Page 1

almanaque 5ª edição | 2019 | Distribuição Gratuita

Cuida com o coração

Saúde

Beleza

Serviços

Glúten e Lactose são mesmo vilões?

Acne na vida adulta

Rede Agafarma: Uma relação que vai além do balcão.

04

14

26


Editorial Cuida com o coração: é com este novo posicionamento que as mais de 480 lojas da Rede Agafarma de Farmácias investem incansavelmente em seus profissionais, para que o cuidado, afeto e atenção a seus clientes sejam seu principal diferencial. Espalhadas por mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a rede dedica seu trabalho ao bem coletivo. Mais do que um objetivo, este é um compromisso da marca, que busca sempre as melhores práticas em atendimento farmacêutico. Para a edição deste ano, você vai encontrar matérias que trazem assuntos do seu dia a dia ou de pessoas próximas a você. Vamos falar sobre ansiedade, jejum intermitente, tomada de decisões, acne na vida adulta, saúde bucal dos pets, vamos ensinar uma receita de pão deliciosa e muito mais. Boa leitura e um 2019 incrível!

Expediente Wilson Galli Diretor Presidente Fladimir José Guarda Diretor Vice Presidente Janete de Matos Diretora Financeira Jerry Luis Bonatto Felten Diretor Secretário Lilian da Rocha Viana 2° Diretora Secretária Anderson Rocha de Andrade 2° Diretor Financeiro Mariana D´Avila/MTB 17.577 Jornalista Responsável Criação e execução: Dep. Marketing Agafarma

2

Almanaque 2019


Índice 4.

Saúde

6.

Saúde Mental

8.

Boa Forma

Glúten e Lactose são mesmo vilões?

Ansiedade: A doença e seus principais sintomas

O que é jejum intermitente?

10.

Alimentação

12.

Infância

14.

Beleza

16.

Dicas

18.

Jardinagem

20.

Culinária

Saiba tudo sobre suplementação

Crianças precisam brincar

Acne na vida adulta

Como tomar decisões

Kit básico para ter uma horta

Pão de farinha de amêndoas

21.

Diversão

25.

Cuidando do Planeta

26.

Serviços

28.

Seus Direitos

30.

Economia

31.

Meu Pet

32.

Horóscopo

34.

Calendário Agrícola

36.

Calendário 2019

Veja as brincadeiras que selecionamos para você

Planeta água. Será mesmo?

Rede Agafarma: Uma relação que vai além do balcão

Você conhece bem seus direitos de consumidor?

Previdência Privada: Um bom investimento?

Como anda a saúde bucal do seu pet?

Saiba quais as previsões para o seu 2019

Descubra a melhor época de plantio e colheita

Não se perca nas datas

3


SAÚDE

GLÚTEN E LACTOSE SÃO MESMO VILÕES? Nos últimos anos, fala-se muito em glúten e lactose. Mas será que eles são realmente tão prejudiciais? Com um misto de informações, muitas pessoas, sem orientação ou conhecimento, decidiram retirar alimentos que contenham essas substâncias de suas refeições. Mas será que eles são realmente tão prejudiciais? A nutricionista Renata R. Schwartz, especialista em Nutrição Esportiva, Clínica e Doenças Crônicas, garante que eles não são vilões. E esclarece: “Os pacientes com intolerância ou alergia é que devem realizar a retirada e o controle de glúten e lactose de sua alimentação. Porém, não existe nenhuma evidência de que as pessoas sem esse diagnóstico vão se beneficiar com essa exclusão.

4

Almanaque 2019

Por que, então, muitos os consideram vilões? Porque existe quem acredite que estes possam ser alimentos inflamatórios, mesmo para as pessoas que não possuem a intolerância ou alergia. “O que se sabe e a ciência já traz de forma robusta é que isso é uma inverdade”, afirma a profissional.


Mas afinal, o que é glúten e lactose?

Glúten É uma proteína encontrada nos grãos de trigo, centeio, cevada e malte. Está associado a alimentos que são fonte de carboidrato, que contêm vitamina B e açúcar. “Há quem acredite que a retirada de alimentos com glúten ajude na perda de peso. Porém, não haver exagero no consumo é o que faz os números da balança baixarem”, explica Renata.

Lactose É o açúcar do leite. Em princípio, a lactose está presente em todos os alimentos lácteos. O que é alterado é a concentração da lactose nos alimentos industrializados. Lembre-se de que a maioria dos pães, biscoitos e bolos levam leite em seus ingredientes e, portanto, também contêm lactose.

COMO DESCOBRIR A INTOLERÂNCIA?

Os sintomas mais comuns são dores abdominais, cólica, desconforto, sensação de inchaço/ estufamento, flatulência, diarreia, náusea e, em alguns casos, vômitos e queimação. Para o diagnóstico, procure um profissional de saúde que irá lhe recomendar os exames adequados e o tratamento certo, se necessário. Se você não tem nenhum desses sintomas, pode consumir esses alimentos, com moderação. Uma dieta equilibrada é primordial para a saúde do seu corpo.

5


SAÚDE MENTAL

ANSIEDADE: A DOENÇA E SEUS PRINCIPAIS SINTOMAS 6

Almanaque 2019

Quase todo mundo é um pouquinho ansioso. Mas você entende bem o que este sentimento significa? A ansiedade é uma emoção normal, uma resposta do corpo que se inicia no sistema nervoso. “Ela é muito próxima à preocupação, ao medo de que as coisas não saiam exatamente como nós gostaríamos”, explica a psicóloga Letícia Alauk Freire.


POR QUE ELA APARECE?

