Page 1

COMO O CARVÃO MINERAL PODE SER O PROTAGONISTA NO FUTURO DA MATRIZ ENERGÉTICA DO PAÍS.

PÁG. 50

NÚMERO 24 • PREÇO R$ 13,99 ISSN 2176-5553

N 9 772176555004

NESTA EDIÇÃO

ESPECIAL SOFTWARE EDUCAÇÃO

Os sistemas que viabilizam a modalidade de ensino a distância.

CRIMES VIRTUAIS Como atuam as empresas que combatem as invasões de sistemas.

BI

Os segredos da tecnologia que transforma informação em conhecimento. E MAIS: • CLOUD • DATA CENTERS • E-COMMERCE

| Damylla Damiani, da Damyller. Multimarcas crescem participação no faturamento.

TRANSFORMAÇÕES

A CAMINHO DEPOIS DE DUAS DÉCADAS ATUANDO DA MESMA MANEIRA, A DAMYLLER COMEÇA A DAR SINAIS DE QUE VAI MUDAR SEU POSICIONAMENTO NO VAREJO AO VENDER PARA LOJAS MULTIMARCAS. SERIA O PRIMEIRO PASSO PARA ADERIR AO MODELO DE FRANQUIAS? PÁG. 34


INOVAÇÃO

Foto: Ronald T. Pimentel

DIVERSIFICAR OU MORRER

Carlos Budny aproveitou sua experiência como agricultor unindo-a com o que aprendeu nos cursos de eletrônica para elaborar os primeiros produtos da indústria que fundou, inicialmente focada em implementos para produtores de fumo. Com o cerco feito sobre tudo que envolve o tabagismo, antes de ver o faturamento cair, desenvolveu setores que dessem suporte à concepção de novos produtos e diversificou o portfólio – a ponto de hoje produzir até tratores, que já são responsáveis por 55% das receitas da companhia.

EM PERMANENTE MUDANÇA Que o mundo mudou radicalmente nos últimos dez anos todos sabem. O que poucos têm ciência, no entanto, é sobre a trajetória dos possíveis desdobramentos dessas transformações. O mais claro exemplo disso é a tecnologia. Em 2003, a maioria dos celulares pouco fazia além de enviar mensagens de texto e ligações. De lá para cá, os computadores convencionais foram deixados de lado, os laptops chegaram ao topo das vendas, caíram e deram lugar aos tablets, que dividem agora espaço com os smartphones na lista de equipamentos mais comercializados. Quem apostou que esse seria o caminho comemora os resultados. Porém, o espaço para apostas no O mundo em mundo dos negócios é ao mesmo transformação tempo bastante restrito e necessário. O desafio reside em como exige dos gestores estruturar o planejamento, em um exercício que prevê o equilíbrio ao mesmo tempo entre cenários realistas e surrealisousadia e ceticismo. tas. Afinal, dez anos atrás, poucos eram aqueles que imaginavam ter um aparelho telefônico capaz de realizar transações bancárias e de acessar redes sociais. Contudo, as transformações não podem ficar resumidas à tecnologia. Chegam inclusive em um grande berçário da inovação: a universidade, local que exige atenção redobrada acerca de qualquer mudança, já que é onde são formados os líderes e os profissionais do futuro a curto, médio e longo prazo. Essa foi uma grande preocupação do grupo de gestores que recentemente tomou posse da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Eles querem rever e encontrar novos meios de serem significativos junto aos alunos, melhorando a eficiência financeira e administrativa, além de planejar os próximos anos da instituição, mesmo sabendo que tudo pode – e vai – mudar.

Página 28

Diretor de Redação • Fernando Brüning - 02264 JP - redacao@supernovaeditora.com.br - Gerente de vendas • Sidinei Duarte - sidinei@ supernovaeditora.com.br - Planejamento e Marketing • Bruno Henrique Rodrigues Romão - Supervisora de redação • Letícia Wilson. Colaboraram: Camille Bropp, Gabriel Guedes, Luke Neto, Daniel Cardoso, Caroline Mazzonetto, Jane Catarina de Oliveira, Cristini Moritz, Ana Lavratti, Matheus Pera, Jean Laurindo e Alexandre Lenzi - Diagramação e criação • Andrezza Nascimento e Francisco Badin - Coordenador de fotografia • Ronald T. Pimentel Produção • Bruna Rodrigues Andrett - Estagiárias • Josiane Manoel e Isabela Caringi - Circulação e assinatura • Sueli Duarte - assinatura@ supernovaeditora.com.br - Representantes comerciais • Úrsula S’Tiago, Douglas Rubens Jahn, Flavio Rocha, Vitor Andrade, Chico Souza, Eduardo Nunes Nogueira, Patrícia Diniz Sposito, Mirela Leite Fragoso, Valdir Silva de Souza, Joaquim Barros, Mario Silva, Thiago Bittencourt, Eliomar Santos da Costa, Antônio Francisco Almeida, Paulo César da Silva, Sandra Dias Góes - Sucursal Florianópolis • floripa@negociosempreendimentos.com.br - Sucursal Tubarão • tubarao@negociosempreendimentos.com.br - Sucursal Criciúma • criciuma@negociosempreendimentos.com.br - Sucursal Balneário Camboriú • b.camboriu@negociosempreendimentos.com.br - Colaboradores • Mércia Paiva da Silva, Helena Pinheiro Lemos, Uriel Pereira Climaco, Adriana Meirer, Jackson Fadini Toledo, Laura Cunha, Jair Simões, Camila Felippo, Renata Maia, Hermes Barcelos Cunha, Regina Alves, Ivo Neri Agnol, Alessandro Pinheiro Sá, Régis Ramalho, Emílio Cavalheiro, Audria Ximenes, Jhonathan Gonçalves de Mello. - Correspondência • Comentários sobre o conteúdo editorial, sugestões e críticas. - redacao@supernovaeditora.com.br - Rua Fritz Muller, nº 50 - edifício Praia Bela, 6º andar - Coqueiros, Florianópolis - SC - CEP 88080-720.

