Issuu on Google+

SUKA Afrika Wa Yesu

NEWS

SUKAWALKER@GMAIL.COM • CAIXA POSTAL 176 • NACALA PORTO • NAMPULA • MOÇAMBIQUE

AGOSTO & SETEMBRO • 2012

Inhaminga, 27 de setembro de 2012 ueridos amigos, É difícil agradecer o suficiente ao Senhor por tantas oportunidades que Ele tem nos dado de mergulhar em sua maravilhosa presença, de desfrutar do seu grande amor, de conhecer mais o seu caráter e, além de tudo, compartilhar essa vida com outras pessoas! Desde a última carta, muito aconteceu. E, agora, é minha grande alegria escrever para vocês contando um pouco disso!

Q

JOVENS E A VIDA DO REINO

H

á guerras que podem ser lutadas no individual, vitórias que podem ser alcançadas em discipulado, aconselhamento e encorajamento pessoais. Ajudar pessoas a caminharem assim é muito importante! Mas há algum tempo temos percebido que há lutas contra principados e potestades sobre regiões, maneiras de pensar, atitudes culturais e forças espirituais que precisam de uma batalha coletiva! Desde que um irmão amigo nosso, pastor de uma igreja em Jundiaí/SP, Tony, veio nos visitar em dezembro de 2010, Deus colocou em nossos corações o desejo de fazer um treinamento de jovens um pouco diferente das nossas conferências gerais. Convidaríamos apenas jovens selecionados, que já estivessem seriamente caminhando com o Senhor e tivessem uma base na Palavra, e planejaríamos um tempo maior para estarmos juntos, trabalhando conceitos de vida com Deus, família e igreja; com a visão de formar os precursores de um novo tempo na juventude dessa nação! Esse sonho se realizou no finalzinho de julho desse ano, quando Tony veio com sua esposa e dois filhos e 11 jovens brasileiros. Outra família de missionários em Quelimane veio com cerca de 15 jovens de diferentes igrejas daquela cidade e nós convidamos os obreiros que já trabalham com jovens nas igrejas Afrika wa Yesu e alguns jovens com potencial claro em liderança. No total, éramos cerca de 90 pessoas e passamos uma semana juntos! E o resultado foi que Deus superou todas nossas expectativas! Quando, no último dia, perguntava a alguns jovens o que acharam daquele tempo, todos respondiam quase da mesma maneira: “Esse treinamento foi diferente de todas as conferências anteriores! Elas foram boas, mas esses dias foram muito melhores! Diferentes de tudo o que já experimentamos até hoje! Deus mudou minha maneira de pensar! Agora começo a entender o que é o Reino de Deus!” O dinamismo dos ensinos do Tony, com ilustrações bem gráfiEu fiquei me indagando: “O que causou esse impacto tão grande? Será cas, cativou a atenção dos jovens em todo tempo! que foi o envolvimento tão espontâneo dos jovens brasileiros? Será que foram Acima: Mussa, como a árvore arrancada, para se tornar um os momentos especiais de adoração? A Palavra ministrada consistentemente galho da videira (Jesus)! pelas manhãs pelo Tony, formando uma maneira de pensar alinhada com o Reino de Deus? A saída para as igrejas e para evangelismo de casa em casa? Foram os períodos de intercessão por cada região, nas noites? Ou o aconselhamento pessoal? Os grupos pequenos de rapazes e moças? Ou será que foi o exemplo de vida das duas famílias (do Tony e do Cléber de Quelimane)?” No fim, cheguei à conclusão de que tudo o que aconteceu cooperou para que o resultado fosse excelente. A oração, busca e anseio por mudança em nossos corações preparou o ambiente e Deus operou.

