Page 1

SUL news EDIÇÃO Nº 09 - JANEIRO DE 2017

Diário do Colaborador

IARA DAL PRA Relacionamento com Investidor


ÍNDICE

03 ESPAÇO DA DONA ANA 04 ACONTECEU NA SUL 05 VIDA SAUDÁVEL

Como aumentar minha produtividade?

06 ECONOMIA & FINANÇAS

Qual é o melhor investimento para 2017?

07 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Feedback negativo: Como encarar?

08 DIÁRIO DO COLABORADOR

Capa: Iara Dal Pra.

11 ENTRETENIMENTO:

Gastronomia / Adivinhe Quem É? / Cinema / Netflix / Livros / Músicas /

10 Mandamentos para o Ano Novo / Adivinhe as Palavras / Selfies.

16 DICAS DE PORTUGUÊS

Você sabe como usar as palavras "onde" e "aonde"?

SUL NEWS é uma publicação mensal feita por colaboradores e para colaboradores da Sul Invest. Responsável: Caio Pazzoto - sulnews@sulinvestmulti.com.br Colunistas: Alexander Fantin, Caio Pazzoto, Cibele Mariano, Cristiane Santos, Elton Pscheidt, Gisely Souza, Isabelle Domanski, Jeyce Ribeiro, Juliana Domanski, Letícia Carneiro e Pricila Almeida.

2


ESPAÇO da Dona Ana POR: D. ANA BASTIANI SILVEIRA

Se por estarmos em Cristo nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. Filipenses, 2:1-7 A ideia central desses versos é para termos novamente recuperado em nós a memória eterna. E isso significa Termos a mente de Cristo instalada pelo Espírito em cada um de nós. Cristo não foi dominado pela ambição, nem pela vaidade e muito menos pela superioridade. Jamais trabalhou em defesa de algo que lhe interessava. Seu sentimento governante foi baseado em agradar a Deus em obediência completa. AGORA MINHA PERGUNTA É: "Como conseguiu vencer todos esses grandes obstáculos? A RESPOSTA ESTÁ NAS ENTRELINHAS DO VERSO: 7 "VINDO A SER SERVO". Que nesse início de um novo ano nossa decisão esteja fundamentada nessa poderosa proteção. A única decisão do viver de Jesus foi: "Enquanto caminhava sobre a terra sua conduta foi de "SERVO".

SUL INVEST FAMÍLIA DE DEUS!

3


ACONTECEU NA SUL

PRIMEIRAS MUDANÇAS

de 2017 na Estrutura Organizacional POR: JEYCE RIBEIRO

A Sul Invest trouxe, ao longo de sua história, vários planos de especializações e muitas mudanças em seu meio, visando sempre um futuro melhor para todos nós, afinal como nosso slogan já descreve claramente: “COMPETÊNCIA EM RESULTADOS". Com isso, trouxemos neste mês, um breve relato sobre algumas das primeiras mudanças que ocorrem em 2017 na nossa Estrutura Organizacional: • União dos setores (PROCESSOS e T.I.): com intuito de entregar um melhor resultado a nossos clientes. • Mudança de cargo de Eônio Ferreira Mol Júnior: assume o cargo de Executivo Regional de Belo Horizonte. “As áreas de Processos e TI são interdependentes na entrega do resultado final para o cliente (principalmente o interno). Possuem cada uma das áreas nuances especificas de expertise técnico, mas juntas se complementam. A sinergia gerada na junção das áreas permite um olhar mais amplo na análise de demandas e cenários, e assim a tendência é identificar a forma mais eficaz na construção de soluções, ou oferendo alternativas para mitigação de riscos. Num ambiente de crescente necessidade de soluções tecnológicas objetivando maiores índices de produtividade versus atenção aos limites orçamentários aprovados, será necessário gerir e prestar contas de forma transparente, ágil e inovadora a gestão destes recursos. Estreitar os níveis de comunicação com nossos clientes internos alinhados às orientações e recomendações da nossa Diretoria será imperativo para a condução dos trabalhos.” PAULO ERNANI PESCH Executivo de Formalização