COMO IDENTIFICÁ-LA?

Muitas vezes temos uma rotina estressante, com exigências e preocupações. A ansiedade é um mecanismo natural do organismo que se desenvolve diante desses fatos. “Ou seja: todos sentimos medos, mas quando uma pessoa tem preocupações, falta de controle sobre pensamentos e atitudes, grandes expectativas que, consequentemente, geram frustrações, essas emoções em excesso interferem no cotidiano.

A crise de ansiedade é um momento em que a sensação de angústia e insegurança aumenta de forma a deixar o indivíduo descontrolado, como se alguma desgraça fosse acontecer. Algumas das crises podem ser um ataque de pânico: a pessoa sente os batimentos cardíacos acelerados, aperto no peito e medo de morrer. Se você tem algum familiar ou alguém próximo que sofra com isso, ofereça apoio sem julgamentos, seja gentil, converse, seja um bom ouvinte, compreensivo e otimista. “Se a ansiedade for excessiva, o ideal é orientar ao tratamento psicológico com o terapeuta”, orienta Letícia.

Em excesso, ela pode gerar transtorno de ansiedade – considerado uma doença. Pessoas que sofrem desse distúrbio sentem preocupação extrema e frequente em situações simples da vida. Além de sintomas mentais, ela também pode causar alguns sintomas físicos que atrapalham no dia a dia. Dor no peito, dor de barriga, roer as unhas, falar muito rápido, tensão muscular, irritabilidade e dificuldade para dormir são os principais deles. Dependendo do grau do transtorno de ansiedade (leve, moderado e grave), o indivíduo pode desenvolver TOC (transtorno obsessivo compulsivo), síndrome do pânico e outras fobias. O tratamento varia de acordo com cada caso e nível e deve ser indicado por um terapeuta.

QUEM SOFRE COM OS SINTOMAS DE TRANSTORNO DE ANSIEDADE*

42% 29% 9,3% Brasileiros

Mulheres, no geral

Homens, no geral

*De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

7


BOA FORMA

8

Almanaque 2019


O QUE É JEJUM INTERMITENTE? Este método, para algumas pessoas, tem sido a melhor maneira de perder peso. Para quem não ouviu falar, o jejum intermitente é um método de emagrecimento que intercala períodos de jejum com períodos de alimentação. Normalmente são indicadas entre 10 a 24 horas de jejum (as horas de sono podem ser contabilizadas), que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás), chás e café sem açúcar.

Este método, para algumas pessoas, tem sido a melhor maneira de perder peso, pois é quando o corpo entra em cetose. Isso significa que “quando a gente não tem uma forma de armazenar açúcar e carboidrato, começamos a queimar gordura como fonte de energia e, por isso, emagrecemos”, explica Ana Paula Weber Basei, nutricionista, especialista em nutrição esportiva e fisiologia do exercício e pós-graduanda em nutrição funcional.

Quem pode fazer? Não existe uma regra de quem pode e quem não pode. Mas é preciso ter consciência. “Se as pessoas não fizerem isso de forma bem orientada, podem sofrer o efeito contrário ao esperado”, alerta Ana.

PRÓS E CONTRAS Se o jejum for mal planejado, pode resultar em privação de nutrientes e, a médio e longo prazo, pode ser prejudicial à saúde. Ele também pode trazer problemas de compulsão (mesmo para quem não tem histórico de distúrbios alimentares), mudanças de humor, ansiedade e estresse. Ao mesmo tempo, o jejum intermitente é capaz de acelerar o metabolismo – que leva a uma perda de gordura. Alguns

estudos apontam que os níveis de glicemia, insulina e pressão arterial também melhoram. Para quem sofre de gordura visceral, o jejum também pode ser uma solução – mas é claro que a eficácia vai depender do que você come no período alimentado. “É imprescindível que a pessoa seja muito bem orientada por um profissional que conduza a melhor estratégia para o sucesso dos objetivos”, destaca Ana. 9


ALIMENTAÇÃO

SAIBA TUDO SOBRE

suplementação Complementação da dieta com objetivo de fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos. Estamos falando de suplementação, indicada principalmente quando há algo faltando no organismo de uma pessoa. Aspecto de pele seca, áspera e com descamação, sono excessivo e cansaço são alguns dos sintomas mais típicos para a falta de nutrientes. “Porém, eles vão depender do que esteja em falta e também da intensidade da carência”, explica a nutricionista da Clínica Nutrissoma e mestre e doutora em gastroenterologia pela UFRGS, Ana Carolina Bragança. Além desses sinais e do histórico do paciente, existem exames clínicos que determinam exatamente qual é a vitamina em falta no organismo.

10 Almanaque 2019


COMO DEVO AGIR?

Antes de suplementar, é importante que o profissional avalie a capacidade de absorção intestinal tanto da alimentação quanto da possível suplementação. “Intestino que não absorve alimento também não absorve suplemento e, caso seja avaliado algum problema, é importante tratá-lo antes”, orienta a profissional. Há casos em que mesmo com alimentação saudável, é necessária a suplementação. E há casos em que a suplementação é indicada quando a alimentação é insuficiente. Lembre-se de que sua utilização incorreta pode causar sintomas como transpiração excessiva, flatulência, insônia, cansaço e aumento de peso. Por outro lado, pacientes submetidos à cirurgia bariátrica têm grande indicação de suplementação. Neles, as vitaminas D, E, K, Tiamina, Riboflavina, Niacina, Folato e vitamina B12 não podem ser sintetizadas e precisam de um monitoramento constante. Outro motivo comum do uso de suplementação de cálcio e vitamina D é de pacientes com osteoporose, que

são intolerantes à lactose, por exemplo. Neste caso, a suplementação muitas vezes pode ser importante, pois laticínios são as principais fontes dessas vitaminas. Vegetarianos mais restritos também podem ser candidatos à suplementação, uma vez que vitamina B12, cálcio e ferro são mais abundantes em alimentos de origem animal. “De qualquer forma, o uso deve ser sempre sobre prescrição de um profissional da saúde”, afirma Ana Carolina.

