Page 7

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

FEEDBACK NEGATIVO Como encarar? POR: GISELY SOUZA

ACREDITE QUE TUDO TEM UM LADO POSITIVO. ATÉ MESMO UM FEEDBACK NEGATIVO.

levar a crítica para o lado pessoal, ou seja, evite pensar que a crítica foi feita apenas por ter sido você o desenvolvedor do trabalho analisado.

Já pensou em como o ser humano reage diante dos acontecimentos diários? Da mesma forma que uma notícia boa consegue mudar para melhor o dia de alguém, uma não tão boa também é capaz de mudar o humor de uma pessoa. Quando se fala em reações do ser humano em relação aos acontecimentos do dia a dia, essa afirmação engloba várias situações. Algumas dessas informações, conseguem transparecer muito bem essa mudança de comportamento mencionada quando uma notícia ou um acontecimento não tão bom ocorre, como por exemplo, um simples desentendimento com alguém no trânsito, ou um pedido no restaurante que não saiu como gostaria, uma mensagem mal interpretada, ou até mesmo um feedback recebido em um dia de trabalho. Em todas essas situações, é possível seguir alguns passos para se sair bem sem que isso se torne algo gigantesco e arrasador. Sendo assim, é interessante que as pessoas entendam que o feedback, sendo ele positivo ou negativo, consegue trazer grandes aprendizados para a vida particular e profissional de uma pessoa. Um feedback positivo, por exemplo, é muito mais fácil de ser recebido. Coisas boas sempre são bem vindas, mas e quando o feedback é negativo? Como encarar e como lidar com essa experiência? Vale a pena considerar algumas dicas para encarar um feedback negativo. Veja algumas dicas:

EVITE FICAR NA DEFENSIVA É interessante que o colaborador entenda qual é o seu medo e quais são suas dificuldades, até porque é preciso aprender a lidar com elas e melhorar seu rendimento e sua performance. Ficar na defensiva não é a melhor saída, afinal, esse comportamento não o ajudará em sua evolução profissional e pessoal. Basta encarar o feedback negativo como incentivo para mudar as ideias e comportamentos, afim de encarar esse momento como uma oportunidade de melhoria.

NÃO LEVE AS CRÍTICAS PARA O LADO PESSOAL Quando um colaborador deixa suas atividades a desejar, a análise do gestor deve ser levada até o colaborador responsável, e quando esse processo acontece, uma dica bacana ao colaborador é não

ASSUMA O ERRO E NÃO SE ENFUREÇA Procure sempre se acalmar e evite que a conversa se estenda. Caso perceba que os nervos estão à flor da pele, tente sair da conversa de forma sucinta, beba uma água, dê uma volta e respire fundo. Volte com calma, retome a conversa, caso seja relevante. Talvez, assumir o erro pode ajudar a evitar problemas maiores, culpar outras pessoas não é uma excelente ideia, por isso, assuma o seu erro e siga em frente. APRENDA A SE PERDOAR Se perdoar deve ser uma das principais ações que o colaborador deva fazer depois de receber um feedback negativo. Basta se lembrar de que errar é humano, e a partir daí começar a entender que é necessário aprender com os seus erros e seguir em frente. Não adianta ficar se lamentando e pensando no que deveria ter sido feito para que tudo fosse diferente. Bola pra frente e siga com novas ideias, pensamentos e objetivos.

Fonte: www.ibccoaching.com.br

7

Sul News - Ed. 09  

Janeiro/2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you