Page 1


4 ELEMENTOS | AGROJARDINS | ALGARDI CASA | ALTIMARIS | ARTE E PEDRAS + LAVABOUX | BRINNA | CERARTE DECORAÇÕES CIA DA LUZ | DECOR BANHO | DIMATEL | DUOCASA | EMPORIUM A | FARAHAN TAPETES | FLAMINGO | FLORENSE | FORMAPLAS FRIGEMAR | GALERIA MOSARTE | GUITT’S INTERIORES | IZ LIFE STYLE | MAISON DU BANHO | MARMORARIA MOSER MK SOM & IMAGEM | MUNDO ANIMAL | NATUR | ORIENTE-SE | SACCARO | SLA PORTAS E JANELAS | SPENGLER DECOR SYNCROVISION | TAFONA MÓVEIS E DECORAÇÕES | TODA CASA | VIA ARTÍSTICA CLASSIC


BalneĂĄrio CamboriĂş 47 3366 2020 Gaspar 47 3332 2104 spenglerdecor.com.br

30 anos


0

Estilo Ăşnico, ambientes perfeitos.

HĂĄ 30 anos, Spengler Decor vem criando ambientes perfeitos. Compondo Tecidos, PapĂŠis de Parede, Cortinas, Persianas, Toldos, Colchas, Almofadas e Pisos Laminados. Ambientes delicadamente projetados com as melhores e mais renomadas marcas do mercado, para atender com requinte o seu bom gosto.


12

estilo nd A decoração de um espaço é sempre exclusiva. Tirar o máximo conforto destes ambientes exige soluções igualmente únicas. Os profissionais de interiores oferecem essas soluções na forma de projetos totalmente personalizáveis, aliados a uma refinada sensibilidade estética e funcional, associados aos melhores fornecedores de produtos de acabamento e decoração com qualidades irrepreensíveis. Nesta sétima edição abrimos espaço para dois experientes arquitetos internacionais que primam pela elegância e pelo caráter prático e verdadeiro de suas obras. O inglês Thomas Heatherwick é reconhecido pelos projetos e objetos minimalistas que excluem qualquer adorno. As obras do português Eduardo Souto de Moura induzem a um olhar instigante e provocativo. Na seção Radar, profissionais de interiores locais apontam móveis, objetos e peças embasados no bom gosto e na versatilidade. O especial showroom segue em frente, visitando nove lojas do NDVale, onde arquitetos e designers exibem os melhores produtos e soluções para a casa e escritório. Oito projetos de interiores enriquecem esta edição. São residências e apartamentos assinados por excelentes profissionais de interiores que mostram soluções e ideias inovadoras e surpreendentes para atender moradores exigentes. Duas grandes marcas do mercado, Formaplas e Natur, mostram porque estão na vanguarda dos negócios quando o assunto é qualidade, tecnologia e inovação. E para fugir do sol e das altas temperaturas sem perder a paisagem, nada melhor que a proteção dos mais sofisticados toldos, que já fazem o maior sucesso em projetos arquitetônicos e decorativos. E mais ... muito mais. Aproveitem!

Expediente Núcleo de Decoração do Vale

Presidente: Sidney Rosa Diretora Administrativa: Solange Hodlich Sedrez Diretoras Financeira: Kathelen Mara Pereira Diretor de Marketing: Haiko Schroder Diretora Adjunta: Mariana Spengler Gerente de Relacionamento: Maria Helena Rua 3110 nr 250 - sala 103 - Centro Balneário Camboriú / Santa Catarina CEP 88330.000 Fone 47 3366 7103 contato@ndvale.com.br www.ndvale.com.br Revista Estilo ND | ano 3 nr 07 - 2012 Paulo Guidalli marketing Diretor responsável: Paulo Guidalli Redação: Giovanna Chiamaschi e Alessandra Okasaki Edição de arte e diagramação: Suellen Winter e Thiane Dorada Deichmann Imagens: Cícero Viégas Redação e publicidade: Paulo Guidalli marketing

capa projeto Ernani Luiz Dias e Marianne Clasen foto Angelo Borba

Av. Batel, 1230 cj 209 Curitiba PR Fone 41 3243 3066 contato@pauloguidalli.com.br www.pauloguidalli.com.br Impressão e Acabamento www.grupocorgraf.com.br


14

estilo nd

sumário

44

27

36 27. Monitor: Novidades e lançamentos 36. Perfil Internacional: Thomas Heatherwick 40. Radar: Garimpando o melhor para sua casa e escritório 42. Entrevista: Sidney Rosa 44. Arquitetura: Eduardo Souto de Moura 48. Especial Showroom: Circuito elegante 66. Especial: Em busca de boas vibrações


16

estilo nd

sumário 88 76

96

72. Interior Casa: Adriana Mey e Luciana Mara Pereira 76. Interior Casa: Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos 80. Interior Casa: Arianne Saut da Silveira e Flavia Saut da Silveira Dado de Andrade e Giseli Santos de Andrade

84. Interior Casa: Eneida de Miranda Garcia 88. Interior Casa: Ernani Luiz Dias e Marianne Clasen 92. Interior Casa: Liége Pinheiro, Natália Wolf e Priscila Pinheiro 96. Interior Casa: Simara Deola Mello e Suami Pedrollo 100. Interior Casa: Vanessa Larré de Mello


18

estilo nd

sumário

108

112

104. Especial: Formaplas 106. Especial: Natur 108. Proteção Solar: Sombra e água fresca 112. Praga: Retratos da cena urbana 114. Boas Compras: As melhores lojas de decoração 116. Guia dos Profissionais: Uma pequena grande ajuda


estilo nd

monitor Conheça as últimas novidades e soluções desenvolvidas para a sua casa.

As lojas do NDVale assumem a iniciativa quando o assunto é decoração de interiores. São lançamentos, exclusividades, ideias absolutamente surpreendentes que agregam valor e personalidade à decoração. Vá às compras e aproveite!

A 4 Elementos apresenta o sofá Nouvelle desenvolvido pela Decameron e assinado pelo designer Marcos Ferreira. A peça une a linguagem contemporânea com elementos de capitonê tanto visual como na forma de sentar. Os pés de madeira torneada combinam com os botões feitos em jequitibá, que destacam o charme capitonê e dão um toque de modernidade.

27


28

estilo nd monitor O sofá Lumina de três lugares com design encantador é lançamento na Algardi Casa. Pode ser utilizado tanto nos espaços internos como nas áreas externas. O sofá é fabricado em fibra sintética e tem estrutura interna em alumínio. Está disponível em diversas tonalidades de tramas e tecidos.

Por definição, a cor é uma percepção visual produzida pelos raios da luz. Para o poeta, a cor é vida. Para a Florense, é tudo isso e mais evolução. É estar bem em frente, de novo! A paleta da marca que já impactava com os acabamentos high gloss e microtexturas, fica agora incomparável, com as novas 16 tonalidades agregadas, trazendo para o universo contemporâneo toda graça, romantismo e candura dos anos 1950. Com isso, a marca chega a 300 opções fantásticas de acabamentos, entre madeiras, high gloss, microtexturas, laminados e vidro, ampliando ainda mais as possibilidades de expressão criativa.

Para alcançar altos padrões de detalhes e exigências internacionais, o pensamento da Brinna é muito claro: buscar o melhor, o mais moderno, mais sofisticado e mais tecnológico. O resultado é um processo integrado e ultramoderno de produção, unido a um minucioso toque artesanal que acompanha a tradicional marca há muitas gerações. Um exemplo é a nova linha de acessórios internos para Zona Notte que levam a assinatura do Poli. Desing, Milão. Os acessórios são apresentados com acabamento Gomatto e exclusivos tecidos italianos.

As novas coleções de papéis de parede da Orlean, apresentam estampas inventivas e de cores vibrantes. Estas novidades estão sempre desembarcando no showroom da Cerarte, que não se cansa de expandir as opções para que os designers de interiores encontrem as melhores ideias e soluções para seus projetos.


29

Os revestimentos vinílicos voltaram com força total para as casas e escritórios e são ideais para inovar de forma prática e funcional. A Natur oferece estes pisos com estampas diferenciadas que conferem mais personalidade para os ambientes. Os pisos são resistentes, antialérgicos, de fácil limpeza e instalação, são térmicos e confortáveis ao caminhar.

A Maison Du Banho lança com exclusividade em Santa Catarina a linha de metais Virage, premiada na Europa pelo seu formato exclusivo e por ser vanguarda nas cores de tendência. A linha tem cinco tons diferentes: Cromado, Bronze Armani, Bronze Fosco, Venetian Bronze e Bronze Níquel, porém a grande vedete é o tom Bronze Armani.

A novidade da Formaplas é o Aventos Tactus, um sistema eletrônico para movimento da porta de elevação nos armários superiores. Lançado em primeira mão pela renomada marca, o sistema garante segurança, conforto e praticidade. Os mecanismos agregados permitem abrir os armários com um leve toque frontal e o fechamento se dá através da tela interruptora acoplada no armário.

A linha Cuba, da marca de cerâmicas alemã ASA Selection, possui um design orgânico e simples que reflete bem a cultura contemporânea. As peças são feitas à mão e podem ser levadas ao microondas, ao freezer e ao lavalouça. A Linha Cuba é composta por pratos, bowls e xícaras. Para conhecer melhor todas estas maravilhas, basta visitar a Emporium A.