4

“Fruto de mais de nove anos atuando em FIDCs, da benção de vir superando minhas metas neste início de caminhada aqui na Sul Invest, mas principalmente da receptividade com que me receberam aqui, esta oportunidade como Executivo Regional, me estimula, revigora e dá ainda mais forças para seguir em frente em busca de dias sempre melhores para todos nós. Me aguça o faro ser posto à prova e ter que me desdobrar em prol de um novo objetivo, porque a energia se renova e acaba sendo uma bela oportunidade para aplicar um pouco do muito que aprendi em casa com meus pais, misturado com uma pitada do que aprendi nas salas de aula, mais um bom bocado do que já aprendi aqui com vocês e também um pouco do que aprendi ‘nesta longa estrada da vida’. Com humildade e gratidão pela oportunidade recebida, me doarei para corresponder às expectativas, com responsabilidade e fé. É um privilégio para mim, integrar um time tão vitorioso!! Então, a todos os amigos da Sul Invest, MUITO OBRIGADO! Fiquem com Deus Abraços. “

EONIO FERREIRA MOL JÚNIOR Executivo Regional de Belo Horizonte.


VIDA SAUDÁVEL

COMO AUMENTAR MINHA PRODUTIVIDADE?

20 dicas práticas para encontrar a Alta Performance

POR: CRISTIANE SANTOS

Ir além do esperado, estabelecer padrões acima da média e gerar excelência de resultados simplesmente não é possível sem uma alta produtividade. Para alcançar aquilo que poucos conseguem, fique de olho nessas dicas:

11. Mantenha uma lista de tarefas. Sua cabeça não

é um computador e o esforço de ter que lembrar do que precisa ser feito não compensa.

sociais, telefonemas, e-mails, conversas paralelas, etc.

12. Não assista TV antes de dormir: em vez de relaxar você pode ir para cama ainda mais estressado, e dependendo do conteúdo do que está sendo assistido, pior.

2. Após descobrir o que te faz perder tempo, elimi-

13. Saiba a hora de descansar. Respeite os limites

1. Descubra quais as suas maiores distrações: redes

ne essas distrações de vez.

do seu corpo e mente.

3. Use essas distrações com inteligência: após um

14. Aprenda a delegar tarefas.

período de trabalho (que pode variar entre 60-90 minutos), faça uma pausa para se distrair.

4. Que tal organizar sua semana no domingo à

noite? Não tomará mais que 10 minutos do seu tempo, mas economizará bons minutos de suas manhãs.

5. Planeje seu dia de acordo com as tarefas priori-

15. Crie processos para atividades repetitivas e se

possível, automatize-as.

16. Crie uma lista do que fazer e uma do que NÃO fazer. 17. Evite o retrabalho. Procure fazer certo logo na

tárias e não as mais fáceis ou menores.

primeira vez, mesmo que leve mais tempo para finalizar.

6. Aprenda a dizer não a atividades que não são

18. Use ferramentas para melhorar sua produtivi-

prioritárias.

dade.

7. Cuide de suas emoções. Evite pessoas e pensa-

19. Não olhe sua caixa de entrada de e-mails em

mentos negativos.

8. Escute músicas enquanto trabalha para manter o foco.

9. Esqueça o hábito de apagar incêndios. Não reaja

somente a urgências, tenha seu dia planejado.

um momento que não poderá responder, por exemplo. Evite o retrabalho.

20. Não consegue ficar longe do celular? Coloque no silencioso e desligue todas as notificações. Você poderá vê-las em detalhes no seu momento de pausa.

10. Defina prazos menores para tarefas mais importantes: quando você limita o tempo para uma atividade acaba por concentrar mais energia nela.