Livesan é uma linha completa de suplementos de vitaminas e minerais, preparada para atender às necessidades nutricionais das pessoas que buscam bem-estar para o seu dia a dia.

11


INFÂNCIA

CRIANÇAS PRECISAM

brincar!

Quem tem filhos costuma ter muitas dúvidas sobre a educação dos pequenos e o momento certo para o início de diferentes atividades e responsabilidades. Porém, existe algo unânime: crianças precisam brincar. Este é um processo significativo para o desenvolvimento delas.

12 Almanaque 2019

POR QUE BR

INCAR É ESSE

NCIAL?

e os pe a pe rm ite qu “A br in ca de ir imentos, sem seus sent quenos expres ou tras m inte ra ja m co so ci al izem e rtilhar pa m co a ndendo istrar crianças, apre in pa ço s e a ad m br in qu ed os , es a ps icop ed agoga e si na co nf litos ”, en armann. ntil, Camila Kl fa in a or educad cr ia nça a br in ca nd o Al ém di ss o, e su a de da ti su a id en a, os de se nvol ve m nh ec e a si m es ve . vi au to no m ia , co a el e un do em qu ou tros e o m


O brincar significa expressar situações imaginárias, explorar objetos e brinquedos. Em seus jogos simbólicos, o famoso “faz de conta”, elas representam imitando ou recriando personagens que conhecem ou que imaginam dentro de suas vivências. E isso é muito saudável. É comum que as famílias de hoje, por terem uma vida corrida, acabem impondo esse ritmo também nas crianças, esquecendo que elas precisam de tempo para criar e se divertir. Porém, agendas com excesso de atividades deixam filhos cansados e estressados. “Por mais novinhos que eles sejam, o ideal é ouvir suas vontades, pois, em muitas situações, os pais escolhem atividades que nem sempre agradam, tornando o momento cansativo e pouco aproveitado”, orienta Camila.

O nú m ero de cr ian ça s pres as em ta blets ou ce lul ares é ca da vez m aio r. E iss o inter fe re na s re laçõe s, dificultando a socia lização e o desenvolvimento das habil idades motoras, além de fazer com que algumas delas se to rn em intole ra ntes à fru stração – se nt im ento im po rta nte pa ra a vivê nc ia do s pe qu en os . “A lém de se r prazeros o, br incar reflete ta m bé m no de se nvolv im en to da cr ian ça de nt ro da sa la de au la”, defe nd e a prof iss ion al.

Conforto e segurança

para o seu bebe

13


BELEZA

ACNE NA VIDA ADULTA? Ela é mais comum do que você pensa

14 Almanaque 2019

“Você não tem mais idade para ter espinhas”. Só quem é adulto e sofre com isso sabe o desconforto e a baixa autoestima que problemas de pele podem causar. A acne é uma doença da pele caracterizada por espinhas e cravos. Frequente em adolescentes, também é observada na idade adulta: 54% das mulheres


e 40% dos homens sofrem com ela. Há alguns anos, esta condição era associada ao uso de agentes externos, como cosméticos, produtos químicos e ambiente de trabalho. Hoje, sabe-se que as causas são por diferentes motivos. “O fator hormonal, por exemplo, pode ser claramente sentido, especialmente pelas mulheres, que relatam piora no período pré-menstrual”, explica a médica dermatologista, Mônica Zechmeister Berg. A avaliação de pacientes com acne que persiste na idade adulta, ou que surge após os 25 anos de idade, inclui hábitos diários, exame clínico e, muitas vezes, alguns exames laboratoriais para identificar alterações hormonais. “Na maior parte dos casos, a acne persistente pode ser tratada com produtos tópicos”, garante Mônica. Porém, haverá pacientes com a necessidade de tratamentos sistêmicos, com o uso de antibióticos e até terapia hormonal.

Algumas vezes procedimentos estéticos são essenciais para minimizar marcas, manchas e cicatrizes. Os peelings são muito úteis no controle da oleosidade facial e tratamento das manchas. “Já o tratamento das cicatrizes é mais trabalhoso. No entanto, a associação de diversas técnicas traz ótimos resultados”, esclarece a dermatologista. A alimentação também interfere: dietas com alto teor glicêmico e com leite (e seus derivados) estão ligadas a uma piora da acne. A orientação da profissional é controlar esses alimentos e aumentar o consumo de frutas e vegetais. Lembre-se sempre de consultar um profissional da área para receber o tratamento adequado ao seu caso.

Sua pele mais bonita em 3 passos

15


DICAS

COMO TOMAR

decisões? Aceitar uma proposta de emprego. Mudar de cidade. Ter um filho... Tomar uma decisão importante não é tarefa fácil, especialmente quando é algo muito mais complexo do que decidir em qual restaurante ir ou qual roupa usar. “Quanto menos emocional for a escolha, maior é a tendência para que saia uma resposta mais coerente e assertiva”, afirma Renato Guerra, psicólogo, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas.