30

estilo nd monitor

A Decor Banho apresenta a cuba e a coifa Polyedro da Franke, que fazem parte da linha Gourmet da marca, trazendo mais inovação e design para a cozinha. A coifa possui acabamento em aço escovado, iluminação em led e o painel de controle que funciona através de toque suave. A coifa também oferece a opção de ventilação 24 horas, cronômetro e quatro velocidades. A cuba é feita em aço inox com corte similar a de um diamante.

A Flamingo traz com exclusividade os edredons de pluma da Sanders, presente no mercado desde 1883. A principal característica das peças é a leveza. Os edredons são produzidos com plumas novas de máxima qualidade, categoria 01 e de acordo com o mais elevado standard de qualidade europeu. Revestidos com tecidos de toque sedoso, são antialérgicos, com propriedades térmicas e podem ser usados tanto no verão quanto no inverno.

O pendente Munclair Sobe e Desce Island, um grande sucesso do passado está de volta. A peça em alumínio fosco, conta com um charmoso fio espiral na cor preta para regular a altura que vai de 0,40cm até 1 metro, e ainda controla o foco luminoso. O desenho da luminária, disponível na Dimatel, atende tanto os projetos residenciais como o mercado comercial.

Dentro do seleto mix de produtos que a Oriente-se oferece, a marca lança agora os tapetes de nylon da Originale Maison, com design que vai dos arabescos clássicos até o contemporâneo, com diferentes criações geométricas.


32

estilo nd monitor

Os revestimentos de parede da Tafona são usados para decorar e renovar os mais diversos ambientes, transformando os espaços em locais muito mais agradáveis, modernos e acolhedores.

A Via Artística traz com exclusividade para Santa Catarina as modernas cadeiras Spun que o arquiteto e designer Thomas Heatherwick criou para a marca italiana Magis. Além de divertidas, as peças têm um design leve e lúdico.

Quando arte e conforto estabelecem um acordo o resultado é um móvel Saccaro. Com um jeito único de refletir um estilo de vida, a marca busca conquistar o perfeito equilíbrio entre a estética, a funcionalidade e liberdade. Um bom exemplo é a poltrona Arraia, com seu design simples, sem cantos e sem arestas, com estrutura metálica em aço inox e trançado em fibra natural, que confere um visual elegante, convidativo e envolvente.

O pendente arrojado com cristal e com metal cromado da Cia da Luz faz sucesso nos ambientes onde é instalado. As formas modernas e o design surpreendente fogem do lugar comum.


33

As soluções da Marmoraria Moser são sempre surpreendentes, como esta bancada concebida em Corian translúcido com iluminação. Este material inovador e excepcional, com cores uniforme, reveste o mobiliário com elegância, beleza e resistência.

Os projetores da série Blackwing com tecnologia 2 ou 3D, da Syncrovision, desenvolvidos pela Cineversum, tem design futurista, na cor gloss black, e foram projetados pelo designer francês Antoine Béon. O chassi é feito de ABS-PC, um material usado pela indústria de automóveis, que absorve ruídos o que torna o projetor ultra silencioso. Especialmente otimizado para assistir filmes, o projetor alcança a incrível taxa constante de 100.000:1, e seus componentes, incluíndo as lentes, são selecionados individualmente e cuidadosamente para garantir a performance do projetor.

Há 45 anos, a Sunbrella é líder na fabricação de tecidos para capotaria náutica, toldos, revestimentos de parede e de móveis para as áreas internas e externas. Visite a Spengler Decor e confira toda a qualidade e requinte destes produtos.

Utilizar as esquadrias de PVC da SLA Portas e Janelas é a certeza da valorização, beleza, sofisticação e modernidade em cada projeto. O material é ecologicamente correto e cada vez mais aplicado em construções pela sua versatilidade e durabilidade. A loja, que oferece as esquadrias da marca Claris-Tigre, oferece todas as linhas de produtos personalizados, proporcionando conforto térmico e acústico, perfeita vedação e baixa manutenção, benefícios exclusivos do PVC.


34

estilo nd monitor

Primeira marca de móveis planejados a apresentar a cor amarela, a DuoCasa segue as tendências internacionais para lançar os padrões de acabamento. O Lemon, em pintura Polyester Protetor, é exclusivo da marca e ganha destaque na decoração atual pela sua versatilidade. A cor combina perfeitamente com diferentes estilos e tons, dando um ar de modernidade e vibração aos ambientes.

A Itatiaia é mais um revestimento de luxo da Galeria Mosarte, apropriado para paredes de áreas internas onde se busca sofisticação, requinte e diferenciação nos ambientes. Feito com madeira nobre e tratada, suas linhas são inspiradas na arquitetura modernista brasileira, remetendo aos grafismos vintage e ao estilo retrô, marcados por formas puras e rítmicas. O módulo essencial é formado por círculos concêntricos, circunscritos na forma quadrada, cujo movimento é explorado através de alturas aleatórias de cada figura da composição, e também pelo jogo de tonalidades formado pela madeira, que é uma matéria-prima totalmente natural. Destaque para a diferença de relevo acentuada através da transposição das peças recortadas na composição.

O Aspirador Central da Frigemar oferece um mundo de vantagens: é prático, seguro, não tem cabos elétricos para conectar, nem unidades para arrastar pelo ambiente. A unidade de aspiração é acionada remotamente e o silêncio é garantido, já que a unidade de aspiração é sempre instalada longe do local de operação. Todos os componentes foram projetados para obter o máximo de eficiência e durabilidade e o sistema Ecoblu pode ser instalado em qualquer situação. Os filtros de grande superfície seguram as micropartículas de poeira, mantendo-as fora do ambiente e a manutenção é rápida e segura, requerendo apenas o esvaziamento periódico do container de resíduos e a troca do filtro de limpeza. Endereço das lojas na página 114


Jacson Hartmann Studio Design

UM NOVO CONCEITO EM ILUMINAÇÃO

www.ciadaluzilumine.com.br

Cia da Luz Ilumine


36

estilo nd

Perfil Internacional | Thomas Heatherwick Por Giovanna Chiamaschi

UK Pavilion, Heatherwick Studio, photograph: Iwan Baan

Reinventando o futuro O arquiteto Thomas Heatherwick coloca uma linguagem límpida e futurista nas suas obras e objetos e conquista nossos corações e mentes. Suas obras e objetos parecem verdadeiras coreografias desprovidas de quaisquer excessos. O arquiteto inglês Thomas Heatherwick trafega na contra mão da arquitetura carregada e rebuscada. Todos os projetos, planos e linhas criados por este genial arquiteto, são organizados de uma maneira simples, que pareçam únicos e saídos de uma mesma matriz. O resultado sempre é formas puras que impactam o nosso olhar. Suas obras arquitetônicas estão espalhadas em Montreal e Vancouver, em Atenas e Xangai, em Sidney e Barcelona, e obviamente na sua Londres natal.


UK Pavilion, Heatherwick Studio, photograph: Iwan Baan


38

estilo nd

Perfil Internacional | Thomas Heatherwick

East Beach Cafe | Photo Andy Stagg

East Beach Cafe | Photo Andy Stagg

Suas peças gráficas e produtos incluem desde perfeitas cadeiras, bancos e luminárias, até ônibus urbanos e moradias excêntricas para os desabrigados. Os projetos de interiores incluem lojas e restaurantes, aeroportos, estádios e hotéis, além de instalações provisórias em larga escala que deslumbram os pedestres. A postura rigorosa e otimista e a visão abrangente de Heatherwick são o ponto de partida para a criatividade sustentada e para um dinamismo feroz traduzidos em novas ideias e ousadias propositais com o intuito de derrubar o antigo e instalar o inédito.

Creative Business Units | Photo Keith Morris

Considerado pelos seus pares mais como um visionário do que propriamente um arquiteto, Thomas Heatherwick sabe como ninguém decifrar os códigos do futuro para expressar nas suas criações.


39

Extrusions, Heatherwick Studio, photo Peter Mallett

New Bus for London, Heatherwick Studio, photo: Iwan Baan


40

estilo nd Fotos Cícero Viégas

Radar É sempre muito prazeroso percorrer as lojas do NDVale em busca de objetos e peças que se encaixem perfeitamente na decoração das nossas casas. São tantas opções de boa qualidade, com forte apelo na elegância e com desenhos charmosos e funcionais que podem nos confundir. Por isso, contar com a ajuda de renomados profissionais de interiores é sempre uma boa ideia. Nada como uma pitada de conhecimento para nos apontar o que é melhor para a nossa casa ou escritório.

Dose dupla – fãs de carteirinha da Formaplas, as arquitetas Suami Pedrollo e Simara Deola Mello não se cansam de visitar a loja para compor seus inúmeros projetos. Além do mobiliário incomparável, que permite infindáveis combinações para atingir a solução perfeita, a loja ainda oferece fornos, coifas, coktops, refrigeradores com avançada tecnologia, bem em sintonia com a proposta da marca.

Solução ímpar – as ideias da DuoCasa sempre surpreendem pela estética e pela imaginação. A marca gaúcha aposta no design bem resolvido, prático e funcional como atesta a arquiteta Isabel Maus. Com cores, acabamentos e materiais inovadores, a loja de Balneário Camboriú torna os ambientes únicos e exclusivos.


