a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1


LAuro cada vez melhor A prefeitura de Lauro de Freitas está trabalhando para melhorar a sua vida. Quem anda pela cidade já vê o resultado de todo esse trabalho. Novas encostas, pavimentação de ruas, novos parques e praças, e muito mais. Venha Ver Como Tá Massa. Ruas do Recreio Ipitanga

2


Praça das Corujas, Buraquinho

Rua das Flores, Areia Branca

Praça Carmelito Queiroz, Areia Branca

Mercado do Centro e Novos Camelódromos O novo Mercado do Centro, um investimento de R$ 730 mil, será entregue em breve. No local foram construídos vinte novos boxes, além de serviços de drenagem, piso intertra-

Mercado Municipal

vado, instalação elétrica e hidráulica, e construção de um estacionamento. Também estão em fase de finalização a construção de dois camelódromos em Itinga e Vida Nova.

Camelódromo de Itinga

3


Encosta Santa Bárbara, Itinga

Novas encostas Mais segurança para a população

Nova academia municipal Localizada no Estádio Gerino de Souza Filho, no Centro, o equipamento, inaugurado no início de março, conta com diversos aparelhos de musculação para a população. O muro e o alambrado foram completamente recuperados

4


Praças e Parques

19 Parques infantis em praças construídas ou requalificadas

-Pracinha 2 de Julho -Praça na Chácara Thayti -Praça do Lindoia -Praça no Parque Santa Rita -Praça do Chafariz -Praça do Divino Espirito Santo -Praça no Caji -Praça do Acalanto -Praça do campo de Areia Branca -Praça de Vila Nova de Portão -Praça no Loteamento Brisas -Parque no Condomínio D. Lindu -Praça Oscar Moreira -Praça da Comunicação -Praça em Portão -Praça do Jóquei -Praça do Jardim Castelão -Praça de Vila Nova de Portão -Praça no Loteamento Brisas -Praça das Corujas (Miragem) -Praça da Escola Jovina Rosas (Miragem) -Praça do Paço (andamento) -Praça do Quingoma (andamento) -Praça do Jardim Tropical (andamento)

5


RUAS PAVIMENTADAS - Rua Maria de Lourdes da Silva (Jardim Ipitanga – Caji); - Rua das Rosas (Areia Branca); - Avenida Peixe (Jambeiro); - Travessa da Avenida Peixe (Jambeiro); - Rua José Pereira (Loteamento Jardim Talismã – Itinga); - Rua Abaré (Loteamento Pedrita – Itinga); - Rua Quartzo (Loteamento Pedrita – Itinga); - Rua Jovino N. Pereira (Lot. Jardim Centenário – Itinga); - Rua Segunda Travessa Professor Theócrito Batista (Loteamento Quintas do Picuaia – Caji / Pavimentada ano passado) - Rua Miguel Valfredo (Caji). - Rua Barbosa (Recreio Ipitanga); - Rua Wilson de A. Santana (Recreio Ipitanga) - Rua Luis C. Da Silva (Recreio Ipitanga); - Rua Prisco José de Souza (Recreio Ipitanga). - Rua Cidade de Deus (Comunidade do Picuaia – Caji); - Rua Edgar Rios (Comunidade do Picuaia – Caji); - Bom Jesus da Lapa (Caji); - Rua João Roberto G da Silva (Ipitanga); - Rua João Bispo (Ipitanga – antiga Vereador Valdenir Eduardo Bastos; - Rua Joaquim Cruz Rios Filho (Ipitanga).

EM EXECUÇÃO - Terceira Travessa José Leite (Comunidade do Picuaia – Caji); - Rua Maura Bezerra Dias (Centro); - Rua João Custódio (Centro); - Rua Graciliano Ramos (Loteamento Santa Bárbara – Itinga Pac Itinga IV Etapa); - Rua Elvira S do Nascimento (Loteamento Santa Bárbara – Itinga – Pac Itinga IV Etapa); - Rua Valdemir P Guimarães (Loteamento Santa Bárbara – Itinga – Pac Itinga IV Etapa); - Rua Zulmira S Fraga (Loteamento Santa Bárbara – Itinga – Pac Itinga IV Etapa); - Rua Florisvaldo Figueredo (Loteamento Santa Bárbara – Itinga); - Antônio Paranhos e José Bonifácio (Pitangueiras); - Travessas l, ll e lll da Boa Vista do Caic, Alto do CAIC, 1°, 2° e 3° Travessas do Alto do Caic e a Travessa Crispiniano L de Oliveira; - Rua Carlos Alberto Santos e André P. de Oliveira (Itinga); - Rua Pirita (Loteamento Pedrita); - Rua da Paz (Portão).