16 Almanaque 2019

Escutar familiares, amigos próximos e ouvir a experiência dos mais velhos são boas alternativas. Se for uma decisão que envolva uma mudança drástica de vida, é muito importante compartilhar essa questão com quem já passou por essa situação. E se envolve família, é fundamental dividir com a pessoa que convive com você, pois essa mudança também refletirá nela. Em uma troca de emprego ou uma transferência, por exemplo, é interessante responder a algumas perguntas:


Terei que trabalhar muito mais? Conseguirei manter a qualidade de vida que tenho?

Depois de respondê-las, analise os prós e contras e confie em sua definição. Aproveite todo o prazo que você tiver, pois decisões precisam de uma análise bem-feita, especialmente porque muitas delas são a longo prazo. “Por isso, elas não podem ser tomadas assim, da noite para o dia. Precisam ser estudadas, planejadas, calculadas”, orienta Renato.

Vou sozinho ou a família vai também? Onde os filhos vão estudar?

Em quanto tempo vou conquistar os objetivos que me farão aceitar essa decisão?

Quanto tempo ficarei sem ver pessoas importantes para mim?

Quanto tempo essa situação vai durar?

E SE HOUVER ARREPENDIMENTO?

Não é sempre que você vai acertar, mesmo que tenha pensado muito. “Quando tomamos uma decisão errada, ou nos arrependemos, cabe a humildade: reconhecer que não foi a melhor escolha e até um pedido de desculpas”, orienta o psicólogo. E se você precisar de outras pessoas para consertar a sua decisão, procure-as. “É importante entender que sempre existirão perdas e ganhos, e que isso tudo é extremamente necessário e faz parte da vida de todos”, finaliza Renato.

Vou prejudicar as pessoas que moram comigo? 17


JARDINAGEM

KIT BÁSICO PARA TER UMA

horta

Você mora em um espaço pequeno, mas tem vontade de ter uma horta? Saiba que com um pouquinho de organização e alguns produtos especiais é possível.

PULVERIZADOR Perfeito para borrifar as folhas e aplicar defensivos ou fertilizantes que ajudem no combate a insetos, por exemplo.

O jardineiro Diego Oliveira listou alguns dos itens mais importantes para que você possa dar início ao seu projeto.

TESOURA PARA COLHEITA E PODA Ela corta a ligação com o tronco de forma delicada, sem danificar a estrutura do vegetal. Você vai encontrar diversos tipos, com usos específicos. Peça mais informações no momento da compra para ver qual delas se adapta melhor à sua necessidade.

PÁ PEQUENA E LARGA Com opções em fibra de vidro e de alumínio, ela vai ajudálo a tirar ou colocar terra e adubo no seu canteiro.

TRANSPLANADOR É parecido com a pá, e é útil no momento de trocar a planta de lugar. Ele é mais estreito e possui marcação de profundidade.

MINIENXADA

GARFO LARGO Colabora no preparo do solo. E também auxilia a retirar qualquer erva daninha que possa aparecer ao redor da planta.

18 Almanaque 2019

Se as ervas daninhas insistirem em aparecer, a minienxada ajuda em algum trabalho que precise de mais força. “Literalmente arranca o mal pela raiz”, reforça Diego.


La nรงam ento

19


CULINÁRIA

Serviços

Créditos da foto: Joana Carolina Estúdio Catafesto

PÃO DE FARINHA DE AMÊNDOAS E LINHAÇA DOURADA

Ingredientes 1 ½ xícara de farinha de amêndoas ½ xícara de água ¾ xícara de polvilho doce ¼ xícara de farinha de linhaça dourada 2 colheres de sopa de Psyllium (opcional) 1 colher de chá de sal marinho 1 colher de chá de açúcar mascavo, ou mel ou açúcar demerara 4 ovos 1 colher de sopa de fermento biológico Óleo de coco, ou azeite de oliva ou manteiga gee para untar. Dica: Coloque sementes ou cereais para deixar o pão crocante!

20 Almanaque 2019

Quem resiste ao cheiro de pão saindo do forno? E se ele for com ingredientes saudáveis, zero farinha branca, zero açúcar refinado e sem conservantes? Melhor ainda, não é mesmo? Aprenda esta receita deliciosa, dica da Mari Formiga, dona da marca de produtos artesanais “Tô Padeira”.

Preparo 1.Misture a água em temperatura ambiente com o açúcar mascavo, ou mel ou açúcar demerara e o fermento biológico. 2. Reserve por 20 minutos em local seco e fechado (forno, armário etc). 3. Em um recipiente fundo, misture todos os ingredientes secos e reserve. 4. Bata os ovos com um fuê e mistureos aos ingredientes secos. 5. Mexa bem a massa com as mãos. 6. Coloque a massa na forma untada, cubra com um pano de prato e deixe descansar por cerca de 20 minutos. 7. Depois que a massa dobrar de tamanho, leve ao forno na temperatura de 180º por cerca de 40 minutos ou até o palito sair sequinho.


DIVERSÃO

Trava Língua TEMPO O tempo perguntou ao tempo, Quanto tempo o tempo tem, O tempo respondeu ao tempo, Que não tinha tempo, De ver quanto tempo, O tempo tem.

qual é o cúmulo? Qual é o cúmulo do egoísmo? R: Não vou contar, só eu que sei. Qual é o cúmulo da organização? R: Tomar sopa de letrinhas em ordem alfabética.

Qual é o nome do filme?