41

Puxe o banquinho – para embalar uma boa conversa, as arquitetas Débora Costa da Silva e Deisi Priori recomendam, para dentro ou fora de casa, injetar beleza com genuinidade ao décor, como esta seleção de bancos feitos com madeira de demolição da Tafona, que revelam excelência e simplicidade ao design.

Pedras essenciais – a presença destes materiais no décor vai além dos pisos e revestimentos. Peças de mármore e granitos, Corian, superfícies de quartzo, ônix e outras rochas revelam solidez, beleza e formas sedutoras, como esta bancada da Marmoraria Moser que recebe o aval dos arquitetos Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos.

Um sonho de mobiliário - sinônimo de qualidade e inovação, a Saccaro se destaca pela paixão com que cria a sua linha de mobiliário. Um exemplo desta dedicação é a poltrona Arraia considerada pela arquiteta Cristina Guimarães como um modelo que representa e simboliza muito bem o ideal da marca.

Endereço das lojas na página 114


42

estilo nd

Entrevista | Sidney Rosa Foto CĂ­cero ViĂŠgas


Novos cenários para o NDVale Iniciar um novo tempo não é apenas um desafio para o empresário Sidney Rosa, atual presidente do NDVale, mas é mais uma forma para demonstrar o costumeiro profissionalismo e dedicação que marcam a diferença na administração das duas lojas que comanda.

Sim, é possível combinar pioneirismo com inovação, rigor com ações ousadas. Nesta área tão envolvente, onde riscos e oportunidades estão sempre conjugados, o novo presidente do NDVale navega em mares já navegados, com pulso firme e com um olhar no horizonte. Neste contexto, onde o futuro sempre aponta surpresas, é sempre bom contar com um empresário calejado, desbravador, mensageiro de notícias otimistas e sempre disposto a combinar palavras com ações. 01. O NDVale caminha com passos largos, sem perder o contato com a sua origem, enraizada no estreito relacionamento com os profissionais de interiores. Para preservar e reforçar esta saudável relação (lojas e profissionais), o que a atual administração planeja executar? R.Investir cada vez mais neste relacionamento é prioridade da nossa administração, workshops, palestras técnicas, treinamento com os vendedores junto ao ponto-de-venda, ações pontuais com os lojistas (como vender mais), projetos sociais (adoção de uma entidade), são os desafios que a nossa diretoria tem para os próximos anos. 02. Planejar o crescimento do NDVale no mercado da decoração não é tarefa fácil. Que ferramentas, recursos e suportes deverão ser acionados para implantar um desenvolvimento bem organizado? R.Quinzenalmente envolvemos toda a diretoria juntamente com a nossa agência de marketing Paulo Guidalli marketing, com a missão de consolidar o crescimento e desenvolvimento do NDVale. Segmentação das lojas, revista, assessoria de imprensa, novo site, facebook, e-cards semanais, relatórios de desempenho dos associados, campanha de incentivos (viagens), festa de premiação, tem sido algumas das ações apresentadas pela atual administração. 03. O setor da decoração, extremamente sensível as mudanças, exige constante renovação. Que aspectos são relevantes para alinhar ainda mais a parceria entre as lojas do NDVale com os profissionais de interiores? R.Incentivar os lojistas e profissionais a visitar à Casa Cor, feiras, mostras, palestras técnicas, tem sido uma grande missão do NDVale no envolvimento entre lojistas e profissionais.


44

estilo nd

Arquitetura | Eduardo Souto de Moura Por Michelle Brodeschi

Casa das Hist贸rias Paula Rego, Cascais Foto Michelle Brodeschi, 2011


45

Casa das Histórias Paula Rego, Cascais Foto Michelle Brodeschi, 2011

No último mês de fevereiro, foi divulgado o ganhador do Prêmio Pritzker 2012. O arquiteto chinês Wang Shu foi o galardoado com o prêmio, considerado o Nobel da Arquitetura. Na edição de 2011, o Pritzker foi entregue ao arquiteto português Eduardo Souto de Moura. No comunicado do júri pôde-se ler: “Seus edifícios apresentam uma capacidade única de conciliar características opostas, como o poder e a modéstia, a coragem e a sutileza, a ousadia e a simplicidade – ao mesmo tempo”. Entre suas obras de destaque, está o Estádio de Braga, projetado para a Eurocopa 2004, construído numa antiga pedreira de extração de granito. Assim como Curitiba teve um espaço revitalizado para shows - a pedreira Paulo Leminski, o estádio também foi uma recuperação de uma cicatriz urbana. Podem-se mencionar outras obras de destaque ao longo da carreira do arquiteto: o Mercado da Cidade de Braga (19801984), a Estação do Metro da Trindade do Porto (2004-2008), Estação do Metro Casa da Música, Porto (2002), Casa do Cinema Manoel de Oliveira (1998-2003), Burgo Tower (2007), Casa em Cascais (2002), Reconversão da Alfândega do Porto em Museu dos Transportes e Comunicações (1993) e por fim a Casa das Histórias Paula Rego, Cascais (2009).


46

estilo nd

Arquitetura | Eduardo Souto de Moura

A casa das histórias Paula Rego foi inaugurada em setembro de 2009. O museu criado em conjunto pela Fundação Paula Rego e a Câmara Municipal de Cascais passou a acolher um acervo de cerca de 400 obras da pintora portuguesa de 76 anos, radicada em Londres. O edifício remete ao estilo arquitetônico da região, reinterpretado de maneira contemporânea. Desde longe pode ser identificado entre imensas árvores suas duas torres piramidais de forte tom avermelhado. O projeto divide-se em volumes de diferentes alturas e dimensões comunicados por uma sala maior, onde abriga exposições temporárias. O espaço interno dispõe de 750m² de área expositiva, além das áreas técnicas e de serviços. Conta também com um auditório com capacidade para 200 pessoas. Em uma das torres está a loja e um café que abre para o jardim. Esta obra exalta o caráter da arquitetura contemporânea portuguesa, muito marcada pela “Escola do Porto” (de Álvaro Siza e Fernando Távora). Antes mesmo de se formar, entre 1974 e 1979, Souto de Moura colaborou com o Arquiteto Álvaro Siza, o único arquiteto português que conseguiu até então ser distinguido com o prêmio Pritzker (1992). A influência desta parceria se vê claramente no percurso da sua obra. Souto de Moura conta com um vasto currículo de obras em toda a Europa e considera que este é um dos melhores momentos de sua carreira. Para ele, o prêmio significou o reconhecimento desses 30 anos de trabalho.

Burgo Tower, Porto | Foto Fernando Guerra, 2010

Michelle Brodeschi, Arquiteta pela PUC-PR, Mestre pela Universidade de Santiago de Compostela e Doutora pela Universidade de Vigo, Espanha, esteve como pesquisadora na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP)/ Portugal, e como bolsista do Ministério da Educação do Governo da Espanha. Braga Municipal Stadium | Foto Christian Richters, 2003


ambiente Regina Caelis - Arquitetura e Interiores tecidos papĂŠis de parede cortinas persianas enxovais toldos atelier


48

estilo nd

Especial Showroom Fotos Cícero Viégas

Mais um circuito de decoração que revela espaços especiais dentro das lojas do NDVale. Arquitetos e designers de interiores percorrem ambientes, corredores e cantos e descobrem o que estas nove lojas têm do bom e do melhor. Bom passeio a todos!


4 Elementos | Vanessa Schimidt e Flávia de Carvalho Puro Design - Referência no mercado catarinense

quando o assunto é design, a 4 Elementos têm peças de alto valor emocional. São produtos que traduzem qualidade e elegância, assinados por renomados designers e fabricados pelas mais importantes marcas nacionais e internacionais. As arquitetas Vanessa Roberta Schimidt e Flávia de Carvalho admiram os diversos itens e opções disponíveis na loja, que vão desde cadeira e mesas, poltronas e sofás, até objetos e acessórios que valorizam os projetos.

49


50

estilo nd

Especial Showroom


Algardi Casa | Sandra Claumann Surpreendente e acolhedora - As novidades e tendências para áreas externas e internas, os objetos, peças e adornos da Algardi Casa são sempre selecionados com extremo cuidado. É aqui que a arquiteta Sandra Claumann sempre encontra soluções perfeitas e belas ideias para seus projetos. A loja aposta em produtos criativos, charmosos e inovadores, priorizando o que há de melhor no design.

51


52

estilo nd

Especial Showroom


Decor Banho | Athos Peruzzolo Seleção especial - A bem selecionada opção de marcas e de produtos da Decor Banho deu a loja o reconhecimento no mercado local. A preocupação com a qualidade é percebida em cada peça exposta no amplo showroom. O profissional de interiores Athos Peruzzolo aprecia as diversas soluções em misturadores e maçanetas, as linhas para a cozinha que envolve cubas e coifas, e ainda os metais e as boas ideias para as salas de banho.

53


54

estilo nd

Especial Showroom


Farahan Tapetes | Ana Luisa Reis Panozzo De olho no oriente - Reconhecido pela escolha criteriosa

de seus produtos, a Farahan Tapetes tem valorizado o trabalho artesanal durante muito tempo. Seu showroom apresenta raridades garimpadas em vários lugares do mundo, em um mix do tradicional com o contemporâneo. O que encantou a arquiteta Ana Luisa Reis Panozzo, que divide o escritório Arqtetos com Arthur Henrique dos Santos, foram os coloridos dos tapetes, que dão vida e personalidade a qualquer tipo de ambiente.

