagem, literatura, religião, arquitetura e até na culinária é possível ver traços da cultura lusitana. A tradição de pães, vinhos, azeites e, principalmente do bacalhau veio lá do outro lado do Atlântico. É para celebrar essa deliciosa relação que o Verdemar lançou o 2º Concurso Gastronômico Bacalhau à Portuguesa, homenageando o ícone da culinária lusa. Neste livreto, reunimos as 10 receitas que mais se destacaram no Concurso para você reproduzi-las na sua casa em qualquer ocasião. Assim como o bacalhau, essa seleção de pratos também irá conquistar a sua família e amigos.

Bom

Apetite!


Índice Sobre a Cultura Portuguesa ................................................ 03 Bacalhau à Cagaréu ........................................................... 05 Bacalhau ao Queijo Serra da Estrela .................................... 07 Bacalhau à Setubal ............................................................. 09 Bacalhau Casa Portuguesa .................................................. 11 Bacalhau ao Molho Envinagrado sobre Areia de Grão ...... 13 Bacalhau dos Verdes Mares ............................................... 15 Cestinha Crocante com Spaguette de Palmito Pupunha .... 17 Bacalhau perfumado ao vinho com puré de batatas e arroz .. 19 Bacalhau Ora-pois-pois ...................................................... 21 Bacalhau à Portuguesa ...................................................... 23

2


Sobre a tradição do Bacalhau e os seus pratos Segundo os portugueses, existem mais de 1.000 receitas de Bacalhau somente em Portugal. Curiosamente, o peixe não é produto local. Vem dos mares da Noruega, onde a produção do bacalhau salgado acontece há mais de 500 anos. O inverno rigoroso e a falta de refrigeração tornaram esta prática muito popular na Europa. Os romanos já armazenavam suas carnes desta maneira há 2.000 anos, uma vez que precisavam estocar grandes quantidades de comida para alimentar suas tropas enquanto conquistavam seu império. O bacalhau tornou-se um alimento amplamente consumido no Brasil, em especial na Sexta-feira da Paixão. Tradicionalmente, nessa data é comum as famílias se reunirem ao redor de uma mesa e saborearem uma das receitas tradicionais. Antigamente, entretanto, o bacalhau era um alimento bastante popular, acessível a todas as camadas e era sempre servido nas mesas brasileiras e portuguesas. Porém, após a Segunda Guerra Mundial, este e outros alimentos tornaram-se escassos na Europa, e o preço do bacalhau aumentou. Ao longo dos anos o seu perfil de consumo foi sendo alterado e hoje é um alimento tido como nobre no Brasil, consumido apenas durante as principais festas cristãs, no Natal e na Páscoa. Com o passar dos anos, várias práticas de dessalga foram desenvolvidas, para que o bacalhau pudesse ser aproveitado ao máximo. Algumas destas regras são muito úteis para o preparo de quaisquer receitas. Siga os passos: primeiro, lave em água corrente para retirar a primeira camada de sal. Depois, coloque as postas em uma vasilha com água gelada na geladeira e vá trocando essa água de 8 em 8h, por 2 dias. Sempre coloque o dobro de água para quantidade de bacalhau na vasilha. O bacalhau, ao final da dessalga, ganhará em torno de 30% de peso em relação ao seu peso original. Não se esqueça de manter o peixe todo o tempo na geladeira.

3


Caso decida congelar o bacalhau, faça-o somente depois da dessalga. Você poderá mantê-lo congelado por até 6 meses, respeitando é claro, a sua data de validade. Se for mantê-lo refrigerado, consuma em até 4 dias. Independente do que diga sua receita, nunca ferva o bacalhau, sempre cozinhe em fogo brando para que mantenha a estrutura e não resseque. Caso queira retirar a pele, faça-o antes de dessalgar. Atualmente, 4 tipos de bacalhau são utilizados no Brasil e cada um deles possui uma particularidade de uso e aproveitamento. O Gadus Morhua, que é o mais nobre, é encontrado em postas altas e bem tenras. O ideal é que seja preparado assado em um forno preaquecido a 200°C. Outro tipo bem popular é o Saithe. Sua carne desfia bem facilmente após o cozimento e tem um sabor mais característico. Sua cor é mais amarelada e é ideal para bolinhos, caldos e recheios. Fica excelente em saladas e sopas. O tipo Ling tem características bem diferentes dos outros: sua carne é mais firme e bem branquinha e não pode ser desfiada com facilidade, tornando-o assim um peixe ideal para grelhas e churrascos. Tempere com ervas aromáticas como o manjericão ou tomilho e um pouco de azeite. E, por último, o Zarbo, com características bem próximas ao Ling. Uma sopa à base de creme de leite com este tipo de bacalhau fica bem gostosa. Sirva com umas torradinhas temperadas. Alguns ingredientes são indispensáveis na culinária portuguesa quando se trata de bacalhau, entre eles, cebolas, alho, pimentões, tomates, batatas, leite, azeitonas, frutos do mar, azeite, salsinha e ovos. É costumeiro que, em cada região, um ingrediente seja adicionado para tornar o prato único e característico.