SUKA NEWS / 01


Creio que grande parte do resultado daqueles dias não pode ser visto com os olhos naturais. Foi algo que abalou o mundo espiritual sobre essa nação! Ainda assim, há sinais visíveis, abertura nas vidas de jovens pelos quais vínhamos orando há muitos anos! Isso muito nos encoraja! Com tudo isso, cremos que entramos em uma nova época com a juventude daqui! Uma nova graça foi liberada e lutas que antes pareciam impossíveis serão vencidas! Para fechar nosso tempo juntos, a equipe brasileira organizou uma manhã inesquecível, com direito a um matabicho (café da manhã) super especial, bolo de chocolate e várias outras guloseimas para todos! Encerramos tudo com três pessoas sendo batizadas e todos tomando a ceia juntos! Cada jovem também ganhou uma Bíblia e recebeu um anel de madeira como sinal para os fazer recordar o compromisso feito de viver para o Reino de Deus! Foi um tempo muito especial! (Veja fotos acima!)

VISITA DA MAMÃE: ALEGRIA!

A

inda com os corações aquecidos pela visita brasileira e o treinamento de jovens, recebemos mais um presente de Deus: a visita da minha mãe! Ela veio ver todas as mudanças que aconteceram em Moçambique desde sua primeira visita há quatro anos e me fazer companhia enquanto a Simona estaria na Romênia! Digo “recebemos”, pois a visita dela não só me trouxe grande alegria, mas foi especial para muitos da equipe! Dora e Jansen passaram bastante tempo conosco, já que viajamos juntos para o norte, mas vários outros membros da equipe foram encorajados, fortalecidos, ou simplesmente cuidados pela visita da mamãe! Esses presentes de Deus são de extrema importância para corações que vivem distantes da terra natal! Acho que sem muito esforço, minha mãe pastoreou a todos nós! :)

PULINHO EM NACALA

Q

uem já fez a viagem Inhaminga-Nacala, sabe que é tudo menos um pulinho! Mas para nós que fazemos o trajeto muitas e muitas vezes por ano, acaba se tornando isso mesmo! Passamos cerca de 15 dias no norte. Durante esse tempo, ajudei um pouco na Conferência de Mulheres de Nacala, ensinando sobre a Ceia. Não consegui participar mais, porque, depois da maratona muito puxada de junho e julho, minha mente mal podia concentrar-se. Mas foi especial ver as mulheres moçambicanas dirigindo a conferência toda, com a ajuda de mãe Nicky e Deborah Maas. (Veja foto ao lado!) Além disso, foi bem importante rever os obreiros de Rassim. Minha mãe criou coragem e atravessou a baía de barco! Passamos um dia muito especial visitando crentes da igreja, testemunhando para suas famílias e vizinhos sobre o amor de Deus e depois compartilhando um delicioso almoço preparado pelos irmãos de Rassim wa Yesu! O dia foi tão produtivo que até recrutamos alguns alunos para o curso bíblico do próximo ano. Percebi que quando estamos atentos ao Espírito Santo,

SUKA NEWS / 02

em pouco tempo podemos ver inúmeras oportunidades e aproveitá-las bem! Também visitamos a Escola de Ontupaia, revimos as irmãs que cuidam do projeto, visitamos várias turmas das escolinhas nos bairros, confirmando que o projeto está indo bem e também recolhendo material para mostrarmos aos mantenedores que têm fielmente sustentado esse trabalho tão importante! Graças a esse apoio muitas crianças já não passam os dias nas ruas, mas estão estudando e aprendendo muitas coisas! No retorno de Nacala, paramos alguns dias em Nampula para cumprir meu compromisso com o pastor Armando e os obreiros que estão sendo treinados em Nampula wa Yesu. Sempre que possível, passando por Nampula, dou uma parada para ensinar mais um módulo. Dessa vez falamos sobre caráter e foi muito bom!


Com mamãe fazendo visitas em Rassim (esquerda) e numa das turmas de pré-escola em Ontupaia (direita)!

De volta a Inhaminga, passamos os últimos dois dias da visita da minha mãe com a equipe, brincando, assando rosquinhas húngaras e engordando todo mundo!! Foi difícil dizer tchau para ela, mas eu sabia que meu pai já estava com saudades, então ela precisava ir! Até a próxima…

ESCOLA DE ADORAÇÃO: MOHOP?