Fonte: viverdeblog.com

5


ECONOMIA & FINANÇAS

QUAL É O MELHOR Investimento para 2017? POR: ELTON PSCHEIDT

O maior erro é achar que poupar pouco não vale a pena, não faz diferença, então é melhor gastar logo tudo que ganhamos! Não faça isso, poupar pouco é melhor do que não poupar nada! O tempo e os juros são excelentes aliados no processo de construção de riqueza! Mas qual o melhor investimento para 2017? Já que decidimos poupar, precisamos decidir onde colocar este dinheiro, investindo na melhor opção! Entendo que 90% do nosso patrimônio deve ser investido em ativos seguros, principalmente do tipo renda fixa! Dessa forma teremos sempre liquidez e previsibilidade nos resultados, melhorando a rentabilidade com investimentos em ações e outros ativos mais arrojados. Vamos analisar as opções: LCA E LCI: São ativos com rentabilidade vinculada ao CDI e isentos do Imposto de Renda na Fonte. Mas essa isenção acaba sendo neutralizada com um repasse a menor da rentabilidade ao investidor. Via de regra, tais opções são oferecidas com rentabilidades de 85% do CDI, percentuais melhores estão vinculados a condições muitas vezes desfavoráveis. Além disso, a tendência para o CDI daqui para a frente não é nada boa! A razão para isso é simples, o CDI está diretamente relacionado ao índice da SELIC, assim, como a taxa básica está em tendência de queda, o CDI também acompanhará esse movimento, reduzindo a rentabilidade dos produtos vinculados ao CDI. CDB E FUNDOS DE INVESTIMENTO: Os CDB e Fundos estão, em sua maioria, vinculados ao CDI, mas dessa vez com um percentual maior, mais próximo dos 100% do CDI quando falamos de um bom fundo ou CDB, além de estarmos garantidos pelo FGC. Mas, aqui também estão vinculados a um indicador que está em ten-

6

dência franca de queda, devendo ser evitado! Salvo se o CDB for prefixado ou indexado ao IPCA, não vejo como uma boa opção para 2017 esse tipo de produto! POUPANÇA: Sem comentários, a poupança é um péssimo investimento em qualquer circunstância! DEBÊNTURES: Aqui temos algo interessante, mas muito arriscado! Além da baixa liquidez, as debêntures possuem um elevado risco de crédito. Assim, se optar por comprar debêntures, escolha muito bem o emissor e atente para o prazo de vencimento, pois dificilmente você conseguirá vendê-la rapidamente. TESOURO DIRETO: Com a tendência de queda dos juros, os títulos públicos prefixados e indexados ao IPCA que forem comprados a taxas interessantes poderão obter uma excelente rentabilidade a mercado (venda antecipada), e garantir uma ótima rentabilidade até o vencimento! O tesouro Selic também é uma boa opção, mas para quem procura liquidez, segurança e por um prazo mais curto, já que os prefixados tendem a oferecer uma melhor rentabilidade num horizonte de médio e longo prazos! BOLSA: Será que realmente 2017 vai ser um ano de crescimento que melhorará o lucro das empresas? Os economistas, e eu compartilho desta opinião, pensam que não! Não vejo espaço para resultados bons nos balanços e DREs das empresas neste ano, de modo que não vislumbro grandes valorizações para os ativos negociados na bolsa! Acredito que diversificar é interessante, mas eu aposto mesmo é nos prefixados. Fonte: administradores.com.br


QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

FEEDBACK NEGATIVO Como encarar? POR: GISELY SOUZA

ACREDITE QUE TUDO TEM UM LADO POSITIVO. ATÉ MESMO UM FEEDBACK NEGATIVO.

levar a crítica para o lado pessoal, ou seja, evite pensar que a crítica foi feita apenas por ter sido você o desenvolvedor do trabalho analisado.

Já pensou em como o ser humano reage diante dos acontecimentos diários? Da mesma forma que uma notícia boa consegue mudar para melhor o dia de alguém, uma não tão boa também é capaz de mudar o humor de uma pessoa. Quando se fala em reações do ser humano em relação aos acontecimentos do dia a dia, essa afirmação engloba várias situações. Algumas dessas informações, conseguem transparecer muito bem essa mudança de comportamento mencionada quando uma notícia ou um acontecimento não tão bom ocorre, como por exemplo, um simples desentendimento com alguém no trânsito, ou um pedido no restaurante que não saiu como gostaria, uma mensagem mal interpretada, ou até mesmo um feedback recebido em um dia de trabalho. Em todas essas situações, é possível seguir alguns passos para se sair bem sem que isso se torne algo gigantesco e arrasador. Sendo assim, é interessante que as pessoas entendam que o feedback, sendo ele positivo ou negativo, consegue trazer grandes aprendizados para a vida particular e profissional de uma pessoa. Um feedback positivo, por exemplo, é muito mais fácil de ser recebido. Coisas boas sempre são bem vindas, mas e quando o feedback é negativo? Como encarar e como lidar com essa experiência? Vale a pena considerar algumas dicas para encarar um feedback negativo. Veja algumas dicas:

EVITE FICAR NA DEFENSIVA É interessante que o colaborador entenda qual é o seu medo e quais são suas dificuldades, até porque é preciso aprender a lidar com elas e melhorar seu rendimento e sua performance. Ficar na defensiva não é a melhor saída, afinal, esse comportamento não o ajudará em sua evolução profissional e pessoal. Basta encarar o feedback negativo como incentivo para mudar as ideias e comportamentos, afim de encarar esse momento como uma oportunidade de melhoria.