6


Avenida Peixe, Jambeiro

Mais qualidade de vida Diversas ruas já foram entregues. Mais oitenta estão em execução ou em fase de licitação com recursos já garantidos do FINISA e PAC Itinga.

Rua Maria de Lourdes da Silva, no Caji

Rua das Rosas, em Areia Branca

Rua Miguel Valfredo, na Itinga

Rua Moisés de Araújo, em Buraquinho

Rua Maria dos Reis Silva, no Miragem

7


Outras obras em execução e já executadas em parceria com o Governo do Estado e com recursos próprios estão resolvendo problemas históricos de nosso município.

Esgotamento sanitário A maior obra em execução no município

A estação mãe do sistema já está pronta, e as obras das outras 25 estações começam no início de 2020. Nos próximos dois anos, prazo para conclusão de todas as intervenções, 80% de Lauro de Freitas terá esgotamento sanitário. Os outros 20% já têm projeto pronto.

Saiba Mais: Os recursos para implantação do esgotamento sanitário foram captados pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas em 2009. As obras, iniciadas em 2011, ficaram paradas de 2013 a 2016, e foram retomadas em 2017 após julgamento de ação judicial.

8


menos alagamentos Macrodrenagem do Rio Ipitanga Em execução pelo Governo do Estado, através da CONDER, o projeto nasceu de um estudo de manejo de águas pluviais feito por empresa contratada pela prefeitura em 2006. A macrodrenagem vai diminuir os transtornos causados pelos alagamentos que acontecem no município em períodos de muita chuva. Os recursos, superiores a R$ 188 milhões, são do PAC II.

Saiba Mais: Estão sendo construídos seis reservatórios para acumular a água das chuvas. O primeiro, localizado em frente ao aeroporto, já foi inaugurado pelo Governo do Estado, no início do mês de Fevereiro. Em Lauro de Freitas serão três, em frente ao Restaurante Popular, com mais de 67% das obras concluídas, outro

no Jardim Tropical, Bairro da Itinga, e um terceiro entre os bairros de Vida Nova, Quingoma e Caixa D’Água. Nestes espaços também estão sendo construídas quadras, ciclovias, pistas de patinação, áreas com equipamentos de ginástica, e parquinhos para a criançada.

Macrodrenagem do Canal do Horto As obras do canal, que fica no Loteamento Santa Bárbara, na Itinga, acabaram com as inundações no local. Foi realizado o revestimento do canal em alvenaria e a canalização do trecho do Condomínio Dois de Julho, o que aumentou a vazão. A pavimentação também foi recuperada.

9


Reversão do Canal Dos Irmãos Realizadas com o intuito de minimizar os alagamentos no Centro da cidade, Avenida Luís Tarquínio e entorno. Em mais de 240 metros de extensão, a calha do afluente foi ampliada para dar maior vazão ao volume de águas. O canal precisou ser desviado de um trecho da rua Jackson Bueno e retomado ao seu curso natural. Os recursos para realização das obras foram disponibilizados em 2012, no entanto, a gestão anterior não finalizou as intervenções, que foram retomadas pela atual administração e finalizadas no fim de 2018.

Avenida Mario Epinghaus

Já foi iniciado o processo para lançamento da licitação das obras da macrodrenagem do canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus. A obra, que será realizada com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), vai acabar com os alagamentos nessa região da cidade.

10


Mais Mobilidade Urbana

A chegada do metrô a Lauro de Freitas, em Abril de 2018, mudou a vida de quem usa transporte público na cidade, que agora pode chegar a Estação da Lapa em 35 minutos, percurso que antes levava cerca de duas horas.

Estação de Transbordo Também localizada em Lauro de Freitas, a Estação de Transbordo das linhas de ônibus que atendem o metrô foi ampliada e entregue à população em Fevereiro. As 13 baias foram aumentadas para 21, e o equipamento tem agora capacidade para atender 200 mil passageiros por dia e mais de 50 linhas de ônibus.

11


Além das grandes obras de infraestrutura, a prefeitura segue reafirmando o seu compromisso com a inclusão social, através do fortalecimento da educação, da prática de esportes e do aumento da rede de proteção social.

mais ~ educacao ‘

Escola Príncipe da Paz

De tempo integral, a escola atende a mais de 430 estudantes do Bairro de Caji/ Vida Nova. O novo espaço,inaugurado no final de 2018, conta com salas de aula, brinquedoteca, cozinha, refeitório, biblioteca, salas para educação em tempo integral e quadra de esportes.