55


56

estilo nd

Especial Showroom


Flamingo | Silvia Pedrassani Envolva-se - A Flamingo tornou-se uma das mais tradicionais lojas de grifes de cama, mesa e banho. Para a arquiteta Silvia Pedrassani, o trabalho delicado e diferenciado fez com que a marca se firmasse no mercado, aliando tradição, sofisticação e modernidade. A loja oferece todos os itens de moda para a casa, desde colchas, jogos de lençóis, toalhas, cobertores e acessórios que seguem as tendências internacionais.

57


58

estilo nd

Especial Showroom


Frigemar | Érico Luiz da Conceição Entre no clima - Uma das melhores empresas do mercado local em climatização de ambientes e aquecimento banho e piscina, a Frigemar, com base em Itajaí, realiza obras em diversos estados. Especialista em sistemas de arcondicionado e aquecedores, o grupo conta com a parceria dos melhores fabricantes nacionais e trabalha com todas as linhas de produtos de climatização para empresas, escritórios, residências e construtoras. O profissional de interiores Érico Luiz da Conceição valoriza todos os aspectos da loja, inclusive itens como o acompanhamento do projeto, a instalação e manutenção que a marca oferece aos clientes.

59


60

estilo nd

Especial Showroom


Maison Du Banho | Cibeli Spolti Soluções deslumbrantes - A Maison Du Banho dedica-

se ao fornecimento de metais decorativos para as salas de banho e cozinhas. Para a arquiteta Cibeli Spolti, a loja compartilha a expressão de seus produtos em misturadores, monocomandos, duchas e acessórios que brindam os ambientes com elegância, funcionalidade e sofisticação.

61


62

estilo nd

Especial Showroom


Mundo Animal | Carolina Hernandorena Charme colorido e natural - O objetivo da loja Mundo Animal é permitir a criação de ambientes que se destacam pela harmonia das cores, das texturas e dos volumes. Um espaço que oferece diversas leituras e dá a decoração um olhar mais humano. Em seu charmoso showroom, a arquiteta Carolina Hernandorena, que ao lado da arquiteta Karen Muller Schauffert comanda o escritório Soho Arquitetura, encontrou peças e objetos capazes de materializar o desejo dos seus clientes.

63


64

estilo nd

Especial Showroom


Oriente-se | Moacir Schmitt Júnior e Sálvio Moraes Júnior Vigor na decoração - Qualidade e sofisticação, tradição

e design moderno, e a possibilidade de encomendar o seu tapete com medidas especiais. O que chama a atenção dos profissionais de interiores Moacir Schmitt Júnior e Sálvio Moraes Júnior é o acervo diferenciado da Oriente-se, que permite selecionar os melhores tapetes contemporâneos e clássicos, e que vão se encaixar perfeitamente nos projetos assinados pela dupla.

Endereço das lojas na página 114

65


66

estilo nd

Especial | Sensação, percepção e emoção no espaço projetado Profª Me. Vivian Fetzner Ritter imagens divulgação

Certas características da contemporaneidade alteraram profundamente os modos de organização social, a vida pessoal e emocional dos indivíduos e os seus espaços. Entre essas características está a redução do espaço vital e o fenômeno do confinamento funcional.


67

Os arquitetos e designers de interiores já consideram essas características projetando balizados pela minimização das dimensões dos espaços arquitetônicos e buscando por estratégias para que esse espaço seja otimizado e percebido como um espaço de dimensões satisfatórias. É importante lançar um olhar sobre a percepção como uma estratégia a ser utilizada nos projetos de arquitetura e design de interiores. Os conhecimentos sobre percepção, sensação e emoção devem ser entendidos como vitais no projeto, uma vez que não é recomendável separar a subjetividade da objetividade de um projeto. Essas alterações são percebidas com rigor na iluminação, antes se comprava lâmpadas, hoje se compra efeitos de luz. A subjetividade está por trás da objetividade do projeto. Por vezes, as qualidades não residem propriamente no objeto ou na estrutura da edificação, mas na percepção do usuário do espaço. Frequentar várias vezes um restaurante onde a comida não é tão boa, mas o espaço é agradável pode ser explicado pela percepção positiva e a relação afetiva desenvolvida pelos usuários em relação à estrutura física e sensorial desse restaurante. Tratam-se de aspectos como sons, aromas, texturas, cores, conforto térmico e outros atributos que dependem das capacidades perceptivas dos indivíduos. Os frequentadores desse restaurante são fundamentais para a interpretação do discurso desse espaço. A experiência sensível é o início de todo o conhecimento. Por isso, a sensação é a primeira das fases do processo perceptivo, seguida da atenção, percepção, emoção e memória. Segundo o escritor inglês John Berger (1999) “a maneira como vemos as coisas é afetada pelo que sabemos ou pelo que acreditamos”. Uma loja de vestuário feminino utiliza o que chamamos de design sonoro e escolhe uma música “agradável” para os clientes, da mesma forma, elege uma essência “agradável” para ser associada à identidade da loja, entre outros recursos. Apesar de haver a mesma condição ambiental, e uma certa semelhança de impressões de percepção, cada sujeito que entrar nessa loja a perceberá de maneira diferente, assim, o mesmo espaço arquitetônico será visto de diferentes formas e interpretado de maneira particular.

A percepção é conduzida pela experiência sensorial, conhecemos as coisas mediadas pela nossa experiência. Olhar, cheirar, ouvir, tocar e saborear é um ato de escolha, elegemos o que nos chama mais atenção para ver. É preciso muito mais do que olhar para compreender um espaço e a emoção que ele enseja, é preciso ver com os ouvidos, com o nariz, com o estômago, com a pele. Ver aquilo que os olhos não veem. Ver com os olhos da mente é sentir aquilo que se olha. Recebemos muitos estímulos contínua e simultaneamente. Por isso, para que haja percepção é preciso dar significado a esses estímulos. Não conseguimos dar sentido a tudo que ouvimos, a tudo que olhamos, a tudo que sentimos. Normalmente, aquilo que nos chama mais a atenção é mais facilmente percebido. A porta de entrada de um estímulo são os canais sensoriais, os cinco sentidos do organismo humano e a forma como organizo e interpreto esses estímulos é o que chamamos de percepção. O produto de um estímulo é o prazer ou o desprazer que dão origem às emoções, explicando, assim, a agradabilidade referida ao restaurante e à loja. A emoção foi o resultado da percepção, ou seja, da interpretação do aroma e da música. Ambos, nesse caso, contribuíram para que o espaço fosse interpretado e percebido positivamente, ou melhor, prazerosamente pelos clientes.


68

estilo nd

Especial | Sensação, percepção e emoção no espaço projetado

Cabe ressaltar que toda informação carregada de emoção é mais facilmente armazenada na memória e pode influenciar na interpretação dos dados percebidos. A percepção é a resposta à organização das informações obtidas pelos sentidos de modo que se possa ouvir e interpretar o discurso (a fala) do espaço arquitetônico. Ao fazer referência a discurso, portanto, atentamos para a forma como as palavras, conjuntos de sentenças e práticas relacionadas funcionam como discurso e apontamos a importância do discurso do espaço que, mesmo não utilizando palavras, exerce efeito de poder, de persuasão, de enlevo e de subjetivação. Pode-se, assim, considerar que um espaço pode proferir um discurso através da cor das paredes, da altura do pé direito, dos únicos e poucos respingos de iluminação que adentram por frestas um espaço e, por essas características físicas, constituem efeito de poder para torná-lo assustador ou interessante.


69

Se o discurso tem efeito de verdade e de poder, pode-se pensar esse discurso emitido pelo espaço de forma “não verbal”. O espaço ordenado é um discurso não verbal, que exerce poder sobre os usuários ou freqüentadores; é o poder de um discurso, que pode conter verdade e engano. O discurso do espaço tem o poder de modificar comportamentos e atuar na subjetividade dos sujeitos. Sendo assim, os discursos do espaço são percebidos, absorvidos e entendidos sem o uso da escrita ou de fala, por isso, o discurso proferido pelo espaço “diz” para os sujeitos de forma “não dita” ou “dita” de forma “não verbal” ou “não verbalizada” ou “não visualizada”. Assim, o sujeito vai sendo moldado, disciplinado e incitado a comportar-se de acordo com as características e finalidades de um espaço, que condicionam silenciosamente a percepção. Todos os receptores sensoriais participam invisivelmente desse discurso do espaço arquitetônico. Os espaços são concebidos para atender às necessidades do sujeito, ou é o sujeito que é reinventado a partir da forma e das regras de comportamento pretendidas por aquele espaço, em seu discurso disciplinador? O discurso do espaço é uma força que replica muitas vezes sujeitos expostos ao poder e à persuasão daquele espaço. Modalidades discursivas são proferidas pelos espaços, inclusive as hedonistas, que incitam o sujeito a desejar “metros quadrados” que discursem “verdades” sobre o que é ser “vip”, por exemplo, e como portar-se enquanto se está sendo “um sujeito vip”. Dessa forma, os sujeitos respondem mimeticamente aos distintos discursos de um espaço. As diferentes percepções de um espaço condicionam e constituem as diversas maneiras de ser sujeito naquele ambiente, ou seja, respondendo adequadamente aos discursos do espaço. O sujeito realiza exercícios de expressão para compor suas variáveis de apresentação e comportamento, as quais são chanceladas como “verdadeiras” pelo discurso do espaço para aquele que está no interior do espaço, ou seja, um espaço projetado não se apresenta livre de consequências para o sujeito. Portanto, é através da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado e valor afetivo ao seu meio, fazendo uso desses saberes podemos transformar espaços existentes em espaços preferidos, comportamentos que respondem as pretensões daquele espaço, um espaço projetado que projeta comportamentos.