4


BACALHAU À CAGARÉU Alexandre de Lima Veloso Email: alveloso@hotmail.com Endereço: Professora Bartira Mourão, 650 apto. 602 Buritis - 30492-025 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3378.1254

Ingredientes •1 kg de bacalhau em lascas •800 g de batatas •150 g de farinha de trigo •150 g de manteiga •300 g de creme de leite fresco •2 cebolas médias •50 g de pão ralado •Azeite •Noz moscada •Temperos a gosto

Modo de Preparo Fritar as batatas até aloirar (iniciar fritura) e reservar. Preparar o molho bechamel, acrescentar o creme de leite e reservar. Refogar o bacalhau, com as cebolas e bastante azeite. Montar em travessa refratária untada e cobrir com pão ralado (farinha de pão). Assar em forno médio por cerca de 1 hora. Servir acompanhado de salada e vinho verde bem gelado.

5


Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? A cidade de Aveiro, em Portugal, é famosa por seu Bacalhau com Natas. E em Aveiro o melhor Bacalhau com Natas é o do restaurante O Cagaréu. Cagaréu é uma designação carinhosa pela qual são chamados os aveirenses. Tal denominação curiosa tem uma origem ainda mais curiosa. Com a palavra, um historiador cagaréu: Ora, sendo Aveiro uma cidade ocupada por gente ligada à ria ou ao mar, desde marnotos, pescadores ou moliceiros, a sua vida era passada dentro da bateira, do mercantel, do moliceiro ou de qualquer outra embarcação. Quando as necessidades fisiológicas “apertavam”, estes homens solucionavam o problema utilizando a ré do barco. Deste antigo e específico hábito (cagar à ré), surgiu o conhecido termo regional cagaréu. E no lusitaníssimo ambiente deste restaurante cagaréu, pude degustar com amigos brasileiros e portugueses, deliciosas porções de Bacalhau com Natas, regados a ótimos vinhos verdes, que me serviram de inspiração para esta receita.

6


BACALHAU AO QUEIJO SERRA DA ESTRELA Edson Toledo Email: dudutol.eu@hotmail.com Endereço: Córrego da Mata, 333 Santa Cecília - 30668-300 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3385.8181

Ingredientes •Bacalhau dessalgado em posta •Queijo serra da estrela •Batata •Cebola •Pera portuguesa •Alecrim •Pimentão verde,vermelho e amarelo •Azeite português •Alho •Cuminho •Banana frita em fatias •Gengibre •Farinha de rosca •Leite •Temperos (limão com ervas, cuminho, orégano, louro, manteiga, açafrão e sal)

Modo de Preparo Cozinhar as batatas com casca, sal, louro e limão com ervas. Durante 10 ou 15 minutos. Fatiar e colocar em um pirex quente com azeite, alhos inteiros amassados, manteiga, orégano e louro fresco.

7


Rolar as batatas até ficarem untadas com a manteiga e os temperos e levar ao forno por aproximadamente 20 minutos. Bacalhau: colocar em um pirex com azeite, aquecer bastante, por o bacalhau passado no leite, farinha de rosca, temperado com alho muído, limão com ervas, orégano e virar algumas vezes. Assar no forno durante mais ou menos 13 minutos. Montar o prato enfeitando com pimentão colorido, combinando as cores da bandeira de Portugal e Brasil. Acrescentar o alecrim, alhos já fritos com casca, batatas cortadas em tiras grandes cobertas com queijo serra da estrela. Faça a parte um refogado de cebola com gengibre e pêra portuguesa ralada grossa.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? História do prato: as batatas em formato de barcos representam as caravelas portuguesas saindo de Portugal, cobertas com queijo serra da estrela (um produto original produzido artesanalmente até os dias atuais). O Bacalhau, produto também português, quando salgado se torna resistente aos meses de navegação mantendo suas propriedades nutricionais, garantindo assim a sobrevivência de toda tripulação. Chegando ao Brasil encontraram as frutas e especiarias, representadas pela tão brasileira banana formando o elo entre os países. O gengibre, a cebola e a pera portuguesa, formam uma mistura de sabores selando a união entre os países.

