Page 16

DICAS DE PORTUGUÊS

VOCÊ SABE COMO USAR AS PALAVRAS: POR: KETSCHUCIA FAGUNDES

No ambiente corporativo, a fluidez do diálogo é, definitivamente, bem exercida se a sua intencionalidade fica explícita pelo emprego correto das palavras, promovendo assim a coesão e coerência na mensagem transmitida. Por isso enfatizo, onde quer que você esteja, ou aonde quer que você vá, não deixe de conhecer bem os padrões da língua portuguesa para conquistar seus objetivos e ser bem compreendido.

ma no qual o sacado reclama da cobrança.” Para evitar a repetição do uso desse advérbio, podemos usar os seguintes pronomes relativos: ‘’em que’’, ‘’na qual’’, ou ‘’no qual’’, tais como: Vivemos numa cidade na qual constantes mudanças estão ocorrendo. Nesta empresa em que há muito trabalho, o engajamento da equipe é vital para o sucesso dos negócios.

TESTE O SEU CONHECIMENTO Veja as frases abaixo e identifique qual delas está correta:

AONDE Já a palavra "aonde" também indica lugar em que algo ou alguém está, porém, expressa a ideia de destino, movimento ou aproximação e está ligada a verbos que expressam essa ideia.

Onde você mora? Aonde você mora? Temos um problema onde o sacado reclama da cobrança. Temos um problema no qual o sacado reclama da cobrança. COMO USAR Para começar, vamos lembrar de uma coisa: Onde = ideia de permanência Aonde = ideia de movimento ONDE A palavra "onde" indica lugar em que algo ou alguém está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência. Exemplos: Onde ela está? Não sei onde começar a caminhada. Onde está o dinheiro? Muitas vezes o “ONDE” é utilizado incorretamente. Ex: Temos um problema onde o sacado reclama da cobrança. A palavra “problema” é um substantivo e não indica lugar, portanto, o correto é “Temos um proble-

16

“Onde” e “Aonde”?

Exemplo: Aonde você quer ir? Aonde vai com tamanha pressa? Vamos aonde ele quiser ir. Aonde devo dirigir-me a fim de resolver esta questão? DICA! Para entender qual delas você deve usar, substitua as palavras "aonde" ou "onde" por "para onde". Se fizer sentido, você deve utilizar a palavra aonde. Exemplos: 1) Para onde vamos? Faz sentido. É como dizer: Aonde vamos? Mas, 2) Para onde vamos parar? Não é possível. Assim, o correto é dizer: Onde vamos parar? Atenção: Como o verbo morar transmite a ideia de localização, “Aonde” NÃO pode ser usado ao seu lado, então, o correto é “Onde você mora?”.

Sul News - Ed. 09  

Janeiro/2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you