Por estas razões, a arquitetura e o design de interiores, além de solucionar demandas funcionais, devem projetar sensações que sejam percebidas emocionalmente pelos usuários, pois são parte decisiva do efeito e do sucesso de um projeto arquitetônico.

Profª Me. Vivian Fetzner Ritter -Graduada em Design de Interiores pela Universidade Luterana do Brasil(ULBRA) - RS (2007); -Especialização em Iluminação e Design de Interiores pela Faculdade Osvaldo Cruz - SP (2009) -Título: “Design de Interiores e Iluminação contribuindo para atenuar a ansiedade de pacientes cirúrgicos.Um olhar atento para a humanização das salas de espera. -Mestrado em Educação e Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil(ULBRA) - RS (2010) -Título da dissertação:”Capturando clientes: estratégias de sedução no marketing educacional.” -Doutoranda em Filosofia (UNISINOS)- RS (2011) -Título da Tese: “ O discurso do espaço e os seus modos de subjetivação: Verdades,poder e espaço na obra de Michael Foucault”.


71

interiores Simplicidade, funcionalidade, boas ideias, o novo. Os oito projetos de interiores retratados nesta edição espelham seus moradores. Todas as plantas, desenhos e layouts abordam aspectos estéticos e de função que garantem não só a qualidade como o estilo de viver de cada família. Os cenários são envolventes, aproxima o profissional de interiores com o seu cliente, o que permite estabelecer um diálogo cordial e intimo para alcançar o melhor resultado. O apartamento em frente ao mar reestruturado por Eneida Garcia de Miranda é realçado por materiais naturais que valorizam os ambientes. As arquitetas Liége Pinheiro, Natália Wolf e Priscila Pinheiro criaram um apartamento prático e moderno para os fins de semana de uma família. O projeto de Vanessa Larré de Mello apresenta uma arquitetura típica alemã que acrescenta materiais e elementos modernos, enquanto os arquitetos Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos desenvolveram um projeto acolhedor e elegante para receber um morador exigente. O escritório de Arianne Saut da Silveira e de Flavia Saut da Silveira em parceria com os profissionais Dado de Andrade e Giseli Santos de Andrade, idealizaram um apartamento para atender as necessidades de um casal jovem e descomplicado. Os profissionais Ernani Luiz Dias e Marianne Clasen surpreendem com as inovações implantadas na reforma de um apartamento à beira mar. As arquitetas Simara Deola Mello e Suami Pedrollo projetaram uma cobertura duplex com leveza e harmonia para atender a expectativa de uma família. Adriana Mey e Luciana Mara Pereira aproveitaram o pé direito duplo de um apartamento em frente ao mar para imprimir uma linguagem contemporânea.

Entre nestes espaços e aproveite sem moderação!


72

estilo nd

Interior Casa | Adriana Mey e Luciana Mara Pereira fotos: Wolfgang Wodeck

Elegância e contemporaneidade Favorecido pelo pé direto duplo, este apartamento exala exuberância e conforto.


73

Os tons neutros como os beges, a madeira, o mosaico com pedras, as fibras e texturas de tecidos naturais asseguram a elegância e o conforto deste apartamento em frente ao mar, favorecido pelo pé direito duplo.

Os quadros da escadaria foram desenvolvidos especialmente para este projeto. A ilustração da helicônica, uma planta tropical da flora brasileira, foi desenhada por um renomado designer gráfico a pedido das duas profissionais de interiores.

A proposta das arquitetas Adriana Mey e Luciana Mara Pereira, do escritório Abitare Interiores e Paisagismo, é mesclar estes elementos naturais, e assim estabelecer uma harmonia com a paisagem do mar Atlântico.

No mezzanino, uma espaçosa sala de home theater recepciona e acomoda os amigos da família nos finais de semana com conforto total e absoluto.

A ampla sala contém mobiliário, objetos, tecidos e cortinas quase monocromáticos, permitindo que a luz externa entre e permaneça. Este espaço de convívio da família também integra a sala de refeições.

O branco e o bege da cozinha tecnológica asseguram assepsia e facilitam a limpeza e a manutenção diária.


74

estilo nd

Interior Casa | Adriana Mey e Luciana Mara Pereira

Na área noite, as quatro suítes foram personalizadas conforme o desejo de cada um dos moradores. A suíte master segue os tons naturais da sala principal. O dormitório das meninas recebe mais cores, como os elementos florais aplicados nos tecidos, cortinas e colchas. No quarto do menino, as arquitetas imprimiram mais movimento, já que o pequeno morador admira esportes radicais. Para promover conforto à suíte de hóspedes, foram adicionados sofisticados elementos em tons de verde, que remetem a um refúgio natural.


75

Lojas do NDVale: Cia da Luz, MK Som & Imagem, Mundo Animal, Oriente-se e Saccaro.


76

estilo nd

Interior Casa | Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos fotos Cícero Viégas

Centrado no conforto e na sofisticação As linhas simétricas e a distribuição privilegiada integram perfeitamente esta moradia.


77

“Criamos um projeto para acolher um sofisticado morador que gosta de receber bem seus convidados, com ambientes que criam um cenário especial, convidando ao requinte e ao bemestar” afirmam os arquitetos Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos, autores deste sofisticado projeto. A palavra-chave é a total integração. Na área social os espaços dialogam entre si através dos tons suaves e acolhedores. A elegância é obtida com a mistura de materiais, como a textura da madeira, o brilho da laca, o requinte da seda, o refletir do espelho bronze e os papéis de parede que revestem e aquecem os ambientes. As linhas limpas e bem definidas do mobiliário e a boa setorização dos ambientes, e as pinceladas clássicas agregam ao conjunto um elo de função e emoção. A iluminação cênica, e extremamente envolvente, pontua cada detalhe de forma especial, como o conjunto de telas contemporâneas e gravuras italianas distribuídas ao longo dos ambientes.


78

estilo nd

Interior Casa | Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos


79

A cozinha sofisticada e tecnológica está integrada a sala de jantar, que é a proposta essencial do projeto, assim como o home theater, onde todos os equipamentos estão embutidos no gesso. Uma discreta porta de correr dá acesso a área intima, onde uma espaçosa suíte master oferece uma atmosfera intimista. As outras duas suítes de hóspedes são mais coloridas e vibrantes levando um ar mais ousado.

Lojas do NDVale: 4 Elementos, Cerarte, Cia da Luz, IZ Life Style, Marmoraria Moser, Natur, Syncrovision e Toda Casa.


80

estilo nd

Interior Casa | Arianne Saut da Silveira e Flavia Saut da Silveira Dado de Andrade e Giseli Santos de Andrade fotos Cícero Viégas

Abordagem emocional aos espaços Espaços integrados e rigor estético na decoração refletidos neste apartamento a beira mar.


81

Idealizado para atender os desejos de um jovem casal descomplicado e prático, que admira elementos tradicionais, o estúdio das profissionais de interiores Arianne Saut da Silveira e Flavia Saut da Silveira em parceria com os profissionais Dado de Andrade e Giseli Santos de Andrade, trabalharam com paletas de cores nas mesmas matizes em todos os cômodos. O casamento harmônico de tons sofisticados como o cinza, o bege e off white, e o piso de madeira maciça asseguram a proposta do casal, simpatizantes da linguagem clássica.


82

estilo nd

Interior Casa | Arianne Saut da Silveira e Flavia Saut da Silveira Dado de Andrade e Giseli Santos de Andrade

Na seleção de madeiras e lâminas aparecem a laca acetinada e o high gloss em tons de cinza claro e bege claro. Para provocar uma mistura interessante, as profissionais uniram a rusticidade da madeira de demolição em alguns bem distribuídos nichos e em revestimentos de algumas paredes. O pequeno apartamento também exigiu funcionalidade, que foi solucionada na medida do possível, com a integração dos espaços que maximizaram as áreas de maior circulação.

A sala principal também integra um home office, com mesa para computadores, uma televisão e pequena biblioteca para livros. A cozinha gourmet atende o pedido dos moradores, que desejavam integração associada a uma certa discrição. Pedido atendido, a sala se transformou em um charmoso espaço de lazeres integrados.


83

Na área noite, as suítes permanecem com os mesmos tons neutros e sofisticados que predominam nas áreas sociais. Os banheiros bem marcados são verdadeiros convites ao repouso e relaxamento.

Lojas do NDVale: Emporium A, Oriente-se, Spengler Decor e Syncrovision.


84

estilo nd

Interior Casa | Eneida de Miranda Garcia fotos Cícero Viégas

Sobriedade para viver e desfrutar Um jogo magnífico de luz e de decoração bem planejada cria perfeita harmonia neste exuberante apartamento.


85

Este apartamento de 230 metros quadrados, na principal avenida da cidade, recém-entregue aos seus moradores, foi pensado e totalmente reestruturado desde o início da obra. A profissional de interiores Eneida de Miranda Garcia optou pela integração da sala e da cozinha gourmet, posicionadas em frente ao mar. Nestes espaços predominam os materiais naturais para realçar a vista panorâmica do ambiente. A iluminação bem equilibrada de toda a moradia ganhou importante relevância, uma solicitação dos moradores. Na cozinha a bancada em Corian também é iluminada, criando um efeito cênico. O lavabo tem pedra de ônix verde, cuba de vidro dourado e torneira com strass incrustados. Um sofisticado sistema de automação permite acionar cortinas, aparelhos de televisão e outros espaços privilegiados da casa. No confortável home theater é possível passar algumas horas se divertindo em frente a uma expressiva tela de cinema com um projetor em 3D.


