Issuu on Google+

Gabinete de Imprensa Tlf.255 820500 Fax.255 820549 2012.03.15 Nota Informativa com 2 páginas

“Lousada: uma aposta no turismo“

Fórum sobre potencialidades do concelho Ontem, dia 14, realizou-se o fórum “Lousada: uma aposta no turismo”, promovido pela Câmara Municipal e pela entidade Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP). Em representação da TNPN, o vice-presidente, Dr. Júlio Meirinhos, começou por destacar que “é importante que os proprietários de pensões e residenciais tenham a noção de que estes são conceitos ultrapassados e, também por isso, a entidade está disponível para apoiar todas as dúvidas que existam relativamente à aplicação da legislação”. Ainda de acordo com o Dr. Júlio Meirinhos, o papel de Entidade, com sede em Viana do Castelo, é a projeção e promoção promover da região. Os empreendedores podem recorrer aos técnicos da TPNP para que os projetos de reclassificação sejam executados e aprovados. Ainda de acordo com o Dr. Júlio Meirinhos “não há falta de verbas para a execução dos projetos comunitários, mas têm de ser bem delineados e é por isso que podem sempre contar com o nosso apoio”. Nesse sentido, foi efetuada uma apresentação, mais técnica, destinada a proprietários e alunos de duas turmas da área de turismo do concelho. Nesta apresentação, que contou com a prestação do Dr. Jaime Paçô, do Gabinete de Apoio ao Investidor da TPNP, a temática principal foi o “Regime Jurídico dos empreendimentos turísticos. Reconversão e classificação”. As novas tipologias obrigatórias para que os estabelecimentos possam continuar a funcionar foram enfatizadas tendo o orador aconselhado os empresários a consultar toda a legislação, no Posto de Turismo de Lousada, que tem acesso à legislação ou poderá encaminhar para o Gabinete de Apoio ao Investidor da TNPN.


Neste encontro foi ainda evidenciada a importância da construção de um hotel no concelho, tal como referiu a vereadora do Turismo, Dra. Cristina Moreira, que destacou o facto de existir um conjunto elevado de ofertas culturais e desportivas e nem sempre é possível o alojamento de visitantes e atletas em Lousada por falta de equipamentos hoteleiros.

Centro de Interpretação do Românico vai ser edificado em Lousada A apresentação do Centro de Interpretação do Românico /Rota do Românico foi o último ponto deste fórum. A Diretora da Rota do Românico, Dra. Rosário Machado, apresentou “um dos grandes projetos da Rota do Românico que vai ser edificado em Lousada”. A estratégia da Rota passa pela comunicação e envolvimento com a comunidade, sendo que a componente da interpretação é extremamente importante. Está prevista a conclusão da edificação deste Centro de Interpretação dentro de dois anos, aproximadamente. Este Centro de Interpretação que vai ser edificado na Quinta das Pocinhas, assume-se como ponto de partida ou de chegada para uma visita pelos monumentos da Rota do Românico. Este projeto é composto por áreas temáticas, por isso a ideia é criar um espaço multifuncional.

Turismo em Lousada no bom caminho A Vereadora do pelouro do Turismo, Dra. Cristina Moreira, destacou que este tipo de iniciativa pretende ser uma reflexão sobre as ofertas turísticas do concelho e sobre as dificuldades que possam existir. Nesse sentido, ressalvou a importância de ter presente a entidade TNPN, mas também promotores ligados à área da restauração, da hotelaria, e os alunos da área de turismo que estão a ter formação. Lousada afirma-se assim com fortes potencialidades para crescer ainda mais. A Vereadora do Turismo destacou ainda que “em Lousada falta uma unidade hoteleira, mas a boa notícia é que está a ser está a ser construída uma infraestrutura na Quinta e Vila Meã, em Silvares”.


“Lousada: uma aposta no turismo“Fórum sobre potencialidades do concelho