12


Ampliação da Escola Jardim Ipitanga O novo anexo da escola, em Vida Nova, atende a 254 alunos do Ensino Fundamental I. Foram criadas cinco salas de aula, todas climatizadas, além de revisão do telhado e das redes hidráulica e elétrica. Também foram instalados equipamentos de acessibilidade, e construída uma área de lazer.

Novas Creches

Duas novas creches, uma na Avenida Fortaleza, com as obras já concluídas, que vai atender a 180 crianças de zero a 5 anos, em um prédio de quatro blocos (pedagógico com quatro salas, administrativo, de serviços, multiuso e pátio com brinquedos), todos de acordo com o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e uma segunda, que está sendo construída na Chácara Thaity.

Mais informações: Atualmente o município conta com 22 creches em funcionamento, entre próprias e conveniadas, com mais de 2.500 crianças atendidas em horário integral.

Creche Avenida Fortaleza

13


Educação especial! Em nossa rede, composta por 81 unidades escolares, também há espaços especiais para pessoas com deficiência. Contamos atualmente com 11 salas de recursos multifuncionais, voltadas para

alunos com diversos tipos de deficiências, intelectuais, motoras, transtorno do espectro autista, síndrome de down, entre outras.

Educa 7 minutos A educação também é lugar para contar histórias por meio do audiovisual. Cerca de mil alunos já participaram das oficinas do projeto educa 7 minutos, que resultaram em 60 curtas metragens produzidos e disponibilizados na plataforma de recursos educacionais digitais, da Secretaria Municipal de Educação.

14


E VEM MAIS POR AÍ! Uma nova escola de segundo grau será construída, ainda este ano, no bairro de Portão, com mais de 25 salas de aula, quadra coberta, campo society, vestiários, laboratórios, auditórios, biblioteca e refeitório. A licitação para realização das obras, pelo governo do estado, já foi publicada no diário oficial.

PROJETO DA ESCOLA

Já estão sendo finalizadas as obras para ampliação do número de salas de aula do Centro de Educação Infantil de Areia Branca, e da Escola Municipal Capiarara. A Creche Municipal Ana Montenegro ganhará mais duas salas de aula e uma brinquedoteca. Pensando no lazer e conforto das crianças do Centro de Educação Infantil Doutor Djalma Ramos, a unidade passará a ter dois solariuns, espaços anexos às salas, e uma sala de acolhimento e refeitório. A Escola Jardim Ipitanga também ganha uma sala multiuso, e o Centro Educacional Municipal Fênix, que está passando por uma reforma geral, incluindo a recuperação da quadra, e a instalação para climatização de todas as salas.

15


~

inclusao ‘ social e com a gente! CRAS do Caji Moradores do Caji, Quingoma, Caixa D’água e Vida Nova já estão contando com um novo Centro de Referência de Assistência Social. O CRAS do Caji é o sexto de Lauro de Freitas, e fica na Travessa Santo Amaro de Ipitanga. O equipamento disponibiliza serviços de proteção às famílias.

Segurança e Cidadania em um só lugar O Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania, localizado na Avenida Amarílio Thiago dos Santos, abriga 16 órgãos. Conselhos sociais, a sede da Ronda Maria da Penha, Conselho Tutelar, Centro em Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a sede do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) e a 52ª CIPM. 16


Academia de Saúde e Centro de Acolhimento a menores em situação de vulnerabilidade Construídos na Itinga e inaugurados em Fevereiro, o Centro e a Academia de Saúde estão atendendo adolescentes e jovens de 12 a 18 anos completos, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, de ambos os sexos, que apresentem acentuada vulnerabilidade social e/ou familiar e demandem acompanhamento terapêutico.

Uma casa para chamar de sua As 890 unidades do novo Residencial Santo Amaro de Ipitanga, no Bairro do Jambeiro, já estão recebendo as famílias que tiveram de ser remanejadas por conta das obras de macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, e remanescentes do PAC Lagoa da Base. Além destas unidades, outras 500, no Morada Tropical, serão entregues em breve.

17


BOLSA ALUGUEL Inserido nas políticas públicas geridas pela Secretaria de desenvolvimento Social e Cidadania, o Programa Municipal Bolsa Aluguel atende famílias em situação de vulnerabilidade, risco ou emergência habitacional. Mais de 1.500 famílias estão sendo beneficiadas pelo programa.

E vem mais por aí!! Em breve os moradores do Residencial Dona Lindu também vão ter um CRAS. As obras estão em estágio avançado. No local, a população vai contar com espaços para atendimento coletivo, individual, recepção, copa, banheiros e sala administrativa.