8


BACALHAU À SETUBAL Carlos Frederico Sacramento Castro Email: carlos@caparicaeventos.com.br Endereço: Alagoas, 601 loja 19 Funcionários - 30130-160 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3261.3313

Ingredientes •01 posta de lombo de bacalhau dessalgada e limpa •02 batatas miúdas •01 cebola Média •30 g de azeitonas pretas •01 cenoura •01 ovo branco •100 g de camarão rosa •1/2 pimentão vermelho •Alho frito (a gosto) •Azeite (a gosto) •Sal Grosso (a gosto) •Alho triturado (a gosto) •Pimenta do reino (a gosto)

Modo de Preparo Grelhar a posta e em seguida colocá-la para assar em um tabuleiro regado a azeite em temperatura média por aproximadamente 30 min. Colocar em um tabuleiro o pimentão vermelho, a cebola cortada ao meio, e a batata com sal grosso e azeite.

9


Levá-los para assar em baixa temperatura por cerca de 10 minutos. Cozinhar a cenoura, o ovo e o camarão. O camarão depois de cozido deve ser grelhado com alho triturado, sal e pimenta do reino. Por a posta em um prato compondo-o com as batatas, a cebola e os pimentões e enfeitando com as cenouras, ovo cozido e azeitonas pretas. Finalize o prato com azeite quente e o alho frito por cima da posta juntamente com os camarões.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? Este prato foi inspirado na cidade de Setubal, situada a 40 km de Lisboa, conhecida por uma gastronomia elegante baseada em pratos de peixes e mariscos. Qualificada por excelentes restaurantes à beira mar que confeccionam pratos de alta qualidade e identidade própria.

10


BACALHAU CASA PORTUGUESA Janaina Depiné Email: janaina@leadcomunicacao.com.br Endereço: Líbero Leone, 400 apto 701, bloco 01 Buritis - 30493-145 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3586.3793

Ingredientes •1 kg de bacalhau em posta dessalgado •1 1/2 kg de batata •2 potes de requeijão (220 g) •2 potes de cream cheese (150g) •4 ovos cozidos •Azeite (português) •3 cebolas grandes •Leite e margarina para o purê •200 g azeitonas pretas •Alho picado •100 g de queijo parmesão ralado na hora

Modo de Preparo Cozinhar as postas de bacalhau já dessalgado. Separar em pequenas postas. Dourar o alho no azeite e refogar o bacalhau. Cortas as cebolas em pedaços grandes. Fazer um purê com as batatas. Misturar o requeijão ao purê. Numa travessa, montar uma cama de purê.

11


Rechear com cream cheese, azeitonas, ovos cozidos, postas de bacalhau e as cebolas cruas. Regue com azeite e cubra com purê. Polvilhar com queijo parmesão fresco ralado com um fio de azeite e colocar para gratinar.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? A receita é uma releitura da tradicional Bacalhau a Zé do Pipo, até então minha favorita. No entanto, busquei valorizar mais os pré-requisitos da culinária portuguesa que são pratos fartos, cheios de sabor e com ingredientes de fácil acesso. Além disso, usa ingredientes típicos da culinária portuguesa como a azeitona preta, os ovos e o azeite em fartura.

12


BACALHAU AO MOLHO ENVINAGRADO SOBRE AREIA DE GRÃO Ana Raquel Febra da Rosa Email: anaraquelrosa21@gmail.com Endereço: Professor Arduino Bolivar, 12 apto 101 Santo Antônio - 30350-140 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 9995.6840

Ingredientes •2 postas de bacalhau médio •4 xícaras de chá de grão de bico demolhado •1/2 tomate maduro cortado em pedaços pequenos •1 cebola média picada •10 dentes de alho com casca •2 dentes de alho sem casca •400 ml de azeite •1/2 xícara de farinha •1 colher de sopa de orégano •1 colher de sopa de colorau •1 colher de café de pimenta calabresa •350 ml de água quente •1 litro de água fria •20 azeitonas verdes sem caroço •3 colheres de sopa de vinagre branco •1 colher sopa de vinagre balsâmico •2 hastes de alecrim verde •1 haste de salsa picada •Rúcula (a gosto) •1 folha de louro; •Sal (a gosto) •Pimenta do reino (a gosto)