Fonte: www.qdivertido.com.br / www.piadas.com.br

o que é o que é? P: Cai de pé e corre deitado? R: As gotas da chuva P: Tem chapéu, mas não tem cabeça, tem boca, mas não fala, tem asa, mas não voa? R: bule P: Dá um pulo e se veste de noiva? R: Pipoca P: A gente põe na mesa, parte, reparte, mas não come? R: baralho

P: O cinema estava cheio de cimento. Qual o nome do filme? R: Nenhum, o cinema estava em construção. P: Tem um gato chamado Tido, e ele sempre fica no cesto. Certo dia ele foi embora. Qual é o nome do filme? R: O sexto sentido P: Uma pessoa roubou dois copos na sua casa. Qual é o nome do filme? R: Robocop 2

piadas

Na delegacia – Seu delegado, meu marido saiu de casa ontem à noite, disse que ia comprar arroz e até agora não voltou. O que eu faço? – Sei lá, faz macarrão!! O filho diz para a mãe: - Mãe, comprei um relógio! Que marca? - As horas! 21


DIVERSÃO

ENCONTRE O CAMINHO

JOGO DOS 7 ERROS

Fonte: www.shutterstock.com

22 Almanaque 2019

Descubra qual é o caminho certo

Encontre as 7 diferenças entre as imagens

Respostas na página 24.


PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br Tipo de arbusto de pouca altura

© Revistas COQUETEL

Referido; mencionado O pai de Orixá da Preta e guerra Bela (Mús.)

Campeão Carioca de 2017 (?) de lado: Calúnia e desprezar difamação

Relativo ao local onde se embarca no avião

Discurso para defender

Inflamação do tubo digestivo Agitar (bandeira) Número de série de jornais O quadragésimo presidente dos EUA Al (?), cantor e ator dos EUA

Evandro A ação da Mesquita, droga no ator e organismo cantor

Sequer Supostos habitantes da Lua

"Levanta e (?)", sucesso de Emicida

Embalagem reciclável de cerveja Castas Estrutura como o estribo (Anat.) BANCO

(?) Macedo, religioso brasileiro

(?) do Cabo, cidade fluminense

Auguste Renoir, pintor francês

Distúrbios relacionados ao trabalho

O antigo império Persa (Hist.) Palavra que inicia o diálogo telefônico

O estilo musical de Madonna

"Alt+(?)" troca de telas no Windows

Primata ruidoso que vive em bandos

+ +

ESPUMA DE BARBEAR GEL PÓS BARBA NÉCESSAIRE

Grito comum na cadeira do dentista

3/saá. 4/dort — issn — ogum. 6/jolson.

64

Solução R A P O E S O F T R E E N I S S R E A J O L S E M D A N O I R L A T A L A I O S S

23

F L O A G M U E M N G A O N D S A Ã E A S I C

C G I I T L A D P O N A O R R S A D I A U L

A E R O P O R T U A R I O


24 Almanaque 2019

Encontre o caminho e Jogo dos 7 erros (pรกg 22)

RESPOSTAS


CUIDANDO DO PLANETA

PLANETA ÁGUA

será mesmo? Por mais frequente que o assunto Meio Ambiente seja, há quem ainda não entenda a sua importância e os perigos que a falta de cuidados com ele trazem. Paulo Milani, mestre em biologia, diz que atualmente o principal problema que o mundo enfrenta é a poluição, mas que existe, também, “a interferência do ser humano, que visa seus próprios lucros e esquece o coletivo – que também necessita de um bem comum”.

VEJA ALGUMAS DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE • Faça a manutenção de vazamentos de canos, vaso sanitário e torneiras. • Feche a torneira ao fazer a barba e escovar os dentes. Uma torneira aberta por cinco minutos consome 80 litros de água. • Use balde e vassoura em vez de mangueira para limpar pátios e calçadas. São consumidos 560 litros de água em 30 minutos.

Mas e a água? A Terra possui cerca de 70% de sua superfície coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é potável. “A maioria das pessoas não acredita que a água um dia será escassa. E mudanças de pensamento desta dimensão, em toda a população, são muito difíceis”, comenta o biólogo.

Mesmo sendo muito necessária, a água é muito desperdiçada. Dados apontam que apenas 9% é usada para o consumo humano. Pode não parecer tão impactante agora, mas não ter o que beber é um perigo de dimensão incalculável. E por ser um bem natural coletivo, não há quem não vá sofrer com isso: do mais rico ao mais pobre. “Se as novas gerações (de todas as classes sociais), forem ensinadas sobre o consumo racional da água e compreenderem de verdade a sua importância, podemos ter esperança”, finaliza Paulo.

• Tome banhos curtos: 15 minutos de chuveiro são 135 litros de água. • Utilize a água da máquina de lavar para limpar o pátio e outras dependências de sua moradia. 25


SERVIÇOS

Serviços

REDE AGAFARMA: UMA RELAÇÃO QUE VAI ALÉM DO BALCÃO Um especialista amável, atencioso, ouvinte e cuidador. É este profissional, que cuida com o coração, que a Rede Agafarma resgatou e proporciona a seus clientes. 26 Almanaque 2019

Mais do que a simples venda de medicamento, cada uma de suas mais de 480 lojas vêm oferecendo um serviço diferenciado, tão essencial para o comprometimento integral do paciente com o tratamento. Quando o cliente chega ao balcão da farmácia, mostra a prescrição ao farmacêutico e obtém, além dos medicamentos, orientações sobre a receita, ele está, na verdade, recebendo uma dispensação orientativa. Mais do que entregar remédios, o serviço implica informar, de forma exata, afetuosa e acolhedora, o que foi prescrito pelo médico, para que haja mais disciplina e, principalmente, para que a adesão ao tratamento seja 100%. Este atendimento é um diferencial determinante para fidelizar o consumidor.


