Page 1


COLABORADORES SUELLEN SOARES

VINÍCIUS CAVALCANTE

EDITORA

EDITOR DE ARTE

ANTONIO ARAÚJO

FELLIPE CRUZ

PREPARADOR DIGITAL

APOIO EDITORIAL (ARTE)

ANDREA COSTA

EDUARDO PIMENTA

PESQUISA DE MERCADO

TREINAMENTO EDITORIAL

MARCELO FIGUEIREDO

JAQUELINE ONASSIS

DIRETOR DE REDAÇÃO

DIRETOR DE MARKETING

LUÍS MEDEIROS

RENAN DOS ANJOS

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

AUXILIAR ADMINISTRATIVO

BUREAU RIO

CAROLINA GAROFALO

IMPRESSÃO GRÁFICA

ATENDIMENTO AO LEITOR


NOTA DOS EDITORES Segundo o ditado popular: “Educação vem utilizar menos papel? Ou não jogar lixo no de berço”, será possível educar as nossas chão? Isso precisa ser uma pratica normal crianças para que elas sejam pessoas na vida de todas as crianças. sustentáveis agora e no futuro? As escolas exercem um papel de fundamental O mundo vive hoje a chamada “Era digital” importância na educação dos pimpolhos e e as crianças já nascem conectadas a um podem fazer uso de livros, teatros ou outras computador com wireless. Sendo assim, formas lúdicas para transmitir os principais falar sobre brincadeiras sustentáveis, por problemas ambientais – como lixo, poluição exemplo, significa gastar menos materiais e desmatamento – para que no futuro, eles que são prejudiciais ao meio ambiente. sejam pessoas melhores e garantam sua sobrevivência no planeta. Não basta ser sustentável em alguns atos e não transmitir isso para os pequenos. É Foi pensando em tudo isso que editamos necessário que eles saibam e participem essa revista, para poder dar a pais e filhos da formação do futuro deles na escola e dicas de como levar uma vida diminuindo em casa. Os pais são muito influentes e a exploração dos recursos naturais do decisivos na educação das crianças. Sendo planeta. Pequenas ações fazem a diferença. assim, é muito importante que os pais E as crianças são o futuro dessa nação… também tenham atitudes sustentáveis! então, nada melhor do que educá-las, Por que não ensinar a separar o lixo desde cedo, para que saibam o que é ser orgânico do inorgânico? Ou então apenas um cidadão sustentável.

eco kids

5


COMPRAS

Meus achados UMA SELEÇÃO DE PRODUTOS ECOLOGICOS QUE VÃO DEIXAR A BRINCADEIRA DOS PEQUENOS MUITO MAIS DIVERTIDA.

01

QUEBRA CABEÇA URBANO Além de montado dentro da base, também pode ser equilibrado na vertical, se tornando um desafio. Onde Comprar:ibacana.com.br

02

BANCO BAÚ GIRAFA Integrante da linha Bichos de Papelão Jaya!, o banco-baú Girafa é dos bichos mais carismáticos da turma. Em forma de girafa, o banco -todinho de papelãoainda vem com uma gavetinha para as crianças (e adultos - por que não?) guardarem suas coisas. Onde Comprar: Greenvana

03

BANCO BAÚ Através de uma solução estrutural simples e bem resolvida, o produto é durável, super resistente e suporta um peso de até 200 kg. ótimo para guardar brinquedos! Feito com MDF e papel craft.

Onde Comprar: meupuffecologico.com.br


04

CAFETEIRA AMANHECER RADIANTE A brincadeira de cozinha é parte importante do faz-de-conta infantil, permitindo a sociabilização, o uso da imaginação, percepção e criativade, ajudando a criança a expressar seus sentimentos através da brincadeira. Onde Comprar: Greenvana

05

BOLICHE ECOLÓGICO Jogo que ensina a ter autoconfiança, paciência, concentração, equilíbrio e principalmente a interação em grupo. Onde Comprar: ibanaca.com.br

06

Onde Comprar: Greenvana

7 eco kids

SOL JAR Neste pote só tem lugar para a luz do sol. Ele possui um painel interno que capta a luz solar e a transforma em energia, que é armazenada em uma bateria e pode ser ligada a qualquer momento. Ideal para quem gosta de acampar ou quer uma luz indireta na varanda e no jardim de casa.