Novo CREAS no centro Também tem novidade para quem mora no Centro da cidade, é o novo Centro de Referência em Assistência Social (CREAS). Com mais de 90% das obras já executadas, o equipamento vai atender pessoas e famílias em situação de risco social em uma estrutura com salas multiuso, de atenção familiar, reunião e atendimentos, recepção, administração, copa e estacionamento.

18


Uma estação chamada CIDADANIA Já imaginou uma praça com teatro, infocentro, biblioteca, pista de skate, quadra poliesportiva, parque infantil, salas multiuso e um Centro de Referência da Assistência Social? Pode até parecer um sonho, mas a Estação Cidadania já é uma realidade e fica na localidade de Pouso Alegre, na Itinga. No local já estão sendo realizados cursos e oficinas de arte e esporte.

Mais informações: Os recursos para a obra foram captados em 2011 e em 2012 o projeto foi para análise na Caixa Econômica Federal. Entre os anos de 2013 e 2016 a antiga gestão deixou o projeto parado. Em 2017 a atual administração reiniciou as obras, e a praça que leva o nome do escritor baiano Jorge Amado já está sendo utilizada pela população desde dezembro do ano passado.

19


Teatro João Gilberto Infocentro

Biblioteca

Pista de Skate com padrão olímpico Cidade referência na prática do skate, Lauro de Freitas tem uma das melhores rampas abertas do Estado, localizada no Centro da cidade. Depois de uma reforma que incluiu recuperação do piso de alta resistência, perfis metálicos e pintura externa, o espaço ganhou mais uma obra, por meio de contrapartida social, que dotou o equipamento de padrões olímpicos. Em 2019, a pista recebeu a etapa baiana do Circuito Brasileiro de Skate Street (STU).

20


Inclusão através do esporte

Lauro de Freitas deu um salto de inclusão pelo esporte, com a inauguração, em 2019, da primeira piscina semiolímpica da cidade da cidade. O equipamento fica no bairro de Itinga,

e está contribuindo com a iniciação e treinamento de futuros atletas da natação, além da promoção de atividades físicas voltadas à saúde de crianças, adultos e idosos.

Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) O CIE, que está sendo construído em uma área de 6 mil metros quadrados no bairro de Areia Branca, vai possibilitar a prática de mais de dez modalidades como esgrima, ginástica rítmica, vôlei sentado (esporte paraolímpico) e judô. O equipamento conta ainda com quadra coberta reversível para prática de modalidades esportivas, sala de primeiros socorros, vestiários comuns e acessíveis, copa e depósito. Um local reservado para a implantação de academia e sala para profissionais, vão proporcionar a realização de mais atividades.

21


^

referencia ‘‘ em saude A atenção dedicada à saúde também está garantido bons resultados. Alcançamos 78% de cobertura na atenção básica. Dezesseis postos de saúde estão em funcionamento, 14 deles reformados e reabertos pela atual gestão, e mais dois novos.

Um Jorge Novis cada vez melhor

Mais informações: A unidade disponibiliza atendimento em cardiologia, cirurgia geral e ginecológica, clínica médica, endocrinologista, gastro, mastologista, neurologista, oftalmologista, cirurgia plástica e urologia.

22

Reaberto em 2017 com estrutura moderna e equipamentos de ponta, o Hospital Municipal Dia Jorge Novis, vem ampliando seus serviços e atendendo cada dia um maior número de pessoas. Desde a reabertura, o hospital já realizou 3 mil cirurgias, e implantou o primeiro Ambulatório da Dor da Região Metropolitana. O equipamento também é referência em oftalmologia ambulatorial, e conta com o Jorge Novis Itinerante, que leva os serviços da unidade a diversos bairros de Lauro de Freitas.


Policlínica Regional

Lauro de Freitas e outros cinco municípios da Região Metropolitana foram beneficiados com a inauguração da Policlínica Metro Recôncavo Norte. O equipamento, instalado em Simões Filho, faz parte do Consórcio de Saúde implantado pelo governo do Estado e

gerido por Lauro de Freitas. Em pouco mais de três meses de funcionamento, foram realizados 3.475 atendimentos, entre exames e consultas para moradores de Lauro, que contam com dois micro-ônibus para se deslocarem até a unidade, em Simões Filho.

Novos postos de saúde

Além de ter reformado e reaberto 14 postos de saúde, no primeiro ano da gestão, a administração municipal inaugurou o PSF São Judas Tadeu, na Itinga, que teve os recursos para implantação captados em 2010. O posto tem sete consultórios clínicos e três odontológicos.

O marco de 78% na cobertura da Atenção Básica (AB) foi alcançado com a implantação da Unidade de Saúde da Família (USF) do Tarumã, também na Itinga. Para se ter uma ideia deste avanço, no final de 2016 o município registrava 53,79% de cobertura da Atenção Básica.