O acompanhamento farmacoterapêutico é outro serviço que ganha destaque. Quem mais o procura são as pessoas que usam vários medicamentos ao mesmo tempo. Funciona assim: o farmacêutico analisa todos os remédios prescritos e os organiza para orientar o cliente quanto à melhor forma para consumo. Importante destacar que o profissional não altera a prescrição, apenas sistematiza as medicações, ajudando o paciente a ter mais disciplina. A empresa investiu em cursos e treinamentos de capacitação e qualificação para que os farmacêuticos disponibilizem excelentes serviços aos clientes. “Nossos colaboradores têm conhecimento e propriedade para concederem, com carinho, esse diferencial”, afirma Janete de Matos, diretora financeira da Rede e responsável pelos planejamentos que dizem respeito à valorização e ao desenvolvimento da equipe.

CUIDADOS FARMACÊUTICOS

O que antes eram CFA (Cuidados Farmacêuticos Agafarma), hoje são Espaços Clínicos, ambientes que se localizam dentro de algumas lojas da rede e que disponibilizam aos pacientes serviços como medição de pressão arterial, verificação de temperatura corporal, aferição de glicose e colocação de brincos, entre outros. São nesses ambientes que o farmacêutico é capaz de identificar problemas relacionados à saúde, como perceber que um paciente está com pressão alta ou diabetes. Além de estar próximo ao paciente, acompanhando o tratamento médico.

Créditos da foto: Bruno Pedry / Jornal do Comércio

27 27


SEUS DIREITOS

VOCÊ CONHECE BEM SEUS DIREITOS DE CONSUMIDOR?

28 Almanaque 2019

Em algum momento você já se sentiu lesado ou teve dúvidas sobre quais são os seus direitos no momento de uma compra? A Lei n° 8.078/1990, conhecida no Brasil como o Código de Defesa do Consumidor, apresenta uma série de direitos básicos que nem sempre são de conhecimento popular. A advogada Andréia Propp Arend, mestre em Direito da Empresa e dos Negócios, selecionou alguns deles, que ajudam a reforçar a importância do conhecimento de todos sobre o assunto. Saiba mais:


1

2

A integridade física, psíquica ou o patrimônio dos consumidores não podem ser afetados por eventuais riscos causados por produtos e serviços disponibilizados ao consumo. “Assim, caso exista algum risco, eles devem ser descritos e devem apresentar informações adequadas sobre uso e, em alguns casos, a venda pode ser proibida”, orienta Andréia.

Os consumidores devem ser muito bem informados e orientados sobre as repercussões e danos que o uso inadequado de produtos e serviços podem causar pela falta de clareza das informações.

Sempre que você se sentir prejudicado ou tiver dúvidas com relação aos seus direitos, procure um advogado que possa lhe auxiliar. Lembre-se: nem tudo é motivo para processo. Mesmo que

3

A contratação de qualquer produto ou serviço deve ser realizada com transparência e boa-fé. Assim, quando houver diferença de preço à vista ou a prazo, a quantidade de prestações deve ser claramente informada, assim como o valor à vista.

4

O consumidor tem direito à proteção, assim como à indenização, pelos danos materiais e morais causados, como extravio de mercadoria em transporte comercial e inscrição indevida do nome do consumidor em cadastro restritivo de crédito, por exemplo.

alguma empresa atue de forma incorreta, é preciso bom-senso antes de acionar a justiça. “Muitas vezes, uma conversa basta para solucionar o seu problema”, orienta Andréia.

29


ECONOMIA

PREVIDÊNCIA PRIVADA:

um bom investimento? Prever o futuro não é algo possível, mas você pode se programar. Uma aposentadoria tranquila é o desejo de grande parte dos brasileiros que, hoje, ainda estão no mercado de trabalho. De que forma você está se preparando para este momento? Será que a Previdência Privada é um bom investimento? O educador financeiro Adriano Severo explica que ela é segura, mas relativa: “Pode ser boa ou ruim. Isso porque algumas empresas oferecem condições de aplicação pouco vantajosas aos clientes”. Portanto, ele recomenda que esta não seja a única forma de economia para uma aposentadoria. Adriano explica que é importante ter um planejamento que vá suprir o estilo de vida que você pretende manter. “Quanto mais tempo para poupar, menos é preciso juntar”, ensina. Há teorias sobre o percentual ideal que deve ser guardado todo mês, baseado no salário. Porém, de acordo com o profissional, isso não existe. “A pessoa tem que investir conforme sua realidade e ir aumentando conforme sua possibilidade”. Essencial é que, no momento de decisão a respeito de uma aplicação, a pessoa estude sobre o investimento.

30 Almanaque 2019

Fazer uso consciente do dinheiro e pensar em otimizar a redução de gastos, destinando valores ao que é realmente necessário é primordial. “Pense se a sua compra é um desejo ou uma necessidade. Se você não cuidar de seu dinheiro, ninguém fará isso por você”, alerta Adriano.

QUAIS OS PRÓS? • Pode pagar menos imposto do que em outras aplicações tradicionais. • Previdência VGBL (indicada para quem faz a declaração completa. Permite abater até 12% da renda bruta anual). • Previdência PGBL (indicada para quem faz a declaração simplificada ou é isento). • Em caso de falecimento, o valor da previdência não entra em inventário e o beneficiário recebe a quantia imediatamente. E OS CONTRAS? • De modo geral, a rentabilidade é razoável. • Há muitas taxas – o cliente precisa ficar atento e negociar isenções quando possível. • Resgate em curto período pode gerar muito imposto. • Falsa sensação de que ela vai resolver a aposentadoria.