13


Modo de Preparo Em uma panela, coloque a água fria, o grão de bico, a folha de louro, sal a gosto e cozinhe durante 20 minutos. Para o molho envinagrado, coloque em uma panela pequena, 150 ml de azeite, cebola picada, alho picado sem casca, colorau e pimenta calabresa. Refogue durante 15 minutos em lume baixo. Em seguida, junte o tomate e a salsa e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Reserve. Numa frigideira coloque 350 ml azeite, alecrim verde, dentes de alho com casca em lume brando. Num prato, coloque a farinha com pimenta do reino e orégano, envolva. Corte as postas de bacalhau em tiras largas e passe por papel absorvente para tirar o excesso de água. Passe as tiras de bacalhau pela farinha e frite no azeite quente. Tire os dentes de alho e o alecrim. Reserve o alho já sem a casca. Retire o bacalhau frito e reserve em um recipiente. Utilize a frigideira com o azeite da fritura e junte os grãos, deixando refogar um pouco. Em seguida junte a água quente e deixe levantar fervura. Triture as azeitonas grosseiramente. Coloque este preparado de grão no liquidificador e bata até ficar um purê grosso. Envolva as azeitonas trituradas ao puré de grão. Reserve. Num prato, faça uma cama de puré de grão e azeitona e sobre este coloque as tiras de Bacalhau frito. Cubra com molho envinagrado e alho frito. Sirva com rúcula a gosto.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? Nas praias de Portugal, de areia cor de grão. Nos homens do mar, cuja luta se traduz num sabor a sal, vinagre e azeite que passa por suas gargantas e sempre com os olhos postos no verde da esperança. Esta inspiração recria o tradicional prato de Bacalhau com Grão, onde o azeite, vinagre e alho realçam o sabor inconfundível da comida mediterrânica.

14


BACALHAU DOS VERDES MARES Cláudia Maria Ribeiro Teixeira Email: kacaumrt@gmail.com Endereço: Gentios, 273 apto 402 Luxemburgo - 30380-460 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3344.9226

Ingredientes •3 lombos de bacalhau dessalgados (200g) •8 batatas inglesas grandes (1 kg) •4 caixas de tomate cereja sweet •1 litro de azeite de oliva Verdemar extra-virgem •10 azeitonas pretas grandes, sem caroço, cortadas ao meio •Sal comum •Flor de sal •1 maço de ceboletes •Mix de pimentas em grãos

Modo de Preparo Preparo das batatas: Descascar as batatas e cozinhá-las com um pouco de sal. Acompanhar o cozimento para que fiquem cozidas, mas bem firmes. Deixar esfriar. Depois de frias, colocá-las no freezer por 15 minutos. Após esse tempo, ralar todas as batatas na parte mais grossa do ralador.

15


Preparo do tartare de tomates: Picar os tomates,polvilhá-los com flor de sal e espremê-los em uma peneira grande, até que escorra toda a água e forme uma pasta bem vermelha e compacta. Acrescentar o azeite e reservar. Preparo do bacalhau: Temperar o bacalhau com flor de sal, pimenta e reservar. Preparo e montagem do prato: Em uma frigideira, doure o bacalhau com azeite em abundância e, em seguida leve ao forno por mais ou menos 20 minutos. Unte uma pequena frigideira de teflon com azeite, coloque um anel de 13cm de diâmetro e cubra todo o fundo com as batatas raladas. Solte as batatas delicadamente do anel e coloque-as no fundo do prato formando uma base redonda. Coloque o lombo de bacalhau por cima das batatas e o tartare de tomates em cima do lombo. Enfeite o prato com as metades de azeitonas pretas e 2 folhas de ceboletes. Regue em volta com um fio de azeite e sirva bem quente.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? A minha ascendência portuguesa e a tradição, que todos herdamos de nossos antepassados, de degustarmos o bacalhau, com tomates, azeitonas e batatas na páscoa. Apenas apresentei uma roupagem diferente para a receita tradicional.

16


CESTINHA CROCANTE COM SPAGUETTE DE PALMITO PUPUNHA Cintya Naira Pereira de Souza Email: cintyanaira@gmail.com Endereço: Espírito Santo, 977 apto 1101 Centro - 30160-031 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3222.8616

Ingredientes •200 g de lombo de bacalhau dessalgado •20 ml azeite •1 dente de alho •1 xíc. de manjericão •1 limão siciliano •1/4 de palmito pupunha •Sal •1 cebola •Cravo •Folha de louro •400 ml de leite desnatado •20 g de farinha de trigo •40 ml de vinagre •Massa filo um quadrado de 15 cm •12g de manteiga •1 lata de creme de leite Nestlé

Modo de Preparo Unte o quadrado de massa filo, coloque em cima do ramequim e leve ao forno a 280° até dourar de leve.