S

etembro começou com algo inédito na Afrika wa Yesu: duas semanas de Escola de Adoração. Como ministério, damos muita ênfase ao louvor e adoração, à oração coletiva, ao fluir nos dons, mas essa foi a primeira vez que separamos um tempo para a equipe estar especificamente dedicada a isso. E valeu muito a pena! Começávamos o dia com muita liberdade na adoração, depois recebíamos um ensino forte com mãe Ellie, Leidy, Diogo e mãe Nicky e à tarde haviam várias oficinas práticas de instrumentos e voz. Um dos momentos mais marcantes para quase todos foram as 14 horas de adoração ininterruptas em turnos. A cada duas horas, três pessoas estavam no auditório adorando… e como fluiu! Sinceramente, senti-me no IHOP em Kansas City! Mas tudo era em português!! :) Até estamos pensando em criar algo como MOHOP (Mozambican House of Prayer) ou COMO (Casa de Oração de Moçambique)! Brincadeiras à parte, não queremos que seja uma experiência única, mas parte da nossa vida de adoração coletiva constante aqui! Vimos os resultados de nos dedicarmos à adoração e ao ministério ao Senhor. Pessoas começaram a procurar diferentes membros da equipe para saber mais sobre JeLouvor e Arte Diogo e desenho feito por ele durante momento de adoração!

sus. Alguns foram parados na estrada, por completos desconhecidos com perguntas sobre a salvação e a vida eterna! Que precioso é trazer liberdade no mundo espiritual através da adoração!

A

IDAS E VINDAS...

ntes da Simona voltar, ainda recebemos a visita dos pais da Leidy. Herivelton, o pai dela, veio no ano passado e viu a extrema necessidade do trabalho com famílias. Tendo muita experiência, dom e graça nessa área, voltou com a esposa, Célia, para passar dois meses cuidando de famílias, aconselhando e ensinando os princípios de Deus nessa área. No momento eles estão com Leidy e Diogo em Nacala, mas ainda voltarão para Inhaminga para ministrar à equipe e outros casais daqui. E enfim, na semana passada, a Simo voltou… para a minha alegria! :) É bom tê-la de volta e agora estamos planejando o restante do nosso ano! Os planos para o próximo ano também já rondam nossos pensamentos e a alegria e ânimo de servir ao Senhor aqui estão à todo vapor! Por enquanto alguns planos são: visitas a algumas igrejas para encorajar os jovens; Conferência Geral dos Jovens da região Centro; ida ao Brasil para o final do ano; retorno a Moçambique em janeiro, com duas professoras da Escola Cristã Jundiaí (elas darão um treinamento para os professores de pré-escola do projeto) e uma fonoaudióloga. Nessa época também virão três novos integrantes da equipe. Todos são alunos formados no CPP-Monte Mor/SP. Dois virão para ensinar na Escola Bíblica de Inhaminga, no lugar de Diogo e Leidy que estarão regressando ao Brasil para um tempo de refrigério; e um virá para ajudar em projetos práticos. Algo mais que está “no forno” para o próximo ano é um treinamento prático para missionários, com duração de 3 ou 6 meses. Aguarde mais informações no próximo Suka News. Como podem ver, nossos dias têm sido cheios e maravilhosos! Meu coração transborda de gratidão a cada um de vocês que tem participado do nosso trabalho de inúmeras maneiras! Muito obrigada por tudo!!! A serviço dEle, Com muita alegria,

CONTRIBUIÇÕES NO BRASIL, deposite em:

CONTRIBUIÇÕES NOS EUA, envie para:

Sustento Pessoal e Ministerial: Banco Bradesco Titular: Susana Walker Agência 0215 Conta Poupança 1000159-5

Susana Walker - c/o MAPS Program CFNI - PO BOX 769000 - Dallas/TX - 75376

Projeto Educação: Banco Bradesco Titular: Ester Walker Agência 627-0 Conta Corrente 105860-6

Cheques devem ser feitos para CFNI - (MAPS Program) Memo “for Susana Walker”. Tax Deductible


2012 09 Suka News ago-set