NÃO LEVE AS CRÍTICAS PARA O LADO PESSOAL Quando um colaborador deixa suas atividades a desejar, a análise do gestor deve ser levada até o colaborador responsável, e quando esse processo acontece, uma dica bacana ao colaborador é não

ASSUMA O ERRO E NÃO SE ENFUREÇA Procure sempre se acalmar e evite que a conversa se estenda. Caso perceba que os nervos estão à flor da pele, tente sair da conversa de forma sucinta, beba uma água, dê uma volta e respire fundo. Volte com calma, retome a conversa, caso seja relevante. Talvez, assumir o erro pode ajudar a evitar problemas maiores, culpar outras pessoas não é uma excelente ideia, por isso, assuma o seu erro e siga em frente. APRENDA A SE PERDOAR Se perdoar deve ser uma das principais ações que o colaborador deva fazer depois de receber um feedback negativo. Basta se lembrar de que errar é humano, e a partir daí começar a entender que é necessário aprender com os seus erros e seguir em frente. Não adianta ficar se lamentando e pensando no que deveria ter sido feito para que tudo fosse diferente. Bola pra frente e siga com novas ideias, pensamentos e objetivos.

Fonte: www.ibccoaching.com.br

7


DIÁRIO DO COLABORADOR

IARA DAL PRA Relacionamento com Investidor

POR: PRICILA ALMEIDA, JEYCE RIBEIRO E LETÍCIA CARNEIRO

VOCÊ É CASADA? Casada, oficialmente a 1 ano e meio, mas moramos juntos a mais de 3 anos

"COM MEUS PAIS NO MEU CASAMENTO"

QUAL PODER GOSTARIA DE TER? Tirar a maldade do ser humano QUAL É O SEU PRATO PREDILETO? Massas e risotos TEM ALGUM HERÓI NA SUA VIDA? Não tenho nenhum herói, pois o ser humano é muito falho, então eu procuro me inspirar nas qualidades, mas não tenho ninguém que eu diga que é infalível. QUAL É O SEU ESTILO DE MÚSICA? Tenho vários estilos, mas hoje o meu favorito é Indie Rock. O QUE FAZ NAS HORAS VAGAS? Gosto muito de tomar um vinho, não preciso de muito, apenas sentar, tomar um vinho e ouvir uma música, no momento, devido a gravidez, um bom prato e um suco.

"MEDITAÇÃO, TEMPLO EM BALI (INDONÉSIA)"

O QUE TE DEIXA FELIZ E O QUE TE CHATEIA? Estar na companhia dos amigos e família, programas com meu marido e viajar me deixa muito feliz. E gente muito estressada e nervosa me chateia QUAL LUGAR QUE VOCÊ GOSTA DE IR QUANDO PRECISA DAR UMA FUGIDINHA DOS PROBLEMAS? Gosto muito de viajar para lugares diferentes, meu jardim, meu quintal que é o lugar mais prático que sempre dá para viajar. Sempre que posso, gosto de ir em um lugar novo, diferente onde tenha paisagens e pessoas diferentes.

"ESQUERDA: ABRAÇANDO UM KOALA NA AUSTRÁLIA. DIREITA: NA VINÍCOLA MONTES, NO CHILE"

8

DE TODAS AS SUAS VIAGENS, QUAL É O LUGAR QUE VOCÊ VOLTARIA? Eu já voltei para o Chile algumas vezes, porém a mais marcante na minha vida foi Austrália.


"ESQUERDA: LAGO AO SUL DO CHILE, REGIÃO DE PUCON. DIREITA: VINÍCOLA EM COLCHAGUA, CHILE"

"NO BARCO PARTINDO DE AUCKLAND NA NOVA ZELÂNDIA"

FRASE INSPIRADORA?