17


Passe o palmito pupunha no mandolin para fazer os espaguetes. Leve para ferver em uma água temperada com sal a gosto e vinagre. Após ficar al dente, escorra e resfrie com água fria ou gelada e reserve. Ferva o bacalhau na mistura de leite, cravo, cebola e louro. Retire assim que ele despetalar. Retire do leite, despetale o bacalhau e reserve. Faça um roux de farinha de trigo e manteiga. Faça um molho bechamel com o leite que ferveu o bacalhau coado. Após o molho ficar pronto, coloque uma colher de creme de leite sem o soro e coloque o bacalhau. Bata o alho, o manjericão, o limão siciliano e o azeite. Coloque na cestinha o palmito pupunha, regue com a mistura acima coada, coloque a mistura do bacalhau, regue com o restante do molho de manjericão e limão e enfeite o prato com a mistura.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? O Bacalhau de Natas.

18


BACALHAU PERFUMADO AO VINHO COM PURÉ DE BATATAS E ARROZ Juliana Aparecida Castro Silveira Fonseca Email: jufonseca20@yahoo.com.br Endereço: Coronel Jairo Pereira , 254 apto 202 Palmares - 31160-560 - Belo Horizonte/ Telefone: (31) 3422-9942

Ingredientes Para o Bacalhau •500 gr. de bacalhau do Porto em postas •Azeite extra-virgem •2 cebolas grandes •Temperos •Molho de tomate •Vinho branco •Ervas desidratadas •Alho granulado desidratado •Azeitonas portuguesas

Para o Puré •2 batatas grandes •2 colheres de leite em pó •1 copo de leite •1 colher de manteiga •Temperos

Para o Puré •Arroz parboilizado •Amêndoas filetadas •Azeite •Tempero

19


Modo de Preparo Dessalgar o bacalhau. Deixá-lo marinando de um dia paro o outro. Para marinar: molho de tomate, vinho branco, ervas desidratadas, temperos, um pouco de pimenta, cebolas picadas e azeite. Assim o bacalhau se hidrata e fica mais suculento. Coloque em um refratário, salteie com as azeitonas e o alho desidratado e cubra com papel alumínio. Não retire o papel alumínio para que o bacalhau não resseque. Asse o bacalhau e quando estiver pronto retire o papel alumínio, regue-o com azeite e sirva com purê de batatas e arroz com amêndoas filetadas. Para o puré ficar mais cremoso acrescente 2 colheres de leite em pó.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? O sabor e os ingredientes que acompanham o bacalhau e que nos fazem viajar por terras portuguesas, tais como as azeitonas, o vinho, o azeite extra-virgem, as amêndoas e as batatas. Mexem com todos os sentidos : o tato, ao manusear ingredientes tão especiais e selecionados encontrados no Verdemar. O cheiro, que invade a nossa alma no momento de preparação do prato, chegam a perfumar todo o ambiente. A beleza do prato é um banquete aos nossos olhos e ao saborear este prato sensacional o paladar agradece. Que tal um fado acompanhado de um bom vinho português? Sintam-se servidos!!! E, para fechar com chave de ouro, não pode faltar para sobremesa o delicioso pastel de Belém, hum ...deu água na boca!!!

20


BACALHAU ORA-POIS-POIS Ricardo Penna “Penninha” Email: contatopenninha@gmail.com Endereço: Sargento Levy Machado, 305 Jaraguá - 31255-500 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3654.4616

Ingredientes •1 kg de bacalhau •400 g de batata •200 g de mussarela de búfala/queijo português meia cura •1 espiga de milho ou 1 lata de milho em conserva drenado •200 g azeite •50 g de azeitonas verdes s/ caroço •10 g alho picadinho frito •400 ml/g de leite •100 ml/g de creme de leite •6 gemas de ovos coadas •50 g de azeitonas pretas s/ caroço •1/2 maço de salsa crespa

Modo de Preparo Dessalgar o bacalhau na geladeira. Desfiar a metade e deixar a outra metade em pedaços médios. Cozinhar, descascar e cortar a batata em pedaços médios. Cortar o milho da espiga. Bater até ficar completamente liso: o leite, o creme de leite, as gemas, o milho, o azeite, o alho e as azeitonas, para formar o creme de milho.