CANTINHOS

BRINQUEDOS feitos com carinho

A ECO KIDS APRESENTA A VOCÊ A GAMAR. UMA LOJA QUE FABRICA BRINQUEDOS DE MADEIRA QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE, ALÉM DE SEREM FEITOS ESPECIALMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL.


O casal, Mari e Maurício, facilmente poderiam ser confundidos com Geppetto, o personagem do conto

de Pinochio, por que começaram a fabricar bonecos de madeira para o filho como um hobbie e viram nessa distração uma forma de conquistarem independência e fazerem aquilo que realmente amam. Os dois criaram diversos personagens livremente inspirados em lendas, folclores, títulos clássicos da literatura, animais e todo o resto onde acreditam que possam atingir o imaginário infantil. Cada brinquedo é pensado pra que as crianças, de diversas idades, possam se desenvolver pedagogicamente sem deixar a diversão nem a segurança de lado. A loja tem em seu diferencial A produção ética. Respeito pelo meio ambiente, utilização de madeiras certificadas e recicladas e redução na produção de lixo, por conta da reutilização de matéria-prima, são alguns pontos fortes da empresa, que hoje já ganhou o mundo e exporta seus produtos. Fica localizada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro, e desperta a curiosidade de quem passa, sejam crianças ou adultos. Os bonecos, que parecem ter vindo de um passado não muito distante, onde brinquedos eram feitos um a um e pareciam ter personalidade própria e que com certeza vinham impregnados de carinho, são muito diferentes dos brinquedos feitos em grandes linhas de montagem. Algum deles poderia ser um ótimo companheiro para seu filho.

eco kids

9


SUSTENTABILIDADE

ECO EDUCAÇÃO Todos sabemos que educação a vem de casa, e também que pequenos costumes rotineiros fazem grande diferença em questão, principalmente quando esses costumes são iniciados na infância, por isso é de grande importância que se aprenda com os pais os costumes mais corretos para a formação de grandes homens e mulheres. Ensine suas crianças em oito pequenas dicas como ter uma boa educação sustentável.

1

JOGUE LIXO SOMENTE NA LIXEIRA Um bom diálogo descontraído já é o bastante para que haja a compreensão do pequeno sobre os prejuizos causados pelo o lixo, porém é importante dar o exemplo e sempre jogar o lixo na lixeira, mesmo que esteja nas ruas.

2

SE POSSÍVEL FAÇA A COLETA SELETIVA Assim como é necessário ensinar que lugar de lixo é na lixeira também é de igual impotancia ensinar sobre as vantagens da reciclagem, e assim como no caso anterior nada como um bom exemplo e o dialogo.

3

PLANTE UMA ÁRVORE Além de ser uma atividade que ajuda à natureza é divertida e pode ser feita em grupo, junto à familia ou amigos.


4

NÃO DISPERDICE ÁGUA É sempre bom a desde pequeno saber que água não deve ser desperdiçada e que ela não dura para sempre, então tenha o habito de fechar bem as saídas de água da casa

5

ANDE MAIS DE BICICLETA Uma atividade que evita a poluição por emissão de gases dos automóveis também é bastante saudável e divertida.

6

EVITE O USO DE SACOLAS PLÁSTICAS Compre ecobags para você e seus filhos para que eles utilizem e quanto às sacolas plásticas de supermercado, recicle-as.

7

ECONOMIZE PAPEL Ensine que deve-se utilizar os dois lados da folha de papel tanto para desenhar, quanto para impressão de documento e em outras muitas atividades, de preferencia recicle o papel sem utilidade.

DESLIGUE AS LUZES

Sempre ao sair de um cômodo desligue as luzes, torne este um habito da casa, fazendo isso a criança é estimulada à fazer o mesmo,além de ajudar a natureza, também ajuda no lado financeiro da casa reduzindo contas de eletricidade.

11 eco kids

8


FESTA

FESTA sustentável Nunca é cedo demais para ensinarmos às crianças o quão importante é e como podemos proteger o mundo em que vivemos. E, as oportunidades para isso estão em cada momento de nossas vidas. Inclusive – e especialmente – na hora de festejar. Então, que tal uma festa verde no aniversário do seu filho? Tudo bem que ele não seja Palmeirense, nem queira o Incrível Hulk decorando a mesa do bolo; tampouco você deseja cobrir o mundo cor-de-rosa de sua princesa de tule esverdeado... Mas, saiba que verde é o tom do momento!