86

estilo nd

Interior Casa | Eneida de Miranda Garcia

Outro desafio para a profissional de interiores foi à elaboração do escritório do proprietário, um diretorpresidente de uma grande empresa. O espaço foi meticulosamente pensando e projetado em conjunto com o cliente, que necessitava de um ambiente de concentração para a tomada de decisões.


87

No espaço noite, o quarto do filho ganhou cores verde, preto e cinza tanto nas lâminas que revestem os armários, como nos tecidos tons neutros e fortes das cortinas e colchas. No quarto da filha, predominam os tons claros e as texturas naturais, com detalhes mais decorativos em turquesa, para salientar o caráter otimista da jovem moradora. Na suíte master foram selecionados mobiliários e peças em cores neutras, um pedido da proprietária, simpatizante do estilo neoclássico, garantindo total conforto e sobriedade ao ambiente. Também aqui, a automatização está presente. Na varanda do quarto foram instaladas confortáveis poltronas.

Lojas do NDVale: 4 Elementos, Decor Banho, Florense, Frigemar, IZ Life Style, MK Som & Imagem, Oriente-se, Spengler Decor, Tafona e Via Artística.


88

estilo nd

Interior Casa | Ernani Luiz Dias e Marianne Clasen fotos Angelo Borba

Sofisticação a beira mar Um apartamento pensado para surpreender e atender com excelência os desejos de cada um dos moradores.


89

O profissional de interiores Ernani Luiz Dias e a arquiteta Marianne Clasen assinam a reforma deste apartamento de 250 metros quadrados com vista deslumbrante e permanente para o mar. Os moradores, uma família tradicional, aprecia a brisa do mar, os passeios de barco e o encontro com parentes e amigos nos momentos de lazer. Os espaços foram reprojetados para melhor integrar os ambientes, tornando-os amplos e melhor aproveitados. O principal objetivo do projeto de interiores foi à adequação dos espaços para usos específicos, priorizando o conforto e destacando os materiais nobres, resistentes e contemporâneos. O convidativo living integrado a sala de jantar, com cores neutras e sóbrias, promove elegância e contemporaneidade ao amplo espaço. Os tapetes bem distribuídos integram os ambientes com conforto e sofisticação. O bar e a varanda foram pensados para o descanso, a contemplação do mar e a conversa descontraída com os amigos. A lareira de inverno é um convite para degustação de vinho nas noites mais frias. A aplicação da madeira no piso torna o ambiente ainda mais acolhedor.


90

estilo nd

Interior Casa | Ernani Luiz Dias e Marianne Clasen

A cozinha e copa integradas permitem rápidas refeições. O destaque fica por conta da superfície sólida das bancadas com tons de cinza e de verde, dando ares de inovação e exclusividade. Uma ampla abertura em vidro dá acesso ao living, permitindo a conexão e ampliando estes ambientes nos dias e noites de confraternização. Outro diferencial do projeto é o home theater que liga o convívio social ao intimo, com os tons escuros, com a madeira maciça do piso e teto, os papéis de parede e as cortinas em veludo. A iluminação indireta cria diversos cenários, graças às luzes embutidas e as arandelas. Este local bem pensado é um verdadeiro convite aos bons filmes, assegurado pela qualidade visual e tecnológica dos equipamentos e a seleção dos materiais decorativos, como os sofás reclináveis.


91

As suítes atendem os desejos de membro da família, prevalecendo à funcionalidade, a beleza e o conforto. São ambientes únicos e diferenciados tanto nos quartos como nos banheiros de cada um dos moradores. Os diferenciais aparecem nas bancadas e nos metais para banho, como as banheiras com iluminação em RGB, ou as duchas duplas de teto.

Lojas do NDVale: Agrojardins, Decor Banho, Flamingo, MK Som & Imagem, Natur e Oriente-se.


92

estilo nd

Interior Casa | Liége Pinheiro, Natália Wolf e Priscila Pinheiro fotos Cícero Viégas

Conforto e elegância em perfeita harmonia Planejamento cuidadoso e bem elaborado garante integridade a este magnífico apartamento.


93

Cada detalhe deste apartamento localizado no litoral catarinense foi planejado para encantar seus moradores. A sintonia estabelecida entre as arquitetas Liége Pinheiro, Natalia Wolf e Priscila Pinheiro com os clientes, resultou em espaços elegantes, diferenciados e modernos. O ponto de partida foi desenvolver um projeto prático e moderno que acolhesse a família formada por um casal e dois filhos e que ainda pudesse receber os amigos nos finais de semana. O planejamento eficiente e o layout adequado atenderam as necessidades pretendidas. A área social é o grande destaque. Totalmente integrada, reúne o estar íntimo, a sala de jantar, o home theater, o estar de contemplação, a cozinha e churrasqueira. Com uma privilegiada vista para o mar, os espaços assumem diversas funções, mantendo a família reunida. A sacada também foi integrada ao interior do apartamento. Para dividir simbolicamente alguns espaços, o home theater foi separado da sala de jantar com uma estrutura que abriga uma lareira a gás, que descarta um duto de fumaça, e é ideal para os dias de inverno.


94

estilo nd

Interior Casa | Liége Pinheiro, Natália Wolf e Priscila Pinheiro

Os móveis de design mesclam materiais acolhedores como as madeiras em tons escuros, as fibras naturais, o chenille e o algodão. As chaises dispostas lado a lado e voltadas para o mar criam pequenas áreas de estar. Além da eficiente climatização dos ambientes, e para facilitar o dia a dia dos moradores, a iluminação e as persianas foram automatizadas. A churrasqueira ganha símbolo de status neste projeto. Além de integrada aos ambientes, separada por portas de correr em vidro, o espaço com a churrasqueira elétrica especial, com 13 espetos e bifeteria, conta ainda com uma cafeteira e um frigobar. O apartamento comporta quatro suítes para atender os moradores e os visitantes. Cada um dos dormitórios tem personalidade distinta, onde o conforto, a elegância e o bem estar predominam.


95

Lojas do NDVale: Brinna, Galeria Mosarte e MK Som & Imagem.


96

estilo nd

Interior Casa | Simara Deola Mello e Suami Pedrollo fotos Raphael Briest

Eficaz integração e exemplar decoração Poucos e expressivos elementos fazem deste apartamento um local adequado aos nossos tempos.

As arquitetas Simara Deola Mello e Suami Pedrollo levaram leveza e harmonia para dentro desta privilegiada cobertura duplex com vista magnífica para o mar durante as quatro estações do ano. O projeto foi personalizado na sofisticação dos acabamentos, na suavidade das cores, no requinte e na seleção refinada do mobiliário e na criteriosa escolha dos elementos decorativos.


O piso de madeira do amplo living integra os diversos ambientes, inclusive o espaço da lareira, promovendo uma sensação de acolhimento.


98

estilo nd

Interior Casa | Simara Deola Mello e Suami Pedrollo

A escada solta em mármore, como um importante elemento arquitetônico, convida para o piso superior, onde está a área gourmet, o deck e a piscina com pastilhas que remetem a cor do mar. A planejada iluminação das áreas sociais torna os ambientes agradáveis e convidativos, ideal para as conversas, a leitura e o repouso. Nas áreas íntimas, as suítes ganham cores discretas, tecidos sóbrios, papéis de parede listrados em tons harmoniosos, e luminárias que valorizam os ambientes.


99

Lojas do NDVale: 4 Elementos, Agrojardins, Cerarte, Flamingo, Florense, Marmoraria Moser, Mundo Animal, Natur, Oriente-se e Via ArtĂ­stica.


100

estilo nd

Interior Casa | Vanessa LarrĂŠ de Mello fotos Andrea Schaefer

Revivendo os bons tempos Arquitetura e interiores tĂ­picos de uma ĂŠpoca ganham materiais e elementos modernos que asseguram conforto e tecnologia.


O projeto desta residência típica alemã, assinado pela arquiteta Vanessa Larré de Mello, recebeu destaque especial nos interiores, onde o conforto e a praticidade prevalecem. O estilo enxaimel da moradia se adequou aos novos tempos para assegurar mais conforto e tecnologia aos moradores, como a automação e o piso aquecido nas áreas molhadas, tornando os diversos ambientes mais interativos. A área externa da casa conta com um gazebo com teto envidraçado e cobertura solar. O jardim vertical acrescenta um charme adicional a este ambiente. A piscina tem borda infinita e a jacuzzi é revestida em verde escuro que remete a água dos rios. Um autêntico cenário natural. O paisagismo recria os jardins europeus, típico do país alemão, com “tandem blaus” imponentes na fachada. Os móveis do living, da sala de jantar, da cozinha e dos dormitórios foram especialmente confeccionados no estilo vintage.


102

estilo nd

Interior Casa | Vanessa Larré de Mello

As amplas varandas recebem a brisa suave do condomínio. Um verdadeiro convite aos que ali passam, curiosos em conhecer este refúgio histórico.