E vem ai novos equipamentos de saúde que vão ampliar ainda mais esses avanços! 23


Novo Pronto Atendimento do Centro Faltam apenas alguns detalhes para que o novo Pronto Atendimento (PA) do Centro fique pronto. Os equipamentos do novo PA estão sendo adquiridos com recursos de emenda parlamentar. A estrutura está em uma área de 1.300 metros quadrados, e conta com consultórios, salas de curativo, de exame e de coleta, duas farmácias, cômodos de observação adulta - masculina e feminina - e pediátrica, além de postos de enfermagem. Na unidade serão atendidas as especialidades de pediatria, clínica médica, ginecologia, ortopedia e odonto, além de exames de ultrassom, Raio X e laboratório de análises clínicas.

Terceiro maior hospital da Bahia está em Lauro de Freitas

Em construção no Bairro do Capelão, em Lauro de Freitas, o Hospital Metropolitano é um divisor de águas na prestação de serviços de saúde no município e em toda a Região Metropolitana, e será inaugurado no primeiro semestre deste ano. Com investimento do Governo do Estado de R$ 180 milhões, o equipamento vai dispor de 265 leitos, sendo 55 de Terapia Intensiva (UTI), espaços para atendimento, emergência,

24

diagnóstico por imagem e centro cirúrgico. A unidade também será referência na Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), com tratamento trombolítico venoso, reabilitação precoce e investigação etiológica completa. Além da geração de emprego, o equipamento também trouxe investimentos em obras voltadas à urbanização do seu entorno.


Hospital Especializado em Cuidados Prolongados Já foram iniciadas as obras do Hospital Costa dos Coqueiros. A unidade, uma obra do Governo do Estado em parceria com a prefeitura, é voltada para pacientes que não precisam mais estar em unidades de saúde de alta complexidade, mas ainda demandam cuidados, como reabilitação,

recuperação de intervenções cirúrgicas, ou adaptação a sequelas de lesões por acidente, entre outras, abrindo vagas em outros hospitais para casos mais graves. O hospital será entregue ainda este ano, e está sendo construído onde antes funcionava o Hotel Riverside, na Estrada do Coco.

E tem muito mais! Mamógrafo digital na Clínica da Mulher Em operação no Complexo de Saúde da Mulher em Itinga, o equipamento conta com uma tecnologia que emite menos carga de radiação, e que permite a revelação das imagens com alta resolução, maior definição e sem poluição para o meio ambiente.

25


Equipamentos para tratamento de Pé Diabético

Um Doppler Vascular portátil, mesa fixa e um carro de curativos compõem o equipamento, que permite diagnóstico de precisão em varizes e artérias das pernas, eficaz para o tratamento de pacientes com pé diabético. Atualmente o município atende a 3.836 diabéticos que são acompanhados nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Cinco novas ambulâncias Cinco ambulâncias de suporte avançado estão ampliando os serviços de emergência. Uma delas com incubadora neonatal para os atendimentos que são prestados pelo SAMU.

Tablets para Agentes Comunitários de Saúde Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 15 Unidades de Saúde da Família (USF) de Lauro de Freitas receberam 260 tablets, que estão sendo utilizados no atendimento e visitas domiciliares para o acompanhamento das famílias.

26


Reforma do Centro Especializado em Odontologia (CEO) Referência na Região Metropolitana, o serviço de saúde bucal em Lauro de Freitas ganhou reforço com a reforma do CEO na Itinga. A unidade oferece oito tipos de serviços, como o diagnóstico bucal com ênfase na detecção do câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, endodontia (tratamento de canal), atendimento a pessoas com necessidades especiais, odontopediatria, entre outros. Recentemente foi incorporada a cirurgia de língua presa em bebês.

Centro de Reabilitação em parceria com a UNIME Reinaugurado pela Prefeitura em 2019, o Serviço Especializado em Reabilitação Auditiva (SERA) disponibiliza 150 consultas por mês para a população de Lauro de Freitas. Com a oferta deste serviço, a população passou a contar com assistência completa, desde o diagnóstico até o fornecimento do aparelho auditivo.

27


mais comodidade para~os cidadaos E se a ideia é facilitar a vida de quem busca os serviços da Prefeitura, pode marcar aí mais um ponto positivo para a administração.

Novo Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF) Doze secretarias já estão funcionando no CALF, além da Central Geral de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (CGAE) . Os dois prédios foram viabilizados sem custos para a Prefeitura, por meio da Contrapartida Social do Parque shopping, que vai gerar mais de 3.500 empregos diretos, prioritariamente para moradores do município.