Comemorar o aniversário ao ar livre, em um parque, ou mesmo no quintal de casa, além de deixar as crianças com uma sensação especial de liberdade, faz com que aprendam sobre a importância do meio ambiente e os cuidados com as plantas e os animais. Temas como “Fazendinha”, “Dinossauros”, “ Insetos”, “Fadas” ou “Jardim” são bem apropriados e podem servir como uma boa aula de ecologia.

#1 O LOCAL E O TEMA DA FESTA


#2 DECORAÇÃO Na decoração, use toalhas de mesa e guardanapos feitos de tecidos fáceis de lavar e passar. Sirva os comes e bebes em pratos, talheres e copos que possam ser lavados e reutilizados em outras ocasiões. Existe uma infinidade de ideias criativas para substituir os balões de látex: bandeirolas de tecido ou papel reciclado, flores, guirlandas e bolas de papel, lanternas chinesas, fitas de cetim, bolas de plástico reutilizáveis, etc. Para a ornamentação da mesa do bolo, experimente usar os brinquedos do aniversariante – fica ainda mais personalizada e a criança pode, inclusive, ajudar a decorá-la. E flores, sempre! De preferência as que possam ser transplantadas para um jardim depois da festa.

eco kids

13


Lembrancinha, como o nome diz, é para ser uma pequena recordação em agradecimento pela presença do convidado na festa. Evite exageros. Se for usar sacolinhas-surpresa, faça-as em tecido ou papel reciclado e não encha-as de balas, pirulitos e chicletes.

#3 LEMBRANCINHAS

#4 CONVITES Caso os convidados tenham acesso a e-mail, abra mão da impressora e crie um lindo convite eletrônico. Se ainda não têm acesso ao computador (como no caso dos coleguinhas da pré-escola), faça os convites em papel reciclado ou reaproveite papéis de malas-diretas. Existe no mercado papel feito com sementes, que pode ser plantado na terra depois de usado. Antes de incluir algum brinde no convite, pense na sua real utilidade e se ele é feito de material reciclado ou reciclável. Sempre que possível sugira aos convidados que dêem presentes reciclados, ou seja, que dêem livros e brinquedos usados em bom estado, que poderão ser aproveitados pelo aniversariante ou doados para outras crianças da comunidade. E, quando for a sua vez de presentear alguém, use a sugestão da reciclagem ou compre brinquedos reciclados ou de material reciclável e que não requeiram o uso de pilhas e baterias. Embrulho de presente é outro item onde podemos usar a criatividade de maneira sustentável, utilizando jornal, papel reciclado ou tecido – ou reutilizando embrulhos de outros presentes.

#5 PRESENTES


Esqueça os brinquedos eletrônicos ou aqueles de parque de diversão. Resgate as brincadeiras simples de antigamente, como dança das cadeiras, caça ao tesouro, passa anel, galinha-choca (ou corre-cotia), esconde-esconde, gincanas, etc. Dê-lhes alguns bambolês, cordas, bolas e petecas e deixe que elas criem as brincadeiras. Sempre com a supervisão de adultos, é claro. Outras opções bem interessantes são as oficinas, que podem ser de artesanato (com materiais reciclados), culinária (de comidas saudáveis) ou, como já mencionado antes, o plantio de mudas de árvores e sementes.

#6 BRINCADEIRAS Acredite: comida de festa também pode ser saudável! Comece evitando as gorduras saturadas e calorias vazias de frituras, refrigerantes e guloseimas industrializadas. Crie um visual lindo e apetitoso com o colorido de sucos naturais e frutas servidas de maneiras divertidas. Ofereça sanduíches em pães integrais ou feitos de milho, cenoura ou leite. Bolos com cobertura de pasta americana ou outros tipos de glacês ficam lindos na decoração da mesa, mas não são muito saudáveis – e, às vezes, nem mesmo saborosos. Mas, pode deixar os brigadeiros, porque aniversário sem eles não dá!

eco kids

15

#7 COMES E BEBES


DECORAÇÃO

ARQUITETANDO MOSTRA REPRODUZ UMA CASA PARA UMA FAMÍLIA DE QUATRO PESSOAS. O DESTAQUE É O CANTINHO DOS FILHOS: UM GAROTO ADOLESCENTE QUE QUER UM ESPAÇO SÓ DELE E A IRMÃZINHA PEQUENA, QUE PRECISA DE UM CANTINHO PARA BRINCAR BEM À VONTADE