Os detalhes bem planejados incluem o barril com morangos do jardim, as cortinas e roupas de cama, e o grande lustre de 1,6 metros de diâmetro, desenhado e confeccionado sob medida para o local.


O acervo da fam铆lia foi destacado em cada canto do projeto. A trajet贸ria de um casamento de 50 anos, marcada com objetos e fotografias de valor emocional, foram colocados nas escadarias com ares de galeria, para contar a hist贸ria familiar.

Lojas do NDVale: Cia da Luz, Decor Banho, Emporium A, Galeria Mosarte, Marmoraria Moser, Natur, Oriente-se e Spengler Decor.


104

estilo nd

Especial | Formaplas foto Cícero Viégas

A Formaplas é reconhecida no Brasil e no exterior pela qualidade incomparável dos seus produtos. Em 1981, a fábrica inaugurou um moderno parque industrial com 12 mil metros quadrados de área construída. Desde o início, a marca assumiu o compromisso de produzir móveis de alto padrão, com materiais rigorosamente selecionados, acabamento perfeito e qualidade incomparável para proporcionar uma experiência inesquecível em cozinhas e dormitórios. Princípios concretos que fazem a Formaplas ser reconhecida e estar presente em todo o território nacional há 50 anos, movida pela mesma paixão do primeiro dia de trabalho que se reflete em toda a atenção e dedicação dispensada aos profissionais de interiores e consumidores.

Os empresários Gustavo Chanin e Léo Chanin administram a Formaplas de Balneário Camboriú


105


106

estilo nd Especial | Natur foto Cícero Viégas

A Natur está presente no mercado de produtos de decoração desde 1991. Foi a primeira empresa especializada em pisos laminados de madeira. Possui duas lojas: uma em Balneário Camboriú e a outra em Curitiba. Além de atender os consumidores finais, a Natur também oferece consultoria aos arquitetos, designers de interiores e engenheiros e estabelece parcerias de sucesso com construtoras. A marca participa frequentemente de mostras de decoração em Santa Catarina e no Paraná. A Natur atua com diversas linhas de produtos, como os pisos maciços de madeira, maciços estruturados, pisos de bambu, madeiras envelhecidas e de demolição, decks, pisos vinílicos e revestimentos de madeira. As lojas Natur executam serviços de instalação utilizando os mais modernos equipamentos, ferramentas e materiais e as equipes de venda estão preparadas para oferecerem atendimento e orientação que conduza o cliente a realizar a melhor opção de compra para seu projeto de decoração, ampliação ou reforma.

Haiko Schroder comanda a Natur de Balneário Camboriú


107


108

estilo nd Proteção Solar

Stobag | Toldo casa box

Há tanta vida aqui fora Os toldos levam mais charme para as áreas externas e ajudam na proteção solar.

Atividades corriqueiras como reunir os amigos, a família ou até mesmo ler um livro, tornam-se mais agradáveis em um ambiente externo protegido por um toldo. Relegado durante muito tempo como um produto pouco valorizado, os toldos ganharam nova relevância graças aos novos modelos, tecidos, cores, acionamentos e soluções que agora valorizam os ambientes residenciais e se tornam elementos imprescindíveis nas fachadas dos estabelecimentos comerciais. Enquanto os europeus não conseguem imaginar residências, lojas, cafés e restaurantes sem toldos, aqui no Brasil estes sistemas de projeção versáteis começam a ocupar cada vez mais espaços, inclusive com a chancela dos arquitetos e profissionais de interiores que veem no produto um item fundamental para seus projetos.


109

Toldo Vertical Stobag Eco Mercado Palhano

Toldo Vertical Stobag

Muitos modelos e muitas soluções Os fabricantes investem constantemente em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento dos toldos e em lançamentos frequentes de novos produtos, colocando no mercado soluções modernas e exclusivas. Há modelos ideais para cada situação, como em locais que exijam grandes áreas livre de circulação ou com braços cruzados, que permitem que a largura do toldo seja menor que o avanço. Os toldos podem vir equipados com franjas enroláveis que oferecem proteção dupla: superior e frontal.

Revenda DuSoleil | Arquiteto Guilherme Torres

Alguns modelos permitem angular o toldo de acordo com a necessidade de proteção e outros modelos são ideais para cobrir grandes dimensões.

Toldo Vertical Stobag


110

estilo nd

Especial | Proteção Solar

Toldo de fachada Classic Stobag

Toldo de braço Articulado Luxaflex

Toldo Metro Light Stobag

Toldo Select Beta Stobag


111

Elegantes e personalizados Há uma ampla variedade de tecidos sempre em sintonia com as tendências da decoração, que podem ser substituídos quando o morador desejar, preservando toda a estrutura original do toldo. A própria estrutura branca do toldo, pode ser customizada, recebendo a cor desejada pelo cliente. Os acabamentos podem ter brilho ou podem ser acetinados, e as cores vão das neutras até as cores vibrantes, ajudando a compor os ambientes sejam eles residenciais ou comerciais.

Toldo de braço Articulado Luxaflex

Acionamentos e tecnologia. Os toldos podem ser acionados manualmente, mas a preferência recai sobre os acionamentos motorizados e automatizados que promovem mais conforto e segurança. Estes toldos podem ter sensores de vento, sensores de sol, sensores de chuva, sensores infravermelhos e acionamentos conjugados. Com os motores elétricos os toldos são acionados facilmente. Os motores são discretos, silenciosos e estão totalmente integrados dentro do toldo.

Toldo de braço articulado Luxaflex

Onde encontrar: Cerarte Decorações, Natur e Spengler Decor.


112

estilo nd Praga

por Paulo Guidalli

Praga

Uma cidade para se apaixonar A origem: Não existem provas contundentes sobre as origens dos habitantes de Praga. Na antiguidade, a Bohemia se encontrava em uma das rotas comerciais seguidas pelos povos do leste para o Ocidente. Esta conclusão foi deduzida dos restos neolíticos encontrados na região. Os Boios, o primeiro povo que se tem uma referência clara, eram uma tribo celta que se estabeleceu na região entre o século V a. C. e o século I d.C. Devemos o nome Bohemia para eles. História de princesa: A fundação de Praga tem sua própria lenda. A cidade parece que foi fundada no século IX, com a materialização de uma visão da princesa Libuse, da tribo Cech, do monte Vysehrad. A Princesa viu uma cidade tão maravilhosa que disse que seu esplendor superava ao das estrelas. A jovem se casou com o lavrador Premysl, que fez realidade o sonho da princesa, e ainda fundou a dinastia dos Premyslitas. O Castelo de Hradcany, situado ao outro lado do Moldava, foi construído pelo primeiro governante Premyslita, o duque Borivoj. No século IX, o duque Václav, seu neto, levantou uma igreja dedicada a São Vito, antes de ser assassinado pelo seu próprio irmão no ano 929. Canonizado mais tarde com o nome de São Wenceslao, este governante se converteu no padroeiro do país. O castelo de Praga era, em sua origem, uma simples estrutura de madeira rodeada por um fosso. Mas, em 1135, o príncipe Sobeslav levou a cabo uma importante reconstrução, convertendo o local numa fortaleza românica cujas muralhas e torres de vigilância protegiam a catedral de São Vito, a Basílica, o convento de São Jorge, a residência do bispo e o Palácio Real. Paixão nacional: os tchecos consideram a cerveja a bebida nacional. Escura, clara, misturada, de fermentação alta ... No mercado tcheco atual encontram-se mais de 470 variedades de cerveja. Cervejas não podem faltar na oferta de qualquer

restaurante, bar ou clube. As melhores são cervejas tipo lager, claras ou escuras. O rito da cerveja contém como elemento indispensável a atmosfera típica de tascas e cervejarias checas, onde bater papo com amigos é costume típico deste povo. As cervejas mais famosas são a Pilsner Urquell, a Budweiser Budvar e a Staropramen. Mas os apaixonados pela cerveja devem experimentar outras marcas, como a Gambrinus, a Radegast e a Krusovice, que são muito populares na cidade. Cultura da cerveja: quando sair em busca de diversão, fique de olho em alguns detalhes. A placa na entrada do local indica a marca da cerveja servida. Não espere marcas diferentes. Na Boêmia, a cerveja é servida em canecas de meio litro. Se você prefere ir aos poucos, peça então, uma dose inferior, numa caneca de 331ml. A cerveja checa, além de ser a melhor do mundo, é também a mais barata. Saiba que ao por uma caneca vazia sobre a mesa, você já estará sinalizando ao garçom que traga outra cheia! Muitas cervejarias proporcionam visitas guiadas, combinadas com provas de cerveja. Curiosidade: A garrafa de Becherovka passou a ser uma lembrança favorável dos turistas que visitam Praga. Esse licor de ervas com um paladar típico meio amargo e meio doce, deriva de raízes das termas tchecas, como a Karlovy Vary, reconhecida como uma fonte com efeitos terapêuticos.

Fazendo arte: Teatro e magia com elementos de mímica e cartoons? Imagine um palco escuro, habitado por atores “invisíveis” vestidos de preto dos pés à cabeça. Imagine uma cena simples e lúdica inspirada em algum momento sublime do cotidiano. Imagine atores vestidos com roupas coloridas, sob uma luz perfeita, contracenando entre eles e com objetos “vivos” e fluorescentes. Imagine uma música instrumental que mais parece falar. Imagine uma linguagem pantomímica e universal, que dispensa qualquer palavra.