28


Administração Regional (AR), na Itinga e Vida Nova Estão em funcionamento no município duas administrações regionais, Itinga e Vida Nova. A da Itinga foi inaugurada em 2019 atendendo a um pedido dos moradores do bairro. No local funcionam um Banco de Serviços e Posto Avançado do INSS; o Centro Judiciário de Solução de Conflitos – CEJUSC e uma brinquedoteca, além de um gabinete para atendimento ao público. Em breve o equipamento será instalado em outros bairros.

29


A Prefeitura no seu bairro A Prefeitura leva aos bairros da cidade serviços da administração municipal através do projeto “Prefeitura em Ação”. A proposta é intensificar e facilitar o acesso a serviços que já fazem parte da rotina dos moradores. A ação envolve todas as secretarias da administração municipal. Até dezembro de 2019, foram realizadas 7 edições do projeto e 19 mil atendimentos.

30


fortalecimento da cultura ~ e requalificao do ^ ´ patrimonio historico Quando o assunto é o resgate das tradições de nosso povo e a proteção do patrimônio histórico de nossa cidade, Lauro de Freitas também pode servir como exemplo para outros municípios. Atualmente a Prefeitura apoia a realização de 52 eventos calendarizados, e realizou a reforma de equipamentos importantes.

Reforma do Auditório Abdias do Nascimento Localizado no Centro de Referência da Cultura Afro-brasileira, a reforma do auditório incluiu recuperação do telhado, colocação de forro, impermeabilização, serviços de construção do palco, reforma nos camarins, colocação de piso vinílico, revisão elétrica, climatização, poltronas acolchoadas, hall de entrada e pintura geral.

31


Mais de 400 anos de história preservados A Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga, no centro da cidade, com mais de 400 anos, também foi totalmente reformada. As intervenções consistiram na substituição do telhado e manutenção de todo madeiramento, recuperação do forro, adequação das instalações elétricas, restauração de esquadrias e pintura. A igreja abriga relíquias de grande valor, como os azulejos portugueses e imagens seculares, e é um dos mais importantes patrimônios da arquitetura religiosa do Brasil. Mais informações: O Calendário Oficial de Eventos Culturais foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e conta com o apoio da Prefeitura por meio do fundo de cultura. Recebem recursos do fundo os projetos aprovados pela maioria absoluta dos membros do CMPC, composto por representantes do poder público e da sociedade civil.

32


^

referencia ´ em politica alimentar na bahia Com mais de seis milhões de refeições servidas em onze anos de funcionamento, completados em 2019, o Restaurante Popular (RP) de Lauro de Freitas é o principal equipamento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) do município. Por dia são em média três mil refeições servidas a pessoas com menor renda, como estudantes, trabalhadores e idosos, que pagam apenas R$ 2 por refeição.

O município conta ainda com as Cozinhas Comunitárias de Itinga e Portão, que juntas servem uma média de 200 mil refeições por ano. Almoço acompanhado de suco e sobremesa a R$ 2,00, e sopas a R$ 1,00 no período da tarde, além do Banco de Alimentos de Portão, do Programa de Aquisição Alimentar (PAA), que compra diretamente da agricultura familiar e outras políticas do sistema. Mais informações: Lauro de Freitas é a única cidade da Bahia que possui um Centro de Referência de Segurança Alimentar (Cresan), além dos demais equipamentos da área. O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) foi reativado em 2017 para avaliar ações do SAN. Com foco na inclusão social, a Prefeitura também promove feiras livres, todas as sextas-feiras, para promoção da alimentação mais saudável e da geração de emprego e renda.

33


musica, arte ~ e preservacao do meio ambiente Reaberto em 2017, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o Parque Ecológico, em Vilas, foi totalmente recuperado pela atual administração. O equipamento tem 70 mil metros quadrados de área remanescente de Mata Atlântica. A cada final de semana, o parque recebe mais de 2 mil pessoas.

34


Trilha das Artes Lançado em 2017, o projeto Trilha das Artes é realizado no Parque Ecológico. A iniciativa foi idealizada logo após a reinauguração do local, para oferecer mais uma opção de lazer e diversão à população aos finais de semana. Além de uma extensa programação cultural, dirigida pelo ator Jackson Costa, que também promove o Sarau do Poeta. O projeto já recebeu grandes cantores da música baiana como: Adelmo Casé, Ju Moraes, Jau e Orquestra Neojibá.