Muito se fala em sustentabilidade, mas como aplicá-la na

decoração da casa? Questões sobre qual a melhor forma de viabilizar projetos duradouros e viáveis economicamente acabam por desestimular a existência de ações de baixo impacto ambiental. Foi pensando nisso que surgiu a Mostra Casa Leroy Merlin, na qual o arquiteto Gustavo Calazans mostrou que é possível sim, ter uma casa comum, com ambientes que respeitem a causa sustentável, o “bolso” e a personalidade da família. O Projeto reproduz uma casa para uma família de quatro pessoas: o casal e dois filhos e é composta por nove cômodos: espaço multiuso, cozinha, lavabo, banheiro do casal, sala de estar, banho social, quarto do casal, quarto dos filhos e varanda. “Cada ambiente funciona como facilitador para escolhas de quem deseja encontrar um projeto que tenha sua identidade para a partir do que viu e gostou tentar realizar em casa algo que seja acertado”, explica o arquiteto. O espaço das crianças é um exemplo com o qual muitas famílias se identificarão. Como decorar o quarto que é dividido por dois irmãos com idades diferentes? Enquanto o adolescente quer um espaço reservado para estudar, o caçula da família quer um cantinho só dele para brincar. Para uma situação como esta, o arquiteto criou uma decoração em dois estilos. “O canto do pré-adolescente tem cama no mezanino. Já a cama da filha menor se transforma em sofá para as brincadeiras diárias e conta com uma bicama embaixo. Para definir e separar as áreas, a paleta de cores tem papel fundamental”, disse Gustavo Calazans. Além de ensinar como aproveitar cada espaço da casa, a mostra também aposta no uso de materiais ecológicos, que privilegiam a máxima entrada de luz e ventilação além do reuso de recursos naturais e objetos, tais como: caixa d’água de reuso, telhado verde, piso drenante, reservatório de água pluvial, brise e jardim vertical.

eco kids

17


MODA

Moda Ecológica CUIDAR DO PLANETA NÃO É ASSUNTO SÓ DE GENTE GRANDE, É O QUE PENSAM ALGUMAS LOJAS, GRIFES E MARCAS NO MERCADO DA MODA E ESTÃO COMEÇANDO A ADERIR À MODA SUSTENTÁVEL, ALÉM DE AJUDAR À NATUREZA É UMA FORMA DE ENSINAR AOS PEQUENOS COMO PROTEGER À NATUREZA.

BRANDILI Uma dessas marcas é a Brandili Têxtil, empresa catarinense especializada em moda infantil. Brincando de ensinar, a fabricante leva o conceito de sustentabilidade para a moda infantil na coleção outono/inverno 2010. As peças da coleção foram fabricadas com tecidos ecológicos, elaborados com fio de garrafa pet reciclados e algodão, que modificado geneticamente, já nasce colorido, evitando assim o processo de tingimento. Uma tag explicativa acompanha as peças, garantindo que o produto utiliza tecnologia verde. Para completar, as frases e imagens aplicadas nas peças reforçam o cuidado com o meio ambiente. As novidades não param por aí. Outra importante iniciativa da empresa é o uso de sacolas oxibiodegradáveis, para a comercialização de todas as suas marcas no ponto-de-venda. Com isso, o tempo de decomposição das sacolinhas passa de centenas de anos para apenas 18 meses, evitando que elas fiquem soltas no meio ambiente, entupindo bueiros e poluindo rios, lagos e mares.


PISTACHE E BANANA Outro exemplo é a grife infantil, localizada no estado de São Paulo, Pistache e Banana utiliza algodão orgânico, apóia pequenos produtores que usam métodos sustentáveis de plantação e incentivam o consumo consciente entre seus compradores. Mostrando que é possível agregar consciência ambiental e responsabilidade social a um positivo resultado no mercado, a grife brasileira ganha espaço e mostra que roupa sustentável também é assunto de criança. Dos tecidos à loja onde são comercializadas, as roupas da Pistache e Banana são detalhadamente eco-friendly. As lojas têm móveis de madeira de reflorestamento produzidos de maneira artesanal e o jardim, que pode ser regado pelas próprias crianças, têm como fonte o armazenamento de água da chuva. O algodão usado pela Pistache e Banana é produzido sem uso de agrotóxicos ou aditivos abrasivos ao solo, a água e as pessoas beneficiando uma cadeia de setores que vão do meio ambiente e pequenos agricultores até os consumidores, estabelecendo parcerias comercias éticas e com respeito ao equilíbrio ecológico.