“A MENTE QUE SE ABRE A UMA NOVA IDEIA JAMAIS VOLTA AO SEU TAMANHO ORIGINAL” Albert Einstein

UM DEFEITO E UMA QUALIDADE? Defeito é nunca me achar excepcional em nada, eu sempre acho que podia ter sido melhor, dificilmente eu falo “eu me superei”. Qualidade é ser muito responsável com as coisas que eu assumo, com meus compromissos tanto na vida pessoal como na profissional. NOS CONTE UM FATO INTERESSANTE? Um fato interessante é que eu nunca me senti preparada para ser mãe, sempre teve aquela pressão “vai ser quando? ”, eu achava que nunca estaria pronta para isso. Chegava nessa época, que o pessoal fala sobre material escolar e de escola, falava “gente, mas a vida de casal é tão legal, dá para fazer tudo”, mas também não conseguia me imaginar até o fim da vida sem ter um filho, e aí me aventurei em parar de tomar o remédio e em 2 meses fiquei grávida, acredito que vai mudar muita coisa, já está mudando muito minha cabeça e meu coração.

CURIOSIDADES SOBRE IARA: Eu tenho um perfil mais conservador, e em dado momento da minha vida eu vi que precisava mudar, precisava fazer alguma coisa, e diante a uma soma de fatores, eu era casada a 7 anos, me separei, trabalhava a 12 anos no HSBC, sai do emprego e fui para Nova Zelândia viver uma aventura, tudo junto dentro do mesmo ano, o que para mim, no meu perfil era uma grande loucura, não imaginava que iria conseguir fazer isso, desapegar do trabalho que eu tinha e procurar uma outra oportunidade já era uma coisa que me assustava e de repente largar casamento, largar emprego e ainda ir para o outro lado do mundo sozinha, estudar, pular de paraquedas, bungee jump, foi bem desafiador. COMO VOCÊ SE IMAGINA NOS PRÓXIMOS 10 ANOS? Agora não tenho como imaginar minha vida sem meu filhote, eu quero tentar ser referência para ele, de ser um porto seguro, amo muito minha família, mas passou por diversas fases, muita instabilidade. Quando eu era pequena eles foram para Mato Grosso, venderam a chácara que tinham aqui no Paraná, lá era muito mais barato comprar terra, foram com meus tios, compraram uma fazenda e na época veio o plano Color e eles não conseguiram vender a colheita e a vida deles virou uma loucura, o plano era de virar milionário e de repente viraram endividados, então tentaram fazer várias coisas, eu tenho esse perfil mais conservador devido ao medo de dar umas erradas na vida como eles deram. Então, eu pretendo para meu filho, dar uma referência, alguém que ele possa contar, que ele possa estudar e se desenvolver com nosso apoio.

"BARILOCHE NA ARGENTINA EM VIAGEM DE LUA DE MEL"

9


DIÁRIO DO COLABORADOR

CONTE UM POUCO DA SUA TRAJETÓRIA NA SUL INVEST? Entrei em janeiro de 2013, para mim foi uma mudança bem brusca, trabalho desde os 14 anos na verdade, sai da cidade que eu morava em Mato Grosso, resolvi morar com minha vó por que meus pais não podiam pagar uma escola particular e colégio público lá era muito ruim, então vim para o interior do Paraná, desde então comecei a trabalhar com minha vó na farmácia, era uma loucura, tinha 14 anos e ficava treinando injeção em laranja, e depois peguei uns velhinhos, tirava pressão errada depois as meninas vinham ver, estava totalmente diferente, mas enfim, desde lá eu trabalho sem parar, com 17 eu entrei no HSBC, então eu tinha vindo de uma multinacional, um perfil de empresa bem diferente e quando eu entrei aqui na Sul Invest, além da empresa ser bem menor que é hoje, os hábitos eram muito diferentes, a empresa era menos profissional, então de certa forma foi um choque até eu me adaptar, pensei até que não me adaptaria, mas é muito bacana ver o crescimento da empresa hoje, com esse time que veio junto comigo, o pessoal que veio depois, ajudou neste processo de profissionalização, hoje temos coisas tão legais aqui quanto uma multinacional e tem outras até melhores, aqui a gente se sente mais família, se sente mais próximo dos donos, diretores, não tem aquele monte de escada para acessar alguém que conhece a estratégia realmente, me sinto bem orgulhosa do crescimento da Sul e de ter participado disso.