Primeiro Ecoponto de Lauro de Freitas Previsto na Lei do Lixo Zero, o primeiro Ecoponto do município foi inaugurado em 2019 no Loteamento Miragem, Bairro de Buraquinho. O equipamento é destinado ao descarte de resíduos sólidos, como poda, resíduo da construção civil, madeira e volumosos, e conta com coleta seletiva de vidro, papel, plástico e metal. Outros três bairros também vão receber Ecopontos.

Revitalização do Rio Sapato O Projeto de Revitalização do Rio Sapato foi iniciado em 2018 com aplicação da tecnologia japonesa EM-1. A substância, totalmente natural e segura à saúde humana e animal, é composta por microorganismos benéficos que aceleram a decomposição de compostos nocivos ao rio. A ação reduziu os coliformes fecais e o mau cheiro, e trouxe os alevinos de volta ao rio, o que é um importante bioindicador da melhoria da qualidade da água. O resultado de todo trabalho é monitorado pela EMBASA.

Mais ações de preservação Outras ações têm sido desenvolvidas com o objetivo de despoluir os rios do município, como a exigência, desde 2005, de que novos empreendimentos tenham Digestores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (DAFA), evitando que os dejetos sejam lançados sem tratamento nos rios.

35


mais seguranca , para todos Em parceria com o Governo do Estado e com ações próprias, a Prefeitura tem buscado garantir mais segurança para quem vive em Lauro de Freitas. O aumento do número de câmeras para videomonitoramento das vias e a inauguração de novos equipamentos são algumas das ações implementadas.

Nova sede da segurança municipal Em 2018 foi inaugurada a nova sede da Superintendência de Segurança Municipal (SSM), no Bairro de Pitangueiras. O prédio abriga a Guarda Municipal (GM), o Grupamento de salva-vidas e a Central de Videomonitoramento. A Guarda Municipal participa constantemente de capacitações, realizadas em parceria com a Companhia Independente de Policiamento Especializado da Polícia Militar, sempre sob o conceito da segurança cidadã.

36


Central de Videomonitoramento As ações da SSM são reforçadas pela Central de Videomonitoramento, uma das primeiras implantadas em um município na Bahia, e que atualmente conta com 300 câmeras, e monitora mais 20 instaladas no final de 2019 em Vilas do Atlântico. A Central funciona em rede com a Central Integrada de Operações da Polícia Militar, e compartilha informações com o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU). No local atuam servidores treinados, guardas municipais e policiais militares no monitoramento das câmeras.

Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU) O controle das áreas de trânsito e transporte de Lauro de Freitas foi ampliado depois da implantação do CIMU, em 2018. Câmeras espalhadas pela cidade captam incidentes com potencial para gerar transtornos no trânsito, como acidentes, infrações e animais soltos na pista, e contribuem com outras áreas, como a identificação de pontos onde estejam acontecendo o descarte irregular de lixo.

Mais informações: Lauro de Freitas conta com duas companhias da Polícia Militar, três delegacias, a sede da Polícia Metropolitana, Ronda Maria da Penha, Batalhão da Choque, e a Base Comunitária de Segurança, na Itinga. Em parceira com o governo do estado, foram adquiridas novas motos e viaturas.

37


~

gestao participativa Acreditamos que quem mais entende da cidade é quem vive nela, por isso a Prefeitura também foi aos bairros para ouvir a população: sugestões, críticas e propostas para uma Lauro de Freitas melhor para todos.

Planos de Bairro Ferramenta criada no Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal (PDDM) com o propósito de planejar o município nos próximos dez anos, sob o ponto de vista das comunidades, o Planos de Bairro foi realizado nos 19 bairros do município. Durante as audiências foram

38

elaborados diagnósticos participativos entre comunidade e poder público com identificação das qualidades, principais problemas, proposição de soluções, visão de futuro e definição de prioridades. Em 2020 o projeto será encerrado com as audiências nas seis macrorregiões.


