Issuu on Google+

Anuário de decoração de interiores do Paraná

book collection

paraná / 2014


expediente

Diretor de redação • Fernando Bruning 02264 JP redacao@supernovaeditora.com.br Gerente de vendas • Sidinei Duarte sidinei@supernovaeditora.com.br Executiva de contas • Úrsula S’Tiago ursula@supernovaeditora.com.br Planejamento e Marketing • Bruno Henrique Romão Diagramação • Andrezza Nascimento e Francisco Badin Supervisora de Redação • Letícia Wilson leticia@supernovaeditora.com.br Redação • Aline de Oliveira e Camila Dreier Produção • Bruna Rodrigues Andrett Estagiária • Josiane Manoel Coordenador de fotografia • Ronald T. Pimentel Foto da capa: Ronald T. Pimentel Circulação e assinatura • Sueli Duarte assinatura@supernovaeditora.com.br Representantes comerciais | Sucursal Florianópolis • floripa@revistasuacasa.arq.br Sucursal Tubarão • tubarao@revistasuacasa.arq.br Sucursal Criciúma • criciuma@revistasuacasa.arq.br Sucursal Balneário Camboriú • b.camboriu@revistasuacasa.arq.br Sucursal Curitiba • curitiba@revistasuacasa.arq.br

N www.revistasuacasa.arq.br | www.facebook.com/revistasuacasa | www.twitter.com/revistasua_casa | Florianópolis: (48) 3029.0300 O anuário SuaCASA é uma publicação da Supernova Editora Ltda. A reprodução total ou parcial desta obra é proibida sem autorização do editor.


editorial

M

Movimento é a palavra do momento. O ritmo frenético da vida moderna exige agilidade e determina uma nova dinâmica a rotinas já bastante atribuladas. As fontes de informação multiplicaram-se, assim como as referências e influências. Essa realidade assusta. Por outro lado, elimina a acomodação e provoca o movimento – em indivíduos, na sociedade, no mercado. Apesar da aparente velocidade imposta, o desafio é não ser fugaz. O tempo passou a ser um conceito relativo, totalmente relacionado com as prioridades estabelecidas. Assim, vale mais retroceder um pouco para avançar de forma eficiente. Ainda que tênue, todo movimento provoca importantes mudanças. Basta observar as pessoas, como se comportam e se expressam. Parafraseando a consultora e designer Ruth Fingerhut, “o mundo é uma biblioteca”. E, como ela deixa claro na entrevista que trazemos nesta edição do Book Collection da revista SuaCASA Paraná, o projetista de destaque dos novos tempos será aquele que melhor souber ouvir. É mais do que preparar um detalhado briefing ou programa de necessidades, pois muitos desejos estão sempre nas entrelinhas. O projeto estampado na capa da edição é um exemplo de como pequenos movimentos geram significativas transformações. Conforme ia evoluindo a construção da casa, os proprietários ficavam cada vez mais apaixonados por ela. Ao planejar esse novo espaço, os arquitetos do escritório Lupatini Lima Ramos foram além do óbvio, concebendo um lar sofisticado sem ter aquela aura de ser “intocável”. Aproveitaram as especificidades da casa, projetando ambientes arrojados e conquistando todos os moradores, que podem receber com muito mais qualidade seus convidados. Letícia Wilson Supervisora de redação


índice

Os premiados da Casa Cor

Eles são os autores dos projetos vencedores da edição 2013 da mostra, que contou com os profissionais mais renomados do Estado.

64

Boas Ideias

96

Tendências

110

Uma agradável seleção de objetos, móveis e detalhes decorativos que preenchem os ambientes com requinte e praticidade.

O que já é destaque no setor, e o que ainda vai ser, na opinião dos profissionais e empresários, em mobiliário, revestimentos e, entre outros, metais.


Os astros

Aqui começa a série de projetos de interiores, mostrados de maneira clara e objetiva, explorando cada detalhe.

Maganhoto & Casagrande Arquitetura

Composições singulares e tecnologia marcam o projeto, caracterizado também pelo equilíbrio entre as cores branco, prata e preto.

140 142


índice

Jayme Bernardo Arquitetura

Uma referência nacional em luxo e tecnologia. Esse foi o objetivo do arquiteto ao projetar o apartamento modelo do empreendimento, localizado em um bairro de alta classe em Curitiba.