21


Montar no refratário a porção com o bacalhau, a batata, o creme de milho, as azeitonas pretas e a mussarela/queijo por cima para gratinar. Assar em forno médio, 200 graus, por 15/30 minutos. Servir com a salsinha picadinha.

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? Misturar a riqueza dos sabores dos ingredientes portugueses, como as natas, azeite, azeitonas e gemas com o frescor e o aroma do milho verde.

22


BACALHAU À PORTUGUESA Luiz Gonçalo Rosa Júnior Email: lucasjunior_adv@yahoo.com.br Endereço: Guajajaras, 2241 apto 202 Barro Preto - 30180-101 - Belo Horizonte/MG Telefone: (31) 3209.5352

Ingredientes •1kg de bacalhau em posta ou desfiado •600gr de batata inglesa •750 ml de azeite de boa qualidade •1 pimentão verde •1 pimentão vermelho •1/2 pimentão amarelo •1 maço de salsinha •1 maço de cebolinha •2 maços de couve •2 cebolas de médias •50 g de alho •1 colher de sopa rasa de pimenta jamaicana •1 colher rasa de pimenta rosa •1 colher rasa de pimenta síria •1/5 colher de pimenta calabresa •2 litros de água fervendo •50 g azeitonas picadas •Azeitonas e sal a gosto

Modo de Preparo Dessalgue o bacalhau por pelo menos 5 horas Cozinhe o bacalhau e as batatas, deixe separados. Pique em tiras médias os pimentões e as cebolas, pique os 2 maços de couve em finas tiras (deixar separado), socar o alho com as pimentas (todas juntas) com um pouco de sal.

23


Em uma panela grande coloque para aquecer com uma boa e generosa quantidade de azeite. Quando começar a esquentar coloque o alho socado com as pimentas, deixe fritar um pouco. Logo após coloque a cebola, deixe ficar um pouco macia. Coloque os pimentões para cozinhar junto com a cebola, em seguida coloque o bacalhau para cozinhar junto com os outros ingredientes. Neste momento coloque cerca de uma xícara de azeite sobre os ingredientes, misture bem, em seguida coloque as batatas descascadas e cortadas em quatro sobre o bacalhau e os temperos, neste momento observe se tem muito ou pouco sal no bacalhau, coloque uma xícara e meia de azeite e misture bem todos os ingredientes. Deixe cozinhar por mais uns 4 minutos. Antes de desligar o fogo coloque as salsinhas, as cebolinhas e as azeitonas picadas, misture bem, acrescente mais um pouco de azeite e misture novamente. Em seguida, pegue uma forma de alumínio ou vidro e coloque no fundo uma boa quantidade de azeite. Despeje o bacalhau até antes da borda da forma. Coloque mais um pouco de azeite e leve ao forno até grelhar Uns 10 minutos antes de servir pegue as couve e jogue na água fervendo com um pouco de sal, logo após despeje a couve em uma peneira e salpique em cima do bacalhau. “Eu já fiz está receitas dezenas de vezes e ela fica mais gostosa se consumida no outro dia. Bom apetite!” Lucas

Qual é a inspiração portuguesa da sua receita? Eu já estive em Lisboa/Portugal, a minha inspiração vem do azeite que experimentei em Fátima, numa processadora de azeitonas, foi muito bom, mas muito bom mesmo.

24


São Pedro

Rua Viçosa, 572 Rua Cristina, 991

(31) 3296.7458

Sion Av. Nossa Senhora do Carmo, 1.900

(31) 2105.0101

Buritis Av. Prof. Mário Werneck, 1.500

(31) 3313.4223

DiamondMall Acesso pela Av. Olégario Maciel, 1.600 Para seu maior conforto, estacione no G1

(31) 3292.9071

Jardim Canadá Rua Vancouver, 40

(31) 3541.6011

Raja Gabáglia Raja Gabáglia, 3.600

(31) 3286.2997

Sempre o seu melhor

Livro de Receitas Bacalhau à Portuguesa Verdemar  

O 2º Concurso Gastronômico Bacalhau à Portuguesa é bem português mesmo: sabe conquistar como ninguém!Os laços entre Portugal e Brasil vão al...

Livro de Receitas Bacalhau à Portuguesa Verdemar  

O 2º Concurso Gastronômico Bacalhau à Portuguesa é bem português mesmo: sabe conquistar como ninguém!Os laços entre Portugal e Brasil vão al...

Advertisement