Itinga

Caji

Caji

Pitangueiras

Itinga

Caji

Barro Duro

Itinga

Barro Duro

39


CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS CULTURAIS 2020 A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas apoia com serviços públicos os eventos que integram o Calendário Cultural Oficial. Os projetos culturais são financiados pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), instituído pela Lei Nº 1.386/10, e vinculado a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT). Os recursos do FMC são aplicados em projetos que fomentam o desenvolvimento cultural do município nos mais diversos segmentos. JANEIRO 05 e 06 - Festa de Reis 07 á 11 - Jornada Cultural 2019 15 e 16 - Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga FEVEREIRO 02 - Festa de Iemanjá 08 e 09 - Pré Carnaval de Itinga 2020 15 á 17 - FESTUR (Festa Turistica Étnica Cultural) 16 - Manifestação Cultural Os Caretas de Portão 21 a 24 - Manifestação Cultural Carnavalesca – Lauro Folia 2020 (*) 26 - Arrastão Cultural do Bloco Afro Bankoma – Quarta- feira de Cinzas 29 - Carnaval de Areia Branca 2020 MARÇO 01 - Carnaval de Areia Branca 2020 06 a 08 - Festa Turística Étnica Cultural - FESTUR 08 - 15ª Lavagem Cultural da Lagoa dos Patos 09 a 14 - Jornada Cultural “Novos Caminhos para as Políticas Culturais em Lauro de Freitas” 13 e 14 - 6ª Edição do Projeto Vida Rock Nova 15 - 3º Arrastão Cultural do Loteamento Santa Barbara 20 a 29 - Festival Marco das Artes Cênicas 2020 22 - Festa de São José – Padroeiro de Quingoma (*) 28 - Encontro NUPAF de Arte e Cultura LGBT 29 - Encontro dos Capoeiristas: O Mundo da Capoeira ABRIL 09 a 12 - Celebração da Semana Santa – Paixão de Cristo de Lauro de Freitas 2020 (*) 12 - Manifestação Cultural Baleia e Bola Furada 18 e 19 - Lavagem da Praça José Ramos 25 - Comemoração ao dia Internacional da Dança 26 - Projeto de Capoeira Vem com a Gente quem é Semente MAIO 01 a 03 - Projeto Arena Circo Comunidade Show 14 a 17 - 5ª Semana da Diversidade e Cidadania LGBT de Portão 16 - Sábado Cultural do Largo do Sossego 24 - 16º Tributo a Bob Marley – Comemoração ao Dia Municipal do Reggae 30 e 31 - Festival Cultural do Quinta da Glória JUNHO 07 - Festival de Dança Mix Cultural Junino 10 a 14 - Semana da Diversidade e Igualdade Caixa D’água / Quingoma 14 - Festival Multi Cultural 23 e 24 - Celebração Junina – Festa de São João (*)

JULHO 11 e 12 - Festival Ubuntu 13 a 19 - Semana do Orgulho Eu Sou LGBT de Itinga 24 e 25 - 3º Fórum Municipal de Cultura da Sociedade Civil Organizada 31 - Celebração do Aniversário da Cidade – Emancipação Municipal (*) AGOSTO 02 - Celebração da Cultura dos Povos e Comunidades Tradicionais (*) 08 e 09 - 15ª Lavagem do Caic 09 - 5ª Lavagem da Rua Félix Araújo 14 - Homenagem aos Guardiões de Nossa Ancestralidade 22 - Orooni – Rede Jovem de Cultura Africana 25 a 30 - Semana da Diversidade e Parada do Orgulho LGBT de Lauro de Freitas 29 - Festa da Paz (*) 30 - 5ª Lavagem do Toco SETEMBRO 06 - 6ª Concurso de Dança – Estrelas que Dançam 12 e 13 - 40ª Grande Festa de Portão 2020 (*) 19 - 6ª Sarau da Loca 20 - 15º Concurso de Bandas e Fanfarras de Lauro de Freitas 21 - 6º Sarau Cultural Criando Asas de Artes Inclusivas 21 a 27 - Semana da Cultura Gospel (*) 26 - Comemoração do dia Municipal da Capoeira 28 - 6º Batizado e Troca de Cordas do Grupo Expressão Corporal OUTUBRO 11 - Festa de São Francisco – Padroeiro dos Pescadores (*) NOVEMBRO 14 - Comemoração ao Dia Municipal do Hip Hop 14 a 20 - Semana da Cultura Negra – Novembro Negro 2020 (*) 21 - Festival de Samba Reggae Comando Cultural Negro 25 - Comemoração ao Dia Municipal da Baiana de Acarajé 28 e 29 - 37ª Lavagem do Largo do Caranguejo (*) DEZEMBRO 05 - Comemoração ao Dia Municipal do Samba 11 e 13 - Festival de Capoeira, Batizado, Troca de Cordas e Natal Solidário 08 - Festa de Nossa Senhora da Conceição – Padroeira de Areia Branca (*) 26 - Lavagem do Pé do Oiti (*) 27 - Celebração da Cultura Judaico-Cristã (*) 31 - Réveillon

Superintendência de Comunicação - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas Site: www.laurodefreitas.ba.gov.br Flickr: www.laurodefreitas.ba.gov.br Facebook: PrefeituradeLaurodeFreitas Instagram: @preflaurodefreitas

Profile for ImprensaLauro Backup

Revista 2020 - Lauro de Freitas  

Prefeitura de Lauro de Freitas

Revista 2020 - Lauro de Freitas  

Prefeitura de Lauro de Freitas

Advertisement