MEU PET

COMO ANDA A

saúde bucal

DO SEU PET?

Dor de dente dói. Quem já teve sabe. E você tem conhecimento de que os pets sofrem tanto quanto os humanos? A saúde bucal deles também precisa de cuidados. Cães e gatos desenvolvem doença periodontal, que é o acumulo excessivo de tártaro nos dentes. E nem sempre é fácil para o dono perceber. Algumas vezes, os bichinhos simplesmente param de comer e aparentemente estão bem. Quando o veterinário vai examinar, descobre que ele tem muito tártaro e este acúmulo pode causar uma gengivite, que inflama, pode sangrar e machucar. Por isso, a médica veterinária Mayara Possamai D'aquino ensina que o cuidado bucal dos bichinhos deve ter início quando eles ainda são filhotes, pois nem sempre os dentes de leite caem e os permanentes acabam crescendo ao lado. “Quando o animal tem essa dentição dupla, o acúmulo de tártaro se torna maior, podendo ocasionar a extração dos dentes de leite e até problemas mais sérios”, explica Mayara. A profissional recomenda que, desde

pequenos, os pets sejam acostumados com a escovação – existe creme dental especial para eles, alguns sprays, produtos para colocar na água e petiscos. Porém, é recomendado que o veterinário indique o que usar pois, alguns petiscos, por exemplo, possuem muitas calorias e podem desenvolver outros problemas. Em uma consulta, o veterinário vai verificar a gengiva do bichinho, ver se há tártaro acumulado, raiz exposta, e definir a necessidade da limpeza e extrações. “É um procedimento acessível, simples, mas o animal precisa ser anestesiado”, esclarece Mayara. O tártaro pode levar a situações mais graves, como o acúmulo de bactérias que aderem à corrente sanguínea, indo para alguns lugares do corpo como coração ou articulações. Algumas vezes é preciso cirurgia, internação e remédios para reverter o quadro. “Devemos levá-los ao veterinário a cada seis meses, quando o animal é mais jovem, e de duas a três vezes ao ano a partir dos 5 anos. Prevenção é o melhor remédio”, finaliza Mayara.

31


HORÓSCOPO

Aquário

De 20 de janeiro a 18 de fevereiro

Peixes

De 19 de fevereiro a 20 de março

Oportunidades para finalizar pendências e assuntos não resolvidos trarão um novo ânimo ao seu ano. Estará ativada uma nova motivação, uma facilidade maior de se mover para o novo, buscando abertura de horizontes e chances de compartilhamento desses momentos. Se houver atitudes de renovação consciente, oportunidades inesperadas poderão movimentar positivamente sua vida. Invista em reciclar suas relações que encontrará libertação.

Neste período será de grande importância desenvolver seus talentos de forma prática, eficiente e objetiva, para que possa haver realizações concretas. Desenvolver seu bom senso e ser realista fará toda a diferença. Dedicarse ao que é realmente importante e ter disciplina trará bons resultados e reconhecimento inesperado. Importante superar a limitação de ficar apenas em seu próprio mundo, assumindo responsabilidades com maiores oportunidades.

Áries

Touro

De 21 de março a 19 de abril

De 20 de abril a 20 de maio

É um novo momento de abertura, com desafios produtivos para que possa expressar seus talentos de luta e progresso. No entanto, para realmente concretizar algo importante e duradouro, será fundamental que haja estratégias bem definidas, a fim de canalizar eficientemente a energia do momento. Evite desperdiçar suas energias em atos impulsivos, pois bons resultados e conquistas concretas virão através de ações disciplinadas.

Inicia uma fase longa de importantes mudanças. Será fundamental agir com maior desapego: quanto mais o novo for aceito sem resistências, maiores serão os ganhos recebidos. As atitudes mais harmônicas e livres de condicionamentos ultrapassados receberão impulso, ou “sorte”, e benefícios além das expectativas. O desafio será desenvolver senso de equilíbrio, ou sabedoria, entre o soltar e o segurar situações, bens e pessoas em sua vida.

Gêmeos

Câncer

De 21 de maio a 20 de junho

Um período de testes e lições que irão exigir o desenvolvimento da persistência e sobriedade para definir o que é importante para seguir em frente. O esforço disciplinado trará resultados positivos a médio prazo. Importante redefinir seus relacionamentos com base na qualidade e não na quantidade. A associação com as pessoas corretas será de grande auxílio. Ser prático, aprendendo a avançar de forma lenta, segura e gradual será o desafio.

De 21 de junho a 22 de julho

2019 promete ser intenso com suas emoções mais exacerbadas do que o padrão normal. No positivo, há um bom momento com descobertas interessantes que trarão amadurecimento pessoal diante da vida. No negativo, poderão ocorrer divisões e conflitos emocionais, com possíveis rompimentos na área familiar. Boas oportunidades e reconhecimento profissional poderão vir a partir de seu talento nato de ajudar e cuidar dos demais.

Fonte: Fabrízio Ranzolin, astrólogo membro CNA Astrologia do Brasil, escritor e professor holístico. Mais informações em www.stum.com.br/st13411

32 Almanaque 2019


Leão

De 23 de julho a 22 de agosto

Virgem

De 23 de agosto a 22 de setembro

Um período de importantes desafios, que poderão ser oportunidades, dependendo da sua postura pessoal. Quanto maior a dedicação em unir-se a um esforço coletivo, maiores serão as recompensas. Fundamental sair de sua zona de conforto, assumindo riscos e aprendendo a ceder de forma altruísta às situações coletivas. Superar a fixação limitada em si mesmo e buscar o compartilhamento trará grande reconhecimento em sua vida.