2

Fernando Brüning, diretor de redação

N www.negociosempreendimentos.com.br www.twitter.com/negociosempreen www.facebook.com/negociosempreendimentos Florianópolis: (48) 3029.0300


NESTA EDIÇÃO 72

COMÉRCIO ELETRÔNICO

80

APRENDIZAGEM

84

SISTEMAS PARA SAÚDE

92

ERP PARA O ENSINO

96

CRIMES VIRTUAIS

Possuir uma loja virtual já foi um diferencial. Quem faz soluções para e-commerce dá o tom sobre como atuar no mercado.

As empresas que desenvolvem softwares para o ensino a distância ganham mercado unindo tecnologia e didática.

A velocidade de inovações na medicina serve de inspiração para as companhias cujo foco são softwares dedicados à área médica.

Escolas e universidades possuem características tão específicas que precisam de sistemas de gestão especiais.

Confira as mudanças na presidência da Anjo, a fusão na Hansa e os resultados dos eventos agropecuários em Santa Catarina.

28

38

44

56

INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA

114

NOVAS NA NUVEM

120

OS ESPECIALISTAS

Tomar decisões necessariamente significa ter informações confiáveis para se basear, algo que se consegue com a ferramenta de business intelligence.

O cloud computing segue em crescimento vertiginoso e ganha adeptos que rapidamente chegam a mercados diferenciados com o investimento.

O setor de TI projeta crescer 12% em 2013. Nesse sentido, levam vantagem as empresas que oferecem soluções para segmentos de negócio específicos.

64

Patrícia Laurindo, coordenadora de projetos, e Marco Lúcio Leitenski, analista de sistemas, falam sobre recursos humanos e tecnologia.

131

A unidade catarinense da ArcelorMittal quer agora segurar a fatia de mercado que possui. O gerente geral da empresa explica como isso será feito.

Lucros e prejuízos de companhias como Hering, Totvs e WEG no segundo trimestre deste ano, com explicações sobre os números atingidos.

EMPREENDEDORISMO

ENTREVISTA

Foto: Divulgação ArcelorMittal

Governo federal aumenta o teto de faturamento das empresas optantes pelo lucro presumido, o que não necessariamente significa boas notícias.

ANÁLISE DE RESULTADOS

24

108

Armazenar arquivos em discos rígidos convencionais representa um risco à segurança dos dados, incrementando o mercado de data centers.

OPINIÃO

RAIO X

22

MONITORAMENTO DE SERVIDORES

Um nicho que ganha importância conforme crescem as invasões a computadores, tablets e celulares.

RADAR DO EMPREENDEDOR

16

102

Carlos Budny fundou uma empresa de implementos agrícolas que fatura R$ 100 milhões e que agora quer atrair fornecedores em massa para perto de si.

DESEQUILÍBRIO Caem as importações do Estado no primeiro semestre do ano. Porém, as exportações também tiveram decréscimo. Entenda por que isso ocorreu.

COMPETITIVIDADE Um mercado cada vez mais controlado pelo governo e em queda no número de clientes: a nova realidade das operadoras de planos de saúde.

REENGENHARIA A troca de comando na Unisul veio acompanhada de uma revisão nas atribuições dos gestores e na maneira como a universidade conquista resultados.

| Produção de aço na ArcelorMittal. Filial da companhia no Estado pode impulsionar a atuação no cenário nacional.

132

138

O TURISMO JÁ NÃO É MAIS O MESMO Enquanto estrangeiros gastam menos no Brasil, os brasileiros preferem viajar ao exterior – situação que traz sérios impactos para os hotéis do Estado.

NO AR Problemas da infraestrutura aeroviária do Brasil fizeram a aviação executiva crescer como nunca; o país já tem a segunda maior frota do mundo.


N 4

Negócios & Empreendimentos - ed. 24  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you