Arquitetare

As aberturas de grandes vãos trouxeram maior luminosidade para o interior desta casa, a qual sua implantação no terreno previu a insolação das áreas de convívio.

Lupatini Lima Ramos

Sofisticação e conforto ficaram evidenciados neste projeto, aproveitando todos os espaços, em uma composição que agradou – e muito – aos proprietários.

158 174 194


Bender Arquitetura

A partir do uso de peças amplas e arquitetura atemporal, os arquitetos atualizaram os espaços com foco no bem-estar dos moradores.

Ivan Wodzinsky Arquitetura e Interiores

Com o projeto ainda em planta, Ivan fez intervenções que tornaram os espaços repletos de praticidade e elegância, conforme o desejo dos clientes.

NP Arquitetura

Ambientes especiais com composições que potencializam cada canto são a marca do projeto de interiores desta casa, onde não falta requinte e praticidade.

212 230 248


índice

Perffectta Arquitetos Associados

A intervenção no novo lar de um jovem casal de Curitiba priorizou – dentro de uma proposta contemporânea – a criação de ambientes amplos e sofisticados.

Archetectonica Arquitetura

Os moradores desta casa desejavam que suas preferências estivessem evidenciadas na decoração. Dentro do estilo vintage, sua paixão por fotografia e música foi enfatizada no projeto de interiores.

268

284


Cassiana Galante Interiores

Este projeto traz uma casa cuja ambientação segue uma linha moderna, mesclada com detalhes clássicos na decoração.

Mariana Paula Souza Arquitetura

Ao preservar a edificação existente, a arquiteta transformou os espaços internos e inseriu a personalidade de cada morador nas composições.

Suely Ruon

Ela guiou o projeto criando espaços amplos, modernos e únicos, transformando totalmente a cobertura para receber os proprietários.

300 314 328


índice

Vinícius Trevisan

Em busca de sofisticação, o arquiteto conquistou novos espaços sem carregar os ambientes, utilizando tonalidades mais neutras.

Surdi & Rosalinski Studio Arquitetura

As profissionais previram no projeto de interiores uma série de soluções que tornam ainda mais agradáveis os encontros familiares – com conforto e requinte.

344

360


Creative Arquitetura

Com uma grande diversidade de materiais utilizados harmonicamente, os profissionais criaram um lar confortável, com muita funcionalidade e sutileza nas composições.

Joseane Althoff

Uma grande mudança na vida do proprietário do apartamento inspirou o novo projeto de interiores do imóvel, cujos espaços foram reorganizados conforme sua nova rotina.

Fabianne Brandalise Interiores

Uma obra de arte original, pertencente ao acervo da família, serviu de inspiração para a ambientação de toda a área social do apartamento, numa proposta requintada e marcante.

378 394 408


índice

Cassiana Galante Interiores

Valorizando a integração dos espaços, a profissional realizou uma reforma completa no imóvel. As modificações partiram da fachada para os interiores, modernizando os layouts.

Dalton Vidotti Arquitetura

Ele concebeu espaços descontraídos e aconchegantes, integrando ambientes e valorizando toda a área social da residência.

424

440


Barbara Roveda Sganzerla Arquitetura & Interiores

456

Um dos grandes objetivos na reforma do apartamento era valorizar a paisagem de Balneário Camboriú em todos os seus detalhes, e em todos os ambientes, garantindo também a elegância dos espaços.

Ehlke Arquitetura

Com cores neutras e uma proposta luxuosa, o requintado projeto de interiores desta casa primou pela integração da residência com a exuberância do verde no entorno da casa.

Claudia Michelin Horta e Edison Vello

Explorando espaços e buscando conforto e praticidade, Claudia e Edison criaram um apartamento que evidencia as potencialidades dos imóveis de um empreendimento de luxo.

472 490


índice

Angela Russi Arquitetura e Decoração

506

Yvone Miyamura Arquitetura & Interiores

524

As alterações de layout neste apartamento previram a substituição de revestimentos e a utilização de acabamentos de luxo, adequando o imóvel às necessidades dos novos proprietários.

Em um prazo recorde, a arquiteta participou desde a compra do apartamento até a finalização dos espaços, recheando-os de amplitude e acabamentos refinados.


N 16

book collection • 2014 • Paraná


Book Collection SuaCASA PR 2014