"MEU CASAMENTO EM SETEMBRO/2015"

10

FALE UM POUCO SOBRE A CHEGADA DO BEBE? Bom, sentindo um pouco de tudo, já está ai, finalzinho de março começo de abril, o Fabricio chega. Já preparamos o quartinho dele, agora começar a olhar maternidade, deixar tudo pronto, porque se resolver vir um pouquinho antes temos que estar preparados. Esses dias comentei com Fabio, quando a gente souber “é amanhã!” acho que vai ser uma coisa que vai sair pela boca, vai ser totalmente novo, talvez por eu, até então, não ter aquela coisa de instinto materno aflorado, é mais desafiador ainda, mas o amor é incondicional já. Tenho certeza que quando nascer, não tenha nada que se equipare a isso, e ai a gente aprende a ser mãe. O Fabio está super carinhoso, empenhado, outro dia mesmo tínhamos montado o quartinho e chegou o colchãozinho, e tinha um descosturadinho (Fabio é super detalhista e tem um olho clínico) ele viu na hora, e mandou voltar, me encheu o saco a semana inteira para irmos na loja pegar o colchão, ainda faltando quase 4 meses, mas precisava do colchão lá no quartinho. Ele tinha mais medo do que eu, ele queria também, só que mais para frente, não se sentia preparado, queria ir para Europa antes, mas do jeito que está o dólar e o euro não iria sair tão cedo a viagem, e acabou entrando na onda, está namorando a ideia também.


ENTRETENIMENTO

SUPREME DE FRANGO

com batata palito e brócolis POR: ALEXANDER FANTIN

Ingredientes • 1 peito de frango • Fatia de queijo prato • Fatia de presunto cozido • 2 colheres de chá de mostarda • 2 ovos batidos • 2 colheres de sopa de farinha de trigo • 6 colheres de sopa de farinha de rosca • 1 litro de óleo para fritura • Sal e pimenta-do-reino moída • Batata palito para guarnecer • Pontas de Brócolis para guarnecer Preparo • Bater bem o peito de frango, temperar com sal e pimenta-do-reino e espalhar a mostarda sobre o peito de frango. • Fazer um rolet de presunto e queijo, colocar no centro do frango, enrolar, empanar e fritar (fritura profunda) – fogo brando. • Guarnecer com batata palito e as pontas de brócolis.

#1

ADIVINHE QUEM É?

em dose dupla! POR: CAIO PAZZOTO

#2

11


ENTRETENIMENTO

CINEMA Estreias POR: CRISTIANE SANTOS E CAIO PAZZOTO

19/01 - La La Land (Damien Chazelle, EUA) O pianista Sebastian conhece a atriz iniciante Mia e os dois se apaixonam perdidamente. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva cidade, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo enquanto perseguem fama e sucesso. 26/01 - Quatro Vidas de Um Cachorro (Lasse Hallström, EUA) Um cachorro morre e reencarna várias vezes na Terra. Embora encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém o sonho de reencontrar o seu primeiro dono, que sempre foi seu maior amigo. 26/01 - Resident Evil 6 – O Capítulo Final (Paul W.S. Anderson, EUA) Sobrevivente do massacre zumbi, Alice retorna para onde o pesadelo começou, Raccoon City, em que a Umbrella Corporation reúne suas forças para um ataque final contra os remanescentes do apocalipse. Para vencer a dura batalha final e salvar a raça humana, a heroína recruta velhos e novos amigos.

NETFLIX Estreias 03/01 - Shadowhunters - Apesar de uma impressionante traição, Clary e os Caçadores de Sombras enfrentam o novo exército de Valentine para determinar o destino final do Mundo das Sombras. 13/01 - Desventuras em Série - Baseado na série de best-sellers de Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) e protagonizada pelo brilhante Neil Patrick Harris, Desventuras em Série conta a trágica história dos irmãos órfãos Baudelaire: Violet, Klaus e Sunny, e de seu malvado guardião, o Conde Olaf. 17/01 - DC's Legends of Tomorrow - Uma equipe de heróis e vilões viaja no tempo para lutar contra um mal imortal que ameaça o planeta.