eco kids

19


OVO

A marca pernambucana de moda infantil Ovo atua há três anos no mercado com peças especiais para crianças de zero a quatro anos. Através do processo de estamparia digital ela moderniza suas coleções, amparada por um forte trabalho de design, que diferencia e caracteriza suas criações. Para este inverno, a Ovo criou sua nova coleção “Fazendinha” – em que os bichinhos saíram da fazenda para estampar as roupas dos pequenos. Dividida em três linhas – Hora de Brincar, Passear e Dormir – a coleção oferece opções confortáveis e modernas, elaboradas com pigmentos a base de água e em tecidos de fibras naturais. As peças são sensíveis ao toque e extremamente macias, além de proporcionar aos bebês ainda mais conforto. A marca pensou em todos os detalhes, inclusive nos acessórios: uma de suas apostas para o inverno são as bandanas, que complementam os looks de forma discreta e pontual, kits com luvinhas, sapatinhos e bodies, embalados em pequenas caixas .


ESTILO SUSTENTÁVEL ECO STORE São duas irmãs de sangue e de alma, perfeitamente diferentes e complementares que compartilham ideais semelhantes: Querem construir um mundo melhor para as próximas gerações! Assim elas bolaram o Estilo Sustentável Eco Store, o cantinho virtual que você encontrará roupinhas e fofurices para bebês assim como acessórios e produtos de “bem-estar” para as futuras mamães, tudo isso com muito estilo e respeito à natureza! Na manufatura dos produtos são utilizados: malha 100% algodão orgânico certificado pelo GOTS; malha 100% algodão tingida com pigmentos vegetais (portanto não tóxicos e nem poluentes) assim como técnicas de serigrafia para estampas com tinta à base de água. Bichinhos, naninhas, travesseiros e assemelhados, além de feitos a mão num minucioso trabalho de artesãos, possuem como preenchimento a fibra de resina oriunda de garrafa PET reciclada que, de tão macia, torna-se irreconhecível.

eco kids

21


DIY

UMA HORTINHA MUITO SIMPLES PRA FAZER COM OS PEQUENOS ATÉ MESMO NA VARANDA DO APARTAMENTO

Hortinha


Pensando nisso, e na resistência natural dos pequenos ao verde na comida, que tal fazer uma hortinha, mesmo que seja na varanda do seu apartamento? Pegue resto de copos e talheres descartáveis da última festinha e improvise! 1- Vamos precisar de: copinhos de papel, usamos da Parangolé que tem estampas muito bonitas; garfinhos de madeira; tinta para lousinha; pincel; giz; fita crepe e claro: mudas de tempero.

2- Pegue os garfinhos e demarque com fita crepe as pontas; 3- Passe tinta para lousinha no espaço entre as fitas; 4- Escreva com giz no garfinho o nome dos temperos que serão plantados; 5- Terra nos copinhos, os garfinhos espetados e pronto! Agora basta ter paciência para que seu trabalho dê frutos, ou folhas! E que tal chamar as crianças pra cozinha pra usarem o que plantaram? Tenha certeza de que as crianças vão adorar!

23 eco kids

Crianças sempre ficam encantadas ao verem sementinhas virando “seres”! Na escola a gente sempre faz a experiência de plantar feijão no algodãozinho e a magia parece sempre inédita, em cada folhinha qu e brota!


ATIVIDADES

Para colorir

QUE TAL ALEGRAR ESSE DESENHO COM MUITAS CORES?


CRUZADINHA 1. Deve ser breve, para não evitar o desperdício de água. 2. O que deve ser feito com o óleo, depois de usado e coletado por empresas responsáveis. 3. fenômeno que causa aquecimeno término da Terra. 4. Elemento indispensável a todos os seres vivos. 5. Mês em que se comemora o Dia Mundial da Água. 6. Animais que sofrem com a poluição das águas. 7. Em sua casa, deve-se sempre estar atento a eles, para evita desperdício de água. 8. um dos locais em que o o óleo de cozinha não pode ser descartado.

2

1 3

4

5

6 7 8

N A T U R E Z A eco kids

25

1. Banho - 2. Reciclagem - 3. Efeito estufa - 4. Água - 5. Março - 6. Peixes - 7. Vazamentos - 8. Pia


eco kids

27


Eco kids 2  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you