Issuu on Google+

newsletter

De 30 de março a 6 de abril

destaque

agenda

“Aprendiz por 1 dia” nas férias da Páscoa com cerca de 320 alunos

MÚSICA

Durante a interrupção letiva da Páscoa cerca de 320 jovens alunos que estudam nos vários agrupamentos de escolas de Lousada e da Escola Secundária tiveram a oportunidade de ser, durante um dia, profissionais em áreas diversas como jornalistas, músicos, médicos, atores e atrizes, bombeiros, educadoras de infância, professores, agentes da GNR, entre outros. A iniciativa envolveu diversas entidades, entre as quais a autarquia, que de 26 a 30 de março, receberam estes alunos. Dia 31, sábado, 21h30, Auditório Municipal Os jovens que participaram nesta iniciativa frequentam o 9.º ano e têm fazer opção para o curso ou profissão que querem prosseguir. Deste modo, nada melhor Concerto final do Estágio da Orquestra de Sopros do que ser durante um dia um profissional na área pretendida. Esta atividade realizou-se no âmbito do programa DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia, Solidariedade) no seguimento do projeto "Orienta-te e Segue", que tem como principal objetivo a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e uma orientação para a escola do futuro, numa perspetiva de prevenção do abandono e de incentivar a progressão escolar. O objetivo passou por permitir aos jovens possam ter a oportunidade de, durante um dia, acompanhar um profissional ao longo das suas funções diárias e participar nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho, permitindo o contacto com o mundo real do mercado de trabalho numa área que vá de encontro às suas preferências.

Páscoa Lúdica-pedagógica anima mais novos A Câmara de Lousada promoveu durante a interrupção letiva da Páscoa diversas atividades lúdicopedagógicas. Entre segunda e quarta-feira, cerca de 120 alunos participaram nas atividades que decorreram na EB1 da Boavista - Silvares e no Centro Escolar de Lustosa, entre as 8h30 e as 17h30. As crianças que participam nestas férias diferentes tiveram a oportunidade de desenvolver atividades de inglês, desporto, expressão plástica, música, leitura e expressão dramática. José Miguel Barros, 8 anos é um dos alunos participantes. Na opinião deste aluno que frequenta a EB 1 de Cristelos, "estas férias estão a ser divertidas, pois estou a gostar de participar nestas atividades". O facto de estar a realizar as atividades noutra escola não intimida José Miguel Barros, que vê nesta iniciativa "um modo diferente de passar e as férias de um modo divertido e conhecer outros meninos e meninas que frequentam outras escolas do concelho, mas muitos deles eu já conhecia».

FEIRA Dia 1, domingo, 9h00, Av. Senhor dos Aflitos Feira de Antiguidades, Colecionismo e Velharias

Montras Vivas no dia 1 de abril no comércio local Lousada vai assinalar o dia 1 de abril, com uma iniciativa conjunta entre Câmara Municipal e o Comércio Tradicional de Lousada denominada por "100 Montras Vivas". Trata-se de um evento que pretende dar vida às montras, criando um elo de interação entre o público que passeia pelas ruas e os "manequins" chamando ainda mais a atenção para os produtos que estão à venda nas lojas. O objetivo é substituir as montras tradicionais das lojas por decorações originais, situações engraçadas ou relacionadas com o tipo de produtos que as lojas comercializam. As pessoas vão os manequins estáticos. A mensagem deixada é para que os participantes venham passar um dia diferente em Lousada e aproveitem para fazer as suas compras no Comércio Tradicional local.

Lousada Runners com corrida e caminhada A atividade física volta no próximo domingo, dia 1, com mais uma iniciativa promovida pelo Lousada Runners. Corrida e caminhada pelo percurso da ecopista são os dois ingredientes para todo os que pretenderem participar nesta iniciativa, que conta já com muitos seguidores e que, também em Abril excecionalmente decorrendo primeiro domingo do mês, quando é já um hábito ser no segundo Dia 1, domingo, 10h00, Campo dos primeiros Campeonato Amador Concelhio domingo. ADR Aveleda - AR Nogueira A iniciativa tem início marcado para as 9h30, na Av. Senhor dos Aflitos. CRACS de Sousela - CCR Covas ADC Lodares - Águias de Figueiras Esperanças do Cabo - Os Pienses ADC Sta. Margarida - Valmesio UCR Boim - ASS Nevogilde

FUTEBOL

Guitarra show com músicos profissionais no AJE No próximo sábado, dia 31, o Espaço AJE vai ser palco da "Guitarra Show", onde os interessados vão ter acesso a workhops, exposições, show case, improvisação e jam session com Nuno Almeida e amigos. A protagonista desta iniciativa vai ser a guitarra e conta com o convidado de honra Manuel Almeida, músico do grupo Tulipas negras, Musical Mundo e Baco. Os guitarristas convidados são, entre outros, Rui Vieira de Sousa, Serafim Martins, Daniel Varela, Zé Mário, Mário Fonseca, Carlos Sousa, Armando Daniel, Paulo Soares, Pedro Bessa, Nuno Almeida, Eugénio, Tiago Josué e Luís Gomes. A organização o evento é de Nuno Almeida & Amigos e vai estar a decorrer entre as 14h00 e as 24h00, e está aberta ao público que pretender assistir e participar.


Newsletter Lousada