Os esforços de conduzir sua vida de forma cuidadosa e minuciosa poderão ser reconhecidos se investir mais na autoconfiança. Oportunidades positivas estarão a sua disposição, mas a concretização de forma significativa ocorrerá se houver esforço de se expor mais, sendo útil e prático acima da perfeição. Aberturas sociais e pessoais estarão ativadas, especialmente na profissão. Aprender a relaxar mais, ser menos exigente e perfeccionista é o seu desafio.

Libra

Escorpião

De 23 de setembro a 22 de outubro

De 23 de outubro a 21 de novembro

Um novo momento se inicia, em que, gradualmente, ocorre a redução significativa da pressão em prol das mudanças que o afetavam há um bom tempo. Será um período importante para rever planos e reformular projetos, a partir de um momento de maior harmonia. Os desafios poderão ser assumidos com maior empenho e força. Com dedicação, as conquistas positivas virão. Na área afetiva haverá abertura para resoluções curativas.

Nova etapa se inicia, em que forças superiores além da compreensão estarão movendo eventos e trazendo novas situações positivas para sua vida. Será de vital importância confiar mais, render-se e investir sinceramente nas pessoas. Oportunidades de desenvolvimento pessoal e reconhecimento profissional estão latentes, basta largar as resistências e abrir-se mais para a vida. Fundamental deixar o passado para trás para poder abraçar o momento presente.

Sagitário

Capricórnio

De 22 de novembro a 21 de dezembro

Encontrará ótimas oportunidades de expansão em seus projetos, tanto pessoais como profissionais. Mas será fundamental que haja um esforço diligente a fim de definir e buscar suas metas de forma mais clara e objetiva. O excesso de expansão, com facilidades do momento, pode trazer dispersão e indecisão, fazendo com que perca o foco e as boas oportunidades por falta da devida atenção e pouca persistência.

De 22 de dezembro a 19 de Janeiro

Período ímpar de grandes desafios e, ao mesmo tempo, de excelentes realizações. Tudo dependendo do que foi plantado no passado. Situações poderão se repetir, e se forem resolvidas de forma correta, diligente e justa, abrirão espaço para oportunidades transformadoras e seu devido reconhecimento no mundo. É um período para crescer com o que colher e investir na renovação do que está obsoleto.

33


CALENDÁRIO AGRÍCOLA Você sabe qual é a melhor época para plantar batata? E qual a data correta para colher morango? O calendário agrícola brasileiro é muito específico em razão da Abóbora Plantio: Outubro Colheita: 90-120 dias

Abobrinha Plantio: Setembro/Maio Colheita: 45-60 dias

Acelga Plantio: Fevereiro/Julho Colheita: 60-70 dias

Alface

Fonte: Catálogo Brasileiro de Hortaliças: www.ceasa.gov.br. Imagens meramente ilustrativas.

Plantio: Ano todo Colheita: 50-70 dias

Batata Plantio: Novembro/Dezembro Colheita: 90-120 dias

Batata Doce Plantio: Outubro/Dezembro Colheita: 120-150 dias

Beterraba Plantio: Ano todo Colheita: 60-70 dias

Brócolis Plantio: Outubro/Dezembro Colheita: 80-100 dias

Cebola Plantio: Julho/Agosto Colheita: 120-180 dias

34 Almanaque 2019

variação climática entre as regiões do país. Veja a principal época de cultivo, plantio e colheita de alguns produtos na região Sul.

Couve Plantio: Fevereiro/Julho Colheita: 90-120 dias

Feijão-Vagem Plantio: Setembro/Março Colheita: 60-70 dias

Melancia Plantio: Setembro/Janeiro Colheita: 85-90 dias

Morango Plantio: Março/Abril Colheita: 70-80 dias

Pepino Plantio: Setembro/Fevereiro Colheita: 45-60 dias

Rúcula Plantio: Março/Agosto Colheita: 40-60 dias

Salsa Plantio: Março/Setembro Colheita: 60-70 dias

Uva Plantio: Julho Colheita: 90-150 dias

Tomate Plantio: Setembro/Fevereiro Colheita: 100-120 dias


6 13 20 27

1 2 3 7 8 9 10 14 15 16 17 21 22 23 24 28 29 30 31 05

18 19 25 26 21

2 9

28 29 30 05

7

1 8

12

19

14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

6

7

1 8

09

16

13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 13

21

5

6

28

1 8

7

2 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 04

5

6

1 8

7

12

19

26

2 3 4 9 10 11

12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 04

4

5

6

11

1 8

7

18

26

2 3 9 10

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

24

2 3 4 5 9 10 11 12

05

4

26

2 3 4 5 6 9 10 11 12 13

02

3

27

3 4 5 6 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 7

1 8

14

4 5 11 12

01

07

15

23

4

5

6

7

04

12

19

26

4

5

6

1 8

7

2 9

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 06 14 20 28 31

2

3

4

5

6

7

1 8

9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 03 10 17 25 30

1 8

2 3 4 5 6 7 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

30

1 2 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 3

3

06

1 8

14

21

28

2 3 4 5 6 7 9 10 11 12 13 14

15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 04

12

19

26

35


40

*

Dias para pagar

5x

Tudo em até **

Identificação da loja

*Conforme a data da compra. **Parcela mínima de R$10,00.

Profile for Suelen Palmeira

Almanaque 2019  

Almanaque 2019 Rede Agafarma de Farmácias

Almanaque 2019  

Almanaque 2019 Rede Agafarma de Farmácias

Advertisement