12


LIVROS mais vendidos

Harry Potter e a criança amaldiçoada - J. K. Rowling - Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é mais fácil agora que ele é um sobrecarregado funcionário do Ministério da Magia, marido e pai de três crianças em idade escolar. Enquanto Harry lida com um passado que se recusa a ficar para trás, seu filho mais novo, Alvo, deve lutar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. À medida que passado e presente se fundem de forma ameaçadora, ambos, pai e filho, aprendem uma incômoda verdade: às vezes as trevas vêm de lugares inesperados. O homem mais inteligente da história - Augusto Cury - Psicólogo e pesquisador, Dr. Marco Polo desenvolveu uma teoria inédita sobre o funcionamento da mente e a gestão da emoção. Após sofrer uma terrível perda pessoal, ele vai a Jerusalém participar de um ciclo de conferências na ONU e é confrontado com uma pergunta surpreendente: Jesus sabia gerenciar a própria mente? Ateu convicto, Marco Polo responde que ciência e religião não se misturam. No entanto, instigado pelo tema, decide analisar a inteligência de Cristo à luz das ciências humanas. Rita Lee : uma autobriografia - Rita Lee - A infância e os primeiros passos na vida artística; sua prisão em 1976; o encontro de almas com Roberto de Carvalho; o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos; os tropeços e as glórias. Está tudo lá. E você pode ter certeza- essa é a obra mais pessoal que ela poderia entregar de presente para nós.

MÚSICAS mais tocadas Nacionais: Gusttavo Lima - Homem De Família Marília Mendonça - Eu Sei De Cor Acústico Luan Santana - Dia, Lugar E Hora Internacionais: Alok, Bruno Martini – Hear Me Now (Feat. Zeeba) Ariana Grande – Side To Side (Feat. Nicki Minaj) Bruno Mars – 24K Magic

13


ENTRETENIMENTO

10 MANDAMENTOS para o Ano Novo! POR: LETICIA CARNEIRO

1 - FÉ Tenha fé! Busque espiritualidade e não religiosidade. Isso vai te ajudar com sabedoria, autoconhecimento, confiança e força para enfrentar e saber lidar com as dificuldades da vida. 2 – RESPEITO Respeitar os outros é um dos princípios para viver em harmonia com a sociedade. Mesmo aquelas pessoas que não somos muito "fã", temos que trata-la com respeito até para os outros verem que a vida segue e você não guarda ressentimentos! 3 – AMOR Viva com amor! Faça as coisas com amor! O amor faz a vida valer a pena e faz a diferença para as pessoas que estão ao seu redor e pratica ele. 4 - VALORIZAR Saiba o valor que você tem para as pessoas. Não é porque algo aconteceu, uma amizade se desfez que você se tornou menos importante ou amado! Acredite em você! Até porque o visível acaba, mas as coisas invisíveis são as mais importantes. 5 - OTIMISMO Ô coisa difícil! Mas temos que tentar... Encare as dificuldades como desafios. Não desista e levante a cabeça. Aprenda a ver o outro lado das situações. 6 – VANTAGEM Como gostamos de receber o troco a mais, não?! Não tire proveito de todas as situações e nem sempre fique esperando o momento certo para tirar vantagem. Precisamos ser honestos se esperamos que os outros sejam conosco também.

14

7 – CONSTRUIR Temos o costume de dizer que o mundo não presta e sempre reclamar da nossa sociedade. E sabe porque isso acontece? Muitos reclamam e poucos tomam atitude para mudar! Se quer mudança, se mexa e faça você mesmo um novo mundo. 8 - DESAPEGO Desapegue do sentimento de inveja! Ela destrói a nossa alma... Para vencer esse mal, precisamos ser gratos pela vida que temos e nos sentirmos contentes com a vitória do outro. Comece esse novo ano deixando toda inveja e apego para trás! 9 – VONTADE Xô preguiça!!! Ela é terrível mesmo que não pareça... Com ela você não consegue atingir seus planos. Seja disposto(a) e não deixe ela te dominar. 10 – ACREDITAR Em você !!! “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre. ” - Carlos Drummond de Andrade.