Está vendo como é? Não, simplesmente porque é inimaginável. Este é o Teatro Negro de Praga, que pode ser assistido em uma grande variedade de teatros, entre os quais, o mais famoso é, indubitavelmente, o Image Theatre. Esse local, criado em 1989, como teatro independente, baseia suas obras na síntese do Teatro Negro com a dança, a música contemporânea e a pantomima (Rua Parizska 4, na cidade velha). Concertos: Durante os meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro, a temporada musical em Praga atinge o seu apogeu. Além dos tradicionais espetáculos na Ópera Estatal de Praga, no Teatro Nacional e no Rudolfinum, diariamente acontecem concertos e recitais nas principais igrejas e sinagogas de Praga. Com duração média de 60 a 90 minutos, e com preços de 20 a 36 euros, as peças dos repertórios são conhecidas, nomeadamente de compositores da República Tcheca, como Dvorák ou Smetana. Os bilhetes são vendidos na rua, em pequenos postos ambulantes. Os vendedores acompanham até ao local do concerto, para que você não se perca no labirinto de ruas da cidade velha. As Igrejas de São Nicolau e de São Francisco de Assis são destaques nos recitais de órgão. Na Sinagoga Espanhola, uma das mais belas sinagogas do mundo, há concertos de música clássica e música judaica.

Vamos às compras: A Parizska é uma das ruas mais caras da Europa, com luxuosas lojas internacionais. Na Praça da República, foi aberto recentemente um grande centro comercial chamado Palladium.

Transportes públicos urbanos: Deslocar-se em Praga é muito fácil e barato. Existe um sistema bem desenvolvido de bondes, ônibus, metro e trens, que permite uma rápida deslocação também à noite.

A avenida para pedestres Na Prikopech, paralela à bela Plaza da Cidade Velha, concentra uma variedade de comércios e lojas que oferecem desde produtos típicos tchecos, como jóias, cristal da Bohemia, porcelana, marionetes e jogos de madeira, até marcas de grifes mundiais.

É a opção mais barata e também a que permitirá movimentarse com mais rapidez pela cidade durante a sua estadia. Os serviços são extremamente regulares e respeitam os horários estabelecidos.

Na Prikope estão dois importantes shoppings, o Centre Broadway e o Slovansky Dum, que têm lojas de marcas internacionais, e várias galerias, abertas de segunda a domingo, e onde se encontra também restaurantes, cafés e galerias de arte, como a Cerna Ruze e a Myslbek.


114

estilo nd

BOAS COMPRAS | Os melhores endereços 4 ELEMENTOS 3ª Avenida 1929 - Balneário Camboriú F 47 3361 6060 | 3361 0307 loja4elementos.com.br

FARAHAN TAPETES Rod. Osvaldo Reis 2935 Itajaí F 47 3344 1030 farahantapetes.com.br

AGROJARDINS Rod BR 101km 133 Marginal Oeste 365 Camboriú F 47 3363 2225 agrojardins.com

FLAMINGO Avenida Brasil 741 Balneário Camboriú F 47 3367 2672 lojasflamingo.com.br

ALGARDI CASA Av do Estado 4770 loja 02 Casa Hall Shopping Balneário Camboriú F 47 3363 2681 algardi.com.br ALTIMARIS 4ª Avenida 230 Balneário Camboriú F 47 3367 3139 altimaris.com.br ARTE & PEDRAS + LAVABOUX Av do Estado 735 Balneário Camboriú F 47 3367 7056 | 3360 7079 lavaboux.com.br BRINNA 3ª Avenida 2538 Balneário Camboriú F 47 3368 2457 brinna.net CERARTE Av Brasil 280 Balneário Camboriú F 47 3360 9095 cerartedecoracoes.com.br CIA DA LUZ Av do Estado 2400 lj 01 Balneário Camboriú F 47 3264 7675 | 3027 7889 ciadaluzilumine.com.br DECOR BANHO 3ª Avenida s/n Balneário Camboriú F 47 3360 0281 decorbanho.com.br DIMATEL Av Brasil 1850 Balneário Camboriú F 47 3367 7733 dimatel.com.br DUOCASA 3ª Avenida 1462 Balneário Camboriú F 47 3361 1540 duocasa.net EMPORIUM A Av do Estado 1231 Balneário Camboriú F 47 3360 1515 | 2103 9180 emporium-a.com.br

FLORENSE Rua 1401 nº425 Balneário Camboriú F 47 3367 2472/ 3367 5771 florense.com.br FORMAPLAS 3ª Avenida 1851 Balneário Camboriú F 47 3263 1392 formaplas.com.br FRIGEMAR Rod Osvaldo Reis 780 Itajaí F 47 3247 6666 frigemar.com.br GALERIA MOSARTE 3ª Avenida 2030 Balneário Camboriú F 47 3360 9648 galeriahaus.com.br GUITT’S INTERIORES Rod BR 101 Km 149,5 | 3030 Itapema F 47 3368 3020 | 3368 7020 guittsinteriores.com.br IZ LIFE STYLE Av do Estado 1231 loja 5 Balneário Camboriú F 47 3264 6759 izlifestyle.com.br MAISON DU BANHO Rua 904 nº330 loja 04 Centro Balneário Camboriú F 47 3393 6251 maisondubanho.com.br MARMORARIA MOSER Rod BR 101 Km 124 Balneário Camboriú F 47 3346 5099 marmoreegranitos.com.br MK SOM & IMAGEM Avenida Brasil 1271 loja 09 Atlântico Shopping | Balneário Camboriú F 47 3360 8501 mksom.com.br

MUNDO ANIMAL Avenida Brasil 1271 loja 20/21 Atlântico Shopping - Balneário Camboriú F 47 3263 8658 presentesmundoanimal.blogspot.com NATUR 3ª Avenida 2230 Balneário Camboriú F 47 3367 6700 naturpisos.com.br ORIENTE-SE Rua 3250 | 267A Balneário Camboriú F 47 3361 0139 SACCARO Av do Estado 4770 sala 01 Casa Hall Shopping Balneário Camboriú F 47 3241 6563 saccaro.com.br SLA PORTAS E JANELAS Rua 200 | nº81 Balneário Camboriú F 47 3361 4446 | 3366 3571 clarisportasejanelas.com.br SPENGLER DECOR 3ª Avenida 2100 Balneário Camboriú F 47 3366 2020 spenglerdecor.com.br SYNCROVISION ÁUDIO VÍDEO AUTOMAÇÃO Rua Bruno Hering 805 Blumenau F 47 3329 9400 syncrovision.com.br TAFONA MÓVEIS E DECORAÇÕES Rodovia Jorge Lacerda 1231 Ilhota F 47 3343 1059 tafona.com.br TODA CASA Rua 3000 | 510 Balneário Camboriú F 47 9189 7240 VIA ARTISTICA CLASSIC Rod Osvaldo Reis 3588 Itajaí F 47 3360 0211 viaartistica.com


estilo nd GUIA DOS PROFISSIONAIS

Abitare Interiores e Paisagismo Adriana Mey Luciana Mara Pereira habitare@yahoo.com.br ARQTETOS Ana Luisa Reis Panozzo Artur Henrique dos Santos arquitetos.arquitetos@gmail.com Arquidois - Arquitetura e Interiores Dado de Andrade Giseli Santos de Andrade arquidois@gmail.com Athos Peruzzolo athos@mksnet.com.br CASAdesign Interiores Moacir Schmitt Jr. Salvio Moraes Jr. contato@casadesigninteriores.com.br www.casadesigninteriores.com.br Cia Design Simara Deola Mello Suami Pedrollo designss@terra.com.br sdeola@terra.com.br Cibeli Spolti cibeli@cibelispolti.com www.cibelispolti.com Costa e Priori Arquitetas Associadas Débora Costa da Silva Deisi Priori deboracosta.arquitetura@gmail.com deisiarquiteta@gmail.com Cristina Guimarães arq.crislg@terra.com.br Eneida de Miranda Garcia eneidabmg@uol.com.br Erico Luiz da Conceição decorador@ericoluiz.com www.ericoluiz.com

Ernani Luiz Dias Marianne Clasen er_nani_luiz@hotmail.com marianne.arq@hotmail.com Flavia de Carvalho Vanessa Roberta Schimidt arquitetura1@fgempreendimentos.com.br Guerra e Siarcos Arquitetura e Interiores Ana Cláudia Guerra Phillippe Siarcos anaclaudia@guerrasiarcos.com.br phillippe@guerrasiarcos.com.br www.guerrasiarcos.com.br Ideal Arquitetura Liége Pinheiro Natália Wolf Priscila Pinheiro idealarquitetura@gmail.com Isabel Maus isabelcristinamaus@yahoo.com.br Sandra Claumann sandracdecoracoes@hotmail.com Silvia Pedrassani arquiteta@silviapedrassani.com.br www.silviapedrassani.com.br SOHO Arquitetura Carolina Hernandorena Karen Muller Schauffert carolinahernandorena@hotmail.com karen.schauffert@gmail.com Studium Saut Arianne Saut da Silveira Flávia Saut da Silveira arianne@terra.com.br flavia.saut@terra.com.br Vanessa Larré de Melo arquiteta@vanessalarre.com.br Tomas Heatherwick www.heatherwick.com

Thomas Heatherwick - Worth Abbey Photo by Edmund Sumner

116


ESTILO ND 07  

Revista do Núcleo de Decoração do Vale