Fonte: www.mensagenscomamor.com


ADIVINHE AS PALAVRAS Especial Ano Novo POR: LETICIA CARNEIRO

O Réveillon é a comemoração da passagem de ano do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro do ano seguinte. A palavra veio do francês e significa “despertar” ou “retomar”, em referência à nova etapa de uma vida que se inicia. O Ano novo é o_ _ _ _ _ _ _ mais antigo no mundo. Ele já era comemorado na Babilônia 4 mil anos atrás. Esta data traz muitas tradições e curiosidades. Atualmente, o mais comum durante a comemoração do Ano Novo é o show de fogos de artifício, além das inúmeras _ _ _ _ _ variam de um país para outro.

_ _ _ que

Pular sete ondinhas e fazer sete

____

_ _ _ assim que soa a meia-noite do Ano

Novo é um costume brasileiro tão comum quanto vestir branco. A origem desses rituais está nas religiões africanas trazidas pelos escravos. O branco representa luz, pureza e bondade. Sabia que as _ _ _ _ _ _ _ _ _ de ano novo são um costume antigo? Pois é, os povos babilônicos já faziam isso há mais de quatro mil anos! Mas em vez de resolverem levar uma dieta a sério ou parar de fumar, eles juravam de pés juntos que, tão logo acabassem as festas, devolveriam equipamentos de agricultura que haviam sido emprestados por amigos.

SELFIES Especial Ano Novo POR: PRICILA ALMEIDA

RICARDO DOS SANTOS (CONSULTOR DE OPERAÇÕES)

RODRIGO POLIZEL (PROCESSOS)

VIVIANE MENEZES (T.I.) & MARCIA RENOSTRO (COBRANÇA)

15


DICAS DE PORTUGUÊS

VOCÊ SABE COMO USAR AS PALAVRAS: POR: KETSCHUCIA FAGUNDES

No ambiente corporativo, a fluidez do diálogo é, definitivamente, bem exercida se a sua intencionalidade fica explícita pelo emprego correto das palavras, promovendo assim a coesão e coerência na mensagem transmitida. Por isso enfatizo, onde quer que você esteja, ou aonde quer que você vá, não deixe de conhecer bem os padrões da língua portuguesa para conquistar seus objetivos e ser bem compreendido.

ma no qual o sacado reclama da cobrança.” Para evitar a repetição do uso desse advérbio, podemos usar os seguintes pronomes relativos: ‘’em que’’, ‘’na qual’’, ou ‘’no qual’’, tais como: Vivemos numa cidade na qual constantes mudanças estão ocorrendo. Nesta empresa em que há muito trabalho, o engajamento da equipe é vital para o sucesso dos negócios.

TESTE O SEU CONHECIMENTO Veja as frases abaixo e identifique qual delas está correta:

AONDE Já a palavra "aonde" também indica lugar em que algo ou alguém está, porém, expressa a ideia de destino, movimento ou aproximação e está ligada a verbos que expressam essa ideia.

Onde você mora? Aonde você mora? Temos um problema onde o sacado reclama da cobrança. Temos um problema no qual o sacado reclama da cobrança. COMO USAR Para começar, vamos lembrar de uma coisa: Onde = ideia de permanência Aonde = ideia de movimento ONDE A palavra "onde" indica lugar em que algo ou alguém está ou em que se passa um acontecimento. Está ligada a verbos que expressam permanência. Exemplos: Onde ela está? Não sei onde começar a caminhada. Onde está o dinheiro? Muitas vezes o “ONDE” é utilizado incorretamente. Ex: Temos um problema onde o sacado reclama da cobrança. A palavra “problema” é um substantivo e não indica lugar, portanto, o correto é “Temos um proble-

16

“Onde” e “Aonde”?

Exemplo: Aonde você quer ir? Aonde vai com tamanha pressa? Vamos aonde ele quiser ir. Aonde devo dirigir-me a fim de resolver esta questão? DICA! Para entender qual delas você deve usar, substitua as palavras "aonde" ou "onde" por "para onde". Se fizer sentido, você deve utilizar a palavra aonde. Exemplos: 1) Para onde vamos? Faz sentido. É como dizer: Aonde vamos? Mas, 2) Para onde vamos parar? Não é possível. Assim, o correto é dizer: Onde vamos parar? Atenção: Como o verbo morar transmite a ideia de localização, “Aonde” NÃO pode ser usado ao seu lado, então, o correto é “Onde você mora?”.

Sul News - Ed. 09  

Janeiro/2017

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you